Logon

Usuário: 
Senha: 
Registrar-se

Pesquisa

Navegação

Calendário

 

Renovação de Matrículas
Encaminhamos os documentos de renovação de matrícula para 2015. Pedimos leitura atenta também à carta que os acompanha e a colaboração np sentido de observar os períodos de devolução.
O retorno positivo confirmará sua satisfação com o trabalho que desenvolvemos e será para nós motivo de alegria.
Mas seu posicionamento, caso não vá permanecer na escola, também é importante para podermos nos organizar e planejar o próximo ano.
No caso de dúvida, por qualquer motivo, pedimos que não deixe de entrar em contato com as orientadoras.
Os períodos para renovação são:
Educação Infantil e F1 em 2015 - de 1 a 3/10.
Ensino Fundamental de F2 a F9 - de 6 a 8/10.
Matrículas Novas
Após o período de renovação de matrícula de nossos alunos, iniciaremos o atendimento aos que nos visitaram interessados em vagas para 2015. O processo de matrícula para alunos novos seguirá o seguinte cronograma:
Irmãos de alunos e filhos de funcionários - 9 e 10/10.
Educação Infantil - a partir de 20/10.
Ensino Fundamental - a partir de 27/10, depois das avaliações e convivências que serão marcadas para os dias 21 e 22/10.
As convocações para avaliação e convivência serão feitas por email, de 10 a 14/10, aos responsáveis pelos candidatos, respeitando os critérios que estão publicados em nosso site em Matrículas (link). Para o contato ser feito com sucesso é importante que seu cadastro esteja atualizado.
Pedimos que acompanhem, semanalmente, as informações sobre esse processo.
Ciclo de Palestras 2014
No dia 7/10 teremos nossa próxima palestra, com Olivia Fürst e Dominic Barter falando sobre divórcio colaborativo e comunicação não violenta. Às 19h, na sede da Capistrano.
Feira Moderna
Este ano, no Fundamental II, a Feira Moderna será um pouco diferente. Com a retomada da matéria Projeto de F6 a F9, os alunos, organizados em pequenos grupos, puderam, depois de um primeiro trimestre de sensibilização e familiarização com a temática do Projeto Institucional, fazer um recorte e começar a trabalhar sobre os temas que mais atendiam aos seus interesses.
O evento será no dia 1/11 (sáb), mas começam agora e duram os próximos dois meses o trabalho de elaboração e confecção de cartazes, jogos e maquetes, e a realização de vídeos, pequenas peças e apresentações digitais que servirão para comunicar os resultados dos estudos desenvolvidos.
Parte dessa produção é feita na Escola, mas certamente a parceria e o suporte da família são, nessa fase, muito importantes, viabilizando e supervisionando encontros do grupo de trabalho fora da Escola, selecionando materiais, dando ideias.
FIL
Não deixem de conferir a programação do Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (link). Um panorama das artes sem fronteiras, vindas de todos os cantos do planeta! Com espetáculos de muita qualidade para todas as idades. De 19 a 28/9.
F9 no Fórum do FIL
Na última terça-feira, uma comissão de alunos das F9 participou do I Fórum Nacional Cultura Infância, que objetivava a reflexão e o debate do Plano Nacional de Cultura, colaborando em sua revisão.
Nossos alunos abriram a primeira Mesa do Fórum - A Infância, a Criança e o País - entregando para os representantes do Ministério da Cultura e da Secretaria Estadual de Cultura três textos que refletem seus pensamentos e opiniões sobre o assunto.
Foi uma oportunidade muito significativa de experimentar a representação e a participação política.
Ficamos orgulhosos com as produções e de vê-los tão crescidos.
Para quem ficou curioso, seguem alguns links dos textos:
Manifesto.
Precisamos de um Guia.
Quem Somos.
Informe no Celular
Para ler o Informe no celular, m.escolasapereira.com.br.
Piolhos
Precisamos de uma ação conjunta neste final de semana. Esperamos que todos se dediquem à revisão da cabeça de seus filhos, buscando uma solução para os que apresentarem piolhos e lêndeas. Além dos piolhos, todas as lêndeas devem ser retiradas e o tratamento deve ser repetido no prazo de sete dias, tempo de eclosão das lêndeas que porventura tiverem escapado.
Mostra de Artes da Pereirinha
Amanhã, dia 27/9 (sáb), teremos a Mostra de Artes da Pereirinha. Faremos um rodízio entre as turmas para que possamos acolher todos com maior comodidade.
Desta vez, os trabalhos estarão distribuídos por temas e não por turmas. Aproveitem para apreciar, junto a seus filhos(as), também as produções dos amigos!
8h30 às 9h15 - Turmas do Macarrão e do Panelão.
9h30 às 10h15 - Turmas do Leite e da Banana.
10h30 às 11h15 - Turmas do Picolé e da Maçã.
11h30 às 12h15 - Turmas da Pipoca e da Melancia.
Reunião de Pais da Pereirinha
Atenção às datas das próximas reuniões de pais da Pereirinha, sempre às segundas-feiras. A presença de todos é muito importante para que possamos acompanhar, em parceria, o trabalho desenvolvido com as turmas e trocar ideias sobre o grupo. Nas turmas do Picolé, da Pipoca, da Maçã e da Melancia, além dos professores de turma, contaremos com a presença dos professores de Música e Expressão Corporal.
Turma do Macarrão - 29/9 às 8h.
Turmas do Leite e do Panelão - 29/9 às 18h.
Turma da Banana - 6/10 às 8h.
Turmas do Picolé e da Pipoca - 6/10 às 18h.
Turmas da Maçã e da Melancia - 20/10 às 18h.
III Cine Debate Educação
No dia 1/10 (qua), teremos a terceira sessão do circuito Cine Debate Educação na Escola Sá Pereira. Neste dia, será exibido o documentário Tarja Branca – A Revolução que Faltava, de Cacau Rhoden. A sessão começa às 18h30.
O filme aborda a importância do ser brincante e do espírito lúdico na vida contemporânea.
Para provocar reflexões, vale conferir o artigo Brincar, a Revolução que Faltava (link),
da psicóloga Laís Fontenelle Pereira, mãe da Clarice (TAT). Queremos a presença de todos e todas. Venham!
Palestra Antonio Gois
Na última terça-feira, recebemos Antonio Gois numa conversa esclarecedora e, ao mesmo tempo, provocadora, para pais e professores. Pai de dois de nossos alunos da Educação Infantil, jornalista dedicado às questões ligadas à educação, Antonio trouxe informações sobre os sistemas nacionais de avaliação educacional, em especial o Enem, fazendo um histórico do exame, esclarecendo suas finalidades e nos ajudando a entender os problemas de utilizá-lo para avaliar escolas. Destacou também o efeito da participação da família e a influência do meio social e cultural na educação e a necessidade urgente de mudanças curriculares. Mas sem dúvida sua maior contribuição foi nos dar pistas valiosas do que pode nortear as escolhas e os caminhos quando se trata de educação dentro e fora da escola.
Achados e Perdidos
Tetê
Nosso Achados e Perdidos está transbordando. Fizemos uma grande exposição durante toda a semana, incentivando os alunos a resgatar seus pertences. Pedimos aos pais que também colaborem, pois não temos como manter a guarda desse material na Escola por mais tempo.
O que não for resgatado até o final de setembro será doado para instituições filantrópicas que acolhem crianças.
Gibiteca
Uma gibiteca será montada nas F1 e gostaríamos de pedir a contribuição de todos que tiverem gibis em bom estado e que possam ser doados. Os gibis podem ser entregues na sala da turma ou para a Bruna (manhã) e Raoni (tarde).
comentários por Disqus