Quem Somos

Regras de Convivência

AUTORIDADE E DISCIPLINA
Duas palavras polêmicas. Acreditamos na força do diálogo para a construção de princípios éticos e, principalmente, no exercício diário de uma atitude de compromisso e respeito aos outros. Sabemos que essa construção é lenta e que, no início, abrir mão de um ponto de vista egocêntrico é quase impossível para os bem pequenos. É o investimento de todos nós, pais e educadores, trazendo à reflexão o compromisso da cidadania, através das pequenas ações que desenvolvemos em casa, na rua e na escola, que poderá efetivamente colaborar para o desenvolvimento dessa aprendizagem.
Porém, todo espaço comunitário precisa de regras que favoreçam a convivência e o bem-estar de todos. A disciplina consciente, que pressupõe um comportamento moral autônomo e não heterônomo, pode ser libertadora e uma boa ajuda para nos aproximarmos de nossos objetivos e ideais. Há tempos vimos construindo essas regras com nossos alunos, pais e professores. Todo início de ano, lembramos e divulgamos para os que estão chegando o que já foi combinado anteriormente, ressignificando as regras para os antigos da casa.
O fato de estarem escritas não vai substituir toda a conversa que, certamente, se repetirá nas Tribos e no dia a dia escolar. É uma tentativa de buscarmos a unidade, maior coerência nas atitudes dos diversos professores, a parceria mais compromissada entre casa e escola e um instrumento mais concreto para a discussão. Afinal, as regras, como as leis, existem para serem respeitadas, mas podem ser discutidas e até mesmo alteradas.
Essas regras foram escritas para as crianças do Ensino Fundamental (com a participação delas), que já podem ser os receptores diretos da leitura e que já têm maior autonomia e independência para se responsabilizar por seus compromissos. Os menores da Educação Infantil caminharão gradativamente nessa direção, com maior ajuda dos adultos.

PARA AS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Em casa
- Prepare seu lugar de estudo com carinho. Ajuda bastante uma mesa limpa com o material necessário para os deveres de casa e uma gaveta para arquivar o que não precisa voltar para a escola.
- Defina, com a ajuda de sua família, um horário para suas atividades extraescolares, mas não se esqueça de deixar um tempo reservado para as tarefas de casa.
- Não acumule tarefas. O ideal é fazê-las no dia em que forem passadas.
- Arrume sua mochila, na véspera, observando o horário escolar.
- Mantenha seu estojo completo.
- Não traga dinheiro para a escola. Lembre-se de que na escola ninguém vende nem compra nada. Projetos pedagógicos que envolvam dinheiro serão avisados no informe semanal e cobrados posteriormente junto com a mensalidade escolar. Ingressos para concertos, cinemas, teatros etc. também serão cobrados posteriormente, junto com a mensalidade escolar.
- Nunca traga remédios para a escola. Se for necessário, peça a seu responsável para entregá-los na coordenação ou à sua professora, com seu nome, dosagem e horário. (Veja o texto Saúde na Escola)
- Venha sempre uniformizado: camiseta da escola e sapatos amarrados. O agasalho, preferencialmente, deve ser aberto na frente.
- Observe o horário escolar de sua turma para vir com roupas adequadas nos dias de Educação Física e de aula de Dança.

NA ESCOLA, RELACIONANDO-SE COM OS ADULTOS
- Espere sempre ser tratado com respeito e carinho e retribua da mesma forma.
- Espere sempre ser ouvido, mas saiba também escutar.
- Procure colaborar para que as atividades sejam bem realizadas.
- Defenda seus direitos, sabendo respeitar os dos outros.
- Aprenda a questionar e reivindicar quando sentir necessidade, sempre de forma respeitosa.
- Espere que seu professor seja pontual, assim como você deve ser.
- Espere que sua aula seja planejada com seriedade e capricho, de forma a atender às suas necessidades e às de sua turma.

RELACIONANDO-SE COM OS COLEGAS
- Nas discussões e debates, defenda suas ideias sem desrespeitar as dos outros.
- Aceite qualquer colega para o trabalho e procure diversificar suas parcerias nas brincadeiras.
- Saiba ser gentil e generoso.
- Seja atencioso com os colegas que estiverem tristes ou sozinhos.
- Respeite o jeito de cada um aprender.
- Esteja sempre pronto a ajudar.
- Peça permissão para mexer no material dos colegas.
- Não brigue, insulte ou deboche.

HORA DA ENTRADA
Para que a espera do sinal seja mais tranquila:
- Não jogue bola.
- Evite brincadeiras agitadas.
- Permaneça no pátio térreo.
- Se estiver chovendo, espere o sinal no salão ou no local indicado pelos adultos responsáveis.

EM SALA
- Procure ouvir o professor e os colegas.
- Espere sua vez para falar.
- Esteja sempre pronto para o trabalho.
- Tenha o material completo e organizado.
- Procure não se distrair com outros materiais (brinquedos só podem ficar fora da mochila na hora do recreio).
- Se o trabalho for individual, procure não se distrair com os colegas.
- Se o trabalho for em grupo, procure cooperar.
- Faça as tarefas com capricho.
- Nunca se debruce nas janelas.
- Não saia da sala sem avisar.
- Ao sair de sala por algum motivo (banheiro, beber água, buscar material etc.) não se esqueça que o trabalho continua. Não perca tempo.
- Saiba respeitar os materiais coletivos e usá-los somente com autorização.

NO LANCHE
- Lave as mãos.
- Forre a mesa.
- Procure ser cuidadoso para não derramar a bebida.
- Evite desperdício de refresco, merenda e copos descartáveis.
- Jogue o lixo na lixeira.
- Lanche com calma e sentado.
- Não pegue o lanche do colega sem que ele concorde.
- Saiba dividir.
- Mantenha o espaço limpo.
- Não traga refrigerante, balas e evite alimentos que precisem ser guardados na geladeira.

Na troca de salas
- Quando estiver circulando, procure andar devagar, falar baixo e manter instrumentos musicais em silêncio. Lembre-se que as outras turmas estão em aula.
- Dirija-se para seu destino sem parar para brincar no caminho, acompanhando sempre a sua turma.
- Entre na sala de aula sem agitação.
- Quando for necessário deixar algum material (sapatos, mochilas etc.) em áreas de circulação, procure ser muito organizado.

NO RECREIO
- Brinque a valer, mas com cuidado para não machucar os colegas ou se colocar em risco, respeitando, também, as pessoas que estiverem passando.
- Se algum colega se machucar, corra para ajudar e chame o adulto mais próximo para socorrer.
- Respeite as combinações para divisão e utilização dos espaços.
- Não são espaços de recreio o banheiro, a cozinha, a sala dos professores, a secretaria, a sala de aula, as salas de orientação e direção.
- Se algum dia quiser aproveitar o recreio para curtir uma boa leitura, lembre-se de que a biblioteca poderá ser utilizada.
- Participe dos jogos e brincadeiras respeitando a orientação dos professores.
- Cada coisa tem seu lugar. Mantenha sempre os espaços em ordem.
- Não carregue os brinquedos e materiais para outro espaço.
- Nunca deixe de guardar o que usou e seja sempre cuidadoso com os materiais.
- Se você sair e deixar o brinquedo que estava usando com outro colega, lembre-se de avisá-lo de que ele, agora, será o responsável.
- Nunca abandone seu parceiro na hora da arrumação.
- Saiba compartilhar com seus colegas os jogos e brincadeiras, principalmente os mais disputados, como o totó.
- Lembre-se de que se você não guardar bolas, bolinhas, raquetes e brinquedos no lugar certo, amanhã poderá não encontrá-los para brincar.
- Caso encontre alguma peça perdida e não consiga identificar a qual jogo pertence, coloque-a na caixinha de achados e perdidos da própria sala.

NA SAÍDA
- Arrume sua mochila com atenção.
- Verifique se não esqueceu nada embaixo da mesa.
- Não corra, não jogue bola, nem participe de qualquer brincadeira agitada nesse momento.
- Espere seu responsável no local indicado para a sua turma.
- Tenha cuidado com as crianças menores e seus acompanhantes que estão circulando.
- Fique atento ao chamado de seu nome pelo microfone, não fazendo seu responsável esperar.
- Para que a saída seja mais organizada e segura, não ultrapasse o espaço demarcado enquanto espera.

PASSEIOS
- O passeio escolar também é aula. Procure estar atento para aprender e lembre-se das regras de sala.
- Observe as regras do lugar que estivermos visitando. Precisamos de uma conduta adequada a cada espaço.
- Não esqueça do uniforme. Você não poderá sair sem ele.
- No ônibus, fique sentado durante todo o trajeto.
- Seja educado com quem nos recebe e com todos que encontrar no caminho.
- Não se coloque em risco. Acompanhe sempre seu grupo e o professor responsável.
- Não jogue lixo no chão e preserve sempre o ambiente que você está explorando.
- Na volta do passeio, entre na escola com tranquilidade e em silêncio, respeitando o trabalho das outras turmas.

COMO RESOLVER PROBLEMAS?
O que fazer quando você...
- Se sentir agredido ou ficar com muita raiva?
- Se sentir injustiçado, desrespeitado?
- Perder algum objeto na escola?
- For testemunha da atitude de algum colega ou adulto que possa prejudicar você, seus colegas ou a comunidade escolar?
- Se sentir com medo de enfrentar alguma situação?
- Tiver dúvidas ou não conseguir dar conta da tarefa proposta?
- Descobrir que esqueceu o lanche ou o material escolar?
- Tiver recado na agenda?
- Se sentir triste ou sozinho?

Procure...
- Sempre o apoio dos amigos.
- O apoio do professor mais próximo ou de quem você mais gosta e confia.
- Conte também com a ajuda das orientadoras e coordenadoras, diretores e de todos os funcionários da escola.
- Leve a discussão para a Tribo.

ATRASOS E FALTAS
Atrasos, não cumprimento das tarefas de casa e falta de material indispensável à sua participação nas aulas serão sinalizados nas agendas com carimbos que têm como objetivo ajudá-los na avaliação de suas falhas e na conscientização da necessidade de mudança.

LIMITES
Aqui não há espaço para violência. Avaliaremos cada caso em função da maturidade e reincidência. Depois de repreendido você poderá ser suspenso caso não respeite essa regra máxima da Escola. Esses casos serão sempre notificados na agenda e seus responsáveis precisarão tomar ciência ou comparecer à Escola se a Orientação ou Direção assim achar necessário.
Caso venha a ser, mais de três vezes, suspenso por agressão, medidas disciplinares mais severas, previstas no regimento escolar, poderão ser adotadas.