Quem Somos

Recomendações aos Pais

Queremos ser um grupo de pais, professores, administradores e auxiliares comprometidos com um projeto que promova o crescimento e o desenvolvimento da autonomia de nossos alunos. A cooperação e a parceria das famílias é condição para que possamos atingir o nosso propósito.

SÁ PEREIRA BEM DE PERTO
Sabemos como a relação de confiança e a participação das famílias na escola se refletem no vínculo positivo e na qualidade da aprendizagem das crianças e dos adolescentes. Para entender e acompanhar o que acontece por aqui é fundamental que vocês, pais, conheçam a fundo os documentos básicos que sustentam a nossa prática, conversem com seus filhos sobre o dia a dia da escola, mantenham atualizada a leitura semanal do Informe que, além de trazer os momentos mais significativos, favorece ainda mais a possibilidade de diálogo sobre a Escola; e acompanhem as agendas, orientando na manutenção dos compromissos. Essas são atitudes de interesse, afeto e valorização das intenções da Escola, e que podem ampliar a experiência dos alunos, enriquecendo-a e enchendo-a de significado. No Fundamental, ainda cabe olhar as fichas, as apostilas e os cadernos, acompanhar as pesquisas, tentando ajudar, de acordo com as necessidades, o nível de desenvolvimento e autonomia de cada um.

ENTRADA E SAÍDA
São momentos de grande responsabilidade, que necessitam de muito cuidado e atenção, tanto da escola como dos responsáveis. Ainda não chegamos a um procedimento mais eficaz do que o garantido pela apresentação pessoal, a conferência olho no olho, e a indicação de quem está autorizado pelos responsáveis a retirar os alunos da escola. Nesses momentos, a pressa, o trânsito desnecessário de entrada e saída pelo portão e a permanência dos responsáveis no pátio dificultam o nosso controle e trazem risco, especialmente para as crianças menores.
Sendo assim, você pode entrar para entregar seu filho sempre que necessário, mas pedimos que à medida que ele estiver mais autônomo e amadurecido, você busque estimulá-lo a entrar de forma independente na escola. A despedida no portão nos ajuda bastante.
Com as atividades já iniciadas, evite conversar com os professores. Eles precisam estar disponíveis para acolher a turma. Se houver necessidade, escreva um bilhete na agenda ou procure a auxiliar de turno, a Secretaria, a Coordenação ou a Orientação.
Seja pontual!

Na Educação Infantil e no Fundamental I:
Turno da manhã - entrada às 7h30 e saída às 12h15.
Turno da tarde – entrada às 12h45 e saída às 17h30.

No Fundamental II:
Turno da manhã - entrada às 7h30 e a saída às 12h25
Turno da tarde – entrada às 12h45 e saída às 17h40.

Para todos, temos uma tolerância de quinze minutos depois do horário de saída, quando os alunos ficam na companhia dos auxiliares. Fora desse horário não temos funcionários para atendê-los.
A saída na companhia de pessoa não indicada na anamnese, ou não apresentada previamente, depende de comunicação escrita na agenda. Será necessário, também, que essa pessoa apresente sua carteira de identidade à Secretaria ou à Orientação.
Os alunos só serão autorizados a sair sozinhos mediante a entrega de formulário específico para esse fim, assinado pelo responsável. O documento está disponível no site da escola, na sessão Para Turmas.

ATRASOS E FALTAS
No Ensino Fundamental, atrasos, não cumprimento das tarefas de casa e falta de material indispensável à participação de seus filhos nas aulas serão sinalizados nas agendas com carimbos ou através de circular, comunicando aos pais as necessidades. Esse procedimento tem como objetivo ajudar os alunos na avaliação de suas falhas, na conscientização da necessidade de mudança, bem como transmitir essas informações aos responsáveis.
Atrasos constantes precisam ser evitados, pois prejudicam não somente seu filho, mas a rotina da turma, o grupo que o acolhe e o andamento da aula já iniciada.
No Fundamental II, nos primeiros tempos de aula, atribuímos falta aos alunos que não respeitarem os dez minutos de tolerância para chegada. Nos demais tempos do dia, quando houver troca de aula e sala, a tolerância é de cinco minutos.
Para todos os segmentos, pedimos que justifiquem, por telefone, as faltas prolongadas.
Faltas por doença precisam ser comunicadas, principalmente para preservar a saúde dos amigos e da coletividade.
Pedimos que sejam avisadas à Orientação, com antecedência, viagens que não possam ser evitadas durante o período escolar. Na tentativa de minimizar os prejuízos causados por faltas, os professores do Fundamental avaliarão a necessidade de reposição das tarefas e informarão através da agenda.

UNIFORME
A boa apresentação das crianças é um fator importante para a construção de sua imagem, integração com o grupo e para a sua autoestima.
O uniforme é obrigatório: camiseta com o logotipo da Escola, saia, bermuda ou calça de livre escolha.
Apenas nos dias de Educação Física o tênis é obrigatório. E nos dias da aula de Dança e Teatro é importante que a roupa seja maleável, permitindo a livre movimentação.
Para prevenir acidentes, é proibido o uso de chinelos, tamancos, sapatos de salto alto ou quaisquer calçados que não se fixem bem aos pés.
O agasalho deve ser aberto na frente, dando visibilidade ao logotipo da camiseta da Escola.
É proibida a costumização das camisetas.
Em dias de passeios e apresentações, dentro ou fora da Escola, espera-se um cuidado especial com o uniforme. Camisetas manchadas ou furadas não são adequadas.
Em ocasiões especiais, caso a padronização do complemento do uniforme seja necessária, avisaremos, com antecedência, pelo Informe.
Na Educação Infantil, Primeiro e Segundo Ano do Fundamental, pedimos que mantenham uma muda do uniforme na mochila.

LANCHE
O lanche deve ser trazido de casa, em pote plástico, dentro da mochila, acompanhado de guardanapo para forrar a mesa, ambos com nome do aluno.
Pedimos que busquem oferecer uma alimentação saudável, preferindo frutas frescas ou secas, cereais, nozes ou castanhas, pães e biscoitos integrais. As frituras precisam ser evitadas.
O líquido é servido pela escola. Normalmente refrescos de fruta natural ou industrializada e mate, adoçados com açúcar branco de maneira criteriosa.
Não são bem-vindos balas, pirulitos e chicletes, mesmo nas festas de aniversário. Na Educação Infantil são proibidos; no Ensino Fundamental, contamos com o bom senso dos pais.
Evitem enviar lanches que precisem ser conservados na geladeira ou processados no micro-ondas.

BRINQUEDOS E OUTROS OBJETOS
Contamos com a ajuda dos pais nas escolhas. Os brinquedos serão bem recebidos se puderem colaborar para enriquecer as experiências escolares, ou seja, quando estiverem, de alguma forma, vinculados aos estudos e pesquisas realizadas pela turma, ou forem deflagadores de curiosidade e discussões sobre temas relacionados ao Projeto Institucional. Outros critérios relevantes são: poderem ser compartilhados; estimularem a cooperação e a integração; não oferecerem risco às crianças (peças muito pequenas e objetos que possam ser engolidos ou introduzidos no nariz, ouvidos etc pelas crianças menores devem ficar longe da escola!); não estimular a violência, como é o caso das armas.
No entanto, sabemos da necessidade de certa flexibilidade, especialmente na Educação Infantil. Muitas vezes, eles servem de objetos facilitadores da adaptação e da socialização, trazendo segurança e amparo. Mesmo nesses casos, pedimos aos pais que procurem observar as características já indicadas como desejáveis.
No Ensino Fundamental, quando os brinquedos não forem relacionados aos assuntos pesquisados em sala, pedimos que orientem as crianças no sentido de observarem a regra de só utilizá-los no horário de recreio.
Não nos responsabilizamos por objetos de valor. E pedimos que os alunos não tragam dinheiro para a escola, além do necessário para o transporte dos que já fazem o percurso casa-escola sozinhos.

LIVROS
O acervo da Biblioteca foi formado e é mantido por contribuições anuais de nossos alunos, além de doações e das aquisições feitas pela Escola. Isso tem garantido um acervo diversificado e um ganho para toda a comunidade. Fiquem atentos à devolução dos livros que são emprestados às crianças e aos adolescentes. Ajude-os a formar o hábito da leitura, da conservação e da responsabilidade de devolução.

AGENDA
Quando houver comunicações, tanto da Escola quanto da família, a agenda deve ser rubricada. Na Educação Infantil e no Primeiro Ano, os professores verificam as agendas diariamente. A partir do Segundo Ano, passamos pouco a pouco, para as crianças, a responsabilidade de avisar quando houver anotações dos adultos.
Pedimos que, no Ensino Fundamental, as comunicações da família se restrinjam ao espaço semanal de observações. Caso seja insuficiente, utilizem uma folha avulsa avisando, no espaço de observações, apenas a remessa do bilhete pela agenda. Nesse segmento, pedimos que se dê prioridade ao uso da agenda como espaço de anotação dos alunos de seus compromissos individuais e coletivos. Vez ou outra é necessário que o responsável nos ajude, verificando o uso adequado e os registros dos compromissos escolares.

MOCHILA
Ajude seu filho a arrumar e a organizar seu material escolar, trazendo apenas o material necessário e evitando excesso de peso. Lembramos que nas salas do Fundamental existem estantes para a guarda dos materiais que não forem necessários aos estudos e deveres de casa naquele dia.
Além dos livros, cadernos e estojo, utilizados pelas crianças maiores, a mochila deve guardar a agenda, o pote de lanche e o guardanapo.
Na Educação Infantil, a mochila deve guardar a agenda, mudas de roupa, toalha pequena, pente ou escova de cabelo, saco para roupa molhada e fraldas descartáveis.
Estimulamos o uso de copos não descartáveis na hora do lanche, mas eles são oferecidos para os que não trazem o copo ou a caneca de casa.
Todos os pertences devem ser marcados com o nome e a turma e do aluno.

ANIVERSÁRIOS NA ESCOLA
Comemorar o aniversário na escola é sempre motivo de muita alegria, pois garante a presença de todos os amigos. Para que a festa seja tranquila e não interfira nas atividades pedagógicas, é importante que algumas regras sejam respeitadas:
- Marcar na Secretaria com antecedência mínima de uma semana.
- Convites a crianças de outras turmas, somente quando forem primos e irmãos.
- Os convites devem ser entregues à professora ou à Secretaria, para que sejam distribuídos a todas as crianças da turma.
- Não temos como acolher, adequadamente, comemorações que envolvam mais de uma turma.
- Não serão possíveis comemorações externas (parques, playgrounds, clubes etc.), dentro do horário escolar.
- As festas não deverão ultrapassar o horário destinado ao lanche. Deverão ser simples e sem muitos enfeites.
- Recreação, teatro, mágicos etc. não são permitidos, porque não são adequados ao espaço e interferem na rotina das crianças que não estão participando da festa.
- Se a decoração for feita com bolas, elas deverão vir cheias de casa.
- Todos os alimentos deverão chegar prontos para serem servidos.
- O cardápio deve ser simples. Sugerimos pipoca, sanduíche, bolo, brigadeiro e o refresco servido pela Escola.
- Os brindes, quando for o caso, deverão ser entregues à professora, para serem distribuídos no final do dia. Pedimos que não enviem objetos muito pequenos,apitos, ou qualquer outro brinquedo sonoro.
Esperamos contar com a colaboração de todos observando na observação dessas regras, para garantir a harmonia e o respeito ao espaço escolar.

ANIVERSÁRIOS FORA DA ESCOLA
Alguns pais têm preferido levar as crianças, após a saída, para comemorar o aniversário em outros locais, como casa, clube, playground ou mesmo casa de festas. Nesse caso, é mais importante ainda que três itens fundamentais sejam respeitados:
- O evento ser para toda a turma. Caso contrário, pedimos que mesmo os convites sejam feitos sem o nosso envolvimento.
- Não interferir no procedimento de saída, que é sempre crítico, pois exige da Escola atenção muito especial.
- Que a guarda e a segurança das crianças, depois de entregues, seja responsabilidade de quem está proporcionando e promovendo a festa.
Assim, é necessário que:
- Todas as crianças recebam um convite, onde deverão constar a data da festa, horário, local, telefone do responsável pelo convite, nome completo do responsável a quem as crianças deverão ser entregues pela Escola no dia da festa e espaço para assinatura do responsável do convidado, autorizando o comparecimento e a entrega da criança ao responsável pela festa. A autorização deverá ser apresentada pelas crianças convidadas, no mínimo, um dia antes do aniversário.
- Os convites sejam entregues com antecedência suficiente para que os pais dos convidados autorizem, por escrito, a entrega das crianças à guarda da pessoa responsável pela festa, dentro do prazo estipulado pela Escola.
- A Escola só entregará as crianças ao responsável indicado no convite e autorizado pelos pais dos convidados.
- Se for contratado serviço de transporte, o responsável pela festa deverá ser acompanhante do veículo ou providenciar acompanhante para substituí-lo. O responsável deverá credenciar esse acompanhante substituto, formalmente, junto à escola. As crianças não serão liberadas para sair na companhia apenas do motorista.
A saída para a festa deverá acontecer, preferencialmente, dez minutos após o horário de saída da escola, de forma a não interferir na rotina de saída, nem prejudicar a carga horária escolar. Para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I, o turno da manhã, será às 12h25. O da tarde, às 17h40. No caso do Fundamental II, a saída será às 12h30 ou às 17h45.
A Escola não dispõe, nesses horários, de espaço adequado e profissionais de apoio que possam ajudar a troca de roupa simultânea de toda a turma. Por isso pedimos que essa troca, se necessária, seja feita depois da saída da Escola, no espaço da festa.