Notícias de 29 de novembro de 2013 - Ano XX

Para Todos

Plantões de Fundamental I e II

O Plantão de Professores de dezembro pode ser uma oportunidade de avaliar o percurso e firmar compromissos para o novo ano.
Os pais do Fundamental II (F6 a F9) podem vir conversar com os professores, inclusive acompanhados dos alunos, na quinta-feira, 12/12, de 18h às 21h.
O plantão das turmas de Fundamental I (F1 a F5) acontecerá no dia 16, no turno do aluno.
As famílias do Fundamental I podem agendar o encontro a partir da próxima terça-feira, na secretaria da escola.

Ensaio Geral: Alteração F9

Nos dias de ensaio, as turmas não terão aula na escola. Precisaremos contar com as famílias para levar e buscar os alunos no Teatro Carlos Gomes, nos seguintes dias e horários. Atenção: a pedido da gerência do teatro, mudamos a data de ensaio das F9.
Fundamental I - 9/12 (seg)
- Turno da Manhã de 9h às 12h30
- Turno da Tarde de 13h30 às 16h
F6 - 9/12 (seg), de 16h às 18h
F7 - 12/12 (qui), de 12h às 14h
F9 - 13/12 (sex), de 8h às 11h30
A Educação Infantil e as F8 não necessitam ensaiar no local.

Festa

Nossas Festas de Encerramento acontecerão no Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, Centro.
Fundamental I - 14/12 (sáb).
Turmas da Manhã às 9h e da Tarde, às 11h.
Educação Infantil - 15/12 (dom), às 9h.
Fundamental II - 15/12 (dom), às 10h30

Calendário 2014

Não foi nada fácil definir o calendário de 2014. Depois de divergências de orientações dos órgãos competentes, nos informamos sobre as escolhas das escolas próximas e fechamos as datas para este ano tão atípico:
10/2 - Início das aulas para todos os alunos.
22/2 - Bloco Sá Pereira.
13/6 - Término do primeiro semestre para todos os alunos.
30/6 - Início do segundo semestre para alunos da Educação Infantil e da Semana de Apoio para alunos do Ensino Fundamental I e II.
7/7 - Início das aulas para os demais alunos do Ensino Fundamental I e II.
Procuraremos alterar o menos possível a rotina em dias de jogo no Maracanã ou de jogos do Brasil.
Mas, antes da Copa, teremos o bloco e, antes do bloco, a escolha do samba. Assim que o Projeto Institucional de 2014 for definido, divulgaremos no site o regulamento para os sambistas de plantão.

Ensino Fundamental I

Cartola

Subimos o Morro da Mangueira para conhecer o mestre. Ouvimos sambas, nos divertimos com suas histórias e assistimos a vídeos de sua escola de coração. Lemos sua biografia, trazida por Davi (F1M), e conhecemos muitos causos deste poeta da nossa música, que fez "exalar perfume de rosas" no nosso Rio de Janeiro.

Fantasia F1

Precisamos que as crianças de F1 venham vestidas com as fantasias na próxima semana: F1T na segunda-feira e F1M na quarta-feira. Vamos precisar ensaiar os movimentos com as saias, cabeças, capas etc. Não esqueçam de trazer uma muda de uniforme para depois do ensaio.

Mercadão da Sá Pereira

Finalmente chegou o grande dia! Seções arrumadas, preços colocados nos produtos, encarte pronto, "ensaio" de troco e muita disposição. As F2 receberam com muita animação as turmas de F1, que chegaram com o encarte na mão procurando os produtos anunciados. Depois, cada seção contou o dinheiro e calculou quanto tinha recebido com as vendas. O desafio final foi somar o total das seções. Para uma adição com tantas parcelas, as crianças precisaram recorrer a uma calculadora que nos ajudou a conferir o resultado. Estão de parabéns!

Estações do Ano

As F2 viram que a luz do sol foi muito valorizada e explorada pelos pintores impressionistas, que se dedicaram a pesquisar seus efeitos ao longo de um mesmo dia, e também ao longo das estações do ano. Para entender mais sobre esse assunto, recebemos a visita de Kian (F6M), que veio nos mostrar a maquete feita para a Feira Moderna. Kian nos explicou as diferentes posições do sol ao longo do ano e nos mostrou como a incidência aumenta ou diminui de acordo com esse posicionamento. Todos ficaram atentos e gostaram muito da explicação dele. Gostaríamos de agradecê-lo pela aula tão bacana!

Oficina de Tie Dye

As crianças das F3 vivenciaram mais uma técnica de uso de tintas. Fizeram amarrações nas camisetas brancas e mergulharam as "trouxinhas" em tinta Guarani para tingir a peça.
Na aula seguinte, desamarraram os barbantes e a grande surpresa se descortinou! Cada camiseta trazia uma estampa diferente, um universo de círculos, traços, manchas, tranças e nuances de azul.
O resultado dessa produção será conferido no palco do espetáculo do fim do ano, "Transformações".

Linha do Tempo F3T

Revisitamos o caderno de Projeto e retomamos as conversas do início do ano sobre o Projeto Transformações. Constatamos que aprendemos muito. Esse bate papo rendeu uma linha do tempo enorme e bem bacana.

A Reforma da Natureza

Natureza reformada, confusão na certa! E agora? Como fazer para caçar os monstros que estavam assustando as pessoas do sítio e de muitos outros lugares do Brasil? Será que foi boa essa reforma na natureza? O que você faria?
Nesse clima de curiosidade e suspense, as F4 concluíram a leitura do livro que gerou muitos questionamentos, exercitou nosso senso crítico e nos divertiu bastante!

Esquentando os Tamborins

O Coral relembrou e cantou o samba da escola. Para isso, contamos com a participação especialíssima da bateria da Sá Pereira, dirigida pelos professores João e Felipe que, neste ano, estará presente na nossa festa de final de ano. Foi um momento de grande empolgação!

Gramaticando com Emília

As F5 finalizam as apostilas de Estudo Dirigido, que acompanham a leitura de "Emília no País da Gramática". É sempre muito prazeroso estudar regras e convenções através da fantasia de Lobato, dos questionamentos da boneca Emília, que vão ampliando a compreensão do funcionamento da Língua.
As apostilas propõem atividades que sempre remetem à ideia fundamental de que a Língua e sua gramática estão a serviço de seus usuários.
E em um ano que estudamos "Transformações", não poderíamos deixar de citar a explicação do Quindim: "Os gramáticos mexem e remexem com as palavras da Língua e estudam o comportamento delas, xingam-nas de nomes rebarbativos, mas não podem alterá-las. Quem altera as palavras, e as faz e desfaz, e esquece umas e inventa novas, é o dono da Língua – o Povo. Os gramáticos, apesar de toda a sua importância, não passam dos 'grilos' da Língua."

Minha Escola

Faz tempo que a F5T assiste à série de programas "Minha Escola". Sempre ficamos surpresos com a curiosidade e a atenção das crianças. Por isso, compartilhamos alguns depoimentos de nossos alunos. Vejam como pensam grande!
"Achamos os vídeos muito legais porque podemos ver como são as escolas de outras crianças, se são diferentes, parecidas... Ver como são diferentes da nossa pode nos fazer pensar como é importante e única a Sá Pereira, a nossa escola." (Marina T. e Antônio)
"Nós gostamos da série porque ela nos mostra as escolas de outros continentes pela visão das crianças. Assim, ficamos mais interessados pela cultura dos outros povos e suas diferentes paisagens." (Nina e Rafaela)
Eu acho essa série bem legal porque aprendemos sobre outros povos e abrimos nossos horizontes." (Maria Luisa)
Achamos muito legal conhecer escolas diferentes da nossa com outros costumes e rotina que pode até nos surpreender. Com um ambiente diferente como o deserto ou as florestas, as roupas mudam, assim como as casas... Compartilham outras formas de viver, ensinar e nos lembrar como o mundo é enorme e quantas possibilidades de vida há no planeta." (Vicente e Marina V.)

Guimarães Rosa na F5MB

Desafiar as crianças apresentando autores clássicos é sempre um prazer. Neste ano, ousamos trazer Guimarães Rosa, com o texto "Fita Verde no Cabelo". Para ajudar na contextualização do universo deste autor, assistimos ao vídeo "Famigerado" e lemos o Informe Literário das F8 com os recontos dessa história. Foi uma experiência tão interessante, que a turma escreveu uma cartinha para os amigos autores.
"Queridos amigos da F8,
Nós assistimos ao curta-metragem 'Famigerado', inspirado no conto de Guimarães Rosa, cuja biografia pesquisamos em casa. Este escritor chegou na nossa turma pela ficha que trazia o conto 'Fita Verde no Cabelo', baseado na história da 'Chapeuzinho Vermelho'. Esse conto fala sobre amadurecimento de uma garota.
Depois lemos os seus textos, achamos muito interessantes e então resolvemos fazer a mesma proposta só que com o texto 'Umas Férias', de Machado de Assis, que talvez também vire um Informe Literário.
Recomendamos que leiam ambos os textos e também o nosso Informe Literário: 'Estátuas Cariocas'.
Atenciosamente, F5MB."

Medindo o Pereirão

Com vários papéis, plásticos e jornais medindo um metro quadrado, os alunos da F5T se organizaram e, após diversas discussões, buscaram soluções pertinentes para calcular a área total do Pereirão. Com uma fita métrica, o grupo também mediu o perímetro e pensou em diferentes maneiras de descobrir a área desse espaço tão explorado pelas crianças.

Ensino Fundamental II

Livros Didáticos

Estamos no momento de revisão dos currículos, dos encaminhamentos pedagógicos e dos materiais.
Os livros didáticos adotados estão na nossa mira. Estamos avaliando quais permanecem adequados, quais precisam ser substituídos e que materiais podem ser indicados como apoio ao estudo.
Por esse motivo, apesar de muito simpáticos às trocas de livros entre pais e alunos das diferentes turmas, não garantimos a permanência dos solicitados em 2013.
No entanto, se mantiverem o desejo da "feira de troca", procurem pela Coordenação para agendarmos data e horário.

Posso Ajudar em...

Compreender o sistema de avaliação da escola, e com isso ter clareza sobre seus avanços e dificuldades, faz parte de uma filosofia que entende esse momento como um processo contínuo de percepção de si mesmo no coletivo. Proporcionamos aos alunos da Sá Pereira a vivência de uma avaliação processual, cooperativa e reflexiva.
Na F6M, os alunos aproveitaram as Tribos para tirar dúvidas e refletir coletivamente. Iniciamos, no começo de novembro, um trabalho com o objetivo de ajudar na sistematização dos estudos de todas as disciplinas.
Conversando sobre as avaliações e o fechamento do último trimestre, montamos um mural na sala, divulgando os itens dos objetivos do trimestre que os alunos se sentiam preparados a ensinar a outros colegas de sala. Não valia escrever "posso ajudar em Matemática!", afinal, ninguém sabe tudo de Matemática! A ajuda foi pontual: "posso ajudar em operações com frações", "posso ajudar a entender os substantivos" etc. Essa brincadeira fez circular o conhecimento nos grupos, sentiram-se mais seguros e apropriados de alguns conteúdos e aproximaram-se de colegas até então mais distantes.
Eles terminam o ano sabendo se organizar para estudar e pedir ajuda quando necessário.

Ensaio das F7

Gostaríamos de viabilizar um ensaio com as duas turmas de F7. Para isso, propomos que no dia 5/12 as crianças da F7T cheguem mais cedo (às 11h35) e as da F7M saiam mais tarde (às 13h30). Brindaremos a façanha com um lanche coletivo (em substituição ao almoço). Pedimos aos que não puderem participar que avisem com antecedência às orientadoras ou auxiliares de coordenação.

Ouvindo o Outro

Na última Tribo da F7M, fizemos a leitura e o debate de "Em Nome da Discórdia", texto de Cláudia Amorim, publicado na revista de O Globo há alguns domingos. O texto aborda temas caros às Tribos, pudemos conversar sobre a importância de ouvir o outro, de estar aberto para a diferença e não conversando apenas com seus pares, a importância de poder ser convencido de outra opinião, repensar, refletir e ampliar os horizontes. Leiam o texto em: http://oglobo.globo.com/tecnologia/em-nome-da-discordia-10739181.
É uma ótima oportunidade para abrir o debate em casa. Foi um momento de reflexão importante para o grupo, que está animado em produzir um vídeo documentário no ano de 2014, com entrevistas colhidas em escolas das redondezas. Será mais uma oportunidade de ouvir diferentes opiniões e visões sobre assuntos comuns à adolescência.

Álgebra nas F7

Esse é um momento muito marcante nos estudos da Matemática. Os alunos já conhecem praticamente todos os tipos de números e sabem fazer todas as operações existentes com eles. Temos então, agora, toda a base necessária para iniciar nossos estudos na álgebra. Começam a entender o conceito de variável e a aprender a representar situações e operar com números desconhecidos.
A última avaliação de Matemática deste ano está marcada para a próxima quarta-feira.

Flores nas F8

Está publicado o nosso último Informe Literário, com textos inspirados em "A Maior Flor do Mundo", de José Saramago. Os estudantes prepararam recontos dedicados aos colegas do Ensino Fundamental I, e desta vez com direito à ilustração. Alguns textos se aproximam da história que o autor quis contar - mas disse que não sabia, porque é muito difícil escrever para crianças -, outros textos nos encantam com novos voos.
Os alunos do oitavo ano levam o Informe impresso.

Ensaio Especial das F9

No dia 5/12, às 18h, as F9 farão um ensaio aberto somente para os professores. Em seguida, teremos um lanche comemorativo para encerrar nosso processo de montagem. Contamos com a presença de todos os alunos.

Reta Final

Estamos na reta final para a apresentação do musical das F9 sobre a história do Rock Nacional. Na última aula, juntamos a turma de canto com a turma dos instrumentos para fazer ajustes nos arranjos e nas execuções.
Gostaríamos de lembrar que, além das aulas, estão ocorrendo ensaios musicais todas as terças e quintas, de 15h às 16h30, na sala de música. Todos os que puderem comparecer estarão ajudando muito no nosso resultado final!

Concurso de Crônicas

As F9 lançam o 1º Concurso de Crônicas. O tema é "O uso pedagógico de aparelhos eletrônicos na escola".
Podem concorrer alunos de F5 a F8. O resultado e a premiação acontecerão na última semana de aula. Vejam no site o Regulamento completo elaborado pelos alunos nas Tribos.

Regulamento:

1. Sobre o Concurso:

1.1 - Nos dias 2 e 3 de novembro, estarão abertas as inscrições para o Concurso de Crônicas organizado pelas F9. O concurso tem por objetivo conscientizar a comunidade escolar em relação ao uso pedagógico das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ambiente da escola. O uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula pode ser uma alternativa muito interessante, desde que feito de forma planejada e dentro das regras de convivência da escola. Em muitas situações de ensino-aprendizagem, as novas tecnologias de informação e comunicação têm sido fundamentais para a realização de trabalhos com foco nos procedimentos de pesquisa e construção interativa do conhecimento. Desenvolvimento de novas frentes de trabalho, consultas, facilidade ao acesso a pesquisas, produção de vídeos, interlocução com outras redes de conhecimento, formação de novas comunidades de aprendizagem, essas e outras vantagens do uso das novas TICs no ambiente escolar foram listadas na Cartilha elaborada pelos alunos.

1.2 - Concorrerão crônicas escritas pelos alunos de F5 a F8 com o objetivo de revelar como são usados os aparelhos eletrônicos na escola.

1.3 - A saber: as crônicas são textos que partem de assuntos cotidianos com boa dose de humor e polêmica, relativamente curtos, contendo a opinião do autor em primeira ou terceira pessoa. Podem conter narração, descrição, apreciação, comentários e reflexão. Nesse tipo de texto é permitido o uso de linguagem com duplo sentido, jogo de palavras e recursos estilísticos.

2. Das inscrições:

2.1 - Estão abertas as inscrições para alunos de F5 a F8.

2.2 - As inscrições acontecerão nos dias 2 e 3 de dezembro, na secretaria da escola, mediante preenchimento de formulário e entrega do texto, sem o nome do autor, contendo apenas título da crônica e número de matrícula.

3. Dos critérios de avaliação:

Os trabalhos serão lidos por uma banca examinadora composta por alunos de F9 e professores de Português. Serão escolhidos primeiro, segundo e terceiro lugares de F5 e F6, e primeiro, segundo e terceiro lugares de F7 e F8. Os textos serão avaliados segundo os seguintes critérios: adequação à proposta, originalidade na abordagem do tema, respeito às normas da escrita (no que se refere à ortografia e à pontuação) e legibilidade (podendo ser digitado). Será eliminado o texto em que seja possível comprovar a existência de plágio e/ou atitude desrespeitosa com o outro.

4. Do resultado e premiação:

A premiação e o lançamento da publicação dos trabalhos escolhidos serão feitas na última semana de aula.

Finalizando os Projetos

Faltam poucas aulas de Projeto para que todos os alunos das F6 apresentem seus trabalhos na própria turma.
Na última semana de aula convidaremos as F5 para conhecerem as pesquisas realizadas.
De olho no futuro, os alunos sugeriram temas de estudo para 2014, inclusive esboçando justificativas. Essas ideias se juntarão às dadas pelos pais nos questionários, para serem discutidas pelos professores. Com 2014 chegará um novo tema rico de possibilidades!

Aniversários

De 2 a 8 de dezembro

3 Alice Amana Fournier Barter F8TB
3 Theo Dalmaso Kussama F6M
4 Sofia Morena Teixeira Coelho F5MB
4 Matheus Oliveira Hosken F7M
4 Felipe Gonçalves Nehab TBM
5 Nicolas Lage Moreno TDM
6 Daniel Caballero dos Santos F4M
6 Maria Junqueira Schmidt Muller de Sá F1T
6 Bel Terry Alvares F1M
6 Maria Vitória Santos Jesus da Silva TAM
7 Maurício José de Siqueira C Mota F8TA
7 Eduardo Grand Bressane TCM
8 Stephanie Orosz F8TB
8 Dora Buarque de Hollanda F9MA
8 Natalia Farroco Lazoski PRO