Notícias de 29 de novembro de 2013 - Ano XX

Para Todos

Obra na Pereirinha

Com a ajuda de amigos, pais e professores, conseguimos, finalmente, a licença de obra do nosso tão sonhado terraço.
Em 2014 teremos um espaço novo para muitas corridas, brincadeiras, festas, reuniões e o que mais pudermos inventar.
Para quem não esteve na reunião de avaliação, para matar a curiosidade, colocamos a planta no mural de entrada da escola.
Por conta do cronograma apertado, teremos que interditar o pátio de trás nessas duas últimas semanas de aula e ainda contar com a ajuda do tempo. Promessas para São Pedro e Santa Clara e uma torcida geral também são bem vindas!
Para compensar a falta provisória de espaço, estamos programando algumas visitas para recreio na Capistrano de Abreu.

Plantão

No dia 16/11, segunda-feira, depois da Festa de Encerramento, faremos o Plantão dos Professores da Pereirinha, nos seus respectivos turnos. As famílias que quiserem conversar sobre seus filhos devem ligar para a secretaria da escola para agendar um horário.

Festa de Encerramento

Nossas Festas de Encerramento acontecerão no Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, Centro.
Fundamental I - 14/12 (sáb).
- Manhã: 9h; Tarde: 11h.
Educação Infantil - 15/12 (dom), às 9h.
Fundamental II - 15/12 (dom), às 10h30
Precisaremos ser muito pontuais, para não atrapalhar a festa do Fundamental II que começará em seguida a da Educação Infantil.

Calendário 2014

Não foi nada fácil definir o calendário de 2014. Depois de divergências de orientações dos órgãos competentes, nos informamos sobre as escolhas das escolas próximas e fechamos as datas para este ano tão atípico:
10/2 - Início das aulas para todos os alunos.
22/2 - Bloco Sá Pereira.
13/6 - Término do primeiro semestre para todos os alunos.
30/6 - Início do segundo semestre para alunos da Educação Infantil e da Semana de Apoio para alunos do Ensino Fundamental I e II.
7/7 - Início das aulas para os demais alunos do Ensino Fundamental I e II.
Procuraremos alterar o menos possível a rotina em dias de jogo no Maracanã ou de jogos do Brasil.
Mas, antes da Copa, teremos o bloco e, antes do bloco, a escolha do samba. Assim que o Projeto Institucional de 2014 for definido, divulgaremos o regulamento para os sambistas de plantão no site.

Educação Infantil

Conhecendo Melhor as Corujas

Ao longo da semana, trouxemos imagens de diferentes corujas e muitos comentários e perguntas surgiram entre as crianças da Turma do Jabuti.
"Ela é tão branquinha..." (Helena)
"Eu sei que é uma coruja porque ela tem asa." (Hugo)
"A coruja voa, voa, então é ave." (Clara)
"Ela tem o olho grande para enxergar melhor." (Ana)
"Os filhotes ficam na asa da coruja." (Mila)
"Ela está num buraco na caverna." (Miguel)
Descobrimos também que enquanto nós dormimos a coruja fica acordada para caçar, que ouve muito bem e enxerga no escuro, e que seu voo é silencioso. Estamos curiosos para saber do que essa bela ave se alimenta.
Nossos pequenos experimentaram arregalar os olhos para tentar ver como as corujas. Uma graça!

Dois Vinicius

Há dois Vinicius: o poeta e o compositor. E as crianças da Turma do Pintinho perceberam os dois lados do artista. Acostumadas a ouvir as canções da coletânea "Arca de Noé", conseguiram reconhecer os mesmos textos quando declamados. Isso virou uma grande alegria, já que tinham intimidade com esse universo. Foi interessante ver que, para elas, as palavras cantada e declamada, apesar da estranheza inicial, traduzem a mesma emoção.

Que Coisa Mais Linda!

Vinicius teve muitos parceiros e com um deles, Tom Jobim, criou um dos maiores sucessos da Bossa Nova: "Garota de Ipanema". De tão famosa, a Turma da Borboleta não só ouviu a versão original, com a dupla, como também escutou uma gravação em inglês, cantada por Frank Sinatra. As crianças ficaram imaginando como seria essa garota:
"Eu acho que ela tem cabelo longo." (Jess)
"Ela tem o corpo dourado." (Clara)
"Ela usava biquíni." (Bianca)
"Agora ela já deve ser velhinha." (Felipe)
O desafio da sala de artes foi colocar no papel todas essas ideias usando pilot e lápis de cor.

Ô Abacate Biruta: Tem mais Caroço que Fruta!

Dessa vez, a Turma do Ovo conheceu, através do livro "Vinicius Menino", um fruto que o poetinha e seu avô gostavam muito: o abacate.
Numa deliciosa tarde, sentimos sua textura, seu peso, o abrimos e descobrimos que em seu interior havia uma semente muito grande. Resolvemos preparar um creme amassando a sua polpa e colocando no liquidificador com um pouco de suco de limão. Que delícia! E a semente? Plantamos com a ajuda do Alexandre em um vaso na escola.

Bingo!

O bingo de letras tem feito muito sucesso nas Turmas do Papel e da Semente. Assim que acabam as partidas, surge sempre uma voz propondo: "Vamos jogar de novo?" Durante a brincadeira, nossos pequenos são desafiados a pensar em palavras com as letras de suas cartelas e vibram quando chega a hora de gritar "Bingo"!
Organizados em duplas, têm a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos acerca do mundo letrado, desequilibrar hipóteses e construir a leitura e a escrita de uma forma lúdica e divertida.

Pão ou Bolo?

As comemorações do centenário do nascimento de Vinicius de Moraes estão a todo vapor. Com o livro: "Pois Sou um Bom Cozinheiro", organizado por Daniela Narciso e Edith Gonçalves, a Turma do Gelo preparou o "Pão de minuto do Papai" em uma atividade muito prazerosa, exploramos texturas e sabores. As crianças foram desafiadas com as perguntas:
Quais serão os ingredientes necessários para se fazer um pão? A maneira como medimos a farinha, o leite e os ovos é a mesma? Esta receita será o suficiente para 10 crianças? Vocês são 20, quantas receitas vamos fazer? E se fizermos duas receitas, vamos precisar de quantos ovos?
Além de algumas grandezas matemáticas como volume, peso e quantidade, o uso da receita também propiciou maior intimidade com as características desse tipo de texto, ampliando o conhecimento da função da língua escrita.
Achamos delicioso, mas nos permitimos discordar do poetinha, pois concluímos que o "pão" parecia mais um bolo. Indivizivelmente bom, como dizia Vinicius!

Para Refrescar, Chuveirão!

Quando Vinicius era um menino valente e caprino, se refrescava pulando da ponte no mar. As crianças da Turma do Camaleão, na escola, gostam de um bom banho de chuveirão! Nesses dias quentes, foi tanta alegria que ninguém queria sair da água. E, durante as brincadeiras, ouvia-se o coro animado: "Ão ão ão, camaleão no chuveirão!"

Aniversários

De 2 a 8 de dezembro

3 Alice Amana Fournier Barter F8TB
3 Theo Dalmaso Kussama F6M
4 Sofia Morena Teixeira Coelho F5MB
4 Matheus Oliveira Hosken F7M
4 Felipe Gonçalves Nehab TBM
5 Nicolas Lage Moreno TDM
6 Daniel Caballero dos Santos F4M
6 Maria Junqueira Schmidt Muller de Sá F1T
6 Bel Terry Alvares F1M
6 Maria Vitória Santos Jesus da Silva TAM
7 Maurício José de Siqueira Carvalho Mota F8TA
7 Eduardo Grand Bressane TCM
8 Stephanie Orosz F8TB
8 Dora Buarque de Hollanda F9MA
8 Natalia Farroco Lazoski PRO