Notícias de 22 de novembro de 2013 - Ano XX

Para Todos

III Manifesto pela Educação

Na terça-feira passada, um grupo de educadores entregou um Manifesto pela Educação em 35 cidades brasileiras a autoridades, entre elas a diretora de currículos do Ministério da Educação, Jaqueline Moll.
O manifesto foi escrito por professores ligados ao grupo de educadores Românticos Conspiradores, do qual participa o português José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte, em Portugal.
É reconfortante saber que não estamos sozinhos na luta para transformar a realidade da educação brasileira e que os passos que temos dado estão na mesma direção de educadores comprometidos com essa causa.

Reuniões de Pais

A reunião de final de ano, por segmento, tem sido um momento de avaliação da qualidade dos serviços da escola, de esclarecimento de dúvidas relacionadas a alguns princípios de nossa proposta pedagógica e a procedimentos de rotina que muitas vezes têm interferido na avaliação dos pais, além de um momento importante de reflexão sobre as sugestões e críticas enviadas pelos questionários. Temos aproveitado também para uma discussão sobre o tema institucional para o ano seguinte. Não deixem de participar. Contamos com sua colaboração e parceria.
Educação Infantil - 25/11 (seg)
Fundamental II (F6 a F9) - 26/11 (ter)
Fundamental I (F1 a F5) - 28/11 (qui)
Todas na sede da Capistrano de Abreu, às 19h.

Ensaio Geral

Nos dias de ensaio, as turmas não terão aula na escola e precisaremos contar com as famílias para levar e buscar os alunos no Teatro Carlos Gomes, nos seguintes dias e horários:
Fundamental I - 9/12 (seg)
- Turno da Manhã de 9h às 12h30
- Turno da Tarde de 13h30 às 16h
F6 - 9/12 (seg), de 16h às 18h
F7 - 12/12 (qui), de 12h às 14h
F9 - 12/12 (qui), de 8h às 11h30
A Educação Infantil e as F8 não necessitam ensaiar no local.

Festa de Encerramento

Nossas Festas de Encerramento acontecerão no Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, Centro.
Fundamental I - 14/12 (sáb).
- Manhã: 9h; Tarde: 11h.
Educação Infantil - 15/12 (dom), às 9h.
Fundamental II - 15/12 (dom), às 10h30

De Tudo um Pouco

O "Achados e Perdidos" da escola está transbordando! Não seria muito bom encontrar, recuperar algo que um dia você perdeu ou esqueceu na escola? Então, aproveite e procure, no turno da manhã, Bruna ou Quedienni e no da tarde, Vivi ou Rosi. No período das férias escolares esses pertences (casacos, uniformes, camisetas, materiais, bijuterias, tênis...) serão doados, pois não temos espaço para guardá-los até o próximo ano.

Ensino Fundamental I

Carinhoso na F1M

Continuamos nossos estudos sobre as personalidades que ajudaram a tornar o Rio de Janeiro mundialmente conhecido. Depois de estudar sobre Vinicius de Moraes, estamos conhecendo Pixinguinha. "Lamentos", "Carinhoso" e outras canções vêm enchendo de melodia as manhãs da F1M. Fizemos a sua biografia e descobrimos a origem do seu apelido. Daqui a pouco, conheceremos Cartola. Aguardem!

Mercadinho

As crianças de F2 estão envolvidas com os últimos preparativos para o mercadinho na próxima semana. Colocaram preços arredondados nos produtos, desenharam o encarte e estão experimentando comprar e vender para os próprios colegas de sala. Juntos, pensamos em várias situações de troco, preparando todos para receber a F1 na próxima semana. Não falta animação!

Feira com Lucros

Além do lucro financeiro, as crianças da F3M também lucraram em delícias para o paladar: Kapim, mãe da Sofia, veio fazer crepes com alimentos hortifruti para a criançada, transformando nosso lanche matinal num evento de cores e sabores!
"Os crepes são coloridos e deliciosos."
"Vou colocar os recheios fazendo combinação de cores."
"Quando todos os ingredientes se misturam ficam com um gosto só, então vou colocar todos, para ficar bem saudável."
Com o lucro da feira, faremos outra manhã saborosa. Pizzas feitas pelas crianças com pão de forma, sorvete e um filme, que ainda está em discussão.

Informativo

As F4 aproveitaram os temas estudados para a Feira Moderna e criaram um Informe diferente. Escreveram pequenos textos informativos sobre o que leram e pesquisaram. Com esta leitura, faremos uma viagem no mundo das plantas, revisitando assuntos muito interessantes aprendidos neste ano.

F4 Rachando a Cuca

Além de trocar livros e compartilhar nossas experiências literárias na roda de leitura da Bilbioteca, usamos esse espaço para colocar em prática o que aprendemos com o Tangram. Depois de descobrir as relações entre as figuras geométricas que fazem parte desse jogo, entramos no site www.rachacuca.com.br e montamos várias figuras interessantes e engraçadas. As crianças ficaram muito empolgadas e se divertiram muito! Foi um desafio e tanto.

Simsalabim Pirlimpimpim!

Na última semana fizemos um ensaio do Coral da manhã com a turma F2M. Foi o primeiro ensaio conjunto para a festa de final de ano e todos se esforçaram para fazer bonito! Para o Coral é uma grande responsabilidade e um grande prazer ver as crianças menores dançando ao som das suas vozes!

Bate Papo com Sandroni

Depois de passar o ano às voltas com os livros de Luciana Sandroni, que foram nossos guias em diversos momentos do projeto, fomos premiados com sua visita! A intimidade já era tamanha, que o bate papo rolou naturalmente. Tudo o que ela falava fazia sentido para as crianças, que estavam com todas as referências vivas. Foi muito bom ouvi-la contando sua trajetória de ouvinte de histórias, leitora iniciante, estudante, escritora, professora... As crianças trocaram ideias sobre personagens, inspiração, modelos literários e ela, como sempre, foi super atenciosa.
As F4 também participaram desse encontro e registraram:
Recebemos a visita da autora Luciana Sandroni aqui na escola. Ela é divertida, inteligente e querida. Ela esclareceu muitas dúvidas nossas e nos contou algumas curiosidades sobre a sua vida de leitora e escritora. Ela já adaptou obras do Monteiro Lobato e se inspira nelas para criar os seus livros. Adoramos receber uma autora tão experiente e inspiradora para nós. Os seus livros são "bsolutamente" um "bsurdo", como fala nossa querida Emília. Nesse encontro, sentimos a presença de Lobato aqui, bem pertinho de nós!
(Texto Coletivo F4M)

Informe Literário F5MB

Quem nunca pensou em dar vida a objetos do nosso dia a dia? Dentre as tantas obras de Machado de Assis, há vários apólogos, textos repletos de ironia, uma visão crítica da sociedade e questionamentos sobre a vida. Depois de ler "Uma História Comum", narrada por um simples alfinete que conta sua trajetória, e "Um Apólogo", que traz um áspero diálogo entre uma agulha e uma linha, convidamos as crianças a criar personalidade para alguns objetos e escreverem suas histórias. Apresentamos um novo Informe Literário com alguns desses textos. Confiram no site.Apólogos - F5MB

Ensino Fundamental II

Medidas e Decimais

As F6 já terminaram os estudos sobre frações e aprenderam todas as operações. Agora, a partir do estudo das unidades de medida de comprimento e suas transformações, vão conhecer melhor os números decimais. Iniciamos este assunto neste ano e continuaremos na F7.

A Conquista do Paraíso

Nas F7, estudamos como foi o encontro de culturas tão distintas. Procuramos entender que a busca pelo lucro moldou o projeto colonial português. Analisamos trechos da Carta de Pero Vaz de Caminha para perceber as primeiras impressões sobre essa terra e também como já se identificava a intenção de busca por metais preciosos e a motivação religiosa.
Também foi o momento de entrega dos diários de bordo elaborados pelos alunos, que apresentaram seus trabalhos relatando suas aventuras em busca do desconhecido.

Ensaio das F7

Gostaríamos de viabilizar um ensaio com as duas turmas de F7. Para isso, propomos que no dia 5/12 as crianças da F7T cheguem mais cedo (às 11h35) e as da F7M saiam mais tarde (às 13h30). Brindaremos a façanha com um lanche coletivo (em substituição ao almoço). Pedimos aos que não puderem participar que avisem com antecedência às orientadoras ou auxiliares de coordenação.

Mondrian

Para concluir nossos estudos de Geometria, as F7 fizeram um trabalho inspirado na arte do pintor holandês Piet Mondrian a partir de uma folha de classificados de jornal. A fase de sua obra mais popularmente difundida se caracteriza por pinturas cujas estruturas são definidas por linhas pretas paralelas e perpendiculares, formando, assim, retângulos. Esses espaços podem ser preenchidos por cores primárias (amarelo, azul e vermelho), preto ou branco. Esse trabalho será exposto no mural da frente da escola no início de dezembro.

Napoleão

Herói ou vilão? Napoleão Bonaparte consolidou as vitórias da Revolução Francesa ou foi um retrocesso dos ideais de igualdade e liberdade? As F8 acompanharam a trajetória desta importante figura da História, discutindo seu legado e a construção do mito em torno dos seus atos.
Também foi o momento de entrega dos livros elaborados pelos alunos, contando sua versão sobre a Revolução Francesa. O resultado foi um interessante trabalho autoral.

Livro, Filmes e Memórias

Nas aulas de Português das F8, temos nos dedicado à leitura e às conversas em torno do livro "Diário da Queda", das questões trazidas pelo autor – a começar pela própria ideia de queda e de transformação a partir dela – das nossas emoções como leitores e também, modestamente, da forma como ele constrói o seu diário, a sua narrativa, a sua memória. Nosso interesse é poder ampliar a discussão das temáticas abordadas, por isso a opção por alguns filmes para apreciação nesse final de trimestre: "Escritores da Liberdade" e "Elefante Branco". Como não poderia deixar de ser, e para fechar o ano com "chave de ouro", a proposta para a produção da memória de dezembro no caderno "Memórias em Construção" passará por essas experiências de leitura e discussão – do livro e dos filmes. A ideia é que os alunos reconstruam um momento de sua vida a partir das memórias que seus pais, avós, tios, irmãos têm deles e queiram compartilhar. Isso pode ser feito a partir de conversas, revisitas a álbuns de família, objetos, gravações, curiosidades, episódios tristes e engraçados de histórias de vida etc. O desafio dos estudantes é "recolher" essas memórias afetivas, inclusive gravando, e escrever uma Memória das Memórias. Para a escola, trarão o texto produzido e, se desejarem, algum material recolhido.
E por falar em memórias, não deixem de visitar o nosso blog, há memórias novas por lá!

Final Project II

Continuamos com a elaboração do projeto final de Inglês nas F8 e F9. O clima é bem parecido com o da Feira Moderna. Alguns grupos estão na fase de elaboração textual em sala, outros estão indo à Biblioteca finalizar a parte técnica do trabalho e alguns já estão começando as apresentações. Cada grupo está em um momento diferente, mas todos estão trabalhando coletivamente para que as apresentações sejam as melhores possíveis.

Ensaio Especial das F9

No dia 5/12, às 18h, as F9 farão um ensaio aberto somente para os professores. Em seguida, teremos um lanche comemorativo para encerrar nosso processo de montagem. Contamos com a presença de todos os alunos.

Cartilha em Anexo

Você sabe para quê podemos usar os aparelhos eletrônicos em sala de aula? Veja a cartilha impressa, em anexo, preparada pelas F9 nas Tribos e entenda melhor o uso pedagógico dos celulares, tablets e outros eletrônicos na aprendizagem.

De Todos

Flautistas da Pró Arte

Vale a pena conferir a apresentação "A Pequena África - Pixinguinha, João da Baiana e Donga", dos Flautistas da Pró-Arte. Além de ex-alunos e alunos de nossa escola que participam do grupo, a novidade é nossa querida Bebel Nicioli, ex-aluna e filha do Raimundo, que acompanha o Coral de nossa escola, na direção musical. Parabéns, Bebel! Dias 23 e 24/11, sábado e domingo, às 16h, no Galpão do Espaço Tom Jobim, Jardim Botânico.

Aniversários

De 25/11 a 1/12

25 Antonia de Arruda Quintiliano F8TB
26 Jailton dos Santos AUX
26 Helena Leite Guimaraes Rego F6M
26 Luiza Seabra Fagundes AUX
28 João Pedro Soares Dantas F7M
28 Gabriel Eyer Protasio de Oliveira F9MA
29 Bianca Alves de Andrade Azevedo F7T
29 Cosmo Maduell Vieira Kischinhevsky TBT
29 Olivia Aranha Baldridge F4T
30 Nicolas Ivo de A Lima Barretto Lopes TDT
1 Beatriz Pamplona Estellita Lins TAM