Notícias de 22 de novembro de 2013 - Ano XX

Para Todos

Reunião de Pais

A reunião de final de ano, por segmento, tem sido um momento de avaliação da qualidade dos serviços da escola, de esclarecimento de dúvidas relacionadas a alguns princípios de nossa proposta pedagógica e procedimentos de rotina que muitas vezes têm interferido na avaliação dos pais, além de um momento importante de reflexão sobre as sugestões e críticas enviadas pelos questionários. Temos aproveitado, também, para uma discussão sobre o tema institucional para o ano seguinte. Não deixem de participar. Contamos com sua colaboração e parceria.
A reunião da Educação Infantil será no dia 25/11, segunda-feira, às 19h, na Capistrano de Abreu.

Festa de Encerramento

A Festa de Encerramento da Pereirinha será no dia 15/12, às 9h, no Teatro Carlos Gomes, Praça Tiradentes, Centro.
As sugestões de fantasia já seguiram pelas agendas. Em caso de dúvida, procurem os professores ou a Vanessa. Mas lembrem-se: nossa festa é uma grande brincadeira, momento de comemoração de um ano cheio de muitas aprendizagens. Não esperamos luxo ou sofisticação. O que vale é a criatividade para a construção de uma fantasia divertida que não atrapalhe a movimentação e a alegria das crianças na homenagem que farão a Vinicius de Moraes, o poeta que vem acompanhando as atividades e vivências escolares neste segundo semestre.

III Manifesto pela Educação

Na terça-feira passada, um grupo de educadores entregou um Manifesto pela Educação em 35 cidades brasileiras a autoridades, entre elas a diretora de currículos do Ministério da Educação, Jaqueline Moll.
O manifesto foi escrito por professores ligados ao grupo de educadores Românticos Conspiradores, do qual participa o português José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte, em Portugal.
É reconfortante saber que não estamos sozinhos na luta para transformar a realidade da educação brasileira e que os passos que temos dado estão na mesma direção de educadores comprometidos com essa causa.

Educação Infantil

Corujas

Depois de descobrir o que é ave, relemos para as crianças da Turma do Jabuti a história "Um Estranho no Galinheiro", de Mick Manning, sobre a aventura de uma coruja que vai buscar abrigo em um galinheiro. Esse foi o pontapé inicial da nossa pesquisa para descobrir as diferenças e semelhanças entre essas e outras aves. Materiais que possam enriquecer nossas descobertas serão muito bem-vindos.

Falando de Amizade

As Turmas do Pintinho e do Gelo tiveram um dia especial. Reunidas em uma grande roda, as crianças conheceram um pouco mais sobre as amizades e parcerias de Vinicius.
Os "pintinhos" apresentaram o livro "Cancioneiro Songbook - Vinicius de Moraes" e, vendo as fotos, identificaram que o poetinha tinha amigos de idades diferentes, uns mais velhos e outros mais novos.
A Turma do Gelo mostrou desenhos caprichados que fizeram de Toquinho, seu grande parceiro e amigo. Viram também o livro "Pois Sou um Bom Cozinheiro", que traz receitas, histórias e sabores da sua vida. E para finalizar, cantaram algumas músicas e partiram juntas, na maior alegria, em direção ao pátio, para uma gostosa brincadeira!

Quantas Portas?

Depois de conhecer o poema "A Porta", de Vinicius de Moraes, propusemos um grande desafio para a Turma da Borboleta: descobrir quantas portas existem na casa da Pereirinha. Todos levantaram hipóteses e saíram pela escola para confirmá-las. A cada porta que encontravam, Mila anotava no papel e, surpresos, descobriram que havia muito mais do que imaginavam.
Depois de inúmeras contagens fizeram o registro com colagem no papel.

Brinquedos e Brincadeiras

A música "Poeta Aprendiz", de Vinicius de Moraes, despertou a atenção da Turma do Ovo para alguns brinquedos da infância do querido poetinha. As crianças se divertiram com o bilboquê, o diabolô e a bolinha de gude, que temos na escola. Mobilizadas por estes diferentes objetos, tivemos a ideia de cada um construir o seu bilboquê. Para isso, pedimos aos pais que enviem uma garrafa pet na próxima segunda-feira.

Times para Papel

Nosso poetinha era apaixonado pelo Botafogo. A Turma do Papel completou um gráfico onde apareciam os principais times do futebol carioca. Descobrimos que a maioria das crianças da turma é flamenguista. Afinal, como disse uma delas, a escolha do time depende de gosto, e gosto não se discute, se respeita! Foi uma reflexão importante que nos ajudou a pensar sobre diferentes escolhas que fazemos em nosso cotidiano.

Bom de Cozinha

A Turma do Camaleão descobriu e comprovou que, além de músico, poeta e diplomata, Vinicius também era bom de cozinha! No livro "Pois Sou um Bom Cozinheiro", organizado por Daniela Narciso e Edith Gonçalves, e trazido por Daniel (TCT), as crianças encontraram, entre as receitas da infância do poetinha, os biscoitos de araruta! Primeiro, imaginamos como ele preparava os biscoitinhos ao lado de sua avó e fizemos uma divertidíssima brincadeira de dramatização. Depois, separamos os ingredientes e colocamos a mão na massa. Ao saírem quentinhos do forno, foi uma boa comilança ao som de "A Arca de Noé!"

Capoeira e Semente

A Turma da Semente conheceu o livro "Berimbau Mandou te Chamar", de Bia Hetzel, e outros instrumentos que podem compor uma roda de capoeira. Alegres, as crianças cantarolaram cantigas típicas e apreciaram as divertidas ilustrações de Mariana Massarani.

De Todos

Flautistas da Pró Arte

Vale a pena conferir a apresentação "A Pequena África - Pixinguinha, João da Baiana e Donga", dos Flautistas da Pró-Arte. Além de ex-alunos e alunos de nossa escola que participam do grupo, a novidade é nossa querida Bebel Nicioli, ex-aluna e filha do Raimundo, que acompanha o Coral de nossa escola, na direção musical. Parabéns, Bebel! Dias 23 e 24/11, sábado e domingo, às 16h, no Galpão do Espaço Tom Jobim, Jardim Botânico.

Belly Button Bazar

Nesse sábado acontecerá o Bazar de roupas para crianças de 0 a 3 anos, acessórios para mães e lançamento da loja Belly Button online. Não Percam! No auditório do Botafogo Medical Center, na Rua Dona Mariana 143, das 15h30 às 19h30.

Aniversários

De 25 de novembro a 1º de dezembro

25 Antonia de Arruda Quintiliano F8TB
26 Jailton dos Santos AUX
26 Helena Leite Guimaraes Rego F6M
26 Luiza Seabra Fagundes AUX
28 João Pedro Soares Dantas F7M
28 Gabriel Eyer Protasio de Oliveira F9MA
29 Bianca Alves de Andrade Azevedo F7T
29 Cosmo Maduell Vieira Kischinhevsky TBT
29 Olivia Aranha Baldridge F4T
30 Nicolas Ivo de Araujo Lima Barretto Lopes TDT
1 Beatriz Pamplona Estellita Lins TAM