Notícias de 14 de novembro de 2013 - Ano XX

Para Todos

Feriados

Nosso Informe está circulando, excepcionalmente, nesta quinta-feira devido ao feriado de amanhã. Na próxima semana teremos feriado na quarta-feira, Dia da Consciência Negra, mas não haverá enforcamento.

Reunião de Pais

A reunião de final de ano, por segmento, tem sido um momento de avaliação da qualidade dos serviços da escola, de esclarecimento de dúvidas relacionadas a alguns princípios de nossa proposta pedagógica e a procedimentos de rotina que muitas vezes têm interferido na avaliação dos pais, além de um momento importante de reflexão sobre as sugestões e críticas enviadas pelos questionários. Temos aproveitado também para uma discussão sobre o tema institucional para o ano seguinte. Não deixem de participar. Contamos com sua colaboração e parceria.
Fundamental II (F6 a F9) - 26/11 (ter)
Fundamental I (F1 a F5) - 28/11 (qui)
Sempre às 19h.

Ensaio Geral

Nos dias de ensaio, as turmas não terão aula na escola e precisaremos contar com as famílias para levar e buscar os alunos ao Teatro Carlos Gomes nos seguintes dias e horários:
Fundamental I - 9/12 (seg)
- Turno da Manhã de 9h às 12h30
- Turno da Tarde de 13h30 às 16h
F6 - 9/12 (seg), de 16h às 18h
F7 - 12/12 (qui), de 12h às 14h
F9 - 12/12 (qui), de 8h às 11h30
A Educação Infantil e as F8 não necessitam ensaiar no local.

Festas de Encerramento

Nossas Festas de Encerramento acontecerão no Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, Centro.
Fundamental I - 14/12 (sáb).
Manhã: 9h; Tarde: 11h.
Educação Infantil - 15/12 (dom), às 9h.
Fundamental II - 15/12 (dom), às 10h30.

Biblioteca

Na próxima semana encerraremos os empréstimos da biblioteca. Dezembro será apenas para leitura na escola e devoluções. Contamos com a ajuda das famílias orientando os alunos e responsabilizando-os pela manutenção deste acervo, que é coletivo.
Esse também é um bom período para os alunos sugerirem títulos para a lista de livros para 2014.

Ensino Fundamental I

Tangram I

As tardes das F1 estão cheias de cores e formas. Escutamos uma das versões da história do Tangram e assistimos a alguns vídeos. Agora, nossos pequenos estão sendo desafiados a criar formas como coelho, gato, samurai, cachorro, entre outros.

Oui, Oui, Paris!

Por que Paris? Nos estudos sobre o Impressionismo, as crianças das F2 observaram que tudo acontecia em Paris. Ficaram intrigadas e finalmente descobriram: a Belle Époque - um período de grande efervescência tecnológica e, sobretudo, cultural no fim do século XIX, na Europa. Leram que Napoleão III construiu novos prédios, ruas e avenidas em Paris. Rapidamente se lembraram que também foi ele quem criou o Salão dos Recusados, onde os impressionistas fizeram a famosa exposição que mudaria para sempre os caminhos da arte.

Depois da Feira...

"Contamos o dinheiro, fizemos contas e calculamos o lucro de cada turma. Depois de discutir, fazer mais cálculos e uma votação, decidimos passar um dia assistindo ao filme "Meu Malvado Favorito 2", comendo sorvetes e yogoberrys com muitos toppings. É claro que não poderá faltar a pipoca no nosso cinema!"
(Texto Coletivo - F3T)

Novidades no Museu Nacional

"Foi um dia muito quente, mas mesmo assim aproveitamos bem o nosso passeio. Ao chegar no Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, fomos direto para a exposição 'Revolução das Plantas'. A exposição falava sobre o surgimento das plantas desde a era jurássica e como o nosso planeta surgiu. Tocamos nos troncos de madeira e sentimos as marcas e a textura dos fósseis das folhas. Tinha até fósseis de raízes e caules!
Mas nós sabíamos que tinham mais coisas naquele museu e resolvemos visitar! Fomos logo no lugar que tinham os esqueletos dos animais pré-históricos e vimos o quanto eram gigantes! Em outra sala, estavam expostos os animais e plantas marinhos que viveram há muito tempo no nosso planeta. Vimos uma lula gigante que foi encontrada há 900 metros de profundidade e um bicho que, hoje, é considerado um caranguejo gigante.
Depois de tantas curiosidades marinhas, partimos para a parte mais 'cascuda' da exposição. Eram muitos insetos e aranhas com cascas e asas enormes e que davam muita aflição! E, para finalizar, chegamos ao Egito! Era hora de ver as múmias! Foi muito interessante saber o que acontecia quando as pessoas morriam no Antigo Egito.
Foi um passeio muito interessante, onde aprendemos bastante sobre como era a vida há milhões de anos na Terra."

(Texto Coletivo - F4T)

Tangram II

As F4 conheceram uma das lendas que contam a história da origem do Tangram e ganharam um para recortar e brincar. Nesta brincadeira, muitas descobertas estão surgindo, nos fazendo pensar nos conceitos de espaço, forma e geometria. Identificar as peças, as semelhanças e diferenças entre elas e criar figuras com as mesmas, foram algumas das propostas nesse início do trabalho. Aproveitem e brinquem bastante em casa. Mas, não esqueçam de trazer o Tangram de volta na próxima aula de Matemática para novas atividades.

Fração nas F5

Chegou a hora do trabalho com as frações! Primeiro levantamos algumas hipóteses e, em seguida, buscamos no dicionário o que significa o termo "fração". Depois, colocamos em prática nossas descobertas repartindo uma folha de papel em vários pedaços, com o objetivo de que a turma percebesse que quanto mais dividimos, mais as partes se tornam menores. O trabalho continua e, para isso, pedimos que as crianças tragam, na próxima aula, algumas pequenas coleções.

Encontro com Sandroni

As F5 tiveram uma companhia fiel ao longo do ano: a escritora Luciana Sandroni. Em sala, fizemos a leitura compartilhada de dois de seus livros, que serviram como guias para nossos estudos em história e literatura. Muitos outros títulos de sua autoria passaram também pelas crianças em cirandas na Biblioteca, como "Ludi na Revolta da Vacina", "Ludi Vai à Praia", "Ludi na TV", "Um Quilombo no Leblon", "Minhas memórias de Lobato" etc.
Por isso ficamos muito felizes quando conseguimos agendar sua presença para um bate papo, na próxima terça-feira, dia 19/11. Esses encontros são sempre um sucesso!

Visita da F6T na Tribo

"Cinco crianças da F6T participaram da Tribo da F5T e falaram sobre como vai ser a F6, no próximo ano. A F5T perguntou: quantas turmas de F6 tem? Quais são as aulas que a F6 tem? Quem são os professores? Além dessas, tinham muitas outras! Com carinho, as cinco crianças responderam detalhadamente e, no final, elas tiraram uma foto com a gente pra registrar esse momento que deixou a turma mais calma." (Marina Terry)

Carinhoso

Esta semana a F1 manhã está conhecendo Pixinguinha. Esse mestre da música, que contribuiu para a divulgação do Choro em todo o mundo, tem alegrado nossos dias. Pesquisamos a origem do seu apelido e estamos aproveitando para falar das personalidades que ajudaram a divulgar o nome da nossa cidade. Já pesquisamos sobre Vinícius de Moraes e o próximo será Cartola. Aguardem!

Ensino Fundamental II

Machado de Assis nas F6

As F6 iniciaram uma pesquisa sobre a vida e a obra do escritor Machado de Assis, e, em breve, irão trabalhar o conto "Um Apólogo".
Por estar em domínio público, o texto está disponível no site da escola - no formato epub - e em toda a rede em outros formatos.
Gostaríamos de experimentar a leitura em um suporte diferente, por isso pedimos aos alunos que tragam, nas próximas aulas de Português, um equipamento eletrônico (smartphone, tablet ou notebook) que permita, individualmente, o acompanhamento da leitura.
Mas ninguém ficará de fora, quem não tiver ou puder trazer, não precisa se preocupar porque deixaremos algumas cópias impressas.

Circuito das Grutas

Imagine o centro da Terra! Não chegamos lá, mas as F6 tiveram uma grande experiência durante o passeio pelo Circuito das Grutas, no Parque Nacional da Tijuca. Trilhas e caminhos foram os desafios postos. Geologia e biodiversidade foram os temas trabalhados na aula-campo, sob a monitoria do Instituto Moleque Mateiro e do professor Pedro Henrique.

Filosofia nas F8

Fique tranquilo, você não está lendo errado. Filosofia, sim! E na aula de Matemática! Nesta semana começamos a trabalhar, em geometria, conceitos como ponto, reta, semirreta e segmento de reta. O que é um ponto? Qual é a definição de reta? E de semirreta? Como assim uma reta é infinita? E a semirreta, também é infinita? Quanto mede um ponto?
Perguntas que exigiram um grau alto de abstração, onde muitas vezes a resposta não parece precisa, não é palpável.

Final Project

Os alunos das F8 e F9 estão agora empenhados na elaboração do projeto final de Inglês. O projeto permitirá que eles usem todos os conteúdos estudados para produzir um diálogo real. Após essa primeira fase de elaboração textual, que está sendo realizada em sala, eles deverão dar vida ao texto e criar uma fotonovela, para a qual farão ilustrações ou usarão fotos. Por fim, para termos uma atmosfera em que todos participem e possam partilhar sua produção, os trabalhos deverão ser apresentados em slides.

Blocos Econômicos Regionais

As F9 realizaram um estudo sobre os blocos econômicos regionais. Identificaram que esse fenômeno surgiu como uma estratégia de ampliação e fortalecimento dos mercados nacionais, dentro do contexto de uma economia globalizada cada vez mais competitiva. Descobriram que, dependendo do tipo de integração, os blocos econômicos podem ser classificados em quatro tipos: zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária. Depois, pesquisaram informações sobre alguns blocos como Mercosul, Nafta, Apec e União Européia.

Aniversários

De 18 a 24 de novembro

18 Amanda B X Castelo Branco TCM
18 Luísa P da Silva Goldenstein F1T
18 Rosilene Farias Costa AUX
18 Ana Beatriz Lima Pereira F7M
19 Ludimila Silveira Horta F6M
19 Flora Guimarães Nogueira F5MA
19 Sebastião Silveira Horta F6M
19 Antonio Neves Saad F7T
20 Tom Lacevitz Midani F5MB
20 Antônio B de Carvalho Oliveira F3T
21 Luna Gonçalves Dias F3M
22 Tomas Cortes Bartholo F8TB
22 Julia Moreira Aguiar de Brito F5T
23 Ravi Gribel Mansur Igreja TCM
23 Clara Leite Schmidt F7M
23 Clara Buarque de Freitas F9MA
24 Bruna Zobaran Staretz F7T
24 Gabriel Martins Lanzillotta Abreu TBM
24 Eduardo Ferreira Vergara F3M
24 Andreia Martins Rosa AUX