Notícias de 8 de novembro de 2013 - Ano XX

Para Todos

Feriados

Temos dois feriados nas próximas semanas: Dia da Proclamação da República, na sexta, 15/11, e Dia da Consciência Negra, na quarta, 20/11. Este último, no meio da semana, sem enforcamentos.

Festa, Ensaio e Figurino

As Festas de Encerramento serão no Teatro Carlos Gomes.
Os ensaios acontecerão nos seguintes dias e horários:
Fundamental I - 9/12 (seg), em horário ainda a ser confirmado, mas dentro do turno escolar;
F6 - 9/12 (seg), de 16h às 18h;
F7 - 12/12 (qui), de 12h às 14h;
F9 - 12/12 (qui), de 8h às 11h.
As turmas não terão aula no dia de seus ensaios.
A Educação Infantil e as F8 não necessitam ensaiar no local.
A festa do Fundamental I se realizará no dia 14/12, sábado. As da Educação Infantil e do Ensino Fundamental II, no dia 15/12, domingo.
As sugestões de figurino já seguiram pelas agendas. Em caso de dúvida, procurem as orientadoras.

Ensino Fundamental I

Um Novo Olhar

Depois de feiras e festas, finalizamos os projetos das turmas e logo retomaremos os olhares para o Projeto Institucional. O que pensávamos sobre este tema quando tudo começou? E agora? Certamente o projeto nos transformou. Aproveitamos para agradecer a todos que puderam contribuir e enriquecer nossas vivências e pesquisas.

Personalidades Cariocas

Muitas pessoas foram importantes e ajudaram a escrever a história da nossa cidade fazendo músicas, poesias, monumentos... As F1 vão homenageá-las começando por Vinicius de Moraes. Poeta, músico, dramaturgo e diplomata, este carioca viu o Rio com olhos de encantamento e fez transbordar o amor pela Cidade em seus versos. As crianças estão lendo e ouvindo suas poesias e canções e aproveitando para pesquisar sobre ele no computador.

Pesquisadores nas F2

As F2 fizeram mais uma pesquisa utilizando o livro "Museu Impressionista em Adesivos". Após trabalhar com tantos procedimentos ao longo do ano, o desafio dessa vez foi buscar as respostas e fazer o registro individualmente. Foi interessante ver como as crianças trabalharam com autonomia. Ao final, socializaram seus recursos para localizar as informações no livro, revelando o quanto cresceram como estudantes. Estão mesmo de parabéns!

Mundo das Artes

Imbuídas pelo espírito artístico, as crianças das F2 ficaram muito interessadas em duas exposições em cartaz na cidade: "Obsessão Infinita", de Yayoi Kusama, no CCBB, e "Parc Lumière", de Julio le Parc, na Casa Daros. Pediram que fossem anunciadas no Informe para que os pais pudessem levá-las. Ficam aqui como dicas culturais para o fim de semana!

Feira Livre nas F3

O evento da feira é uma das etapas de um processo de estudo de Matemática, que inclui outras áreas de conhecimento como História, Geografia e, principalmente, o manejo das questões cotidianas.
O interesse foi grande, a pesquisa e o trabalho de campo nos mercados que abastecem nossas casas deram às crianças um pouco da dimensão econômica e logística dessa atividade.
Vivenciaram como comprar produtos no atacado, negociaram preços com os comerciantes, contabilizaram despesas e preços de venda para cada produto e, sobretudo, o papel de feirante ganhou corpo a partir da atuação das crianças.
O trabalho continua, estamos avaliando nosso percurso para deixar nossas contribuições para os feirantes de 2014.

Sentimentos

Os alunos das F3, nas aulas de Teatro, continuam trabalhando com a expressão do corpo em cena. Porém, agora são os sentimentos que conduzem a nossa criação. Como demonstramos aquilo que sentimos? Como bebemos água quando estamos tristes? Como andamos quando estamos com medo? Como tomamos banho quando estamos felizes? Essas experimentações estão sendo importantes para a construção do personagem e compreensão de sensações que muitas vezes vivenciamos, mas nem sempre sabemos como nomear.

Queimado Real

Uma nova forma de jogar queimado, realizada pelo Fundamental II, foi incorporada pelas F3M e F4M ao repertório de jogos. Bombas, Generais, Tenentes e Espiões são alguns dos personagens que surgiram para aumentar o grau de dificuldade. O sucesso é tanto que o "Queimado Real" - como é chamado - tem sido solicitado até pelas crianças das F1, que nunca o jogaram mas já escutaram falar!

A Revolução das Plantas

Na próxima terça-feira, a F4T irá ao Museu Nacional para visitar a primeira exposição de paleobotânica em 195 anos de história do Museu - "A Revolução das Plantas".
Todos estão curiosos: "o que será que vamos aprender?"

As Histórias de Lobato

A F4T está bastante envolvida com a leitura do livro "Reforma da Natureza" e com muitas outras histórias de Monteiro Lobato. No último encontro na Biblioteca, os alunos assistiram ao episódio do Sítio do Pica Pau Amarelo "No Reino das Águas Claras", levado pela aluna Alice Melo. Foi um momento gostoso e descontraído e mais uma possibilidade diferente de "ler" Lobato.

Livro de Matemática

Aliado das F4 no trabalho de Matemática, nosso livro didático complementa a nossa prática. Rico em possibilidades e desafios para estudar e exercitar os conceitos trabalhados, neste momento está sendo bastante utilizado como dever de casa. Rever e fixar conteúdos é importante para a conquista de segurança e de habilidade com as operações numéricas. Na hora da correção, compartilhar resoluções diferentes enriquece nossas aulas e ajuda muito a tirar as dúvidas que surgem.

Torneio de Futebol

O torneio proposto pela F4T aconteceu. Empolgadas, as crianças estenderam o convite de participação à F5T, o que proporcionou aos grupos importantes momentos de troca de experiências. Com times, organização, juízes e torcidas mesclados entre as duas turmas, as crianças puderam vivenciar a cooperação e o espírito de equipe, aprender a controlar seus impulsos, respeitar os colegas e seguir as regras preestabelecidas.

Recado Importante para as F5

Depois da Feira Moderna, novas frentes se abrem ou têm continuidade. Estamos concluindo, nas aulas de Projeto, a leitura de "Emília no País da Gramática", realizando o projeto "Leitores do Dia" com as crônicas, escrevendo e revisando os últimos Informes Literários e, ainda, nas aulas de Matemática, estamos trabalhando com frações.
Não podemos deixar de destacar que temos também a montagem de nossa Festa de Encerramento, com trabalhos nas aulas de Teatro, Música e Dança, demandando estudo e dedicação. Enfim, meninos e meninas, há ainda muito trabalho pela frente! Por tudo isso, é importante que todos mantenham os deveres e leituras em dia e, principalmente, estejam presentes às aulas. Contamos com a responsabilidade de todos!

As F5 no Dia D de Drummond

As turmas de F5, já bastante envolvidas com as crônicas do Veríssimo e do Fernando Sabino por causa da leitura de "Festa de Criança" e "Cara ou Coroa", aproveitaram a proximidade do dia 31/10, o Dia D, aniversário de Drummond, para conhecer suas crônicas (e também poemas) e homenageá-lo.
Em Itatiaia, houve um aquecimento quando uma das tarefas da gincana foi recitar um de seus poemas. No retorno da viagem, aconteceu a Invasão Literária! Divididas em pequenos grupos, as crianças levaram às outras turmas do Fundamental I e II seus poemas e crônicas preferidos. Assim ficou o nosso convite à leitura desse grande escritor mineiro!

Informes Científico e Literário

As F5 prepararam o seu primeiro Informe Científico - Tudo é Água! - com os estudos apresentados na Feira Moderna sobre a Água.
Nessa semana, também publicamos os textos da F5MB inspirados no livro da Luciana Sandroni, "Joaquim e Maria e a Estátua do Machado" - Estátuas Cariocas. As crianças escreveram sobre um inusitado encontro com uma estátua carioca.

Medindo a Área do Pereirão

Com um metro quadrado feito de jornal em mãos, as F5MA e MB seguiram para o Pereirão para medir sua área. Após refletir e discutir sobre como proceder e que cálculos fazer, através de diferentes maneiras, as crianças concluíram que nosso Pereirão tem uma área de aproximadamente 85 metros quadrados. Agora, é hora de darmos continuidade a esse trabalho oferecendo às crianças outras situações e propostas que os desafiem ainda mais.

Origami

Envolvidos com o trabalho de geometria e Tangram, as crianças de F5T conheceram também a história do Origami e receberam a visita da Rita, coordenadora, que veio ensinar como se faz o Tsuru, uma ave sagrada do Japão. As crianças identificaram as formas geométricas que se formam a cada dobra, seguindo os passos da construção das dobraduras. Elas tiveram ainda o desafio de pesquisar e fazer outros origamis que, em breve, farão parte de uma exposição juntamente com outros trabalhos de Matemática realizados nesse semestre.

Trabalho em Equipe

A equipe da Revista Ciência Hoje das Crianças esteve novamente com as F5. Nesse encontro, foi dado um retorno positivo da avaliação feita pelos alunos sobre a revista e trouxeram uma nova encomenda. Desta vez, a proposta foi avaliar o novo número da revista, ainda inédito! Em pequenos grupos, as crianças leram e revisaram os textos, propuseram mudanças e apontaram o que acharam interessante. Haverá, ainda este ano, um último encontro de fechamento desse trabalho. Tem sido muito bom fazer parte! Aproveitamos para agradecer, mais uma vez, à Catarina e à Bianca o carinhoso convite de parceria. Visitem o link: Ciência Hoje das Crianças - Troca de Papéis

F5 em Itatiaia

Parte do registro que Artur Lobão (F5T) fez da viagem à Itatiaia:
"As F5 fizeram uma ótima viagem... Nas tribos, muitas conversas nos ajudaram a nos preparar para a viagem. Antes de partirmos tivemos que estar atentos às várias recomendações e cuidar muito do planejamento. Organizamos os quartos (quem iria ficar com quem), foi uma decisão rápida, sem confusão, o que foi bom, porque todos ficaram satisfeitos com seus companheiros. Uma recomendação importante foi o uso do sino. Funcionava da seguinte maneira: quando o sino era tocado todos parariam o que estivessem fazendo e iriam se organizar em uma roda em frente dos dormitórios, pois uma notícia importante seria dada. Uma outra coisa importante era a educação com as pessoas do lugar, ninguém podia descuidar disso. Ficaríamos livres, mas três brincadeiras seriam obrigatórias: a gincana, a caça ao tesouro e o pique bandeira.
Chegando lá, foi uma alegria! Nós nos organizamos em uma roda para saber o nosso quarto, depois disso partimos para a diversão. Algumas brincadeiras nós fizemos quase todos juntos, como o queimado - professores x alunos. As crianças arrasaram, deram uma canseira nos adultos e ganharam. Gincana, pique bandeira, caça ao tesouro, piscina, festa etc. Tudo isso foi pura diversão, voltamos para casa só pensando na próxima viagem."

Ensino Fundamental II

Cineclube

Na próxima quarta-feira, dia 13/11, de 18h às 20h30, teremos mais uma sessão do Cineclube Sá Pereira. O filme escolhido pelos alunos foi "Saneamento Básico", do diretor Jorge Furtado.

F6 no Circuito das Grutas

Como parte dos estudos de Geografia, na próxima semana as duas turmas irão realizar trabalho de campo no Circuito das Grutas, na Floresta da Tijuca. Vamos torcer para o tempo ajudar!
F6M - 13/11 (qua)
F6T - 12/11 (ter)
É preciso trazer o que comer e beber para o lanche e vir com roupa e calçado adequados para a caminhada. O uso de filtro solar e repelente também é recomendável. O passeio ocorrerá no horário normal das aulas.

Notícias nas F6

Os alunos estudaram os diferentes gêneros textuais presentes no jornal como a reportagem fotográfica, o lide, o editorial e as colunas. Depois, como se fossem jornalistas, apresentaram para a turma, em grupos, notícias de acontecimentos relevantes do século XX.

Fazendo-se Quadro

Cindy Sherman refaz quadros conhecidos a partir de fotografias, se retratando nelas. Baseados no trabalho dessa artista, os alunos das F7, nas aulas de Artes, escolheram obras, criaram as vestimentas e começaram a elaborar o cenário. Alguns resultados já começam a aparecer.

Ensaios

Os alunos das F7 estão ensaiando para a peça de fim de ano. Está sendo um grande desafio trabalhar com trechos de peças de Shakespeare. Um trabalho e tanto! Agora, estamos começando a inserir a trilha sonora, também renascentista, que vai nos ajudar a construir o clima das cenas.

Literatura nas F7

Estamos avançando, aos poucos, a leitura de "O Velho e o Mar", de Ernest Hemingway. Esta obra literária de precisão narrativa, passada em Cuba, conta a história de dois personagens que se complementam: o experiente pescador Santiago e o jovem Manolin.
Paralelamente a esse trabalho, continuamos envolvidos com o universo da poesia. Cada grupo está selecionando algum poema interessante de livros da biblioteca para ser lido e analisado pela turma.

Organizando as Aulas nas F8

Com o objetivo de organizar o pouco tempo que temos para o término do ano letivo e as tantas coisas que ainda pretendemos fazer nas aulas de Português, os estudantes receberam um cronograma com todos os dias de aula e as intenções de trabalho mais gerais. A ideia é atualizá-lo a cada encontro, a partir do que realmente conseguirmos realizar. Já estão marcados no cronograma, por exemplo, dias de teste, encontros para a discussão do livro adotado, entrega de tarefa, filmes, leitura de memórias etc.
Iniciamos a leitura de "Diário da Queda". Muitos estudantes ainda estão sem o livro, portanto pedimos a colaboração das famílias para que o providenciem o mais rápido possível.
Ainda com relação à Literatura, estamos em processo de realização do terceiro desafio literário em torno da história "A Maior Flor do Mundo", de José Saramago. O desafio? Reescrevê-la de um jeito muito mais bonito, como propôs seu autor, dedicando a produção às crianças menores da nossa escola.

Esgrima

A esgrima foi o esporte escolhido pelos alunos de F9 para as aulas de Educação Física.
Aos poucos estamos conhecendo sua história, regras e aprendendo alguns movimentos básicos. Concentração, equilíbrio e agilidade são qualidades importantes nos exercícios das nossas manhãs de segunda-feira.

De Todos

Orquestra de Sopros

A imperdível Orquestra de Sopros da Pró Arte homenageia João Bosco. O espetáculo será dia 9/11, sábado, às 17h30, no Centro de Visitantes do Jardim Botânico, com direção Musical de Claudia Ernest Dias, Fernando Trocado e Raimundo Nicioli. Muitos dos integrantes do grupo são nossos ex-alunos, o que nos deixa muito orgulhosos!

O Lobo sem Chapéu

"O Lobo sem Chapéu", com Marta Parret e Rogério Barros, autoria de Denise Crispun e direção de Beto Brown, está em cartaz no Teatro Municipal do Jockey, sábado 9 e domingo 10/11, às 16h30. Os alunos da Sá Pereira terão desconto na bilheteria ao apresentar a carteirinha de estudante. Lembramos que a lotação do teatro é pequena, 84 lugares, por isso é importante chegar um pouquinho antes, mas não percam!

Aniversários

De 11 a 17 de novembro

13 Beatriz Carneiro Cardoso da Silva F7M
13 Pamela Acatauassu Martins PRO
13 Luca Novello Moreira F5MA
14 Bernardo Fortes Piquet Pessôa F4T
14 Guillermo Aiex Oliveira F6T
14 Pedro Futura Andrade de Oliveira F1T
14 Joaquim Giacomini Simões F4M
14 Mila Sá de Oliveira TBM
15 Pedro Viegas Santangelo TBT
17 Vitor Manoel de Carvalho AUX