Notícias de 8 de novembro de 2013 - Ano XX

Para Todos

Festa de Encerramento

Nossa festa será no Teatro Carlos Gomes, dia 15/12, no turno da manhã. Estamos preparando uma grande homenagem ao Vinicius de Moraes. Em breve encaminharemos as sugestões de fantasias pelas agendas.

Feriados

Temos dois feriados nas próximas semanas: Dia da Proclamação da República, na sexta, 15/11, e Dia da Consciência Negra, na quarta, 20/11. Este último, no meio da semana, sem enforcamentos.

Educação Infantil

Visita à Turma do Pintinho

Para enriquecer nossas pesquisas sobre Vinicius de Moraes, a Turma do Pintinho recebeu a visita da Tânia e do Daniel, pais da Teresa (TAT). Numa conversa descontraída, as crianças falaram e cantaram algumas músicas da coletânea "Arca de Noé", em especial a música "O Ar (O Vento)".
Tânia trouxe diversos materiais e nos ensinou a fazer uma biruta para pendurarmos no pátio e acompanharmos a direção do vento. Durante a confecção da biruta fomos acompanhados por Daniel que, equipado com seu violão, tocava e cantava, junto com os pequenos, algumas músicas do poetinha.

Jabutis no Zoológico

Passeio ao Jardim Zoológico nas palavras das crianças:
"A gente viu os bichos lá no zoológico." (Tiago)
"Gostei de ver o tigre." (Hugo)
"Gostei do leão." (Luisa R.)
"Eu achei legal os jabutis porque estavam misturados com as tartarugas." (Arthur R.)
"Eu vi a cobra e gostei do jabuti grande e do pequeno." (Mariana)
"Foi divertido, eu vi um bicho que mais gostei, que foi o pato e as araras também." (Arthur U.)
"Eu gostei mais da girafa. Foi muito divertido." (Nina)
"Eu gostei dos tigres, tinha um que estava andando de um lado para o outro." (Mila)
"Eu gostei mais do lobo. Eu achei um macaco sentado comendo banana." (Miguel)
"Eu gostei do elefante, ele é grandão." (Priscila)
"Eu adorei o passeio, gostei de ver o leão." (Rafaela)
"Eu gostei do leão, ele estava dormindo." (Maria Vitória)
"Eu gostei do elefante porque ele tem uma tromba. Foi legal o passeio." (Luiza W.)
"Eu achei o jacaré grande! A cobra estava paradinha." (Beatriz)
"Eu gostei da girafa porque ela tem o pescoço grande." (Clara)
"O passeio foi legal, eu gostei mais do leão." (Ana)
"Eu gostei do jacaré e da cobra." (José)
"Eu vi o elefante grande." (Marina)

Futebol

"Em bola de meia
Jogando de meia-direita ou de ponta
Passava da conta
De tanto driblar."

Este trecho do poema "O Poeta Aprendiz", já tão conhecido das crianças, inspirou nossa semana, que teve pelada com bola de meia no pátio, chute a gol e até futebol de peteleco. Descobrimos que, além de bom de bola quando criança, Vinicius torcia pelo Botafogo e admirava o jogador Garrincha, o "anjo de pernas tortas".
Listamos os times de futebol das crianças da Turma da Borboleta, que tentaram reproduzir os escudos das equipes e um campo de futebol na sala de artes.


A Curiosa Idade de Vinicius

A Turma do Ovo está muito envolvida com as pesquisas sobre a vida e a obra de Vinicius de Moraes. Resolvemos brincar com a idade que o poeta teria. 100 é um número grande? Onde encontramos os números? Para que eles servem? Quantas tampinhas precisaremos para chegar ao 100?
Em uma divertida brincadeira viramos detetives e com lupas em mãos percorremos a escola procurando a presença dos números em nosso dia a dia:
"No extintor." (Dudu)
"No telefone." (Greta)
"No blocão da Turma do Camaleão." (Julia)
"Nas páginas dos livros." (Cecília)

Vinicius e seus Parceiros

Envolvidos com a pesquisa acerca da vida e da obra de Vinicius de Moraes, a Turma do Papel escutou a história "Poetinha das Crianças", elaborada em 2003 por duas turmas da escola. As crianças conheceram os principais parceiros do poeta e alguns de seus grandes sucessos foram exibidos no telão do salão. Mas, mesmo assim, a canção "Garota de Ipanema" continuou a ser a predileta da turma.


Arte Naïf Conta Vinicius

A Turma do Camaleão se aventurou no Museu Internacional de Arte Naïf para um passeio diferente: as crianças foram conhecer e pensar sobre a vida e a obra de Vinicius de Moraes através dos artistas naïfs.
Em visita guiada, as crianças relacionaram pinturas que retratam paisagens do Rio com músicas como "Garota de Ipanema", brincaram de localizar animais da "Arca de Noé" em quadros feitos com tecidos e conheceram um pouco mais sobre o Vinicius diplomata, a partir de obras de artistas internacionais. Depois, as crianças foram convidadas a desenhar inspiradas no que apreciaram e a partir de temas de sua preferência, assim como fazem esses artistas.
Ao chegarem à escola, cada uma apresentou seu trabalho para a turma explicando o que havia motivado o seu desenho. Foi um passeio muito especial!

Semente Calculando

A Turma da Semente foi incentivada a resolver problemas de matemática e participou das atividades buscando estratégias de resolução. Envolvidas com as histórias da vida de Vinicius de Moraes, as crianças se divertiram fazendo estimativas sobre o número de poesias compostas pelo poeta. Nossos pequenos fizeram a leitura e a escrita desses números, familiarizando-se com o nosso sistema numérico. Foi um desafio e tanto!

Mais Poetinha

Envolvidas com os preparativos para a Festa de Encerramento, as crianças da Turma do Gelo estão conhecendo as músicas de Vinicius de Moraes que farão parte desse dia especial. Em cada uma delas, uma história e parceiros diferentes. De "Berimbau" a "Garota de Ipanema", passando por "Aquarela" e muitas outras, vamos explorando em contextos diversos a vida e a obra do poetinha.

De Todos

O Lobo sem Chapéu

"O Lobo sem Chapéu", com Marta Parret e Rogério Barros, autoria de Denise Crispun e direção de Beto Brown, está em cartaz no Teatro Municipal do Jockey, sábado 9 e domingo 10/11, às 16h30.
Os alunos da Sá Pereira terão desconto na bilheteria ao apresentar a carteirinha de estudante.
Lembramos que a lotação do teatro é pequena, 84 lugares, por isso é importante chegar um pouquinho antes, mas não percam!

Orquestra de Sopros da Pró Arte

A imperdível Orquestra de Sopros da Pró Arte homenageia João Bosco. O espetáculo será dia 9/11, sábado, às 17h30, no Centro de Visitantes do Jardim Botânico, com direção Musical de Claudia Ernest Dias, Fernando Trocado e Raimundo Nicioli.
Muitos dos integrantes do grupo são nossos ex-alunos, o que nos deixa muito orgulhosos!

Aniversários

De 11 a 17 de novembro

13 Beatriz Carneiro Cardoso da Silva F7M
13 Pamela Acatauassu Martins PRO
13 Luca Novello Moreira F5MA
14 Bernardo Fortes Piquet Pessôa F4T
14 Guillermo Aiex Oliveira F6T
14 Pedro Futura Andrade de Oliveira F1T
14 Joaquim Giacomini Simões F4M
14 Mila Sá de Oliveira TBM
15 Pedro Viegas Santangelo TBT
17 Vitor Manoel de Carvalho AUX