Notícias de 1º de novembro de 2013 - Ano XX

Para Todos

Festa e Ensaio Geral

Estamos felizes com a confirmação do Teatro Carlos Gomes para a realização de nossas festas de encerramento. Teremos muito mais conforto e recursos nesse espaço tão bonito! Para usufruir dessas vantagens, precisaremos criar estratégias que viabilizem os ensaios no novo endereço, Praça Tiradentes, Centro da Cidade, lugar mais distante do que o de costume. E, para isso, precisaremos contar com a colaboração das famílias.
Os ensaios acontecerão nos seguintes dias e horários:
Fundamental I - 9/12 (seg), em horário ainda a ser confirmado, mas dentro do turno escolar;
F6 - 9/12 (seg), de 16h às 18h;
F7 - 12/12 (qui), de 12h às 14h,
F9 - 12/12 (qui), de 8h às 11h.
As F8 não necessitam ensaiar no local.
A festa do Fundamental I se realizará no dia 14/12, sábado. As da Educação Infantil e do Ensino Fundamental II no dia 15/12, domingo.

Ensino Fundamental I

F1 Biblioteca

Tem lugar mais divertido que uma biblioteca? Essas turmas adoram visitar a morada dos livros. Todos se deliciam ouvindo e contando histórias. Fazem rodas e leem juntos, fazem indicações aos amigos e ouvem atentos as escolhidas pelos professores. Já temos alguns autores preferidos: Ana Maria Machado, Eva Furnari, Mariana Massarani, Ruth Rocha, Illan Brenman, Vinicius de Moraes e Cecília Meireles. Mas facilmente se encantam por outros que tragam histórias recheadas de humor e aventura. Os clássicos também ocupam um lugar especial no coração desses leitores.

Uma Explosão de Alegria

"Finalmente Santa Clara e São Pedro ajudaram para o nosso passeio acontecer! Visitamos o Forte São João para saber mais sobre a cidade, e conhecemos o lugar em que ela foi fundada por Estácio de Sá. Pudemos ver muitos canhões e suas balas que serviam para proteger a nossa cidade. Brincamos de pique-pega e fizemos um delicioso lanche coletivo. Foi incrível e emocionante estar exatamente onde foi fundada a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro!" Texto Coletivo F1T

Laranjaria da F2M

"A F2M fez uma festa fantástica! A gente fez um quadro vivo chamado 'Le Moulin de la Galette', que foi pintado por um artista impressionista chamado Renoir. A gente também fez uma feirinha moderna. Cada grupo explicou o que nós aprendemos. Depois chamamos nossos pais para pintar ao ar livre conosco. Ensinamos eles a colocar tinta nas paletas e fazer pinceladas impressionistas. Tinham vários quadros e a nossa sala ficou parecendo museu. Tivemos a ideia de chamar nosso museu de Laranjaria, brincando com o nome do museu L´Orangerie. Os pais se divertiram muito e nós também!" Texto Coletivo F2M

O Encontro da Arte

"Na Festa Pedagógica da F2T a gente fez uma visita guiada ao Museu Laranjaria, onde vários quadros ganharam vida. Algumas crianças foram guias oficiais e outras representaram uma cena viva de uma pintura. Teve cena de vários modos de pintar: rupestre, realista e impressionista, fizemos muitas artes para encher o museu e para nossos pais se inspirarem. Depois a gente entregou uma paleta de pintor, papel, pincel e tinta e chamamos nossos pais para pintar com a gente. Fizemos a transformação da sala em um grande ateliê de pintura e todo mundo saiu super feliz e emocionado dessa visita!" Texto coletivo F2T

Muitos Cálculos

"Nós da F3T começamos a trabalhar com a calculadora porque iremos usá-la na feira que faremos para os pais na próxima quarta-feira.
Fomos desafiados a fazer adições com várias parcelas de dinheiro e para isso tivemos que usar o ponto no lugar da vírgula. Também fizemos outros cálculos, mas não podíamos apertar nem o botão do 0 e nem o do 6, assim tivemos que compor os números de outras formas. E para finalizar, fizemos uma competição para ver quem resolvia a mesma operação mais rápido utilizando diferentes suportes como a calculadora, o ábaco e o lápis.
Esperamos que no dia da feira estejamos craques no uso da calculadora e que não erremos nas contas!"
Texto Coletivo

Cobal

"Fomos na Cobal entrevistar os feirantes e aprendemos muitas coisas. Descobrimos que todos eles precisam acordar muito cedo para pegar sua mercadoria na Ceasa. Quando chegam na Cobal, precisam arrumar tudo com muito cuidado para não deixar marcas nos produtos.
Eles vendem muito, quase tudo. Quando tem sobra, eles doam para uma instituição que fica no Humaitá. Descobrimos também que alguns alimentos importados vêm de São Paulo em um caminhão frigorífico que é bem gelado, igual uma geladeira, mas as hortaliças vêm de Teresópolis. Também entrevistamos os peixeiros que primeiro brincaram com a gente, dizendo que para vender peixe era preciso ter um barco e saber pescar, mas depois falaram que os que eles vendem vêm do Sul, Santa Catarina."
Texto Coletivo da F3T

Feira nas F3

Na segunda-feira iremos ao CADEG fazer compras para a nossa Feira Livre. A F3T precisa chegar na escola às 9h40 e trazer um lanche caprichado para o almoço. A F3M terá horário normal.
Quarta-feira será o grande dia, quando receberemos os pais para as compras dos produtos hortifruti. F3M às 11h e F3T às 16h. Não esqueçam de trazer dinheiro trocado e sacolas para as compras. Estamos esperando por vocês!

Dia de Tapioca nas F3

Misturar os temas Rio Amazonas, ribeirinhos e feira livre resultou numa manhã de tapiocas recheadas com muitas gostosuras.
A criançada aprovou: "Hum, que delícia!", "Podia ser todo dia assim!", "Estou descobrindo várias combinações de recheios!", "Tapioca, tomate e nutella é muito bom!", "Ribeirinho toma banho de rio e come tapioca todo dia!"

Mais Bichos Para a Arca

Para homenagear Vinicius de Moraes, as F4 escreveram poemas com diferentes animais que agora fazem parte de sua "Arca de Noé". Organizamos os poemas e algumas ilustrações em novos Informes Literários. Confiram no site da escola!
"E abre-se a porta da arca..."

Que Bicho É Esse?

Os alunos da F4T invadiram a Biblioteca da F1T para apresentar as poesias que eles criaram com os bichos que não estavam na "Arca de Noé", de Vinicius de Moraes. Primeiro, contaram um pouco sobre a vida do poeta e, depois, cada um leu a sua poesia para que os alunos adivinhassem de que bicho eles estavam falando. Foi um encontro muito descontraído, em que os menores se divertiram e ficaram sabendo um pouco mais sobre a vida e a obra do nosso querido poetinha.

A Revolução das Plantas

As F4 farão seu último passeio! Irão ao Museu Nacional para visitar a primeira exposição de paleobotânica em 195 anos de história do Museu - "A Revolução das Plantas".
Todos estão curiosos: "o que será que vamos aprender?"
F4M - dia 8/11 (sex).
F4T - dia 12/11 (ter).

O Algoritmo da Divisão

As F4 começaram a trabalhar com o algoritmo da divisão. E para resolver esses cálculos, precisaram fazer muitas estimativas pensando: quantas vezes um número "cabe" no outro? Para isso, a habilidade com cálculos mentais e o conhecimento das multiplicações por números exatos estão sendo muito utilizados neste momento. Descobrimos também que para dividir precisamos estar craques na adição, na subtração e na multiplicação. A cada conta, construímos uma "caixa de ajuda" com as multiplicações que podemos usar durante a realização do algoritmo. Vejam o comentário de algumas crianças ao final das primeiras vivências:
"Eu peguei o jeito!" (Alexandre - F4M)
"É fácil quando a gente aprende." (Pedro Ferreira - F4M)
"Fazer divisão é muito irado!" (José - F4T)
"Eu achei trabalhoso, mas legal!" (Julia - F4T)

Cantoria no Spantinha

O Coral dos alunos de F4 e F5 se apresentou no evento Spantinha, na Lagoa, no último domingo. Cantamos todo o repertório aprendido neste ano, com direito à estreia de duas músicas que ainda não haviam sido apresentadas: "Metamorfose Ambulante", de Raul Seixas, e "Parabolicamará", de Gilberto Gil. Parabéns às crianças pela gostosa e afinada cantoria!

As F5 na Fazenda da Serra

Quem não fica feliz em passar dois dias com os amigos num ambiente amplo e juntinho da natureza? Pois é, foi assim que as turmas de F5 começaram a semana.
Lá em Itatiaia, os dias não foram muito ensolarados, mas não choveu e pudemos brincar na piscina, jogar muita bola, baralho, participar de uma divertida gincana, uma caça ao tesouro e, principalmente, fazer amigos nas outras turmas. Foram muitas emoções o tempo todo, especialmente no jogo de queimado professores X alunos, com a vitória dos alunos, depois de muita garra. Essa viagem a gente nunca mais esquece!

Informe Literário na F5T

Sai do forno mais um Informe Literário da F5T! Desta vez, nossos autores contam histórias vividas junto com seus personagens favoritos da Literatura. Tintim, Judy Moody e Emília são alguns dos convidados dessa aventura literária. Vale a pena conferir no site.

Ensino Fundamental II

Cinema, Pipoca e Conversa

Todo o Ensino Fundamental II comemorou o Dia das Crianças com uma sessão especial e exclusiva do filme "Corda Bamba - História de uma Menina Equilibrista", com pipoca, refrigerante e um bate-papo com o diretor, Eduardo Goldenstein, pai da Beatriz (F8TB) e do Gabriel (F6T). A delicadeza e a profundidade do roteiro tocaram as crianças. O universo alegre e sofrido da vida circense, a importância das relações de confiança e cumplicidade que construímos e o conflito que gera crescimento atravessam todo o filme. Diferente das grandes produções exibidas atualmente para os jovens, "Corda Bamba" está aí para resgatar o sensível, o sutil, o tênue fio que distingue o imaginário do real. É uma produção cuidadosa e respeitosa ao texto original de Lygia Bojunga, que emocionou nossos alunos e gerou um enorme debate no final da sessão. Parabéns a todos que participaram da realização do filme. Para aqueles que não tiveram oportunidade de estar conosco nesse dia, o filme está em cartaz no Espaço Itaú de Cinema.
Mais informações em www.cordabambaofilme.com.br.
Na revistapontocom, você lê a entrevista de Eduardo falando sobre a produção. www.revistapontocom.org.br

Circo no Fundamental II

As turmas do Fundamental II farão, até o fim das aulas, uma vivência nas modalidades circenses. Assistimos a vídeos de diferentes circos do mundo e discutimos como a cultura influencia na formação do espetáculo. Partindo para a prática, nossa primeira aula foi de equilíbrio com pirâmide humana.

Frações

Os alunos de F6 continuam o estudo sobre as frações. No momento, estão vendo as operações. Já aprenderam a adição, a subtração, a multiplicação e a potenciação. O próximo passo é a divisão. Temos uma avaliação marcada para a próxima terça-feira, dia 05/11, envolvendo os conteúdos já vistos.

Dicionário

"É com dois tes?"; "Como se escreve?"; "O que significa?" Além de responder a estas perguntas, a consulta aos dicionários inglês-português nas F6 mostrou que eles podem ser muito úteis também para apresentar outros usos de palavras já conhecidas e para dar informações sobre a classe gramatical. Entendemos ainda que, muitas vezes, para atribuir significado a uma palavra, apenas a tradução não basta e que devemos entender o contexto em que a palavra é utilizada. Também foram discutidas as vantagens e desvantagens do uso de dicionários e de tradutores digitais.

Geometria

As F7 estão se aprofundando na Geometria. Estamos conhecendo melhor o que são ângulos, retas e polígonos, principalmente triângulos e quadriláteros, observando suas características. Na próxima quarta-feira, dia 6/11, faremos uma avaliação. Para essa atividade, os alunos precisam trazer o par de esquadros, a régua e o transferidor.

Ainda Teatro do Oprimido

Depois de assistir ao documentário do Zelito Vianna sobre o Teatro do Oprimido, os alunos das F8 se aproximaram ainda mais da vida e da obra de Augusto Boal. Começaram, então, a experimentar algumas linguagens cênicas que são vertentes do Teatro do Oprimido, como o Teatro Jornal, o Teatro Fórum e o Teatro Invisível. Agradecemos à Tita (mãe do Antonio Nunes) pelo DVD, uma valiosa contribuição.

Polígonos na F8

Nesta semana iniciamos o estudo sobre os diversos polígonos, com ênfase nos triângulos e quadriláteros. É a Matemática ganhando forma em um mundo geométrico ao nosso redor.

Casa Grande e Senzala

Tivemos dois dias muitos especiais no Quilombo São José e na Fazenda Ponte Alta. As F8 conheceram parte da história de nosso país: o Brasil colonial, a resistência negro-africana e o ciclo do café foram temas descortinados durante o passeio pedagógico. Compartilharam experiências e puderam também refletir sobre o que é diversidade e o que é lutar por direitos.

Looking Back in Time

Após terminar o estudo gramatical do verbo "wish" no passado, seguimos para algumas atividades lúdicas e de personalização do conteúdo nas F9. Os alunos observavam imagens no telão que representavam situações hipotéticas e criavam frases para as falas dos personagens. Como não havia apenas uma resposta certa, a criatividade foi o carro chefe das aulas. Posteriormente, trabalhamos a personalização. Os alunos responderam à pergunta: "O que você gostaria de ter feito de forma diferente na sua vida?"
Nas F8, estamos no início do "simple present". Até agora trabalhamos apenas o verbo "to be" nesse tempo verbal, de forma que pudéssemos focar mais na estrutura, deixando a inclusão de novos verbos para um próximo momento.

Quem É Ele?

Os ensaios da peça "As Transformações do Rock Brasil", das F9, estão de vento em popa. Unimos as duas turmas para um ensaio de Teatro e Música. Foi muito importante para que todos pudessem ter uma visão total do espetáculo, mas ainda temos muito trabalho pela frente.

Mamanguá

"A viagem de formatura do nono ano foi perfeita! O tempo instável não nos impediu de realizar nenhuma atividade.
O Saco do Mamanguá é um lugar isolado, com a natureza totalmente preservada, para qualquer lugar que olhávamos a vista era incrível. A praia em frente à pousada era só nossa e terminávamos o dia no mar.
Guiados por um caiçara que nos levou para conhecer um pouco de sua cultura, chegamos em sua casa fazendo uma trilha pela Mata Atlântica, passando por riachos e manguezais. Lá comemos uma comida dos deuses preparada por sua família e pintamos barquinhos feitos por eles. Na volta, remamos em canoas. Cheios de coragem, disputamos quem chegaria primeiro à praia. Alguns competidores chegaram nadando!
Para descontrair os músculos cansados do remo, fizemos um som em volta da fogueira, mesmo com o número reduzido de violonistas. Já o bongô foi um sucesso!
Apesar de ter sido a nossa primeira e última viagem juntos, o clima não era de despedida, mas sim de muita alegria: formamos uma família. Queremos outra!!!"
Texto coletivo - F9MA e F9MB

Circunferência e Círculo na F9

Chegou a vez da circunferência e do círculo: com eles, agora se completam o entendimento e domínio do cálculo de áreas e perímetros. A base do estudo de triângulo nos possibilitará compreender e relacionar conhecimentos anteriores e chegar a conclusões muito interessantes sobre esta figura de "infinitos lados".

De Todos

iPad Desaparecido

Pedro (F2M) não encontra seu iPad que tem uma capa dos Angry Birds vermelha. Alguém viu?

Aniversários

De 4 a 10 de novembro

4 Clara Tavares Siqueira Bairral TAT
4 Jose Flaksman Veloso TCT
5 Francisco Vianna Diaz TDT
5 Carolina Galvão Maia F4T
5 Lara Lage Moreno F2M
6 Beatriz Baeta Saback F1M
7 Antonio Nery Abrantes F4T
7 Julia Bacellar Freudenfeld F1T
8 Maria Jacobina Campos Gelli F7T
8 Miguel Galvão de Morais Perpétuo F2T
8 Bianca Oliveira Fernandez PRO
9 Antonio Oswaldo Cruz Penido Antunes TAT
10 Ana Clara Mecler Fajn F6M
10 Gabrielle Campos Ferreira da Silva AUX