Notícias de 1º de novembro de 2013 - Ano XX

Para Todos

Festa de Encerramento

Estamos felizes com a confirmação do Teatro Carlos Gomes para a realização de nossas festas de encerramento. Teremos muito mais conforto e recursos nesse espaço tão bonito!
A festa do Fundamental I se realizará no dia 14/12, sábado. As da Educação Infantil e do Ensino Fundamental II no dia 15/12, domingo.

Educação Infantil

Visita Musical

As turmas da manhã receberam a visita de Paulo Aragão e Célia Vaz, pai e avó da Rita (TCM) e do Miguel (TAM). Violonistas, propuseram um ensaio dedicado às músicas do Vinícius de Moraes, que contou com a participação animada das crianças. Antes de começar a cantoria, os dois afinaram os violões e, a cada início de uma nova música, combinavam o momento das entradas do som do violão e da voz das crianças. Atentos à direção dos músicos, nossos pequenos cantaram as canções selecionadas por eles, entre elas "Arca de Noé" e "Garota de Ipanema", encantando a todos. Foi um encontro inesquecível e repleto de emoção e significado.

O Pato

Ao lermos para a Turma do Jabuti a poesia "O Pato", de Vinícius de Moraes, surgiu a seguinte pergunta entre as crianças: "Por que o pato foi pra panela?" Iniciamos, então, nossas pesquisas sobre este animal. Assistimos a uma animação da música e depois a um vídeo com a história do Patinho Feio. Nossa intenção é trazer informações, imagens e histórias que nos deem pistas sobre como e onde vivem os patos e, quem sabe, poderemos encontrar uma resposta para a indagação das crianças.
Na próxima terça-feira, dia 5/11, iremos ao Jardim Zoológico. O lanche será coletivo.

Passeio ao Zoológico

Numa tarde de muito calor, a Turma do Pintinho visitou o Jardim Zoológico. As crianças se encantaram com a girafa, o leão, o jacaré, o pinguim, o elefante, entre outros animais. Envolvidas com a história "Arca de Noé", fizeram perguntas sobre os bichos que apreciaram e cantaram as músicas do repertório cantado na escola. O calor era tanto que decidimos lavar o rosto num chuveirão que havia por lá, o que deixou as crianças pra lá de animadas! No final do passeio, o balanço do ônibus trouxe um soninho para muitos... Foi uma tarde alegre e gostosa para os nossos "pintinhos"!

O Ar (O Vento)

A Turma da Borboleta vem, aos poucos, conhecendo a vida e a obra de Vinicius de Moraes. O menino, de asas nos pés que gostava da palavra escrita, cresceu, e não é que virou poeta?! Nessa semana conheceram o poema "O Ar (O Vento)", musicado mais tarde por Toquinho.
A história "Nosso Amigo Ventinho", de Ruth Rocha, complementou a conversa sobre o tema e depois, na sala de artes, as crianças experimentaram um novo jeito de pintar, soprando a tinta com canudo.

O Poeta e o Anjo

As crianças da Turma do Ovo tiveram uma grande surpresa ao descobrirem que no lugar do coração do Vinícius batia uma estrela solitária!
Numa tarde bem divertida fomos driblando um, driblando dois e chegamos ao Clube do Botafogo! Na sede histórica da General Severiano, passamos pelo túnel do tempo e vimos o jogador que emocionou o poeta, o grande Mané Garrincha, conhecido como "o anjo das pernas tortas". Vimos ainda várias declarações de amor do poeta ao time alvinegro. Ao final, entramos em campo e marcamos um golaço!

Presente com Afeto

Mobilizadas com a visita de Paulo e Celia, pai e avó da Rita (TCM) e do Miguel (TAM), a Turma do Papel preparou um presente para ser entregue a eles, inspirado nos conhecimentos adquiridos sobre a vida e a obra de Vinicius de Moraes. Atividades de artes e linguagem envolveram a preparação desse presente.
Aproveitamos para perguntar às crianças o que já sabiam sobre o poetinha e pedimos que elaborassem pequenas cenas inspiradas nos contextos relacionados a ele. Com lápis de cor e canetinha preta, todos se empenharam delineando traços com capricho e utilizando muitas cores. Para a construção do bilhete que acompanhou os desenhos, a turma contribuiu com suas ideias e algumas crianças foram os escribas.

Jogos e Brincadeiras

A Turma do Camaleão tem aproveitado cada vez mais os jogos e as brincadeiras em equipe como o futebol, o queimado e o rouba-malha. Com boas gargalhadas, as crianças experimentam diferentes formas de locomover o corpo no espaço e elaboram e testam estratégias utilizando o raciocínio lógico. Os impasses resolvidos entre os grupos também são momentos em que exercitam a escuta e refletem sobre os acordos, desenvolvendo a habilidade de trabalhar coletivamente.
No final das partidas, os olhares dizem que o importante é que todos se divirtam. Com abraços, torcidas e comemorações para todos os lados, a turma tem apreciado esses momentos com muita alegria e fortalecido os laços afetivos.

No Ritmo de Berimbau

"Capoeira me mandou dizer que já chegou..." E na Turma da Semente, chegou para ficar!
Conhecemos a música, "Berimbau", de Vinícius de Moraes e Baden Powel. Na aula de Expressão Corporal convidamos a Flavinha, professora da Turma do Jabuti, para tocar esse instrumento tão presente na nossa cultura e que nos contagia com seu ritmo. Aproveitamos para brincar com os movimentos e a ginga e aprender com a Renata os nomes de alguns golpes da capoeira.

O Poetinha e a Arte Naif

O passeio da Turma do Gelo ao Museu Internacional de Arte Naif foi muito especial. A visita guiada teve como tema a vida e a obra de Vinicius de Moraes, contextualizadas com as obras do acervo. Apreciamos telas de alguns locais do Rio de Janeiro que foram marcantes na vida do poeta: o lugar onde ele nasceu, o bairro onde estudou, o teatro onde encenou pela primeira vez a peça "Orfeu da Conceição" e a Praia de Ipanema. Fizemos também um tour pelas obras internacionais que coincidem com países onde Vinicius esteve como artista ou diplomata. Inspiradas nas telas, as crianças cantaram e fizeram um caprichado desenho.

Aniversários

De 4 a 10 de novembro

4 Clara Tavares Siqueira Bairral TAT
4 Jose Flaksman Veloso TCT
5 Francisco Vianna Diaz TDT
5 Carolina Galvão Maia F4T
5 Lara Lage Moreno F2M
6 Beatriz Baeta Saback F1M
7 Antonio Nery Abrantes F4T
7 Julia Bacellar Freudenfeld F1T
8 Maria Jacobina Campos Gelli F7T
8 Miguel Galvão de Morais Perpétuo F2T
8 Bianca Oliveira Fernandez PRO
9 Antonio Oswaldo Cruz Penido Antunes TAT
10 Ana Clara Mecler Fajn F6M
10 Gabrielle Campos Ferreira da Silva AUX