Notícias de 25 de outubro de 2013 - Ano XX

Para Todos

Coral na Lagoa

No domingo, dia 27/10, o Coral da Sá Pereira se apresentará no evento "Spantinha", na Lagoa, no Parque do Cantagalo, próximo ao quiosque Palafita. Temos participado desse acontecimento há alguns anos e é sempre muito colorido e divertido. Além das apresentações musicais, há animadores, palhaço e espaço para diversas brincadeiras para entreter crianças de todas as idades. Os alunos de F4 e F5 devem chegar às 11h para a concentração, com a camisa da escola, e procurar por Cecília, Andrea Travassos, Maíra, Raimundo, João ou Rô. A apresentação está marcada para as 11h30.
Contamos com a participação de todos. Em caso de chuva o evento será adiado. Se ficarem na dúvida, consultem a página principal de nosso site.

Ensino Fundamental I

Clube dos Macacos

Os passeios em comemoração ao Dia das Crianças das F1/F2 e F3/F4 aconteceram num clima muito tranquilo e com muita diversão e brincadeiras. Jogos de futebol, mergulhos na piscina, brincadeiras no parquinho e um lanche super gostoso tornaram esse momento inesquecível!

F1M no Forte de São João

A bela vista da praia da Urca foi o local escolhido por Estácio de Sá para fundar o Rio de Janeiro. Lá, vimos a réplica da pedra fundamental e aprendemos muito sobre a história da nossa cidade. Vimos uma linha do tempo, observamos os canhões, as construções e as estátuas de Estácio de Sá e Mem de Sá. Foi um passeio ao túnel do tempo, como disse Cecília ao atravessar o portal do forte.

Passeio da F1T

A F1T tem que torcer para não chover na próxima terça-feira, quando iremos ao Forte São João.

Bailarina nas F2

Em meio aos preparativos para a Festa Pedagógica, as F2 encontraram uma surpresa no salão: Roberta, professora de dança, estava com seu traje de bailarina para que todos pudessem observá-la e desenhá-la, com giz pastel, assim como Degas fazia nos bastidores dos teatros parisienses, no fim do século XIX.
Agradecemos à Roberta pela experiência enriquecedora.

Festa Pedagógica de F2

Esperamos as famílias das crianças das F2 para a Festa Pedagógica na próxima quarta-feira. A festa da turma da manhã será às 8h e a da tarde, às 16h.

Música Peruana

Nas aulas de Música, as F3 estão se aproximando da música peruana. Depois de ouvir e experimentar a queña e a zampoña, duas flautas andinas, as crianças começaram a tocar na flauta doce um huayno, ritmo típico desse país onde nasce o Rio Amazonas.

Eventos de F3

Dia 29/10, terça-feira, a F3T irá à Cobal.
Dia 04/11, segunda-feira, as duas F3 irão ao CADEG: F3M no horário regular e F3T chegará mais cedo, às 9h40.
Dia 06/11, quarta-feira, as famílias estão convidadas para uma feira de verdade. F3M às 11h e F3T às 16h.

Como Funciona uma Feira

A F3M foi à Cobal pesquisar sobre o dia a dia dos trabalhadores de lá. Com perguntas "na ponta da língua", entrevistaram os barraqueiros e descobriram muitas coisas.
"Esses comerciantes trabalham todos os dias inclusive aos domingos."
"Observamos que os alimentos orgânicos se diferenciam dos não orgânicos, pois nessas plantações não são usados produtos químicos, que fazem os produtos comuns ficarem mais vistosos."
"Nas horas vagas os trabalhadores aproveitam para consertar as caixas e os produtos nas bandejas."
"A maioria dos produtos vem de cidades do interior de São Paulo."

Discutimos sobre as embalagens que vendem no atacado e no varejo e o significado desses termos.
Agora, é continuar a pesquisa. Rumo ao CADEG!

Reescrevendo Textos

Os alunos da F4T retomaram o trabalho da reescrita de textos. Após receberem de volta o texto corrigido e comentado pela professora, os alunos devem reescrevê-lo fazendo as correções necessárias. Com isso, queremos que, com maior autonomia, reflitam sobre o conteúdo e a forma do texto e sobre a ortografia das palavras. O momento é de leitura, escrita e reflexão. Mãos à obra!

Um Viva a Vinicius de Moraes

Para homenagear o poeta Vinicius de Moraes, que faria cem anos no dia 19/10, as F4 invadiram a Pereirinha para contar aos pequenos um pouco da sua vida e da sua obra. Transformaram trechos da biografia do poetinha em um texto na primeira pessoa, onde "pequenos Vinicius" se apresentaram. Depois, leram e recitaram os poemas que fizeram, ampliando os animais da sua "Arca de Noé". Os pequenos se divertiram bastante enquanto tentavam descobrir os animais a partir da leitura feita. Para terminar, cantamos juntos um poema musicado desse querido artista. Foi um encontro e tanto!

No Computador

Envolvidos com as atividades de Geometria, as crianças de F5T tiveram um aula especial utilizando os computadores. Organizaram-se em duplas para um jogo de Tangram. O desafio foi formar algumas figuras a partir de diferentes peças geométricas colocadas na posição correta. A brincadeira fez a meninada "quebrar a cuca", mas a diversão e o resultado valeram a pena!

Artes Marciais em Dança

Dando continuidade ao trabalho com as artes marciais, as F5MA e MB receberam a visita do Fabricio, mestre do Esteban, pai da Joana (F5MA). Fabricio nos contou sobre sua formação no Kung Fu e respondeu a inúmeras perguntas sobre o estilo "louva-a-deus do norte". Em seguida, nos mostrou algumas sequências de movimento. Agradecemos imensamente a presença de vocês.

F5 Vai para Itatiaia

As F5 irão comemorar o Dia das Crianças na segunda-feira, em Itatiaia. Sairemos às 7h e retornaremos na terça feira, às 19h. É muito importante que todos cheguem pontualmente. Sugerimos que já deixem de véspera a bagagem organizada e tragam, além de muita alegria, água e um lanchinho para a viagem.

As Crônicas Chegaram às F5

Finalmente, depois de muita expectativa, as turmas estão levando para casa os livros de crônicas "Festa de Criança" e "Cara ou Coroa", comprados no começo do semestre. A ideia é que cada um leia o livro inteiro, escolha uma crônica para ser apresentada na atividade dos "Leitores do Dia" e depois troque o seu livro com um amigo que tenha um título diferente.
As leituras do Machado de Assis, grande cronista da nossa cidade, também continuam.
E a próxima semana promete novidades literárias com o dia D de Drummond.

Ensino Fundamental II

Criando Laços

Nas últimas Tribos, a F6M tem buscado novas parcerias e a formação de novos laços de amizade. Fizemos uma brincadeira onde cada um escolheu e foi escolhido para formar pares. Eles passaram a semana partilhando conhecimentos, atividades de sala de aula e se conhecendo melhor. O final da brincadeira era trazer um presente confeccionado para seu novo amigo. Todos exercitaram sua criatividade e generosidade e produziram colares, cartas, desenhos, brownies, cookies, caixinhas, cadernos personalizados e muito mais. Nessa semana, em grupos, fizeram o mapa da sala e debateram a melhor configuração para o trabalho. A dedicação e o envolvimento deles em relação a esse tema possibilitaram a construção de novas arrumações das carteiras, no formato propício para o debate (roda) ou grupos de trabalho. Dessa forma, constroem autonomia necessária para uma organização próxima a uma autogestão, conseguindo se implicar nos conflitos, se responsabilizando coletivamente por eles.

Relevo Terrestre

Aproveitamos o período para sistematizar os conhecimentos sobre os agentes externos que modelam o relevo terrestre. Com base numa ficha sobre a ação humana e da natureza, as F6 estudaram os diferentes tipos de erosão e as diferenciaram do processo de intemperismo químico e físico das rochas e do solo.

Exposição Parnaso

Com base nos registros escritos e fotográficos do passeio no PARNASO, as F7 selecionaram as melhores fotos do campo e pesquisaram sobre os temas estudados como bioma, ecossistema, manguezal, Mata Atlântica e a história do parque nacional. Nosso objetivo é realizar um pequeno ensaio fotográfico com esse material.

Navegar é Preciso

Nas F7, depois de falarmos sobre o Renascimento, entramos no universo das Grandes Navegações. Um período de descobertas, medos e aventuras. Começamos entendendo o porquê de Portugal ter sido o primeiro país a se lançar ao mar e depois acompanhamos como se deu a busca por um novo caminho para as Índias. Utilizamos algumas fontes para entender o cotidiano das viagens, como a emoção das novas descobertas e os principais problemas enfrentados pelos marinheiros. Foi pedida a elaboração de um diário de bordo. Os alunos terão que se passar por marinheiros e relatar suas aventuras em mares nunca antes navegados.

Blog das F8

"Ao decorrer deste ano, as turmas de oitavo ano escreveram textos, memórias. E, com o chegar da Feira Moderna, vimos que seria adequado reunir parte desses textos literários em um só lugar. Um blog.
O link para este santuário literário está disponível no site de nossa amável escola. Mas, caso esteja demasiado cansado, aqui está o endereço: memorias-em-construcao.tumblr.com
Caso queira enviar sua memória, entre em contato com a gente ou com a Flavia, professora de Português."
(Dora e Luiza)

Fahrenheit, para Terminar

Após assistirmos ao filme "Fahrenheit 451", de François Truffaut, as aulas de Português foram dedicadas à produção de um texto que chamamos "de criação". Foram criados gêneros textuais diferentes a partir de quatro propostas que relacionavam o livro e o filme.
Ainda como desdobramento da atividade, fizemos um troca-troca dos textos produzidos e cada um assumiu o lugar de comentador do texto do colega, por escrito, tendo em vista a proposta escolhida e seu conteúdo.

Adoção de Livro para as F8

Nesta reta final de ano letivo, estaremos envolvidos com a leitura da obra "Diário da Queda", de Michel Laub, Companhia das Letras. Pedimos especial atenção para a aquisição do livro porque já não temos tanto tempo. Na próxima semana iniciaremos a leitura.
A ideia é colocar os estudantes em contato com um romance contemporâneo que dialogue com as suas questões, que tangencie um universo mais próximo: memórias, identidades, experiências aos 13/14 anos, escola, cultura, enfrentamento, violência, exclusão, bullying. Fazemos a todos o convite!

Viagem das F8

Nos dias 29 e 30/10, as F8 realizarão sua viagem a Valença para conhecer o Quilombo São José e a Fazenda Ponte Alta. O que é preciso levar:
- 2 mudas de roupa (bermuda, short, calça comprida, roupa de banho, blusas, casaco, toalha para a piscina, chinelo)
- Caderno para anotações
- Lápis/caneta
- Boné/chapéu
- Protetor solar e repelente
- Máquina fotográfica
- Lanche para o ônibus (opcional)
Não é preciso levar roupa de cama.
Saída: 29/10 (ter), às 7h.
Retorno: 30/10 (qua), às 17h30.

Novo Informe Literário nas F8

Publicamos os poemas escritos pelas turmas, nas aulas de Português, em torno do tema institucional, Transformações. Alguns textos desse conjunto foram escolhidos para a produção da Festa de Encerramento das F8, um trabalho que tem sido realizado com a parceria dos professores de Artes. Como de costume, os autores levarão o Informe impresso. Não deixem de apreciar!

Revolução Francesa

Nas F8, para finalizar o conteúdo da Revolução Francesa, os alunos estão produzindo uma versão do livro adotado. O objetivo é que relatem suas impressões sobre o processo revolucionário e busquem suas próprias interpretações sobre os principais acontecimentos. Agora começamos a trabalhar o período napoleônico e suas consequências.

Composições

Dedicamos as aulas de Música das F8 ao processo de composição. Depois de criar poemas nas aulas de Português, os alunos têm se esforçado para musicá-los, usando diversos ritmos e instrumentos. As outras linguagens artísticas ajudaram nesse processo que já gerou uma "gravação guia" da música de cada turma. As próximas aulas serão dedicadas à elaboração dos arranjos.

Aparelhos Eletrônicos

Com o objetivo de saber como se dá o uso de aparelhos eletrônicos pessoais na escola, as F9 realizaram um Censo. Nas Tribos, elaboraram o questionário que foi aplicado a professores, alunos e funcionários da escola, totalizando 178 pessoas. Veja o resultado expresso em gráficos, no site.
Agora, a partir das informações colhidas durante o Censo, iniciarão uma campanha pelo uso pedagógico em sala de aula. Atualmente são usados para diversos fins: fazer e receber ligações, trocar mensagens, jogar jogos, entrar em redes sociais, fazer atividades, ouvir e pesquisar músicas, usar a calculadora, bloco de anotações, produzir e compartilhar resumos, ver tv, tirar fotos, fazer filmagens e gravações, fazer postagens, realizar pesquisas, aprofundar conteúdos, ampliar informações, esclarecer dúvidas rápidas, utilizar dicionários, fazer planejamentos, tabelas e planilhas, utilizar aplicativos pedagógicos, fazer pesquisa de imagens, visualizar horários de reuniões e agenda, produzir relatórios etc.
Na próxima semana, divulgaremos uma cartilha produzida pelo grupo da F9 com 5 bons motivos para utilizar os aparelhos eletrônicos em sala de aula.

Aniversários

De 28 de out a 3 de nov

28 Giulia Hervé Quaranta Cabral Elia F7M
28 José Schmidt Felippe Lopes Dominges TAM
28 Filipa Moletta Mendes Moraes TAT
29 Antonio Bento de Oliveira Barbalho F4T
29 Arthur de Moura Ungier TAM
29 Sofia Ribeiro Matta de Almeida F2T
29 Giovanna Grand Szuldzycer PRO
30 Miguel de Castro Aragão TAM
31 Joao Pedro Lima Muniz F7T
31 Sofia Cançado Cheib F7M
1 Leonardo Kasahara Mattietto TCM
1 Maia Rocha Coentro Burgos F4M
2 Alexandre Orosz F4M
2 Manuela Martins Parente de Mello F7T
3 Nina de Souza Zangrandi F5MB
3 Gabriela Saad Campos F9MB
3 Luca de Souza Zangrandi F5MA