Notícias de 25 de outubro de 2013 - Ano XX

Para Todos

Mostra de Artes

Depois de uma forte chuva, o sol apareceu para comemorar o centenário de Vinicus de Moraes e brindar a Mostra de Artes da Pereirinha!
Felizes e orgulhosas, nossas crianças, acompanhadas de seus familiares, comemoraram o que aprenderam e produziram na escola. Trabalhos inspirados no tema do Projeto Institucional - "Transformações" - foram compartilhados em clima de muita alegria. Foi uma manhã muito especial! Agradecemos a presença de todos.

Mais Homenagem ao Poetinha

Dessa vez foram os alunos das F4 que vieram contar para os pequenos sobre a vida e a obra de Vinicius de Moraes. Trouxeram um painel com a Arca de Noé e muitos bichos que desenharam. Depois, recitaram poemas que criaram para esses bichos que não haviam embarcado na história original. Nossos pequenos se divertiram a valer num gostoso jogo de adivinha, a partir da leitura feita. Para comemorar esse encontro tão gostoso, cantamos, todos juntos, a música, "A Casa". Foi uma manhã muito legal!

Banho de Chuveirão

O tempo vem esquentando e com o calor surge a vontade das crianças se refrescarem no chuveirão da escola. Pedimos aos pais que mantenham uma roupa de banho e uma toalha de rosto na mochila, até o final do ano.

Educação Infantil

Jabutis na Arca

Uma grande e divertida brincadeira embalou nossa manhã da última quinta-feira. Com caixas de papelão e muita imaginação, as crianças construíram uma arca, se transformaram em bichos e entraram na embarcação para se proteger da tempestade! Depois de muita farra, o vento soprou levando a tempestade embora e trazendo o sol.
De agora em diante, pesquisaremos sobre alguns animais que embarcaram na Arca de Noé e observaremos se eles têm hábitos diurnos ou noturnos.

Pintinhos ao Vento

Publicado no Infome 758 em 25/10/2013
A Turma do Pintinho pegou carona na ventania que tivemos nessa semana e conheceu a música "O Ar", de Vinicius de Moraes. As crianças se divertiram com o conteúdo de sua letra através de diferentes brincadeiras. No salão, dançaram com os ventiladores ligados e, no pátio, observaram as folhas das árvores balançando e sopraram os cabelos dos amigos. Depois, produziram leques de papel na sala de artes para se refrescar. Entre tantas brincadeiras, perguntamos: alguém viu o vento? Envolvidas com essas experimentações, as crianças teceram alguns comentários:
"O vento balançou o cabelo da Aline." (Salvador)
"Eu não vi o vento!" (Miguel)
"O vento é o pum." (Isabel)
"Olha o vento lá na folha!" (Antonia)

Muitas Palavras

Foi com muita animação que as crianças da Turma do Ovo comentaram sobre a visita de seus familiares à Mostra de Artes. Aproveitamos para conhecer um pouco mais sobre o poeta Vinícius de Moraes e apreciar o livro "Poeta Aprendiz", criado a partir da música de mesmo nome composta por ele e Toquinho. Ao final, algumas perguntas surgiram em nossa roda: qual era o time do Vinícius? O que ele gostava de escrever quando era criança? E, assim como ele, pensando na palavra escrita, as crianças resolveram elaborar um texto coletivo.
"Foi um dia lindo de primavera. Fomos para a nossa Mostra de Artes, no dia em que o Vinícius de Moraes faria 100 anos. Apreciamos, com a nossa família, os trabalhos que fizemos. Todos gostaram muito de ver a escola enfeitada. Foi muito divertido!"
Na próxima terça-feira, iremos conhecer o Clube do Botafogo, time do coração de Vinícius de Moraes. Nesse dia, pedimos que só quem for botafoguense venha vestido com a camisa do time pois não é permitida a entrada vestindo camisas de outros times. O lanche será coletivo.

Brinquedos e Brincadeiras

As crianças da Turma da Borboleta se encantaram com o poema musicado, "O Poeta Aprendiz", de Vinicius de Moraes, e, através dele, descobriram muitos brinquedos: bilboquê, diabolô, gude de bilhar, pião e bola de meia. Na roda, manusearam alguns deles e, depois, o Érico foi convidado a nos ensinar a brincar com o pião e as bolinhas de gude. O desafio foi grande e a alegria, garantida! Aproveitamos para listar os brinquedos preferidos das crianças e ficamos imaginando se o poetinha teria brincado com alguns deles... Será?! Combinamos, então, para a próxima terça-feira, um pátio especial com os brinquedos escolhidos pelas crianças e registrados na agenda. Pedimos, também, que cada uma traga uma garrafa pet para uma atividade.
Na próxima quinta-feira, 31/04, faremos um passeio à Praia do Pepino, em São Conrado, para brincar e apreciar a prática de voo livre. Nesse dia, as crianças devem vir vestidas com roupa de banho por baixo do uniforme e com protetor solar passado no corpo. Não mergulharemos no mar. O lanche será coletivo.

Ares Marinhos para Papel e Semente

Embalada pela música, "Garota de Ipanema", a Turma da Semente visitou o bairro que tanto inspirou o poetinha. Passamos em frente ao restaurante que Vinícius de Moraes frequentava, contemplamos o mar, o calçadão e, depois de um saboroso piquenique, nos divertimos brincando na areia da praia. Foi uma manhã inspiradora!
A Turma do Papel visitou os mesmos lugares, no dia seguinte, e escreveu um texto coletivo:
"A Turma do Papel foi passear na Praia de Ipanema. Fizemos um lanche coletivo, estavam muito gostosas as comidas. Encontramos uma piscininha e aproveitamos para nos molhar e brincar muito. No final fizemos uma homenagem ao Vinicius de Moraes cantando a música 'Garota de Ipanema'. Foi mega, hiper legal!"

Como Nasce um Livro?

A Turma do Camaleão descobriu com a Débora, mãe do Francisco (TCT), que o livro nasce na nossa cabeça! Em uma gostosa roda de conversa ela refletiu com a turma sobre as transformações que ocorrem quando passamos a escrever: pensamentos viram palavras escritas, frases e textos. Depois, apresentou a "mala da inspiração", que continha diversas fotografias antigas. A partir da observação, as crianças criaram uma incrível história de duas crianças que viajaram no tempo. Débora, como mediadora e escriba, convidou as crianças a escrever e ilustrar a história, em uma envolvente criação coletiva. Em breve, quando o livro sair do forno, todos poderão embarcar nessa fantástica viagem no tempo!
Na próxima quinta-feira iremos ao Museu de Arte Naiff. O lanche será coletivo.

Gelo no Pão de Açúcar

Um dia muito especial ao lado dos amigos! Assim foi o passeio feito pela Turma do Gelo ao Pão de Açúcar. Muito animados, apreciaram a vista e identificaram diversos locais conhecidos, como o Cristo Redentor, a Ponte Rio-Niterói, a Praia da Urca, entre outros. Concentrados, fizeram com giz pastel um desenho de observação da Cidade vista lá de cima.
Deu um friozinho na barriga na hora da subida do bondinho, mas o medo foi desaparecendo depois de um abraço apertado dado pelo amigo ao lado. Com os olhinhos brilhando e a gargalhada solta, as crianças demonstraram estar felizes com a intensa emoção vivida nesse momento!

Aniversários

De 28 de outubro a 3 de novembro

28 Giulia Hervé Quaranta Cabral Elia F7M
28 José Schmidt Felippe Lopes Dominges TAM
28 Filipa Moletta Mendes Moraes TAT
29 Antonio Bento de Oliveira Barbalho F4T
29 Arthur de Moura Ungier TAM
29 Sofia Ribeiro Matta de Almeida F2T
29 Giovanna Grand Szuldzycer PRO
30 Miguel de Castro Aragão TAM
31 Joao Pedro Lima Muniz F7T
31 Sofia Cançado Cheib F7M
1 Leonardo Kasahara Mattietto TCM
1 Maia Rocha Coentro Burgos F4M
2 Alexandre Orosz F4M
2 Manuela Martins Parente de Mello F7T
3 Nina de Souza Zangrandi F5MB
3 Gabriela Saad Campos F9MB
3 Luca de Souza Zangrandi F5MA