Notícias de 18 de outubro - Ano XX

Para Todos

Reuniões de Pais

Próximas reuniões de pais, às 19h30:
F4 e F7 - 24/10
F9 - 31/10

Calendário 2014

Com a realização da Copa do Mundo no Brasil, não temos como antecipar o calendário do próximo ano. Ainda não há consenso entre as associações e sindicatos das escolas particulares, as redes municipal e estadual e o MEC. Existe a possibilidade de antecipação do recesso de meio de ano para meados de junho, mas a única certeza, até agora, é que começaremos o ano letivo no dia 10 de fevereiro.
É importante aguardar porque a falta de sincronia traria problemas para as famílias que têm filhos em escolas diferentes e para os professores que trabalham em mais de uma escola.

Matrículas 2014

Encerramos o período de renovação de matrículas dos alunos antigos. Agradecemos a confiança de todos que responderam positivamente enviando o requerimento.
Aguardamos até segunda-feira, 21/10, a manifestação de interesse e entrega da documentação pelos responsáveis dos alunos novos convocados para a Educação Infantil. A partir dessa data iniciaremos nova convocação para preenchimento das vagas ainda existentes, obedecendo à disponibilidade por idade e à ordem de visitação.
Já realizamos a convivência para o Primeiro Ano, finalizando o processo de matrícula para essa série.
A convocação para as demais turmas está em processo.

Ensino Fundamental I

Dia das Crianças

Próximos passeios ao Clube dos Macacos:
F1M, F1T, F2M e F2T - 22/10 (ter)
F3T e F4T - 23/10 (qua)
O lanche será do Clube, exigência do espaço. Serão servidos 2 mini-pizzas, 5 pãezinhos de queijo, 2 mini cachorros-quentes, refrigerante ou mate.
É importante que todos cheguem com a roupa de banho por baixo do uniforme e com o filtro solar e repelente passados, e que tragam uma pequena mochila com uma toalha e uma muda de roupa. Para quem não sabe nadar muito bem, recomendamos o uso de boia de braço ou "macarrões" de piscina.

A Festa e seus Desdobramentos

As crianças de F1 ficaram muito felizes em compartilhar suas aprendizagens com as famílias. Depois de trabalharem duro elaborando e organizando a exposição e os jogos, colocaram tudo em prática. Aproveitaram a festa também para fazer uma pesquisa com as famílias sobre as transformações mais recentes de nossa cidade. Depois de pensar o que é uma cidade, como se pode conhecer a história de uma cidade e como começou a nossa cidade, vamos tratar de suas transformações mais recentes.

Geometria no Mercado

Começamos o recolhimento de embalagens para o mercadinho das F2. As turmas foram divididas em grupos, cada um responsável por uma seção. Além do sistema monetário, o trabalho envolve arredondamento de preços, observação e análise das embalagens, relacionando-as aos sólidos geométricos. Vale ainda um olhar sobre o que consumimos em nossas casas lendo as informações dos produtos como lugar de origem, composição, ingredientes, receitas, entre outros. Quem ainda não trouxe embalagens, deve trazer 5 de sua seção, limpinhas.

Festa Pedagógica de F2

As festas das F2 serão no dia 30/10, quarta-feira. A da turma da manhã será às 8h e a da tarde, às 16h.

Impressionistas

Assim como a personagem Érica, do livro "Érica e os Impressionistas", as crianças das F2 também estão invadindo as pinturas de Monet, Renoir, Degas e outros artistas do século XIX. Nas aulas de Teatro, observaram algumas obras e imaginaram quem são aquelas pessoas que foram pintadas, onde estão e o que fazem. A partir daí, criaram uma cena em que eram os personagens dos quadros ou interagiam com eles.

Preparando Nossos Feirantes

As F3 vão mergulhar nas pesquisas sobre comércio de produtos hortifruti. Vamos discutir como esses alimentos chegam à nossa mesa (consumidor final) e as razões das variações de preços e de qualidade. Conheceremos os significados de expressões como lucro, prejuízo, atacado, varejo, abastecimento e outras que fazem parte desse universo.
Primeiro, faremos algumas pesquisas que precisarão da ajuda das famílias. Depois, iremos ao CADEG, no dia 4/11. Por fim, faremos uma feira de verdade com gostos, cheiros e cores variados, para abastecer as despensas das famílias, no dia 6/11 (cada turma em seu turno).
No dia 4, data da ida ao CADEG, a turma da tarde precisará chegar às 9h40 na escola.

Vamos Reformar a Natureza?

Na próxima semana, as F4 iniciarão a leitura do livro "A Reforma da Natureza", de Monteiro Lobato. Quem ainda não tem o livro precisa providenciar com urgência. Vamos embarcar nessa aventura com a turma do Sítio do Picapau Amarelo e descobrir o que é liberdade e como é importante respeitar o meio ambiente, além de questionar, junto com a Dona Benta, as mudanças que desequilibram a natureza. Será uma experiência e tanto!

Criando Diálogos

Nas aulas de Teatro, as F4 estão estudando a importância da fala em uma cena teatral. Vimos como a palavra pode acrescentar informações à história contada. Apresentamos uma cena sem som e, em seguida, a mostramos novamente com diálogos, e notamos como a compreensão da plateia pode ser diferente em cada uma dessas etapas. Depois, iniciamos a criação de uma história escrevendo o diálogo dos personagens. Nesse momento, ficamos atentos ao que cada um dizia. Toda frase ou palavra é muito importante.

Confrontando Textos

As crianças das F4 leem, interpretam e conversam sobre textos de diferentes gêneros, procurando identificar suas semelhanças e diferenças.
Estamos também ampliando as discussões a respeito da nossa língua, levantando questões relacionadas à gramática. Discussões que se colocam a serviço das produções escritas dos nossos alunos.

Coral Canta na Lagoa

Nosso parceiro de carnaval, o Spantinha, novamente nos convida a participar do evento que promove todo ano no mês de outubro, na Lagoa.
O evento acontecerá no dia 27/10, domingo, e conta com a participação do nosso Coral, com todos os alunos de F4 e F5. Quem já esteve presente sabe o quanto esse encontro é alegre, colorido e prazeroso. No próximo Informe informaremos o local exato do encontro, que será às 10h.

Dia D

O site do Instituto Moreira Salles promove, desde 2011, homenagens a Carlos Drummond de Andrade, no dia 31/10, dia de seu aniversário. Tornou-se o famoso "Dia D". Apropriando-se dessa ideia, as F5 também homenagearão Drummond, mas através de uma invasão literária nas turmas da escola. Para isso, em breve iniciaremos um "esquenta", apresentando este célebre poeta e cronista à meninada, através da leitura de crônicas e poesias. Contamos com a ajuda das famílias para envolver ainda mais as crianças para a realização de nosso Dia D.

Viagem das F5

As F5 vão viajar para o Hotel Fazenda da Serra, em Itatiaia, nos dias 28 e 29/10. Pedimos aos pais que enviem os documentos solicitados na circular.

Geometria nas F5M

As F5MA e MB têm se aprofundado no estudo da Geometria através da discussão de conceitos como reta, segmento de reta, pontos, ângulos, vértices e arestas, polígonos e poliedros. Temos construído esse conhecimento através de dobraduras, formando polígonos, de planificações e da montagem de poliedros.

Composições Coletivas

Munidos de um retroprojetor e de pedaços de papel celofane colorido, as F5, nas aulas de Artes, tiveram que criar uma história e composições visuais coletivas. Cada aluno completava a história realizando imagens projetadas na parede, preocupando-se, entre outras coisas, com as formas que se desenhavam nos vazios. Ao final, realizaram uma composição coletiva feita a partir da contribuição de cada aluno com uma figura geométrica.

Ensino Fundamental II

Passeios

Com muitas datas marcadas e outras sendo alteradas, é bom todo mundo registrar na agenda os compromissos:
Fundamental II - 22/10 (ter) - Cinema
F6M - 13/11 (qua) - Circuito das Grutas
F6T - 12/11 (ter) - Circuito das Grutas
F8 - 29 e 30/10 (ter e qua) - Valença
F9 - 25, 26 e 27/10 (sex a dom) - Paraty

Corda Bamba

Na próxima terça-feira, dia 22/10, o Fundamental II irá ao cinema assistir ao filme "Corda Bamba: História de uma Menina Equilibrista". O filme, baseado no livro de Lygia Bojunga, foi dirigido por Eduardo Goldenstein e produzido por Katya Goldenstein, pais da Beatriz (F8TB) e do Gabriel (F6T), e tem alunos da Sá Pereira como parte do elenco.
O lanche está incluído no pacote que será cobrado junto com a próxima mensalidade.
Os alunos devem vir para a escola no horário normal de aula, uniformizados.

Passeio Adiado

Por causa do mau tempo, o passeio das F6 ao Circuito das Grutas, na Floresta da Tijuca, precisou ser adiado. A atividade foi remarcada para os dias 12/11 (F6T) e 13/11 (F6M), data mais próxima que o Instituto Moleque Mateiro possuía disponível. Agradecemos a compreensão.

Édipo Rei

Nas aulas de Teatro, as F6 continuam passeando pela Grécia Antiga. Aprendemos sobre as tragédias e as comédias e falamos sobre os principais autores de textos dramáticos, como Ésquilo, Aristófanes e Sófocles. Este último escreveu a tragédia "Édipo Rei", que discutimos em nossas aulas. Montamos uma cena desta peça e, a partir dela, exercitamos o coro.

Construção de Notícias nas F6

As F6 selecionaram, em grupos, alguns acontecimentos interessantes do século XX para transformar em notícias de jornal. Nesse processo de elaboração do trabalho, estudamos que o texto construído deve ser objetivo, imparcial e precisa seguir o seguinte roteiro de perguntas: Quem?; O quê?; Onde?; Quando?; Por quê?; Como?.

O Interior da Terra

As F6 sistematizaram os conhecimentos sobre a estrutura da Terra e a dinâmica de formação do relevo terrestre. Com base no filme "Viagem ao Centro da Terra", discutimos e utilizamos o imaginário para criar novas interpretações para a história de Júlio Verne e instigar o olhar dos alunos para o desvendamento científico da estrutura da Terra.

Poesias nas F7

As F7 estão estudando o gênero lírico e o predomínio da expressão plena do "eu". Cada um apresentou na turma uma poesia que acha interessante e com a qual se identifica. Como desdobramento desse trabalho, estão construindo um poema em primeira pessoa.

Da Mata ao Mangue

As F7 realizaram um passeio pedagógico pelos caminhos do Parque Nacional da Serra dos Orgãos, sub-sede Guapimirim, e à APA de Guapimirim. Com apoio dos monitores do Moleque Mateiro, construímos e compartilhamos conhecimentos sobre os ecossistemas de Mata Atlântica e Manguezal. Como desdobramento do trabalho, vamos produzir uma exposição com as fotografias e anotações realizadas no passeio.

Economia Nordestina

As F7 estudaram a dinâmica econômica da região Nordeste, destacando o passado marcado por uma estagnação econômica e o surgimento do "Novo Nordeste" baseado no desenvolvimento dos sistemas de transportes e comunicação, como também pela atração de empresas do centro-sul do país.

Linguagem Matemática nas F8

Para os problemas matemáticos do dia a dia, é necessário compreensão e criatividade para transpor esse texto para a linguagem matemática. A ênfase no trabalho em matemática neste momento é essa. A resolução de sistemas de equações começa com essa importantíssima etapa.

F8 no Quilombo São José

Está confirmado o trabalho de campo das F8 ao Quilombo São José e Fazenda Ponte Alta, nos dias 29 e 30/10.
O pagamento do passeio deve ser feito à Rose (auxiliar de coordenação) até o dia 25/10, em cheque nominal ao Instituto Moleque Mateiro, no valor de R$360,00. Na próxima semana enviaremos mais detalhes sobre a atividade.

África: Sociedade e Natureza

As F8 sistematizaram os conhecimentos sobre o território africano e as raízes do seu subdesenvolvimento. Com base em vídeos sobre os conflitos em Ruanda e em fichas com textos sobre os problemas sociais e econômicos, realizamos uma boa reflexão sobre as mazelas e potencialidades do continente.

Senos, Cossenos e Tangentes

O estudo das relações trigonométricas é importantíssimo. Mais importante que isso é o entendimento dos porquês e das interações entre esse assunto e a semelhança entre polígonos. Essa e outras discussões enriqueceram nossas aulas e reforçaram a importância da matemática na vida dos nossos estudantes.

Encontro com Milton Santos

As F9 assistiram ao filme "Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá", do diretor Silvio Tendler. A partir do documentário, pudemos debater e refletir sobre temáticas que atravessaram todo o nosso percurso de estudo ao longo do ano: as revoluções tecnológicas, a origem histórica do processo de globalização, pós-fordismo e fragmentação da produção, migrações, doutrinas econômicas, oligopólios e grandes empresas transnacionais, manifestações e uso das tecnologias para produção de outras visões sobre o atual processo de globalização.

De Todos

Programa Legal

O coral do ensino médio do Colégio São Vicente, do qual participam nossas alunas de F9 Diana, Nina, Clara, Mel e Rosa, se apresenta hoje e amanhã, às 20h. Sábado com sessão também às 16h. Vale conferir.

As Coisas

Estamos distribuindo divulgação do espetáculo "As Coisas", musical inspirado na obra de Arnaldo Antunes. A indicação é do Ademir, pai do ex-aluno Daniel Reis.

Aniversários

De 21 a 27 de outubro

21 Julia Pires Domingues PRO
22 Guilherme Leon Rodrigues F7M
22 Joao Teixeira Estellita Lins F8TA
22 Daniel de Assunção Castro Fortunato TBT
22 Antonia Jabor Mello Rosa TAT
23 Paula dos Anjos TDM
23 Elisa Silva Peterson F2M
24 Ana Claudia Lopes dos Reis AUX
24 Josué Sampaio Martins Santana F5MB
25 Vicente Rubin Roly F2T
25 Tiago Azevedo Zaluar Mattos F9MB
25 Antonia Rubin Roly F2T
25 Mateus Cordeiro de Mello Ribeiro F1M
26 Janaina de Lima PRO
27 Gabriel José Costa Teles F5T