Notícias de 11 de outubro de 2013 - Ano XX

Para Todos

Dia do Professor

Terça-feira, dia 15 de outubro, é o dia do Professor. Como é feriado escolar, não teremos aulas. Segunda-feira será enforcada e voltaremos às aulas na quarta-feira, dia 16.

Reuniões de Pais

F3 e F8 - 17/10, às 19h30.
F4 e F7 - 24/10, às 19h30.
F9 - 31/10, às 19h30.

Prevenir é Educar

Aproveitem o feriado para cuidar das lêndeas e dos piolhos das crianças. A infestação tem sido frequente e muitos pais têm se queixado. O único modo de enfrentar o problema é coletivamente. Ensinem as crianças a não compartilhar objetos pessoais, passem o pente fino frequentemente e, em caso de infestação, façam o tratamento adequado. A criança só deve retornar à escola ao término do tratamento.

Matrículas 2014

Estamos encerrando o período de renovação de matrículas dos alunos antigos. Agradecemos a confiança de todos que responderam positivamente enviando o requerimento.
Já iniciamos a convocação, por telefone, dos candidatos à Educação Infantil, obedecendo ao número de vagas por idade e ordem de visitação.
Para o Primeiro Ano, depois da acolhida dos irmãos, tivemos apenas duas vagas, já preenchidas. Voltaremos a convocar os que nos visitaram apenas em caso de desistência dos já matriculados.
Para as demais séries, começaremos a convocação a partir da próxima semana.

Ensino Fundamental I

Dia das Crianças

Datas dos próximos passeios ao Clube dos Macacos para comemorar o Dia das Crianças:
F3T e F4T - 16/10 (qua).
F1M, F1T, F2M e F2T - 22/10 (ter).
O lanche será do Clube, exigência do espaço. Serão servidos 2 mini-pizzas, 5 pãezinhos de queijo, 2 mini cachorros-quentes, refrigerante ou mate.
É importante que todos cheguem com a roupa de banho embaixo do uniforme e com o filtro solar e repelente passados. Não esqueçam de uma pequena mochila com uma toalha e uma muda de roupa.
As F5 vão viajar para o Hotel fazenda da Serra, em Itatiaia, nos dias 28 e 29/10. As informações e orientações para as famílias foram enviadas em circular.

Mutantes e Detetives

Foi uma semana de muito trabalho para os pequenos de F1. Finalizações dos trabalhos de arte, elaboração de jogos, planejamento da festa e muito mais. Mas o nosso projeto continua em busca de descobrir e discutir as transformações da nossa Cidade e, por isso, iremos ao Forte São João. F1T na quinta-feira e F1M na sexta-feira. O lanche será coletivo.

Festa Pedagógica de F2

As festas das F2 serão no dia 30/10, quarta-feira. A da turma da manhã será às 8h e a da tarde, às 16h.

Pintura ao Ar Livre

"Ontem a F2M foi ao Jardim Botânico pintar a ponte japonesa ao ar livre. Algumas crianças pintaram as ninfeias, mas a maioria pintou a ponte. Depois de pintar, nós lanchamos e brincamos no parquinho. Quando chegamos lá, vimos que tinha uma grande surpresa esperando por nós: ninfeias roxas abertas! Foi muito legal ver aquilo! O guarda do parquinho falou que as ninfeias só abrem de manhã. Então foi muita sorte da F2M. E assim foi o nosso passeio!"
Texto Coletivo
"Nós da F2T chegamos para observar a luz da tarde no Jardim Botânico, escolhemos ir para o lago das vitórias régias ver o reflexo dessas plantas no lago. Pegamos nossa paleta de pintor, tinta acrílica, e imaginamos ser pintores impressionistas, pintando ao ar livre, sentindo os cheiros, as cores, e a luz do sol na natureza. A gente estava parecendo artista, até um fotógrafo quis fazer nossa foto trabalhando! Depois da pintura, curtimos um passeio pelo jardim, fizemos um piquenique e brincamos muito no parquinho, foi muito legal, queremos mais!"
Texto Coletivo

Feira Moderna

Depois de dias de muitos estudos, trabalhos, ideias e expectativas, a Feira Moderna do Fundamental I aconteceu! E o resultado desse evento deixou a todos muito satisfeitos! Foi muito bom compartilhar com as famílias e amigos, num clima de alegria e parceria, o resultado de muito planejamento, empenho, aprendizado e cuidado.

F3 na Feira Moderna

Registramos alguns comentários dos alunos após a estreia no evento:
"Foi muito difícil, o desafio era grande, mas no final foi um sucesso. Falar sobre o que aprendemos, junto com o nervosismo daquele momento, parecia que não íamos conseguir, mas foi possível realizar a feira de um jeito muito legal. Mostrando aos visitantes muito do que aprendemos do Rio Amazonas.
A exposição estava muito interessante, todos os trabalhos foram elogiados, mas também, o Rio Amazonas inspira desenhos e maquetes com elementos da natureza e esse tema já é muito lindo!"
(Texto coletivo, F3M)
"Semana passada eu tive a minha primeira Feira Moderna. Foi super legal. Da minha casa foram: a minha mãe e a minha babá Sônia. Minhas impressões foram que eu pensei que ia morrer explicando para os pais, porque tinha muitos lá. Uma mãe se interessou muito pelo meu trabalho, eu acho que ela ficou encantada! Ela era muito curiosa! A minha mãe também ficou emocionada que as crianças sabiam do que estavam falando e não tinham só decorado. Ela também amou as maquetes e os quadros. Minha mãe falou que queria enquadrar o ciclo da água para botar na parede!" (Francisco Thiré, F3T)
"A Feira Moderna foi muito legal porque tinha vários grupos e os pais podiam ir em todos eles. Achei que eu e o Vicente explicamos muito bem e eu ainda consegui acrescentar mais coisas na minha fala.
Os meus pais acharam a feira inteira muito legal também. A minha mãe gostou muito do grupo dos meandros. Ela me disse que não sabia nada sobre aquilo e que aprendeu com o Moraes e o Nunes.
Meu pai gostou muito do meu grupo, óbvio, mas também gostou muito do jogo dos rios, ele achou divertido. Os meus pais acharam a Feira Moderna o máximo. Eu adorei falar para todos os pais."
(Yuri, F3T)

Visita da Bióloga Bárbara

"Recebemos a visita da Bárbara, bióloga, amiga da Julia, professora da F1T. Ela morou durante 6 anos numa reserva em Tefé, no rio Solimões, junto com ribeirinhos, e nos contou muitas histórias. Ela falou que sempre quis ser uma ribeirinha, e que lá viu um monte de bichos como o macaco uacari, o bicho preguiça, jacarés, pirarucus, botos, aranhas, cobras e até uma onça!
Disse também que eles se alimentam principalmente de peixes, mas também plantam milho, mandioca, abóbora, cenoura, melancia e encontram muito açaí na floresta! Contou que o açaí de lá é uma delícia e muito diferente do que tem por aqui.
No final, quando perguntada sobre o ataque dos bichos, nos contou duas histórias tristes que aconteceram com dois amigos. Disse que apesar de não ser comum, eles foram atacados por um jacaré e uma onça."
(Texto Coletivo, F3T)

No Clube dos Macacos

O passeio das F3M e F4M para comemorar o Dia das Crianças foi um sucesso! Mesmo sem a presença do nosso "Astro Rei", nos divertimos e aproveitamos bastante os espaços do Clube dos Macacos. Futebol, parquinho, brincadeiras na piscina e um lanche gostoso divertiram a meninada. Foi uma manhã especial!

Flores ou Bombons?

As F4 começam a se aproximar do algoritmo da divisão. Para isso, estão refletindo e discutindo a partir das resoluções de problemas que envolvem a distribuição e a subtração sucessiva. Todos estão bastante curiosos e envolvidos, querendo saber mais e mais sobre o assunto. Mais uma vez, o cálculo mental está presente nas aulas, auxiliando na hora das estimativas e nas operações por números exatos.

Na Biblioteca

Retomamos as atividades da Biblioteca! Nossas crianças estavam sentindo falta desse momento tão gostoso, que é escolher um livro para ler em casa e deixar fluir a imaginação e o gosto, cada dia mais apurado, pela leitura. Também retomamos a leitura de "Memórias de Lobato", de Luciana Sandroni, onde Emília e Visconde, personagens do próprio Lobato, contam a história do escritor de uma forma muito divertida! A leitura tem sido feita pelos alunos, que adoraram a ideia de interpretar cada fala, tornando a história mais real e engraçada! Assim, nossos momentos de leitura cada vez se tornam mais prazerosos e produtivos.

Visita na F5T

A F5T recebeu a visita da Tania, arquiteta e mãe do Ian, na aula de Matemática. Ela veio conversar com a meninada sobre a importância de saber calcular o perímetro e a área de um determinado espaço em sua profissão. Tania trouxe muitas informações sobre arquitetura, nos mostrou algumas plantas baixas, desenhou a da nossa sala de aula e nos ajudou a calcular o seu perímetro e área. Como a área está relacionada ao metro quadrado, marcamos a medida no chão e as crianças entraram para descobrir quantas pessoas cabem dentro desse espaço. Ficamos muito gratos com a visita da Tania e sabemos que suas contribuições enriquecerão bastante esse novo estudo.

Próximos Passos das F5

As turmas de F5 têm muitos projetos pela frente. Alguns já iniciados, outros novinhos em folha para serem inaugurados.
A leitura de "Emília no País da Gramática" e novas apostilas de estudo dirigido vão promover a visita às outras classes gramaticais, além das divertidas reflexões sobre as formalidades da Língua.
O livro "Joaquim e Maria e a Estátua de Machado", na reta final, continua trazendo a curiosidade para os textos do autor e para o Rio daquele tempo. Por isso estão curtindo tanto a leitura dos livrinhos impressos pela escola.
As crônicas estão chegando! Todos vão logo logo começar a levar seu livro para casa, ler, escolher e preparar a leitura de uma crônica na atividade "Leitores do Dia".
O Diário Literário está repleto de propostas de criações que dialogam com a literatura.
E o Projeto Água continua! Depois dos conteúdos mais voltados para a química, queremos aprofundar um pouquinho os temas geográficos e sociais.

Ensino Fundamental II

F6 no Circuito das Grutas

Na próxima semana as F6 realizarão um trabalho de campo no Circuito das Grutas, na Floresta da Tijuca. O projeto "Geologia e Biodiversidade no Maciço da Tijuca" faz parte de uma atividade conjunta entre a Escola Sá Pereira e o Instituto Moleque Mateiro e está relacionada aos estudos que começaram a ser discutidos nas aulas de geografia sobre a estrutura interna da Terra.
F6M - 16/10 (qua), de 7h30 às 12h15.
F6T - 17/10 (qui), de 12h45 às 17h15.

Short Films

Animadas com os curtas da Pixar, as F6 estão avançando nos estudos do Simple Present através da criação das possíveis legendas, diálogos, falas e resenhas para os filmes. Entre eles, "Day and Night", "Paperman", "La Luna" e "The Blue Umbrella" foram os mais escolhidos.

Used to

Com ênfase no aprendizado das estruturas Used to e do Past Continuous, as F7 estão produzindo matérias sobre personalidades que passaram por grandes mudanças em suas vidas e sobre mudanças ocorridas em alguns países que transformaram a vida de pessoas comuns. Entre as personalidades estão Michael Jackson e Cat Stevens e entre os fatos históricos, a ditadura no Brasil e o 9/11 nos Estados Unidos.

F8 em Valença

Após verificarmos a concordância da grande maioria das famílias com a realização do trabalho de campo no Quilombo São José e Fazenda Ponte Alta, no município de Valença-RJ, nos dias 29 e 30 de outubro, vimos confirmar sua realização.
Solicitamos que o pagamento do passeio seja feito até o dia 25/10 em cheque ou dinheiro, no valor de R$ 360,00 reais. Cheques devem ser nominais ao Instituto Moleque Mateiro. O pagamento deve ser feito a Rose, auxiliar de coordenação. Nas próximas semanas enviaremos mais detalhes sobre a atividade.

Compromissos nas F8

Nas últimas aulas de Português, acertamos uma série de compromissos. Em parte são miudezas, mas muito importantes para o bom aproveitamento do último trimestre. Tratamos do uso do livro didático, das novidades nas avaliações mais formais, da retomada de atividades que deixamos de lado para que pudéssemos nos dedicar à Feira Moderna, das novas propostas para o caderno "Memórias em Construção" etc. Alguns compromissos já foram anotados na agenda ou no caderno. Contamos com a contribuição das famílias, dentro do possível, indagando, questionando, relembrando.

Oficina de Poesia nas F8

Nas aulas de Língua também houve espaço para nos dedicarmos à poesia, tendo em vista uma produção mais autoral para o trabalho de encerramento do ano. Trata-se de uma proposta em parceria com as aulas de Artes, Música, Expressão e Teatro. Em nossas aulas, cuidamos do texto. Como inspiração, lemos alguns poetas, tais como: João Cabral de Melo Neto, Drummond, Manuel de Barros, Leminski, Adélia Prado, Cora Coralina, Mário Quintana e Fernando Pessoa. Começamos a pensar na ideia de poesia como graça verbal. Assim, fomos observando os poemas, ouvindo, lendo e, aos poucos, construindo outras graças, tentando uma aproximação com o tema institucional e toda a sua abrangência. Os estudantes estão animados e prometem um trabalho caprichado. Em breve, divulgaremos todos os poemas construídos em um Informe Literário.

Aulão de Música das F9

Juntamos as turmas de canto e percussão e fizemos um ensaio com todos na sala de música, para começar a reunir as peças do grande quebra-cabeça que estamos preparando para a festa de final de ano. Tocamos e cantamos "Panis et Circenses" (Caetano Veloso/Gilberto Gil), "Esse tal de Roque Enrow" (Rita Lee) e um pout pourri com músicas do Nação Zumbi. O desafio é grande, mas o resultado está ficando, acima de tudo, muito divertido de tocar e cantar!

F9 no Saco de Mamanguá

Está chegando a tão aguardada viagem de formatura. Os que ainda não trouxeram o pagamento e os documentos solicitados precisam se organizar para entregar tudo na próxima quarta-feira, dia 16/10, quando teremos que acertar custos com a empresa de transporte e a responsável pela excursão.

Aniversários

De 14 a 20 de outubro

15 Paula Carreirão AUX
15 Thiago da Silva Gitahy F7M
15 Sofia Bastos Palatnik F2T
16 Sofia Amaro de Azevedo Guimarães Barreto F3T
18 Manuela Ribeiro Moura de Moraes TBT
18 Theo Bianchi Rezende F1M
19 Vitor Niskier Braga F8TB
20 Nina Tamaio de Britto TDM
20 Valentina Gori F6M