Notícias de 11 de outubro de 2013 - Ano XX

Para Todos

Dia do Professor

Terça-feira, dia 15 de outubro, é o dia do Professor. Como é feriado escolar, não teremos aulas. Segunda-feira será enforcada e voltaremos às aulas na quarta-feira, dia 16.

Festa Pedagógica

No sábado, 19/10, teremos a Mostra de Artes da Pereirinha.
Estarão reunidos trabalhos de artes visuais das crianças relacionados aos projetos que estão sendo desenvolvidos em todas as turmas da Educação Infantil, entre eles os que homenageiam Vinícius de Moraes, que completaria 100 anos nesse dia.
A presença das famílias é muito importante para que as crianças possam compartilhar o que vivenciaram e aprenderam nesse percurso.
Turmas do Jabuti e do Pintinho - das 9h às 9h45
Turmas da Borboleta e do Ovo - das 10h às 10h45
Turmas do Papel e da Semente - das 11h às 11h45
Turmas do Camaleão e do Gelo - das 12h às 12h45
Pedimos que todos respeitem os horários de cada turma, para que possamos circular com conforto.

Matrículas 2014

Estamos encerrando o período de renovação de matrículas dos alunos antigos. Agradecemos a confiança de todos que responderam positivamente enviando o requerimento.
Já iniciamos a convocação, por telefone, dos candidatos à Educação Infantil, obedecendo ao número de vagas por idade e à ordem de visitação.
Para o Primeiro Ano, depois da acolhida dos irmãos, tivemos apenas duas vagas, já preenchidas. Voltaremos a convocar os que nos visitaram apenas em caso de desistência dos já matriculados.
Para as demais séries, começaremos a convocação a partir da próxima semana.

Educação Infantil

Jabutis e Pintinhos na Arca

Retomamos a história da Arca de Noé com o objetivo de levar as crianças das turmas do Jabuti e do Pintinho a observar as transformações climáticas e as mudanças ocorridas na paisagem no decorrer da história. Refletiremos sobre os motivos dos animais terem se abrigado na arca em casais.
A Turma do Jabuti apreciou também obras de arte de John Contable que retratam paisagens naturais nas diferentes condições climáticas que aparecem na história.

Pintinhos Coloridos

As crianças da Turma do Pintinho colocaram a mão na tinta! Na sala de artes, misturaram as cores com as mãozinhas e, surpresas, descobriam que juntando uma com a outra dava uma cor diferente. Em seguida, desenharam com a ponta dos dedos criando diferentes formas. Depois foi a vez de brincar de Elefantinho Colorido no pátio e cantar a música do Arco Íris, de Ana Moura. "São tão lindas as cores..."

Entre Retratos e Autorretratos

Antes de fazerem seus autorretratos, as crianças da Turma da Borboleta apreciaram alguns trabalhos de dois artistas: Rembrandt e Vik Muniz. Com o primeiro, puderam perceber as muitas transformações do pintor, que se retratou inúmeras vezes em diferentes períodos da vida. Com as obras de Vik Muniz, nossos pequenos se surpreenderam com o uso de materiais inusitados como açúcar, diamantes, geleia e papel picado, em diferentes trabalhos, incluindo reinterpretações de obras e retratos de artistas famosos.
Depois, o desafio proposto foi fazer o seu autorretrato usando diferentes materiais presentes no cotidiano da escola como massinha, sucata e recortes de revista.
O resultado da atividade poderá ser visto na nossa Mostra de Artes.

Como Somos Hoje?

Num clima de alegria, as crianças da Turma do Ovo comentaram sobre as mudanças ocorridas na fase de desenvolvimento que estão vivendo. Com olhar aguçado, observaram uns aos outros e fizeram alguns comentários:
"O Gabriel já é um rapaz, joga futebol e não mama mais no peito da mãe." (Eduardo)
"A Bia já é grande, está na escola e não usa mais fraldas." (Greta)
"Eu já sou mocinha, faço balé, almoço sozinha e durmo sozinha." (Antônia)
Ao final, em duplas, nossos pequenos desenharam o amigo.

Quebra-cabeça

As crianças da Turma do Papel usaram diversos recursos linguísticos para enfrentar o desafio de transformar as letras que compõem o seu nome em novas palavras. Apoiadas nas letras móveis de plástico, mudando-as de um lugar para outro, novas palavras foram sendo descobertas. Com os carimbos de letras essas palavras ajudaram a elaborar um trabalho inspirado no artista plástico Juan Osborne. Foi um desafio e tanto!

A Cidade Vista de Cima

"Olá! A Turma do Camaleão foi ao Pão de Açúcar para ver a vista "de cima" da cidade! Tinha um vão para entrar e sair do bondinho, que atravessamos com muito cuidado. Subimos bem rápido para o Morro da Urca e depois para o Pão de Açúcar. Era muito alto! Também conhecemos e entramos no bondinho antigo, da época que o Vinícius era criança. De longe, vimos os carros, prédios e barcos pequenininhos, a Ponte Rio-Niterói, um campo de futebol, o Cristo, as praias e montanhas. Lá de cima, fizemos uma pintura de observação usando aquarela. A cidade é linda! Foi o passeio mais incrível do mundo!" Texto coletivo

Parabéns, Vinícius!

Depois de conhecer algumas poesias de Chico Buarque e relembrar canções dos Saltimbancos, dançamos e cantamos a música, "Feijoada Completa". Conversamos sobre esse típico prato da nossa cultura e suas variadas qualidades.
Envolvidos pelo ritmo de festa e considerando a proximidade do centenário de Vinícius de Moraes, brincamos ao som da música "Frevo de Orfeu" e assistimos a alguns trechos do filme que homenageia o tão querido poetinha. Foi muito bacana!

Rio de Outros Tempos

Alice trouxe uma contribuição especial para o projeto da Turma do Gelo: uma coleção com 8 livros que apresentam cenas e aspectos da vida carioca a partir de mais de 200 fotos antigas.
Atentas às datas, as crianças observaram com atenção os detalhes nas imagens fazendo relação com o que conhecem de sua cidade hoje. Uma lista de perguntas que havíamos feito anteriormente, de como seria nossa cidade há 100 anos, foi lida e muitas questões foram respondidas, como se já existia o bondinho e o prédio quando do nascimento de Vinicius.
Selecionamos algumas imagens que inspiraram pinturas.

Aniversários

De 14 a 20 de outubro

15 Paula Carreirão AUX
15 Thiago da Silva Gitahy F7M
15 Sofia Bastos Palatnik F2T
16 Sofia Amaro de Azevedo Guimarães Barreto F3T
18 Manuela Ribeiro Moura de Moraes TBT
18 Theo Bianchi Rezende F1M
19 Vitor Niskier Braga F8TB
20 Nina Tamaio de Britto TDM
20 Valentina Gori F6M