Notícias de 4 de outubro de 2013 - Ano XX

Para Todos

Matrículas 2014

Na próxima semana receberemos as matrículas dos irmãos e iniciaremos a convocação dos alunos novos.
A não entrega do Requerimento de Matrícula, no caso de nossos alunos, será entendida como desistência da vaga.
O prazo para a devolução do questionário de avaliação foi adiado para segunda feira, dia 7, quando iniciaremos a tabulação dos que foram entregues. É uma boa chance de participar desse movimento de busca de aperfeiçoamento dos serviços da escola. Não deixem de participar.

Calendário de matrículas para irmãos e alunos novos:
7 e 8/10 - Matrícula dos irmãos. É necessária a entrega de todos os documentos.
De 9 a 11/10 - Convocação dos alunos novos por telefone ou email.
16/10 - Início de matrículas para os alunos novos de Educação Infantil.
De 16 a 18/10 - Convivência e seleção para alunos novos do Ensino Fundamental.
A partir de 21/10 - Matrícula dos alunos novos do Ensino Fundamental.

Reunião de Pais

Na próxima quinta-feira receberemos os pais de F5 e F6.
Horários:
F5T - 18h
F5MA e F5MB - 19h30
F6 - 19h30

Ensino Fundamental I

Dia das Crianças

Num mês de tanto trabalho, nada melhor que um dia no Clube dos Macacos com piscina, bola e brincadeira, principalmente se for para comemorar o Dia das Crianças!
F3 e F4, 7/10, segunda-feira
F1 e F2, 22/10, terça-feira
O lanche será do Clube, exigência do espaço. Serão servidos 2 mini-pizzas, 5 pãezinhos de queijo, 2 mini cachorros-quentes, refrigerante ou mate (por criança).
É importante que todos cheguem na escola com a roupa de banho embaixo do uniforme e com o filtro solar e repelente passados. Não esqueçam de uma pequena mochila com uma toalha e uma muda de roupa.
Para as F5, planejamos uma viagem, no final de outubro, para Itatiaia.

O MAR que Conhecemos

Este é o lugar certo para apreciar as transformações na nossa Cidade! Através de obras, vídeos, quadros, fotos etc., notamos como o Rio mudou. A própria construção do museu apresenta o antigo e o moderno. As crianças observaram telas do Rio antigo, compararam com a atualidade, viram maquetes e imagens e trouxeram para a sala essa discussão, que foi registrada no caderno de projetos. Para a F1M o passeio ainda proporcionou um lanche divertido na Praça Paris e as crianças puderam fotografar as paisagens e monumentos vistos, criando os seus cartões postais. A F1T fez questão de registrar num texto coletivo.

"Nossa turma, a F1T, foi ao Museu de Arte do Rio, conhecido como MAR. O museu era formado por uma casa bem antiga e um prédio novo, mostrando a transformação do tempo. Assim que chegamos, passamos por uma rampa que era uma espécie de túnel do tempo e fomos parar no Rio Antigo! Recebemos alguns desafios e precisávamos encontrar alguns quadros. Vimos coisas bem legais - o projeto da cabeça do Cristo Redentor, uma imagem da rua São Clemente bem antiga, maquetes do museu e do porto que apresentavam as transformações no cais. No final do passeio, vimos uma maquete muito grande, uma favela. Ela era feita de tijolos coloridos com frases bem bonitas. Resolvemos todos os desafios e o último era achar na maquete a seguinte frase: 'Uma favela sem cor é uma vida sem amor'. Adoramos o nosso passeio!"

Mais Festas

As F1 e F2 também querem compartilhar suas aprendizagens com as famílias.
F1 - 11/10, sexta-feira
F2 - 30/10, quarta-feira.
Turmas da manhã às 8h e da tarde às 16h.

Impressionistas nas F2

Depois de conhecer brevemente algumas obras impressionistas trazidas pela Lineia, começamos a estudar os pintores. Em grupos, as crianças escolheram entre Monet, Degas e Renoir para pesquisar algumas informações como período em que viveram, onde moravam, o que gostavam de pintar e curiosidades. Os livros "Érica e os Impressionistas" e "Museu Impressionista em Adesivos" foram utilizados como fontes de pesquisa. Depois, cada grupo fez um registro coletivo e se apresentou para a turma, socializando suas descobertas. Continuaremos nossas investigações sobre os pintores e pretendemos apresentar nossas descobertas em breve.

Impressionismo no Brasil

Até este domingo, fica no Centro Cultural dos Correios a exposição "Andersen Volta ao Rio". Alfredo Andersen foi um pintor norueguês que trouxe a estética da pintura impressionista para terras brasileiras retratando nossas paisagens e cenas do cotidiano do tempo em que viveu por aqui, no início do século XX. Seria de grande valor para o Projeto que as famílias visitassem a exposição e apreciassem as pinceladas desse artista, já que não pudemos ir com a escola. O Centro Cultural dos Correios fica na Rua Visconde de Itaboraí, 20, no Centro.

Arte com Carlos Vergara

Depois da turma da manhã, foi a vez da F2T visitar o ateliê Carlos Vergara. As crianças estavam tão entusiasmadas que não paravam de fazer perguntas. "No que você se inspira? Por que você gosta de usar pigmentos naturais em vez de comprar numa loja? Como você faz para o pigmento em pó virar tinta? Como você decide o que vai pintar? Alguma de suas pinturas foi inspirada no Monet?" Foi tanta intimidade que até "Qual o seu time e signo?" entraram no rol das curiosidades dos alunos! Depois de observar e comentar as obras expostas no ateliê, a turma fez um trabalho de monotipia usando folhas coletadas no jardim e os pigmentos vindos de Minas Gerais que o Vergara usa em suas obras. As crianças também curtiram muito passear pelas esculturas espalhadas na área externa do ateliê. "Lembro que ele falou: 'A arte faz a gente enxergar o invisível que está por trás do visível'" (Joaquim)
Ficamos muito agradecidos com a oportunidade de conversar e experimentar a arte com esse generoso mestre da pintura e da escultura!

Jardim Botânico

Na quarta-feira as F2 irão ao Jardim Botânico fazer pintura ao ar livre.

Na Biblioteca

A F4M viveu gostosos momentos de contação de histórias na biblioteca. Ouvimos e contamos lendas que trazem as plantas como elementos importantes para a narrativa. A lenda do Baobá, do guaraná, da mandioca e muitas outras estão sendo lidas e contadas "de boca" por todos nós. Nesta segunda-feira, Felipe contribuiu com dois maravilhosos livros que enriqueceram bastante o nosso encontro. Na próxima semana tem mais!

Postura para Cantar

No último ensaio do Coral da tarde, usamos a sala de música, sem cadeiras, e aproveitamos para trabalhar, no chão, a postura das crianças para cantar. Sentar nos ossinhos do bumbum (os ísquios), não levantar o queixo, manter o topo da cabeça na direção do teto são alguns dos cuidados que servem, entre muitas outras coisas, para a voz sair melhor. Tiramos algumas fotos de "antes e depois" para que todos vissem a mudança no visual do grupo. Só de ver já podemos imaginar a diferença que a boa postura faz no som do Coral!

Cooperação no Pereirão

As turmas da manhã experimentaram jogos não competitivos, nos quais a ação conjunta é fundamental para que missões sejam concluídas missões, sem a preocupação de pontuar. Brincadeiras de estafetas, trem e jogos de mestres foram algumas das atividades. Investimos também em piques, trocando com maior frequência os pegadores. Ao final, tivemos muita água para acabar com o cansaço e muita alegria ocasionada pela grande diversão.

Preparação da Feira Moderna

Como é desafiador o preparo de uma Feira Moderna! As turmas de F5, que têm um histórico de duas feiras no currículo, já conseguem se organizar nos grupos, preparar materiais, dividir e compartilhar as explicações. Mesmo assim, vivem momentos de ansiedade ao se deparar com os conceitos que precisam ser apropriados e transmitidos aos visitantes. Encontrar os melhores sinônimos para os termos mais difíceis e fazer as relações com antigos conhecimentos ou vivências são sempre um alívio para uma verdadeira compreensão dos assuntos tratados.
Muitas crianças continuam o trabalho em casa, trazendo novas pesquisas e materiais que ampliam seus estudos e suas explicações.

"Stop" do Tangram

Com o estudo de geometria, a F5T aproveitou para trabalhar com o Tangram, um "quebra-cabeça" chinês formado por triângulos, quadrado e paralelogramo. Organizadas em grupos, as crianças brincaram de "Stop" e tiveram que construir novas formas geométricas usando esse material. O desafio agora será brincar com a imaginação e criar várias figuras, utilizando todas as peças sem sobrepô-las.

Artes Marciais

A F5MA recebeu o Esteban, pai da Joana, para uma aula sobre artes marciais. Depois de uma breve conversa, ele fez uma demonstração de Tai Chi, Hung Gar, Louva-a-Deus do Norte e Ba Gua. Agradecemos muito a visita de nosso novo "Shifu" (mestre em Mandarim).

Ensino Fundamental II

Erro de Cobrança

Pedimos desculpas aos pais do Fundamental II manhã. A apresentação do Marcelo Caldi, realizada em 23/08, foi cobrada 2 vezes. Colocaremos esse valor de R$ 15,00 em forma de desconto no boleto 11/2013.

Regras para Serem Cumpridas

A manutenção das regras da escola é mais uma de nossas tarefas que exige coerência, disciplina e atenção. Decidimos manter como uniforme para os alunos do Fundamental II, apenas a camiseta.
Procuramos ser compreensívos com as justificativas que dão para a desobediência da regra, entendemos os problemas de rotina, mas lembramos que seu uso é obrigatório.
Pedimos que as famílias reforcem a importância do cumprimento dessa regra que, para alguns pode parecer sem "peso", mas para nós, além de contribuir para identificá-los nas imediações da escola e nos passeios, nos ajuda a diminuir o juízo de valor a partir da aparência e as comparações que estimulam o consumo, tão fortes nessa faixa etária.

Material Escolar

Após a Feira Moderna retomamos a rotina com pique total!
Durante o período da preparação da Feira, alguns alunos levaram para casa cadernos e livros que, normalmente, ficam na escola. Pedimos às famílias que os ajudem a trazer de volta seus materiais nos dias das aulas e a conferir se não levaram, por engano, algum material de um colega.

Jornal nas F6

Como desdobramento de parte do nosso estudo sobre o jornal, um grupo da F6M construiu os trabalhos apresentados na Feira Moderna: um telejornal e um jornalzinho impresso, denominados "O Cubo". Nas próximas semanas nos dedicaremos ao jornal, sua estrutura, sua variedade de textos e sua função.

Porcentagem na Feira Moderna

O trabalho de Matemática da F6M na Feira Moderna foi sobre porcentagem. O grupo fez um jogo de tabuleiro com perguntas envolvendo porcentagens que aparecem em nosso dia a dia. Alguns pais se aventuraram a jogar e quebraram a cabeça.
De volta à rotina de aula, as F6 continuam se aprofundando no estudo das frações.

F6 no MNBA

Quinta-feira, dia 10, as F6 irão ao MNBA conhecer a parte do acervo que se relaciona com a arte grega. Os alunos terão um roteiro para a visita e farão um desenho de observação. Cada turma irá no seu próprio turno, acompanhada das professoras Anna Thereza e Joana.

Passeio F7

Na próxima semana, as F7 realizarão um trabalho de campo no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (sub-sede de Guapimirim e APA Guapimirim) onde terão a oportunidade de conhecer de perto os ecossistemas da Mata Atlântica e do Manguezal.
Sairemos da escola às 7h30 e retornaremos às 17h.
F7M, dia 09, quarta-feira e F7T, dia 10, quinta-feira.
O transporte será realizado em ônibus executivo da Viação Solazer. Os alunos serão acompanhados pelos coordenadores, pelos professores de Geografia e Ciências e mais dois educadores ambientais do Instituto Moleque Mateiro.
Todos devem levar, em uma mochila pequena, uma roupa de banho (sunga, biquíni ou maiô), uma toalha e uma muda de roupa extra para depois do banho de cachoeira, repelente, protetor solar, caderno de anotações, água para consumo próprio e uma máquina fotográfica para registro do campo.
Devem usar uma roupa confortável e flexível (bermuda ou calça comprida), tênis fechado com solado antiderrapante (é importante o uso de meia) e chapéu ou boné.
A alimentação será providenciada pelo Instituto Moleque Mateiro.
O pagamento do passeio deve ser feito à Quedienni (F7M) e Rosi (F7T), até o dia 7/10, em dinheiro ou cheque no valor de R$135,00. Os cheques devem ser nominais ao Instituto Moleque Mateiro.

Quadras Esportivas

As F7 fizeram um trabalho de parceria entre Matemática e Educação Física na Feira Moderna. Apresentaram trabalhos de basquete, vôlei e futebol com maquetes das quadras feitas em escala.
Agora, damos início ao estudo de Geometria, com a aprendizagem de ângulos, paralelas e perpendiculares.

Estudos Literários nas F7

Para a Feira Moderna, as F7 produziram cordéis, oficina de "xilogravura" e apresentação de parte do terceiro ato de "Auto da Compadecida", cativando a curiosidade dos visitantes.
Escolhemos "O Velho e o Mar", de Ernest Hemingway, para o trabalho deste trimestre. Não deixem de providenciar. Programamos a leitura para depois do feriado.

The Final Straight

Motivados pelos trabalhos dos colegas das F6 e F7 que vimos na Feira Moderna, começamos o novo trimestre com a apresentação do filme "Frankenweenie" (1984), de Tim Burton, para todas as turmas.
Nas F8 iniciaremos o estudo do Present Perfect, umas das formas mais importantes e usadas pelos falantes de Inglês. Nas F9 continuaremos a estudar o "wish", e como podemos expressar desejos sobre fatos passados. Estão sendo postados no "Para Turmas" materiais de apoio para todos os conteúdos em forma de apresentações.

Viagem de Formatura das F9

No final de outubro viajaremos comemorando e reafirmando nossas amizades e afetos construídos ao longo desse percurso. Muitos que se despedem este ano da Sá Pereira chegaram aqui pequeninos, aos dois anos de idade, e hoje saem jovens crescidos e amadurecidos. É um misto de alegria e tristeza que precisa ser elaborado e curtido.
Marcamos para o dia 15 o pagamento da viagem, mas esquecemos do feriado. Então, pedimos que, se possível, antecipem para a sexta-feira, dia 11, o envio do cheque, pois na quarta, dia 16, já temos pagamentos a fazer.

Aniversários

De 7 a 13 de Outubro

7 Micael da Mata Pestalozzi F3M
7 Marina Benevides Santos F6M
7 João Fernandes de Medeiros E Albuquerque F4M
7 Joaquim Suarez Cabral TBM
8 Arthur de Lima Neves F8TA
8 Alice Malin Melo F4T
9 Pedro Henrique Deak Barretto F3M
9 Clara de Assis Lima Rabelo F3M
9 Alice Kodama Flexor F4T
10 Guido Tercius Labouret F6T
10 Mariana Conde Cavagnari PRO
10 Helena Lent Santos AUX
11 João Daniel Teles Mendes F8TA
12 Rosangela Machado de Oliveira Caldas PRO
12 Rafael Martins Rodrigues F4T
12 Rita de Cassia Cardoso de Oliveira AUX
13 Andrea de Rezende Travassos AUX
13 Cecilia Lessa Macedo F2T
13 Bruno Antonio Stolze Portugal F3M