Notícias de 4 de outubro de 2013 - Ano XX

Para Todos

Matrículas 2014

Na próxima semana receberemos as matrículas dos irmãos e iniciaremos a convocação dos alunos novos.
A não entrega do Requerimento de Matrícula, no caso de nossos alunos, será entendida como desistência da vaga.
O prazo para a devolução do questionário de avaliação foi adiado para segunda feira, dia 7, quando iniciaremos a tabulação dos que foram entregues. É uma boa chance de participar desse movimento de busca de aperfeiçoamento dos serviços da escola. Não deixem de participar.

Calendário de matrículas para irmãos e alunos novos:
7 e 8/10 - Matrícula dos irmãos. É necessária a entrega de todos os documentos.
De 9 a 11/10 - Convocação dos alunos novos por telefone ou email.
16/10 - Início de matrículas para os alunos novos de Educação Infantil.
De 16 a 18/10 - Convivência e seleção para alunos novos do Ensino Fundamental.
A partir de 21/10 - Matrícula dos alunos novos do Ensino Fundamental.

Festa Pedagógica da Pereirinha

Dia 19/10, sábado, no período da manhã, teremos a Mostra de Artes da Pereirinha.
Estarão reunidos trabalhos de artes visuais das crianças relacionados aos projetos que estão sendo desenvolvidos em todas as turmas da Educação Infantil, entre eles os que foram feitos em homenagem a Vinícius de Moraes, que completaria 100 anos nesse dia.
A presença das famílias é muito importante para que as crianças possam compartilhar o que vivenciaram e aprenderam nesse percurso.
Turmas do Jabuti e do Pintinho - das 9h às 9h45
Turmas da Borboleta e do Ovo - das 10h às 10h45
Turmas do Papel e da Semente - das 11h às 11h45
Turmas do Camaleão e do Gelo - das 12h às 12h45
Pedimos que todos respeitem os horários determinados para cada turma, para que possamos circular com conforto.

Reunião de Pais

As próximas Reuniões de Pais acontecerão na segunda-feira, dia 7. Contamos com a presença de todos.
Turma do Pintinho, às 18h e Turma do Ovo, às 18h30.

Dia das Crianças

Na próxima quarta-feira iremos comemorar o Dia das Crianças apreciando as poesias de Vinícius de Moraes contadas pelo Grupo Costurando Histórias. O lanche será coletivo: salgado para as meninas e doce para os meninos.

Educação Infantil

Praia à Vista!

A Turma do Jabuti fez contagem regressiva, cantou para Santa Clara e o sol apareceu!
Aproveitamos para partir, rumo à Urca, com muita animação. Chegando no Forte São João, desembarcamos, fizemos um piquenique bem gostoso, apreciamos a bela vista e nos divertimos na areia. Castelos, bolos, grandes buracos, comidinhas e outras brincadeiras tornaram nossa manhã inesquecível!
A implementação do uso de copos e garrafinhas trazidos de casa para beber água na escola, combinada na última reunião de pais, é uma novidade para todos. A maioria das crianças já tem trazido seus recipientes, mas ainda é necessário lembrá-las de que não precisam mais dos copos descartáveis. Aos poucos vão se acostumando, ganhando autonomia e construindo um novo hábito. Uma dica para não esquecer de enviá-lo é colocar o copo no mesmo saquinho onde vem o lanche diariamente.

Kandinsky para Pintinhos

Conversas sobre as possíveis cores do céu nos levaram a trazer para a Turma do Pintinho a obra do Kandinsky "Quadrados com Anéis Concêntricos". Muitos comentários sobre as cores e formas foram feitos pelas crianças e todos se divertiram com a colagem de elementos extraídos dessa obra e a tentativa de produzir movimentos circulares no papel. O resultado dessa atividade poderá ser apreciado na Mostra de Artes.

Como Somos Hoje?

Com tantas mudanças observadas em torno do crescimento, as crianças da Turma da Borboleta pararam para olhar como estão agora. Sentadas em duplas, lançamos a seguinte pergunta: como é seu amigo hoje? Num exercício gostoso, pudemos perceber o quanto as crianças são observadoras e estão atentas ao outro:
"O Gabriel é o maior e o pé dele é o maior da turma também. Ele tem cabelo cacheado e curto. Ele gosta de abraçar a Laurinha e gosta de mim. Ele sempre quer me dar a mão." (Jess)
"A Mila tem o cabelo liso que chega até aqui no peito. Ela gosta de ir pra minha casa e eu de ir pra casa dela. Ela é do meu tamanho." (Bruno)

Quantos Dentes Você Tem?

Diante das pesquisas sobre as transformações que acontecem em nosso corpo, chegou a vez de explorarmos a boca. Um bebê nasce com dente? Quando nasce o primeiro dentinho? Quantos dentes uma criança de 3 ou 4 anos tem na boca? Por que chamamos dente de leite?
Para responder a essas e outras perguntas que surgiram em nossas rodas, a Turma do Ovo recebeu a visita da dentista Renata, tia da Lara R. e da Nina R.
Numa gostosa conversa, ela nos contou que o primeiro dentinho nasce por volta dos seis meses de vida e que o chamamos de dente de leite porque ele é branquinho como o leite, mas que seu verdadeiro nome é decíduo. Depois, ela nos mostrou radiografias da boca de uma criança, de um adulto e de um idoso. E, a partir de uma reprodução da arcada dentária de uma criança, todos a ajudaram a contar os dentes e descobriram que uma criança pode ter vinte dentinhos!
Ao final, ela falou da importância de cuidarmos dos dentes para que nenhum "bichinho" apareça, fazendo uma demonstração, ao escovar os dentes de um burrinho de pelúcia, que atraiu a atenção e divertiu as crianças. Foi uma tarde de muito aprendizado! A turma ficou muito feliz com a visita da Renata!

Artes no Papel

As crianças da Turma do Papel se dedicaram a produções para a Mostra de Artes. Os trabalhos foram feitos em várias etapas e inspirados em diferentes poetas e pintores. Muitas técnicas e suportes foram utilizados e resultaram em trabalhos caprichados. Também escrevemos uma carta para um poeta avô da escola. Para maiores notícias será preciso aguardar o dia da Mostra! Esperamos por todos!

Passeio para Camaleão e Gelo!

As Turmas do Camaleão e do Gelo irão passear no Morro do Pão de Açúcar e apreciar a nossa Cidade do alto. Pedimos que cada criança traga um pacote de biscoito fechado.
Terça-feira - Turma do Camaleão
Sexta-feira - Turma do Gelo

Viagem em Preto e Branco

Por meio de um livro muito especial. trazido por Daniel, a Turma do Camaleão fez uma viagem de avião no tempo, a partir de fotos aéreas datadas dos primeiros anos de vida de Vinícius. Descobrimos que no início do século passado não havia prédios no calçadão de Copacabana e que o bondinho do Pão de Açúcar era a grande novidade turística da Cidade. Observando estas e outras fotos do Rio antigo, as crianças também questionaram as cores em preto e branco e criaram hipóteses sobre como eram as máquinas fotográficas daquele tempo. Inspiradas, fizeram trabalhos de artes criando a continuação de fotos utilizando tinta guache em diferentes tons de cinza.

O Comboio da Semente

A Turma da Semente viajou no trem do Poeta Fernando Pessoa, através dos versos de "No Comboio Descendente", do livro "Poemas para Crianças". Nossos pequenos passageiros ouviram a poesia musicada pelo cantor português José Afonso e, inspirados, construíram uma história. Ainda apreciaram obras de Kandinsky e Miró que retratavam o mesmo tema.

Quartos

Com o olhar aguçado para a busca de transformações, a Turma do Gelo apreciou as três versões do quadro "O Quarto", pintado por Van Gogh, e a história que o envolve, além da releitura feita por Lichtenstein. As crianças fizeram diferentes comentários a respeito das cores, formas e elementos que compõem as cenas, comparando as duas obras. Inspiradas, estão criando um trabalho tridimensional com sucata, construindo quartos que incluem detalhes a partir de recortes de revistas, pinturas e outros materiais.

Aniversários

De 7 a 13 de Outubro

7 Micael da Mata Pestalozzi F3M
7 Marina Benevides Santos F6M
7 João Fernandes de Medeiros E Albuquerque F4M
7 Joaquim Suarez Cabral TBM
8 Arthur de Lima Neves F8TA
8 Alice Malin Melo F4T
9 Pedro Henrique Deak Barretto F3M
9 Clara de Assis Lima Rabelo F3M
9 Alice Kodama Flexor F4T
10 Guido Tercius Labouret F6T
10 Mariana Conde Cavagnari PRO
10 Helena Lent Santos AUX
11 João Daniel Teles Mendes F8TA
12 Rosangela Machado de Oliveira Caldas PRO
12 Rafael Martins Rodrigues F4T
12 Rita de Cassia Cardoso de Oliveira AUX
13 Andrea de Rezende Travassos AUX
13 Cecilia Lessa Macedo F2T
13 Bruno Antonio Stolze Portugal F3M