Notícias de 27 de setembro de 2013 - Ano XX

Para Todos

Reunião de Pais

Contamos com a presença de todos nas próximas Reuniões de Pais. A participação das famílias no acompanhamento do trabalho que vem sendo desenvolvido com as turmas é muito importante.
Segunda-feira, 30/09, 8h - Borboleta; 18h - Gelo; 18h30 - Semente.
Segunda-feira, 7/10, 18h - Pintinho; 18h30 - Ovo.

Matrículas 2014

Já foram enviados os requerimentos para renovação de matrícula para 2014. Enviaremos, em seguida, os dos irmãos cadastrados. Após o dia 8/10, não poderemos mais garantir prioridade para os irmãos cujos responsáveis não tiverem se manifestado.
Segue calendário com a orientação sobre o processo:
25 a 27/09 - Envio da documentação de renovação de matrícula para os alunos antigos e irmãos que tiverem se cadastrado.
1 e 2/10 - Renovação para a Educação Infantil e para o Primeiro Ano do Ensino Fundamental.
3 e 4/10 - Renovação para as demais turmas do Ensino Fundamental.
7 e 8/10 - Matrícula dos irmãos, com a remessa de todos os documentos necessários.
9 a 11/10 - Convocação dos alunos novos por telefone e/ou email.
16/10 - Início de matrículas para os alunos novos de Educação Infantil.
16 a 18/10 - Convivência e seleção para alunos novos do Ensino Fundamental.
A partir de 21/10 - Matrícula dos alunos novos do Ensino Fundamental.
Os critérios de prioridade para matrícula de alunos novos encontram-se disponíveis no site em "Matrículas".

Agradecimento

Queridos pais e amigos da Sá Pereira, gostaria de agradecer por tantos livros, brinquedos e jogos recebidos ao longo dessas semanas para montarmos nossa Sala de Jogos e Brincadeiras na comunidade próxima à Escola Municipal Professora Dalva Borges da Cunha, Taquara, Santa Cruz da Serra. Estamos em fase de arrumação para que nossos meninos e meninas possam, em breve, desfrutar de todas essas doações.
Muito obrigada, de coração! Flavia Renata

Informe no Celular

Para ler o Informe celular, m.escolasapereira.com.br, versão "alpha".

Educação Infantil

Cores e Formas

As cores do arco-íris já tinham invadido a sala da Turma do Jabuti. Aí foi a vez de brincar com as cores primárias. Inspirados num vídeo e imagens de quadros de Mondrian, nossos pequenos criaram composições bem coloridas!

Pintinhos na Praia

Numa tarde ensolarada, a Turma do Pintinho foi passear na Praia do Forte. Alegres e vestidas com suas roupas de praia, as crianças se divertiram molhando os pezinhos na água, cavando buracos e construindo castelos na areia, numa grande farra. Depois de muitas risadas, sentaram-se à beira do mar para descansar e curtir o sol. Para nossa sorte, só quando chegamos à escola é que o tempo fechou e começou a chover.

Cabelo Cabeleira

Ele cresceu, mudou de cor... Depois da conversa sobre algumas transformações observadas nos cabelos das crianças, a Turma da Borboleta ouviu a história de Rapunzel, a menina de cabelos compridos. O conto, já conhecido por algumas crianças, prendeu a atenção e instigou bastante o grupo. Mas, afinal, qual era o tamanho do seu cabelo? Qual a altura da torre onde vivia? Com a ajuda de novelos de lã, levantamos muitas hipóteses e, definido o tamanho, preparamos longas tranças para dramatizar a história no pátio, com os amigos.

Brincadeiras no Parque

A Turma do Papel foi ao Parque dos Patins. Nosso lanche coletivo estava muito gostoso! Depois do lanche, fomos num trepa-trepa muito alto. Foi muito divertido. Brincamos de pique alto num ônibus de mentira, jogamos queimado, rouba-malha, disco e futebol e pulamos corda. Também subimos num morrinho, rolamos e escalamos uma "Torre Eiffel".
O passeio foi hiper, mega legal!!

Texto coletivo

Pé de Valsa

"Acordar com o pé esquerdo", "botar o pé na estrada", são tantas coisas que podemos fazer com os pés... Entusiasmadas com as conversas sobre os pés, as crianças da Turma do Ovo trouxeram várias contribuições. Beatriz e Nina V. comentaram na roda sobre o filme "Billy Elliot", de Stephen Daldry, que conta a história de um menino dançarino. Aproveitamos para apreciar algumas obras que expressam a beleza das bailarinas, do pintor Degas. Terminamos a semana embalados pelos movimentos leves e delicados desses grandes artistas que usam os pés para "flutuar", assistindo, na FIL, ao espetáculo "A Bailarina". Foram dias especiais.

Rio Antigo

A Turma do Camaleão, em uma divertida roda de conversa, pensou sobre como seria a nossa Cidade há 100 anos, quando Vinícius de Moraes nasceu. Muitas perguntas e comentários foram levantados pelas crianças:

“Tinha sol e lua?” (Cecília)
“Será que a Cobal existia?” (Theo)
“Vinícius morava em casa ou em cavernas?” (Lara)
“Já existia avião?” (Daniel) “E carro?” (Joaquim)
“Será que Vinícius morou na minha casa?” (Carolina)
“Acho que era tudo mato!” (Luca)

A partir da listagem dessas e de outras perguntas e comentários, viajamos no tempo para conhecer a paisagem e o jeito de se viver no Rio antigo. O livro “Rio de Janeiro: ontem e hoje”, trazido por Lara (TCT), e as pesquisas sobre as casas onde Vinícius morou, trazidas por Luisa M. (TCT), aguçaram a curiosidade de todos. As crianças ficaram intrigadas com a vasta área verde da cidade, a pouca quantidade de prédios e automóveis e imaginaram como seria morar no Rio naquela época. Também brincamos com fantasias, dramatizando diferentes situações na Cidade antiga, a partir das informações obtidas nas pesquisas.

Poemas e Mais Poemas

Depois de trabalhar e discutir sobre algumas poesias nonsense, a Turma da Semente conheceu obras da fase cubista de Picasso e se divertiu com a irreverência do artista. Nico (TDM) aproveitou para compartilhar com o grupo o seu livro "Belo Belo e outros poemas", de Manuel Bandeira. As crianças se imaginaram sereias, pássaros e barcos. Pensaram em amor, carinho, sonhos e fantasias que o poeta traz em seus delicados versos.

Botafogo

Com a curiosidade aguçada, a Turma do Gelo foi em busca de informações sobre como era o bairro de Botafogo nos tempos de Vinicius de Moraes menino. Comparando imagens das paisagens do livro “Rio de Janeiro de ontem e de hoje”, de Alberto Cohen e Sergio Fridman, as crianças perceberam muitas transformações. Para uma pintura, selecionamos fotografias da Rua S. Clemente e as crianças se dividiram em dois grupos para se dedicarem à representação dos tempos atuais e antigos. Depois, apreciaram as pinturas e observaram, atentas, os detalhes destacados por cada criança, como a ausência do Cristo Redentor em uma das imagens. Quando o Cristo foi construído? Vamos às pesquisas!

De Todos

FIL

O segundo FIL-de-Semana está cheio de coisa bacana. Informações sobre a programação.

Aniversários

De 30 de setembro a 6 de outubro

30 Lara Lazoski Libanio F3M
30 Manoel Justino Ferreira AUX
1 Luiza Silveira de Melo Gama F4T
2 Vanessa Passos da Silva PRO
3 Raquel Silva Simon PRO
3 Bruno Kemper Saboia de Albuquerque F4T
3 Gabriel Correa Barbosa Brun Fausto F9MB
4 Tomas Arnaud Girardi F3M
4 Elena Lima Diaz F3T
5 Luisa Annik Guimarães Gouyou Beauchamps F9MA
5 João Matta Machado Moura F6T
6 Joana Lins D'albuquerque Moreno F5MA
6 Bernardo Cardoso de Almeida Vieira F2M