Notícias de 27 de setembro de 2013 - Ano XX

Para Todos

Matrícula e Questionário

Documentos importantes estão seguindo pelas agendas.
O prazo para a devolução do questionário de avaliação foi adiado para sexta-feira, dia 4.
As turmas do Fundamental II levarão os documentos de matrícula na segunda-feira, juntamente com uma nova anamnese para atualização de informações.

Calendário de matrículas:
Dias 1 e 2/10 - Renovação para a Educação Infantil e para o Primeiro Ano do Ensino Fundamental.
Dias 3 e 4/10 - Renovação para as demais turmas do Ensino Fundamental.
Dias 7 e 8/10 - Matrícula dos irmãos. É necessária a entrega de todos os documentos.
Dias de 9 a 11/10 - Convocação dos alunos novos por telefone e/ou email.
Dia 16/10 - Início de matrículas para os alunos novos de Educação Infantil.
Dias de 16 a 18/10 - Convivência e seleção para alunos novos do Ensino Fundamental.
A partir de 21/10 - Matrícula dos alunos novos do Ensino Fundamental.

Duas Feiras Modernas

Chegou a hora do Fundamental II compartilhar suas aprendizagens nas diferentes áreas. Os últimos dias foram de muito trabalho, com algumas alterações da rotina. Foi um desafio lidar com a necessidade de tanta autonomia. Para isso, a orientação dos adultos foi essencial. E o resultado é retrato desse processo desafiador para nossos alunos, que esperam seus familiares amanhã:
De 10h às 12h - turmas da tarde
De 13h às 15h - turmas da manhã
As F3, F4 e F5, do Fundamental I, terão a próxima semana para fazer ajustes, ensaiar e preparar o trabalho da Feira e receberão seus pais na sexta-feira:
De 8h às 9h30, turmas da manhã
De 16h às 17h30 - turmas da tarde

Informe no Celular

Para ler o Informe da Sá Pereira no celular, m.escolasapereira.com.br, versão "alpha".

Agradecimento

Queridos pais e amigos da Sá Pereira, gostaria de agradecer por tantos livros, brinquedos e jogos recebidos ao longo dessas semanas para montarmos nossa Sala de Jogos e Brincadeiras na comunidade próxima à Escola Municipal Professora Dalva Borges da Cunha, Taquara, Santa Cruz da Serra. Estamos em fase de arrumação para que nossos meninos e meninas possam, em breve, desfrutar de todas essas doações.
Muito obrigada, de coração! Flavia Renata

Ensino Fundamental I

Dia das Crianças

Num mês de tanto trabalho, nada melhor que um dia no Clube dos Macacos com piscina, bola, brincadeira; principalmente, se for para comemorar o Dia das Crianças.
F3 e F4, dia 7/10, segunda-feira
F1 e F2, dia 22/10, terça-feira
O lanche será do Clube, é uma exigência do espaço. Serão servidos 2 mini-pizzas, 5 pãezinhos de queijo, 2 mini cachorros-quente, refrigerante ou mate (por criança).
Para as F5 estamos planejando uma viagem para o final de outubro. Aguardem notícias.

Mutantes não Desistem Jamais

"Não pudemos ir ao Forte São João pois a previsão do tempo era de chuva, mas nem choveu... Mas não desanimamos! Vamos fazer esse passeio no final de outubro. Aproveitamos o dia para ensaiar a música "Pelo telefone" e fizemos trabalhos de artes. Foi um dia gostoso também. Na terça-feira vamos ao Museu de Arte do Rio para conhecer um pouco mais sobre a história da nossa Cidade e vamos fazer um lanche coletivo na Praça Paris."
Texto Coletivo

Mais Festa

As F1 e F2 também querem compartilhar suas aprendizagens com as famílias.
F1, 11/10, sexta-feira.
F2, 30/10, quarta-feira.
Turmas da manhã às 8h e da tarde às 16h.

Supermercadinho

Laticínios, limpeza, frios, perfumaria, doces, frutas, grãos e cereais... Estas foram algumas das seções de supermercado lembradas pelas crianças das F2. Para ampliar o estudo sobre o sistema monetário e participar de situações de compra e venda envolvendo cálculo, vamos fazer um mercadinho em sala. As turmas observaram e recortaram encartes para, no caderno, organizarem as seções e terem noções de preços. O próximo passo será reunir embalagens lavadas e limpas, que pediremos nas agendas, para começar nossa brincadeira.

Reunião de Pais

Na próxima quinta-feira, às 19h30, receberemos os pais das F2.
Dia 10/10 será a vez dos pais das F5; 18h, F5T e às 19h30, F5MA e F5MB.

F2 no Ateliê!

As F2 foram conhecer, de perto, o trabalho de Carlos Vergara, que nos recebeu em seu ateliê. No meio da visita, uma fala contente observou: "a nossa aula de artes hoje foi aqui no ateliê!".
"A F2M foi passear no ateliê do Carlos Vergara. Quando nós chegamos, vimos uma sala com muitas obras, e depois fomos para uma sala que tinha vários potinhos. Dentro dos potes tinha pigmentos em forma de pó. Nós fizemos uma impressão com pigmentos e cola. Nós pegamos algumas folhas e botamos nos formatos que queríamos. Depois pegamos um pouco de pigmento com uma peneira, passamos cola no papel, então pressionamos o papel com cola nas folhas com os pigmentos. Quando tiramos o papel, ficou a marca do pigmento. Lavamos a mão, lanchamos e voltamos para a escola. E assim foi o nosso passeio!"
Lara F2M

Afinal, o que é Respeito?

Respeito, apesar de ser uma palavra conhecida, nem sempre é praticado. Este foi o tema das últimas Tribos de F2T, F3, F4 e F5T. As crianças procuraram o seu significado em diferentes dicionários, compararam os verbetes, criaram novos e os compartilharam na turma. Resignificando a palavra, viram o quanto a prática de uma atitude respeitosa é importante para a vida de cada um e de todos, seja na escola ou pelo mundo afora. Muitos foram os exemplos de experiências que as crianças trouxeram. Refletiram sobre atitudes e transformações. Aos poucos, as percebemos mais amadurecidas em suas colocações, vão compreendendo que são cidadãs e têm direitos e deveres. E que só assim podem viver “numa boa”.
Para contribuir com a discussão lemos o livro “E Eu Com Isso - Aprendendo Sobre Respeito”, de Brian Moses e Mike Gordom.

Revendo a Escrita

Na sexta-feira as crianças da F3T se divertiram lendo textos que produziram quando estavam na F2. Puderam apreciar duas reescritas individuais, uma do início do ano e outra do final; o conto "Chapeuzinho Vermelho" e a fábula "O Leão e o Ratinho". Acharam muito engraçado o jeito que escreviam, a letra que usavam e, contentes, descobriram palavras inventadas por eles quando ainda não sabiam como escrevê-las. Pudemos conversar sobre o quanto caminharam de lá para cá e o quanto estão sabidos.
Eles levaram para casa para dividir essas descobertas com as famílias.

Plantas Medicinais nas F4

Você sabia que o chá de "pata de vaca" combate a diabetes e que a malva pode curar inflamações na garganta, laringe e infecções na boca? Você costuma usar plantas como complemento para o seu bem-estar? Pois além dessas informações, nossos alunos prepararam uma pesquisa sobre plantas medicinais e seus benefícios à saúde. Quem sabe uma delas pode, um dia, servir para você?

Preparativos Finais

Os alunos da F4T estudaram a reprodução das plantas! Foi um tema que despertou a curiosidade de todos. A partir da observação e do processo de dissecação, descobriram que uma flor pode ser hermafrodita. Também estudaram a polinização por meio de um elemento externo como um beija-flor, uma abelha, insetos polinizadores, o vento ou até mesmo a água. Mas a grande descoberta foi saber que o fruto surge a partir do desenvolvimento do ovário e a semente surge do óvulo, por isso é rica em nutrientes, fundamental para o desenvolvimento de uma nova planta saudável. Os alunos estão se empenhando para apresentar uma Feira com muitas informações e curiosidades!

Aula do Henrique nas F5

Nos preparativos para a Feira Moderna, tivemos uma aula incrível com o Henrique, professor de Ciências. Trazer, sempre que possível, especialistas no assunto que estamos pesquisando é uma prática nossa. Para as F5, convidamos um professor do Fundamental II da Sá Pereira para iniciar o contato das crianças com o novo segmento. Além de comprovar e ampliar os conceitos, Henrique conseguiu transmitir, de uma maneira especial, um encantamento pelos fenômenos da natureza e pela maneira de estudá-los.
Aprendemos um pouco sobre átomos, moléculas, propriedades e a origem da água.

Geometria

As crianças das F5 iniciaram um estudo sobre Geometria. O desafio inicial foi criar diferentes formas geométricas a partir de uma folha retangular. Definimos o conceito de polígonos e discutimos o nome que cada figura recebe de acordo com o número de lados e vértices. A F5T também trouxe embalagens para observar os diferentes polígonos que formam os poliedros e conheceram um vocabulário todo novo. Aproveitaram, também. para construir, organizados em pequenos grupos, alguns sólidos com massinha e palitos. A aprendizagem tem sido divertida!

Festa de Encerramento

Já é tradição na Sá Pereira a apresentação de um espetáculo teatral liderado pelas F5. Em nossas aulas de Teatro, já começamos a ensaiar nossa peça, repleta de música e dança. Serão muitas transformações.

Tribo Especial

Na última sexta-feira, alunos da F6M conversaram com as F5M. Dúvidas sobre o dia a dia, os professores, as aulas, a avaliação, a postura de estudante e muito mais foram todas esclarecidas. Num clima descontraído, as crianças da F6M passaram sua vivência, dando dicas importantes a partir de suas experiências. O toque que mais valorizaram foi o da organização: não deixar deveres acumulados, prestar atenção na aula, não esquecer material - "Se vocês conseguirem se organizar, o Sexto Ano fica bem tranquilo."

Ensino Fundamental II

Shakespeare

Foi no Renascimento que o Teatro Elisabetano surgiu e, com ele, o grande dramaturgo William Shakespeare. Nas aulas de Teatro, as F7 estão estudando trechos das peças “Hamlet”, “Sonhos de uma noite de verão”, “Romeu e Julieta”, “Macbeth” e “A tempestade”, que serão encenados no fim do ano.

Plantão

Na próxima quinta-feira, dia 3, de 18h às 21h, os professores de F7 e F9 receberão os pais.
Lembramos que são encontros breves, por ordem de chegada.

Passeio F7

As F7 farão um trabalho de campo no Parque Nacional da Serra dos Orgãos (PARNASO). A atividade é uma proposta de trabalho integrada entre Escola Sá Pereira e o Instituto Moleque Mateiro e que contemplará estudos realizados nas aulas de Geografia e Ciências. Maiores detalhes sobre o passeio que será realizado no dia 9 para a F7M e 10 para a F7T já seguiram por circular especial.
Conforme o informe anterior, o pagamento do passeio deve ser feito às auxiliares de coordenação Quediene (F7M) e Rose (F7T), em cheque ou dinheiro, até o dia 5/10, no valor de R$135,00. Cheques devem ser nominais ao Instituto Moleque Mateiro.

Museu de Belas Artes

Por motivos diferentes as F8 e F6 vão explorar o acervo do Museu de Belas Artes. Os mais velhos pelo viés do academicismo; os menores pela arte grecoromana.
F8TA, quarta-feira, dia 2/10
F8TB, quinta-feira, dia 3/10
As F6M e F6T, quinta-feira, dia 10/10

Literatura e Feira nas F8

Organizamos, em formato de Informe Literário, alguns textos do caderno: "Memórias em Construção - um laboratório de escrita". No mesmo formato, publicamos parte das cartas dos leitores para o escritor Mia Couto, reações de leitura à sua crônica "Zôo Ilógico". Convidamos a todos para a leitura desses textos literários, produções autorais dos estudantes, no site da escola. Para a Feira Moderna, o grupo de Língua Portuguesa planejou e trabalhou bastante para a realização de surpresas que pretendem divulgar tais produções literárias e, ainda, fazer uma provocação tendo em vista o enredo do livro Fahrenheit 451.

F8 em Valença

Precisamos, com urgência, do retorno das famílias sobre o passeio a Valença, proposto em circular especial. O prazo para a reposta é terça-feira, dia 1/10, quando precisaremos responder definitivamente às empresas de ônibus e à organizadora do evento.

Students at Work

Esta semana finalizamos os trabalhos que apresentaremos na Feira Moderna. As F9 criaram um show de perguntas e respostas envolvendo personagens polêmicos da história. Qual seria a opinião de Winston Churchill sobre Obama, por exemplo? Alguns encontros impossíveis acontecerão nesse "universo paralelo", e os pais e convidados poderão decidir quem mereceria uma segunda chance.
Nas F8 os alunos estão preparando uma mesa redonda envolvendo personagens históricos reais e fictícios. Imagine personagens como George W. Bush, Darth Vader, Janis Joplin discutindo sobre temas atuais. Mais um evento impossível que acontecerá na Feira Moderna.

Metamorfoses nas F9

Duas histórias de transformação em contextos diferentes, uma retratando a resistência, a outra, a desistência. A partir delas, refletiremos sobre perdas e ganhos dos personagens, sobre momentos em que só a transformação pode salvar, outros em que a transformação destrói, outros em que a dor da transformação pode ser quase insuportável. Tudo relacionado a reflexões sobre a sociedade atual e sobre o momento histórico da Segunda Guerra Mundial. Para tanto, faremos duas leituras nessa etapa final: "A Metamorfose", de Franz Kafka e "A menina que roubava livros", de Markus Zusak, ed Intrínseca. As leituras já podem ser iniciadas.

De Todos

Oficina de Grafite

O Espaço Ateliê (Isabela, mãe da Iara da F3M) oferece, em outubro, para crianças a partir de 10 anos, uma oficina alternativa orientada pelo artista grafiteiro WAKS, da Noruega.
Grupo 1:
08/10 - Das 18h às 20h - História do grafite e elaboração do design
10/01 - Das 18h às 20h - Elaboração do design
12/10 - Das 13h às 18h - Execução no muro
Grupo 2
15/10 - Das 18h às 20h - História do grafite e elaboração do design
17/10 - Das 18h às 20h - Elaboração do design
19/10 - Das 13h às 18h - Execução no muro
Inscrições abertas, vagas limitadas - Tel. 9365-3889
espacoatelie304@gmail.com
www.espaceatelie.blogspot.com

Borbulho

Letícia Monte, mãe da Dora (F9) e do Teo (F3), recomenda o espetáculo Borbulho, em cartaz neste final de semana, às 19h, no Teatro de Arena da Caixa Cultural da Almirante Barroso.
Criado por Andrea Lerner e Rosane Chamecki, coreógrafas que trabalham em NY, Borbulho trata da criação do mundo e da metamorfose. É um espetáculo direcionado aos jovens mas vai agradar a todas as idades, com cenografia maravilhosa da artista plástica Janaina Tschape e uma musica fantástica de DJ Dolores e Chico Correa.

As Coisas

Ademir, pai do ex-aluno Daniel Reis, indica o Musical Infantil inspirado na obra de Arnaldo Antunes, Teatro Fashion Mall, sala 1, sábado e domingo às 17h, de 5/10 a 24/11.

FIL

O segundo FIL-de-Semana está cheio de coisa bacana. Informações sobre a programação.

Aniversários

De 30/9 a 6/10

30 Lara Lazoski Libanio F3M
30 Manoel Justino Ferreira AUX
1 Luiza Silveira de Melo Gama F4T
2 Vanessa Passos da Silva PRO
3 Raquel Silva Simon PRO
3 Bruno Kemper Saboia de Albuquerque F4T
3 Gabriel Correa Barbosa Brun Fausto F9MB
4 Tomas Arnaud Girardi F3M
4 Elena Lima Diaz F3T
5 Luisa Annik G Gouyou Beauchamps F9MA
5 João Matta Machado Moura F6T
6 Joana Lins D'albuquerque Moreno F5MA
6 Bernardo Cardoso de Almeida Vieira F2M