Notícias de 20 de setembro de 2013 - Ano XX

Para Todos

Matrículas 2014

Estamos nos organizando para iniciar o processo de matrículas para o próximo ano.
Pedimos aos pais que têm interesse de matricular irmãos e que ainda não preencheram o cadastro na secretaria, que tomem essa providência até quarta-feira, dia 25, quando iniciaremos o envio da documentação dos alunos antigos e seus irmãos.
Segue calendário com a orientação sobre o processo:
25 a 27/09 - Envio da documentação de renovação de matrícula para os alunos antigos e irmãos que tiverem se cadastrado.
1 e 2/10 - Renovação para a Educação Infantil e para os alunos que cursarão o Primeiro Ano do Ensino Fundamental
3 e 4/10 - Renovação para todo o Ensino Fundamental
7 e 8/10 - Matrícula dos irmãos, com a presença dos responsáveis e documentos necessários
9 a 11/10 - Convocação dos alunos novos por telefone e/ou email
16 a 18/10 - Convivência e seleção para alunos novos do Ensino Fundamental
21 a 23/10 - Matrícula dos alunos novos

Ensino Fundamental I

Mais Vistas na F1M

Depois de recebermos a Cecília (diretora da escola) e aprendermos um pouco mais sobre a nossa Cidade e a história da nossa escola, recebemos o Sr Félix, avô da Sofia Zyngier que nos contou como era o Rio de Janeiro na sua infância. Falou sobre a escola que estudou, sobre as brincadeiras e "causos" de um tempo em que se andava de bonde, o arroz era vendido em pacotinhos na quitanda e as galinhas saíam vivas do mercado. As crianças adoraram ouvir essas histórias e assistiram a um vídeo francês sobre o Rio de Janeiro de 1958.

Passeio ao Museu de Arte Naif

As F1 apreciaram as coloridas obras do Museu de Arte Naif sobre o Rio de Janeiro. Com olhar atento e as orientações das guias, pudemos admirar essa arte ingênua e divertida que retrata a nossa cidade. Aprendemos que esses artistas não frequentaram escola de arte e pintavam com o coração, retratando com a pureza o seu olhar. Agora, estamos apreciando Debret e suas imagens do Rio e comparando as técnicas de pintura e as cores de diferentes épocas e estilos.

Reuniões de Pais

As próximas reuniões serão:
F1 - 26/09, quinta-feira, às 19h30
F2 - 3/10, quinta-feira, às 19h30

Forte São João

As F1 visitarão o Forte São João na quarta-feira, cada turma em seu turno.

Arte Realista

As crianças das F2 foram convidadas a descobrir o que acontecia no cenário artístico antes do movimento impressionista. Leram, em grupos, uma linha do tempo sobre a história da arte e conseguiram perceber que antes do Impressionismo os artistas se preocupavam em retratar a realidade, aproximando-se ao máximo dela. Em outro momento, experimentaram imitar os artistas realistas, observando frutas e fazendo desenhos de natureza morta.

Ateliê para F2

Por intermédio de Adriana, mãe da Catarina, F2T, conseguimos organizar um encontro com Carlos Vergara em seu ateliê, uma oportunidade para nossas investigações sobre arte e os pigmentos. A F2M irá na segunda-feira e F2T na sexta. O lanche será coletivo.

Mais uma Surpresa da Lineia!

Lineia chegou na F2 com uma nova surpresa: uma cesta com vários livros sobre pintores impressionistas! Inspirados nos artistas, todos foram ler os livros numa grande roda ao ar livre e gostaram muito! Será que Lineia vai trazer outras novidades?

Nursery Rhymes

As F3 estão empenhadas em preparar, para a Feira Moderna, rimas sobre os animais amazônicos. Mas o trabalho não será feito somente pelas crianças! Os pais e os outros visitantes da Feira serão convidados a colocar à prova o conhecimento na língua inglesa completando as quadrinhas. Quem aceita o desafio?

Feira Moderna de F3, F4 e F5

A Feira Moderna também está presente nas aulas das F3, F4 e F5. É tempo de escolhas, planejamentos, pesquisas, experiências e ideias. Muitas ideias!
A Feira Moderna do Fundamental I acontecerá numa data diferente da do Fundamental II. Será dia 4/10, sexta-feira. E para que todos possam se programar, os horários:
De 8h às 9h30, turmas da manhã
De 16h às 17h30 - turmas da tarde

Colorindo Flores

Nas F4 realizamos uma experiência que comprovou a capilaridade nas plantas, mostrando como conseguem levar a água com os nutrientes necessários à sua sobrevivência das raízes até as folhas. Colocamos 1/4 de água em um copo e misturamos corante vermelho, deixando o líquido bem concentrado. Cortamos um pedaço da haste e abrimos para ver os vasos condutores que realizam o transporte do líquido até as folhas. Depois de alguns minutos, já percebíamos que as flores brancas, estavam ficando avermelhadas!

Um Dia de Botânico!

A F4M foi ao Jardim Botânico com Neusa Tamaio, mãe do Iuri, que é Bióloga e Botânica. Vivenciamos um dia especial, realizando passo a passo o trabalho de um botânico. A caminho do Instituto de Pesquisa do Jardim Botânico, fomos aguçando nosso olhar científico e observando espécies diferentes de plantas, flores sendo polinizadas e os seus órgãos reprodutores, sementes em vagens... uma verdadeira aula em campo! No Instituto, nos dividimos em pequenos grupos para fazer a coleta e depois iniciar a exsicata. Visitamos o herbário e usamos o microscópio para observar detalhes de uma planta já desidratada. Todo esse material será apresentado na nossa Feira Moderna.

Arte Botânica

As F4, mobilizadas pelo projeto e pela visita da Cynthia na semana passada, mostraram-se interessadas em investir mais no desenho de observação. Para isso, precisarão trazer, na semana que vem, uma planta ou uma flor para usar na aula de Artes como modelo. Para essa atividade, realizamos uma pequena alteração nos dias das aulas.
F4M, terça-feira; F4T, quarta-feira

Cai Guo-Qiang

As F4 visitaram a exposição de Cai Guo-Qiang, "Da Vinci do Povo", no CCBB. Não podíamos deixar de ver de perto o trabalho desse artista apresentado aos alunos no ano passado enquanto estudavam a China e suas invenções.
Todos ficaram encantados com a proposta de Cai Guo-Qiang, que reuniu não apenas suas ilustrações feitas com pólvora, mas vídeos de performances com fogos de artifício e trabalhos de inventores do interior da China compostos por máquinas e robôs!
A exposição tem continuidade no Centro Cultural dos Correios, mas não foi possível visitá-la. Quem ainda não foi, não deve perder a oportunidade até o dia 22/09.

Bingo!

Os alunos da F4T tiveram um momento de descontração para reforçar os estudos da tabuada. Após estudar em casa a do 6 e a do 7, realizaram, em sala, um bingo, aprendendo esse conteúdo da matemática de forma mais lúdica e prazerosa. As crianças se divertiram tanto que já pediram para jogar mais vezes!

Ciranda Literária

Como a nossa primeira Ciranda Literária fez um enorme sucesso, os alunos da F5T pediram "Bis"! Assim, dentre os livros daquela primeira leva, escolhemos os imperdíveis e acrescentamos outros tantos para compor o acervo dessa nova Ciranda. Desta vez, autores brasileiros e estrangeiros se combinam e proporcionam as mais diversas viagens aos nossos leitores.

A Feira Moderna Vem Aí

As F5 já estão completamente envolvidas com a Feira Moderna. Vamos trabalhar com a água, que foi o tema escolhido desde o início do ano, mas o foco, agora, está nos seus aspectos físicos: características, propriedades, fórmula química, fontes, distribuição no planeta. Temos levantado hipóteses, feito pesquisas e variadas experimentações para conhecer esse elemento tão fundamental para a vida.
Nessas semanas que antecedem a Feira, os deveres de casa ficam um pouco irregulares, tanto na frequência quanto na quantidade. Mas isso não quer dizer que as crianças não tenham tarefas e ou materiais para preparar em casa. É um momento em que as estimulamos a ampliar seus estudos com novas pesquisas sobre o tema que vão apresentar e pedimos apoio às famílias para um reforço nesse compromisso.

Novo Informe Literário da F5T

Depois de conhecer a história do Rio de Janeiro, e se encantar pela escrita de Luciana Sandroni em seus dois livros, as crianças não podiam perder a oportunidade de viver uma aventura com um dos símbolos mais importantes da Cidade: o Cristo Redentor!
Nas criações escritas de nossos alunos, a estátua ganha vida e é levada para conhecer, de pertinho, essa Cidade que ela conhece só de vista! Confiram algumas dessas histórias no Informe Literário: "Um Encontro Inesperado", da F5T! Boa leitura!

Expressões Numéricas

As crianças das F5 resolveram muitos problemas, dessa vez envolvendo as expressões numéricas. O novo estudo trouxe muitas discussões e descobertas sobre a maneira de solucionar esse tipo de operação matemática. Descobrir parênteses, chaves e colchetes junto às operações foi bastante intrigante para a meninada. E só depois de muitas discussões, entenderam a importância de respeitar as regras na hora de resolvê-las. Formular problemas, a partir de algumas expressões, também foi um importante desafio que ajudou na compreensão desse novo conteúdo.

Novas Leituras

Pedimos a todos que ainda não compraram o livro pedido neste semestre, que se apressem. Vamos iniciar a leitura logo após a Feira Moderna.
F4 - "A Reforma na Natureza", de Monteiro Lobato, Ed Globo;
F5 - "Festa de Criança", de Luis Fernando Veríssimo ou "Cara ou Coroa", de Fernando Sabino. Ambos da coleção "Para gostar de ler - Junior", Ed Ática. Não é preciso comprar os dois livros. Marcamos na agenda qual livro cada criança deverá trazer.

Visita à Pereirinha

Os Vários "Vinícius" das F4 invadiram a Pereirinha! Fomos contar um pouco do que estudamos sobre a vida e a obra de Vinícius de Moares. Pegamos a biografia feita em sala e a tranformamos em um texto na primeira pessoa. Cada criança ficou responsável pela leitura de uma frase, interpretamos o nosso querido Poetinha em forma de jogral. Depois recitamos as poesias feitas por nós dos animais que acrescentamos na Arca de Noé do Vinícius. Foi uma experiência deliciosa! Fizemos uma brincadeira de adivinhação com os pequenos que se divertiram bastante com as F4.

Ensino Fundamental II

Passeio F7 ao PARNASO

Após verificarmos a concordância da grande maioria das famílias com a realização do trabalho de campo no Parque Nacional da Serra dos Orgãos (PARNASO), vimos confirmar a realização do mesmo.
Para darmos sequência às providências necessárias à realização da atividade, solicitamos que o pagamento do passeio seja feito até o dia 5/10. O cheque, no valor de R$135,00, deve ser nominal ao Instituto Moleque Mateiro e deve ser entregue as auxiliares de coordenação, Quediene (F7M) e Rose (F7T).
Nas próximas semanas enviaremos mais detalhes sobre a atividade.

Renascimento no MNBA

As F7 visitaram a exposição "A Herança do Sagrado", no Museu Nacional de Belas Artes. Lá, os alunos puderam observar obras do Vaticano e de Museus Italianos. Viram as mudanças nas representações das pessoas, paisagens e construções ao longo dos séculos. Como, nas aulas de Artes e de História, os alunos estão estudando o renascimento e a perspectiva, a visita foi de grande proveito para verem ao vivo obras deste período.

Reuniões de Pais Extras

F8 - Dia 25/9, terça-feira, 18h30. Na pauta: a definição do turno das F9 de 2014.

F7M - Dia 26/9, quinta-feira, 19h30. O objetivo é conversar sobre o grupo, as relações e os vínculos que se formam, dar algumas orientações aos pais e falar do trabalho que estamos desenvolvendo nas Tribos.

A Língua e a Feira nas F8

Ficou combinado – professora e estudantes que escolheram se dedicar à Língua no preparo da Feira Moderna – que toda a concepção da apresentação, a criação, a organização, a divisão de tarefas, ficariam por conta do grupo. Contariam com a ajuda da professora ao longo do processo, à medida que solicitassem; para o acompanhamento, não apenas pedagógico, mas também afetivo. A orientação é a realização de pequenos encontros diários para a organização e o melhor aproveitamento do tempo e para a socialização de todas as ideias. Por enquanto, podemos adiantar que são muitas e que giram em torno da Literatura. Elegeram o livro Fahrenheit 451 e as Memórias, escritas ao longo do ano, para compartilhar, de diferentes modos, com os visitantes.

Viagem de Formatura da F9

A esperada viagem de formatura se aproxima. Já enviamos a circular com todos os detalhes que devem ser lidos com cuidado pelas famílias. Os documentos solicitados devem ser entregues todos juntos ao pagamento, até 15/10, na secretaria.

Feira Moderna

A Feira Moderna do Ensino Fundamental II será sábado, dia 28/09. Reunidos em grupos definidos por matéria e temática de interesse, os alunos estão buscando, no uso de uma variedade de linguagens, formas criativas de apresentarem os estudos que vieram realizando ao longo do ano nas diversas disciplinas. Estão todos convidados a participar do evento e prestigiar as produções dos alunos.
Para que todos possam se programar:
De 10h às 12h - para os alunos da tarde
De 13h às 15h - para os alunos da manhã

Aniversários

De 23 a 29 de setembro

23 Davi Macedo Mekler F8TB
23 Julieta Arruda Varoni de Castro F3M
23 Renata Regazzi Avelleira Teixeira PRO
23 Thomaz Rebello Miranda F5MB
23 Maria Fernanda P da Cunha Gracindo TDM
23 José Macedo Mekler F8TA
24 Luiza Miranda dos Santos Carvalho F8TA
24 Alice Casaccia Amarante F9MB
24 Thiago Lima Bôdas F2T
25 Tarcila Silveira de Paula Fonseca F9MA
26 Flavia Goncalves PRO
26 Olívia Domingues Cidade F1M
27 Gustavo Havas Veiga F1T
27 Nicolas Nicolai de Souza Tenius F4M
28 Cristiane Oliveira V Motta Rodrigues PRO
28 Sibylla Corrêa Ramos L Botelho TCM
28 Viviane Martins Rosa AUX
29 Pedro Andrade Buarque de Macedo F3T
29 Carolina Grinberg Limoncic F3T
29 Violeta Suarez Cabral F1M