Notícias de 20 de setembro de 2013 - Ano XX

Para Todos

Matrículas 2014

Estamos nos organizando para iniciar o processo de matrículas para o próximo ano.
Pedimos aos pais que tenham interesse em matricular irmãos e que ainda não preencheram o cadastro na secretaria, que tomem essa providência até a quarta-feira dia 25, quando iniciaremos o envio da documentação dos alunos antigos e seus irmãos.
Segue calendário para orientação sobre o processo:
25 a 27/09 - Envio da documentação de renovação de matrícula para os alunos antigos e irmãos que tiverem se cadastrado.
1 e 2/10 - Renovação para a Educação Infantil e para os alunos que cursarão o Primeiro ano do Ensino Fundamental
3 e 4/10 - Renovação para todo o Ensino Fundamental
7 e 8/10 - Matrícula dos irmãos, com a presença dos responsáveis e documentos necessários
9 a 11/10 - Convocação dos alunos novos por telefone e/ou email
16 a 18/10 - Convivência e seleção para alunos novos do Ensino Fundamental
21 a 23/10 - Matrícula dos alunos novos

Reunião de Pais

A partir de segunda-feira iniciaremos as Reuniões de Pais da Educação Infantil. Contamos com a participação de todos no acompanhamento do trabalho que vem sendo desenvolvido com as turmas.

Seg, 23/09, 8h - Jabuti; 18h - Papel e Camaleão
Seg, 30/09, 8h - Borboleta; 18h - Semente e Gelo
Seg, 7/10, 18h - Pintinho e Ovo

Educação Infantil

Visita Especial

As Turmas do Jabuti e do Pintinho receberam uma visita muito especial. Vanessa veio nos contar sobre sua viagem a Jericoacoara, um lugar onde o sol brilha com intensidade e colore o céu em tons de laranja, amarelo e vermelho quando está se pondo. Vimos fotos, ouvimos histórias e manuseamos conchas e pedras desse lugar tão ensolarado!
Passeio
As duas turmas irão passear na Praia do Forte São João. Pedimos que venham de biquíni e sunga por baixo do uniforme e com protetor solar já aplicado. O lanche será coletivo.
Seg, 23/09 - Pintinho; Sex, 27/09 - Jabuti.
Para a Turma do Pintinho pedimos, para uma atividade de artes, que cada criança traga um guarda-chuva usado (pode ser de qualquer tamanho) que possa ser pintado.

Olha a Chuva!

Envolvidos pelas transformações do clima e pela história da Arca de Noé, temos explorado, com as Turmas do Jabuti e do Pintinho, alguns instrumentos e objetos que simulam chuva e tempestade e trabalhado com um repertório variado sobre chuva e sol. Além, é claro, de soltarmos os bichos com as canções do CD "Arca de Noé", de Vinicius de Moraes.

Pé com Pé

Depois de observar as pesquisas sobre os tamanhos dos pés das crianças, trazidas de casa, a Turma do Ovo chegou a algumas conclusões:

"Meu pé vai virar pé de adulto!" Bernardo
"Os pés vão crescer mais!" Nina R.

Também descobriram que os maiores pés da turma são os dos amigos Daniel, Cosmo e Gabriel. Nossas conversas não pararam por aí. Ainda ouvimos a história "Pelegrino e Petrônio", de Ziraldo, que conta sobre as aventuras de dois pés irmãos. Resolvemos, ao final, pintar nossas solas dos pés, assim como fizeram os personagens do livro.
Na próxima quinta-feira, 26/09, iremos à FIL para assistir à peça "A Bailarina".

Passeio Radical

Depois de ler a poesia "Brincadeiras", de Ricardo Azevedo, e de brincar no Parque dos Patins, a Turma da Semente escreveu o texto coletivo abaixo.
"Fomos passear no Parque dos Patins. Lá, nos divertimos muito! Brincamos de Pique-parede, Queimado, Rouba-malha, Elefantinho-colorido, pulamos corda e fizemos escalada no brinquedão de madeira que tem um escorrega malucão. Embaixo de uma sombrinha gostosa, saboreamos um delicioso lanche coletivo. Foi uma manhã irada!"

O Poetinha Solta os Bichos

O centenário de Vinicius de Moraes está dando o que falar e escutar, nas Turmas Borboleta, Ovo, Papel, Camaleão, Gelo e Semente. No repertório da Arca de Noé, encontramos a rima poética para descrever uma construção impossível em "A Casa". E ainda falar sobre o impalpável e sem forma, na canção "O Ar" (O Vento), poesia em forma de adivinha.
Após uma breve contação da mítica história da Arca de Noé, percebemos que, muito além do repertório de bichos, o disco lançado nos anos 80 sugere também músicas sobre outros elementos da história. Ao conhecermos a música "O Relógio", tivemos boas percepções sobre a importância da passagem do tempo e o quanto isso se relaciona com a música e a ideia do pulso musical que já vínhamos trabalhando.
Conhecemos o metrônomo e até o sincronizamos com o relógio da parede do salão. E a onomatopéia do Tic-Tac nos auxiliou quando tocamos nossos tambores, experimentando diversos andamentos.

Brincadeiras

A poesia "Brincadeiras", de Ricardo Azevedo, emocionou a Turma do Papel. As crianças foram desafiadas a representar brinquedos e brincadeiras, citados no poema, que enriqueceram o repertório da turma. Inspiradas, capricharam em suas produções depois de terem escolhido o que foi mais significativo para elas. No pátio, a cabra-cega e a brincadeira de polícia e ladrão foram pura diversão!
Na próxima quinta-feira faremos um passeio ao Parque dos Patins. O lanche será coletivo.

As Casas de Vinícius

Envolvida em estudos sobre Vinícius de Moraes e as casas onde morou, as Turmas do Camaleão e do Gelo perceberam que os livros autobiográficos são uma rica fonte de pesquisa. Com “O Poeta Aprendiz”, desvendamos suas paixões, desde criança, pelo futebol e a poesia. Na leitura de “Vinícius Menino” conhecemos a casa materna onde o poeta se aproximou da música com o piano de sua mãe e o violão de seu pai. A descrição dessa casa, tão cheia de detalhes, repletos de afeto, inspirou uma releitura das crianças através do desenho e da pintura. Nosso próximo passo será descobrir como era a Cidade naquela época e como eram os bairros onde o poeta morou. Botafogo sempre foi assim como conhecemos hoje?

Sopa e Natureza Morta

Com olhinhos atentos e boas risadas, a Turma da Borboleta escutou histórias sobre o nascimento de seus primeiros dentinhos e o início da alimentação.
Listamos as comidas preferidas de hoje em dia e, para recordar os velhos tempos, fomos até a Cobal comprar legumes para uma sopa. Antes de preparar a receita, arrumamos os alimentos em cima de uma mesa para que as crianças os pintassem no papel. E depois de apreciarem algumas imagens de natureza morta, pintadas por diferentes artistas, elas capricharam em suas produções.

Aniversários

De 23 a 29 de setembro

23 Davi Macedo Mekler F8TB
23 Julieta Arruda Varoni de Castro F3M
23 Renata Regazzi Avelleira Teixeira PRO
23 Thomaz Rebello Miranda F5MB
23 Maria Fernanda Pessanha da Cunha Gracindo TDM
23 José Macedo Mekler F8TA
24 Luiza Miranda dos Santos Carvalho F8TA
24 Alice Casaccia Amarante F9MB
24 Thiago Lima Bôdas F2T
25 Tarcila Silveira de Paula Fonseca F9MA
26 Flavia Goncalves PRO
26 Olívia Domingues Cidade F1M
27 Gustavo Havas Veiga F1T
27 Nicolas Nicolai de Souza Tenius F4M
28 Cristiane Oliveira Vasconcelos Motta Rodrigues PRO
28 Sibylla Corrêa Ramos Lourenço Botelho TCM
28 Viviane Martins Rosa AUX
29 Pedro Andrade Buarque de Macedo F3T
29 Carolina Grinberg Limoncic F3T
29 Violeta Suarez Cabral F1M