Notícias de 13 de setembro de 2013 - Ano XX

Educação Infantil

Mudou o Clima!

Depois de escutar a história "A Casa Sonolenta", de Audrey Wood, as crianças das Turmas do Jabuti e do Pintinho se divertiram com brincadeiras que as levaram a observar as diferentes cores do céu em dias chuvosos e ensolarados. Inspiradas nessa história, também brincaram de tirar uma gostosa soneca no escurinho do salão, ao som da chuva. Depois foi a vez de explorar a luz do sol olhando para o céu, através de pedaços de papel celofane coloridos, lembrando as cores do arco-íris.
Na próxima sexta-feira, a Turma do Jabuti irá ao Teatro do Jockey para assistir ao espetáculo Edredom, que faz parte do 11º Festival Internacional de Intercâmbio de Linguagens.

Bebê Para Borboleta

Depois de um piquenique gostoso e muitas brincadeiras no Parque do Martelo, a Turma da Borboleta conheceu o Joaquim e a Renata, primo de 5 meses e dinda da Nina. Numa conversa muito gostosa, as crianças saciaram algumas curiosidades sobre um bebê ainda tão pequenininho: "Ele chupa chupeta?", "Tem brinquedo?", "Fica em pé sem cair?", "Já come papinha?", "Engatinha?", "Qual o tamanho do pé dele?" Renata respondeu a todas as perguntas e mostrou fotos do Joaquim menorzinho. O bebê ganhou carinho no pé e muitos elogios da turma. E todos puderam perceber que, mesmo ainda tão pequeno, ele também já cresceu!
Para a próxima semana, pedimos que cada família registre, na folha que segue na pasta, quando e como foi o aparecimento do primeiro dentinho e a introdução dos alimentos para seu filho.

Da Cabeça aos Pés

Lara H chegou à escola contando que seu sapato estava saindo do pé. Por que será que isso estava acontecendo? Seus amigos se interessaram em ajudá-la e logo estava formada uma questão que os levou a exercitar o pensamento matemático.

"Porque está grande no seu pé." (Beatriz)
"Porque ainda não cabe nela." (Pedro R.)
"Porque o sapato é grande." ( Lara R.)

Também aproveitamos essa conversa para continuar explorando as transformações do corpo enquanto crescemos. Brincamos de comparar os tamanhos das crianças e fizemos moldes de seus pés. E agora? Qual será o maior pé da turma? E o menor? Nossas pesquisas continuam fora da escola. Pedimos que desenhem o tamanho dos pés de um adulto de sua casa e que peçam ajuda para registrar o número do sapato.

Uma "Poesia Rock'n Roll"

Paulo Bi, cantor, compositor, poeta e também marido da professora Clea, visitou as Turmas do Papel e da Semente. Ele cantou alguns poemas que musicou, de José Paulo Paes, trouxe outras canções de Vinicius de Moraes, além do livro "Poeta Aprendiz", uma autobiografia do poetinha. No final, ajudou a Turma do Papel a construir uma poesia em ritmo de rock'n roll.
As crianças se despediram de Paulo dizendo: - Foi um encontro muito irado!"

Qual é a sua Palavra Bonita?

As Turmas da Semente e do Papel receberam a visita dos músicos, Maíra, professora do coral da escola, e Augusto, que vieram cantar. Os dois são pais da Zazá (TDT). Eles falaram sobre o processo de criação de uma poesia e como transformá-la em música. Eles apresentaram algumas canções de sua autoria que deixaram as crianças entusiasmadas! Entre uma cantoria e outra, surgiu um desafio para o grupo: criar uma poesia que pudesse ser musicada pelos nossos visitantes. Aproveitamos uma lista de palavras bonitas e poéticas, formulada pelas crianças, e o resultado foi uma música animada, recheada de afeto e criatividade que dizia: "Qual a sua palavra bonita...?" Foi um encontro emocionante!
Na próxima segunda-feira a Turma da Semente fará um passeio ao Parque dos Patins. O lanche será coletivo

Uma Tarde Especial

Em uma tarde muito alegre e divertida, a Turma do Camaleão recebeu Heloisa e Kãli, avó e mãe da Letícia, de braços abertos para uma deliciosa conversa sobre o Mestre Vitalino. A querida avó contou curiosidades sobre a vida do artista e fez uma exposição de suas obras, que as crianças puderam manusear sentindo a textura e o peso. Além do boi, as esculturas que retratavam os ofícios também chamaram a atenção das crianças, que refletiram, junto com a avó e mãe, os trabalhos do povo nordestino que vive no campo e em pequenas cidades.
Nesta semana também conhecemos um pouco mais sobre a vida de Vinícius de Moraes através do livro produzido pela Turma da Natureza e Turma do Céu, em 2003. Descobrimos que temos muitas coisas em comum com o poetinha! Ele adorava brincar em árvores e mergulhar.

Como é a sua casa?

Pesquisando sobre diferentes tipos de moradia, as crianças da Turma do Gelo ficaram animadas para contar como são as suas. Para enriquecer os relatos, feitos na roda, pedimos que trouxessem um desenho de suas casas, que foi apresentado com entusiasmo! Com o registro do endereço, descobrimos bairros, ruas e até prédios em comum! Também nos divertimos com a leitura de “Vizinho, Vizinha”, de Roger Mello, e dançamos muito ao som de “A casa é sua”, de Arnaldo Antunes!

Aniversários

De 16 a 22 de setembro

16 Andre Machado Pereira PRO
16 Ana Lucia Ierusalimschy F9MA
16 Sophia Eyer Protasio de Oliveira F4T
16 Helena Tonini Oliveira Telles F8TA
17 Bianca da Mata Pestalozzi F2M
18 Amodini Trindade Pederneiras F4M
18 Nina Fendt Fajardo TCM
18 Malena Mann Habirian da Costa AUX
18 Mariano Azeredo Tupinambá F5MB
18 Julia Mautner Palmeira de Paula TDT
19 Frederico Martins Tucherman F1T
20 Liz Mel do Couto Silva Goulart F4M
21 Isadora Martins Ordine TCT
21 Hanah Zagarodny F5MB
21 Ana Beatriz Merquior Tardin Pinheiro F6M
22 Cecilia Vila Maior Teixeira F2T