Notícias de 6 de setembro de 2013 - Ano XX

Para Todos

Plantão

Chegamos ao final de mais um trimestre. Tempo de avaliações, boletins, reflexões e transformações para o segundo ciclo do Fundamental I e para todo Fundamental II.
Assim, convidamos os pais de F4 e F5 (Fundamental I) e de F6 e F8 (Fundamental II) para o plantão que acontecerá na quinta-feira, dia 19, das 18h às 21h.
Lembramos a todos que o plantão é um breve encontro (15 min), entre pais e professores.
Para os pais de F4 e F5 é necessário o agendamento prévio na secretaria da escola. Os de F6 e F8 são atendidos por ordem de chegada.
O Plantão para os pais de F7 e F9 será no dia 3 de outubro.

Ainda há Tempo para Ajudar

Flavia Renata, ex-professora e coordenadora da Sá Pereira, está organizando um espaço pedagógico com livros, jogos e brinquedos para crianças que moram numa comunidade próxima à Escola Municipal Professora Dalva Borges da Cunha, Taquara, Santa Cruz da Serra. A inauguração desse espaço está prevista para o Dia das Crianças. As famílias que tiverem interesse em colaborar podem entregar as doações na secretaria da Capistrano de Abreu.

Ensino Fundamental I

A História da Cidade

Mais perguntas rendem boas conversas nas F1. Quando os portugueses chegaram, o Rio já era uma cidade? O que um lugar precisa ter para ser uma cidade? E como podemos conhecer a história de uma cidade? Todos responderam com muita firmeza.“ Ora, perguntando e contando uns para os outros!” Todas essas discussões foram registradas no caderno.
Continuando nossas pesquisas, visitaremos o Museu de Arte Naif na próxima sexta-feira. O lanche será coletivo.

Todos Juntos

O retorno da pesquisa sobre a origem das famílias foi muito importante. Concluímos que nosso Rio de Janeiro vem do mundo todo –  portugueses, africanos, espanhóis, russos, ingleses, poloneses, alemães e muito mais. E, claro, dos índios que já estavam aqui. Aproveitamos para construir um gráfico de barras no caderno de matemática. Qual será a descendência mais recorrente nas F1?

Arte Rupestre

Depois de misturar argila e água para fazer tinta, as F2 apreciaram imagens de arte rupestre e todos experimentaram fazer desenhos e pinturas imitando os homens das cavernas. Usaram, também, carvão para desenhar animais, pessoas e objetos representando, principalmente, as caçadas.

Feira Moderna

Sexta-feira, dia 4 de outubro, as crianças das F3, F4 e F5 dividirão, com suas famílias e amigos de outras turmas, um pouco do que estudaram nesse tempo de transformações.
As turmas da manhã receberão os pais das 8h às 9h30 e as da tarde, das 16h às 17h30.

Unindo Forças

A Feira Moderna é uma grande oportunidade para o trabalho em grupo. Nesse período, mais do que nunca, é preciso ouvir, argumentar, ceder, acolher, se comprometer e buscar soluções coletivas. Além disso, as F3 irão compartilhar, entre os turnos, a feitura de maquetes, cartazes e outros materiais que serão expostos.
Aguardem os resultados que terão como base o conhecimento que adquirimos com o estudo sobre o Rio Amazonas.

Verdadeiros Botânicos

As F4 se dedicam aos preparativos da Feira Moderna. Nossas aulas têm sido repletas de experiências, dúvidas, descobertas e muitos estudos. Estamos comprovando algumas das informações lidas no livro "O mundo das plantas", através de atividades que estão envolvendo a todos. É hora de plantar, observar, levantar hipóteses, verificar... Como verdadeiros botânicos!

Como é Bom Ler Poesia!

Segunda-feira foi um dia especial para as F4!
Nossa biblioteca, mais uma vez, se encheu de versos e encantamento com a leitura de poemas realizadas pelos pais e pelas crianças em nosso sarau.
Assim, Manoel de Barros, Adélia Prado, Casimiro de Abreu, Paulo Leminsky, Vinícis de Moraes, Olavo Bilac, Arnaldo Antunes, Fernando Pessoa, Cecília Meireles... estiveram junto conosco.
Só podemos agradecer a presença de todos e afirmar "Como é bom ler poesia!"
"Que delícia participar deste momento... O mundo carece de poesia. Esta pausa no meu dia foi muito gratificante. Esta foi uma simples e bela iniciativa. Parabéns!"
Susan, mãe do Alexandre (F4M)

Gincana no Pereirão

Por sugestão da F4T, realizamos uma pequena gincana no Pereirão. Com quatro equipes organizadas sem a interferência da professora, a turma participou da elaboração das regras das brincadeiras e também sugeriu a pontuação. Arremesso de bola à cesta, corrida de bolinha de ping-pong na colher e estourar balões foram as brincadeiras escolhidas.

Falando de Biografia

Sexta-feira, dia 30, a F4T recebeu a visita de Laura Malin, mãe da Alice Melo. Autora de várias biografias, ela conversou com as crianças esclarecendo suas dúvidas e dando várias dicas de como escrever um bom texto biográfico. Depois desse bate-papo super agradável, temos certeza de que os alunos estão mais preparados para produzir uma biografia!

No Jardim Botânico

Com a chuva, tivemos que adiar o passeio das F4 ao Jardim Botânico.
A F4T irá na próxima quarta-feira e a F4M na terça-feira, dia 17/09. Os alunos serão recebidos pela Neusa Tamaio, mãe do Iuri (F4M), que muito tem nos ajudado em nossos estudos e pesquisas. Neusa é bióloga, doutora em botânica e trabalha no Instituto de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Será um encontro recheado de experimentos, observações e explicações sobre o reino vegetal.
Pedimos que cada criança leve, numa pequena mochila, um lanche individual em embalagens descartáveis.

Notícias do Coral

Nas últimas aulas do Coral, depois de ensaiar o arranjo de "Parabolicamará" e rever "antigos sucessos", algumas crianças se apresentaram mostrando números musicais muito bonitos em duetos e trios tornando nossos ensaios mais dinâmicos e divertidos.
Para incentivar o estudo, a professora Maíra pede que todos entrem em seu site para ouvir as gravações das vozes separadas dos arranjos do Coral. O link está em "Das Turmas"!

Visita das F5 à ETA do Guandu

As F5 vão visitar a maior estação de tratamento de água do mundo, a ETA do Guandu, em Nova Iguaçu. No dia do passeio faremos alterações nos horários de saída para o turno da manhã, e de chegada, para o turno da tarde. Maiores informações já foram enviadas nas agendas.
Datas e horários:
Dia 9/9, segunda-feira a F5T deverá chegar à escola às 11h. A saída será no horário normal.
Dia 10/9, terça-feira as F5MA e F5MB deverão chegar à escola no horário normal e a saída será às 13h30.
Os pais dos alunos que utilizam condução precisam nos avisar os casos de mudança de responsável pela busca.

Trabalho em Equipe

Os alunos das F5 foram convidados pela Revista Ciência Hoje para Crianças a participar de uma pesquisa que pretende desenvolver um trabalho pioneiro. A ideia é torná-las membros do conselho editorial da revista!
A primeira fase do trabalho já foi proposta e funciona assim: as crianças de cada turma receberam uma edição da revista para ser analisada e avaliada sob diversos aspectos. Após uma cuidadosa leitura, cada uma ficará responsável por responder a um formulário, que será enviado pela escola, com questões sobre determinada seção da revista. Em seguida, trarão formulário preenchido para ser encaminhado à revista! Então aguardaremos uma nova visita das editoras para discutirmos as observações e críticas levantadas, dando prosseguimento ao trabalho. É uma oportunidade e tanto para que nossos alunos possam ampliar sua capacidade leitora, desenvolvendo seu olhar crítico e participar de um trabalho colaborativo!
Essa participação é opcional. Para os que estão participando, na próxima semana, já terão a primeira tarefa a ser realizada. Aguardamos o recebimento dos formulários preenchidos até quarta-feira.

Machado de Assis nas F5

Com a leitura do livro, "Joaquim e Maria e a estátua de Machado", impossível não continuar nos envolvendo com a história da Cidade do Rio de Janeiro. Agora, também nos envolvemos com Machado de Assis. Durante o passeio dos meninos do livro com a estátua do ilustre escritor, Luciana Sandroni vai apresentando suas criações, falando de seus personagens, lendo trechinhos de seus livros e contando sua história. Tudo isso tem despertado a maior curiosidade das turmas pelo "Bruxo do Cosme Velho". Portanto, não se assustem se alguém chegar em casa pedindo para ler "Dom Casmurro" ou "Memórias Póstumas de Brás Cubas". Para não perder esse interesse e facilitar o acesso, a escola produziu simpáticas edições de quatro de seus contos para cada aluno: "O Apólogo", "Uma História Comum", "Ideias de Canário" e "Umas Férias". Essas obras, além de estarem no Portal Domínio Público, do MEC, estão em edições da Sá Pereira em formato epub, no site da escola. Aproveitem essa oportunidade para trocar impressões sobre o Machado com as crianças e lê-lo no celular.

Ensino Fundamental II

Bateria da Sá Pereira

A Bateria está se preparando para tocar na Feira Moderna. Ainda dá tempo de participar! A ficha de inscrição está na secretaria e os ensaios são todas as terças-feiras, das 18h às 19h30.

A Vida é Bela

Na última quarta-feira realizamos mais uma sessão do Cineclube Sá Pereira. Os alunos do Fundamental II se divertiram e se emocionaram com o filme a Vida é Bela, do diretor Roberto Benigni.

Fim de Trimestre

Nas próximas semanas a equipe de professores do Fundamental II se reúne para fazer um balanço do final de trimestre, avaliar as conquistas dos alunos, suas dificuldades e pensar em novas estratégias e ações.
A entrega dos boletins está prevista para os próximos 15 dias.

História em Quadrinhos

A partir da leitura de "Luna Clara & Apolo Onze”, de Adriana Falcão, as F6 concluíram e apresentaram, em grupos, um interessante trabalho de criação de histórias em quadrinhos. A tentativa foi aliar palavras e desenhos através do olhar de cada leitor e dos personagens por ele estruturados.

Nos Jardins do MAST

As F6 visitaram o Museu de Astronomia (MAST), em de São Cristovão. Depois de conhecerem um pouco da história do Museu (antigamente funcionava ali o Observatório Nacional), tiveram a oportunidade de aprofundar seus estudos de Ciências sobre o sistema solar, corpos celestes e movimentos de rotação e translação da Terra. Para completar a programação, as turmas também desfrutaram de um delicioso lanche coletivo nos jardins do Museu.

Cordel

Em breve, as F7 também produzirão seus cordéis!
A partir da leitura de “O auto da Compadecida", de Ariano Suassuna, iniciamos um debate sobre essa narrativa, muitas vezes cantada, que passou a ser impressa em folhetos pendurados em barbantes e expostos em feiras.

F7 no MNBA

Na próxima quinta-feira, dia 12, as F7 vão conhecer "A Herança do Sagrado: obras-primas do Vaticano e museus italianos", relacionando os conteúdos explorados nas aulas de História e de Artes. O horário de entrada e saída não sofre alterações e todos devem vir uniformizados.

Fatoração

Estratégia e uma base bem formada são pré-requisitos para dominar este conteúdo tão importante para a Álgebra nas F8.
As fichas usadas trabalham esses conceitos em aulas onde o "como estudar" é o mais importante e a interação estudante-estudante e professor-estudante é fundamental.

Consulta nas F8

Enviamos pelos alunos uma consulta aos pais sobre preferência de turno para 2014. Esperamos que leiam com atenção e nos enviem a resposta até segunda-feira. Queremos ouvi-los para colher novas possibilidades de planejamento.

Eletrônicos na Escola?

O último projeto da F9MA na Tribo será uma campanha pelo uso pedagógico de aparelhos eletrônicos na escola. Para tal, vão realizar um censo, com professores, funcionários e alunos sobre o uso de aparelhos eletrônicos na escola. A partir dos dados levantados, vamos fazer um concurso de poesias e crônicas sobre celulares e tablets e uma campanha informativa. Contamos com todos para responder o censo o mais rápido possível.

Quadrados na F9

Congruência e Semelhança: nomes e conceitos difíceis ficam mais simples de serem entendidos através de atividades interessantes e provocativas que despertem a curiosidade.
Quantos quadrados podem ser vistos na figura abaixo? Quantos são congruentes? Quantos são semelhantes? Investiguem, deliciem-se e vejam as respostas na próxima edição do Informe.

Feira Moderna

Estamos nos aproximando da Feira Moderna do Ensino Fundamental II. Será no dia 28/9, último sábado de setembro.
Durante as semanas que antecedem o evento, os alunos discutem e decidem, em grupos, formas de melhor socializar suas aprendizagens nas diferentes áreas do conhecimento. Mais autônomos nessa faixa etária, têm na supervisão dos professores um importante referencial, mas a maior parte do trabalho, fazem sozinhos. Nesse sentido, ressaltamos a importância do engajamento dos alunos nesse processo e a atenção em relação à frequência ao longo de período tão importante.
Na edição deste ano, temos o Projeto "Transformações" como eixo orientador dos trabalhos. Convidamos as famílias a conhecer parte dessa produção e a pensar com a gente.
Horário:
De 10h às 12h - para os alunos da tarde
De 13h às 15h - para os alunos da manhã

De Todos

A Criança na Cidade

Roberta Miller, mãe da Clara (F7T), divulga o "I Seminário a Criança e sua Participação na Cidade", que acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro, no IFCS/UFRJ. A programação está disponível em http://www.seminariocriancaesuaparticipacao.blogspot.com.br/

Espetáculos Imperdíveis

Assistir a espetáculos de qualidade é sempre muito bom para a formação dos alunos.
Por isso vão as dicas: Grupo Corpo, com "Parabelo" / "Triz", dias 8 às 17h, 9, 10 e 11 às 20h; e Momix com "Alchemia", dias 26, 27, 28 e 30, às 20h30 e 29, às 16h e às 20h30. Ambos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Aniversários

De 9 a 15 de setembro

9 Rafael Sivieri Arruda Prado F5MB
9 Pedro Matos de Almeida F. S. Berwanger F2M
9 Francisco Thomé de Melo Gois TCT
9 Joana Teixeira Brodt F8TA
10 Clarice Xavier Ferreira de Sa F4T
11 Lia Merhy Figueiroa TDM
12 Rafaela Bonorino Xexéo Castelo Branco TAM
14 Lia Buarque de Holanda Baltar F5T
14 Clara Moreno de Souza Melo AUX
14 Italo Luis Gaspar Moreira Silverio F7T
14 Julia Ribeiro Matta de Almeida F8TB
15 Lucas Lopes Epifanio F9MA
15 Matheus Correa Barbosa Brun Fausto F6M
15 Ravi Cotta Vidal Leite Ribeiro TDM