Notícias de 6 de setembro de 2013 - Ano XX

Para Todos

Ainda há Tempo para Ajudar

Flavia Renata, ex-professora e coordenadora da Sá Pereira, está organizando um espaço pedagógico com livros, jogos e brinquedos para crianças que moram numa comunidade próxima à Escola Municipal Professora Dalva Borges da Cunha, Taquara, Santa Cruz da Serra. A inauguração desse espaço está prevista para o Dia das Crianças. As famílias que tiverem interesse em colaborar podem entregar as doações na secretaria da Capistrano de Abreu.

Educação Infantil

Pingos de Chuva

A chuva caiu! Com os olhinhos brilhando, misturando fantasia e realidade, as crianças da Turma do Pintinho e Jabuti se prepararam para dançar na chuva. Para que se inspirassem, assistimos a cenas clássicas do filme "Cantando na Chuva", de Gene Kelly. Depois de terem observado o clima, animadas, todas se vestiram com suas capas e galochas e dançaram embalando seus guarda-chuvas no pátio! Sorte que estávamos preparados e equipados para enfrentar a chuvarada! Com muito bom humor as crianças sapatearam e se esconderam das gotas de água.
A Turma do Pintinho ainda aproveitou a receita trazida pela Denise e colocou a mão na massa para preparar bolinhos de chuva, muito apropriados para o friozinho do dia.
Toda essa brincadeira marcou o início do novo projeto que está começando a surgir...

Arca no Salão

As crianças das Turmas do Jabuti e do Pintinho embarcaram numa grande arca construída com caixas de papelão, se posicionaram em diferentes locais do salão e, numa animada brincadeira, experimentaram várias relações espaciais.

Brincadeira com Sapatos

"O que a gente vai fazer com os sapatos dos nossos pais?" O pedido inusitado virou diversão e aprendizagem. Contamos, fizemos estimativas, medimos e agrupamos os diferentes calçados de muitas maneiras: pela cor, pelo modelo, se tinha salto ou não, se era de homem ou mulher. Os sapatos se transformaram em unidade de medida para verificar o tamanho da sala e de alguns amigos e, brincando, as crianças se aproximaram de algumas noções matemáticas. Por fim, calçados com sapatos enormes em seus pequeninos pés, as crianças puderam perceber que as transformações continuarão, e que o pé que já cresceu, crescerá mais ainda!

Não Somos Mais Bebês!

A Turma do Ovo foi surpreendida com roupinhas e sapatinhos usados por Lara H. e Julia H. quando eram bebezinhas. Atentas, as crianças perceberam que elas haviam crescido e que nada mais cabia nas duas. Observando tanta diferença, também notaram que o cabelo de alguns amigos havia mudado de cor e crescido bastante. Resolvemos, então, brincar criando vários penteados ao som da música "Cabelo Cabeleira", de Arnaldo Antunes e Benjor.

Crescimento

A partir da apreciação de algumas fotografias de posições corporais que representavam diferentes fases do crescimento, as crianças das Turmas da Borboleta e do Ovo foram motivadas a identificar que partes do corpo se apoiavam no chão em cada uma delas e divertiram-se a valer tentando reproduzir o que observavam.

Sem Pé Nem Cabeça

Depois de conhecer algumas poesias de José Paulo Paes, as Turmas da Semente e do Papel se divertiram com palavras e versos "sem pé nem cabeça", marca do jogo verbal que traduz o estilo do poeta. Inspirados nessa forma lúdica de criação, as crianças experimentaram brincar com as palavras.

“Por que a árvore mangueira não espirra água?” Nicolas (TDM)
“Por que o avião não bate as asas?” Tito (TDM)
“O bule tem bico, mas não bica” Manuela (TDM)
“Botava tênis na mão e luva no pé.” Olívia (TCM)

“Os pássaros nadavam e os peixes voavam.” Amanda (TCM)
Todos também dançaram e se divertiram com as mesmas poesias, musicadas por Paulo Bi, no CD “De Paes para filhos”.

Poesia em Movimento

A partir da poesia "Convite", de José Paulo Paes, foi criada uma sequência de movimentos envolvendo os níveis alto, médio e baixo. Atentas e concentradas, as crianças das Turmas do Papel e da Semente demonstraram boa memória reproduzindo-a com empenho e ainda praticaram alguns rolamentos.

Museu do Pontal

"Oi, vamos escrever sobre o Museu do Pontal. Quem nunca viu, só de ler vai conhecer! É um museu de arte popular que tem obras de argila, madeira, areia e papel machê. Tem esculturas e geringonças de vários artistas: Mestre Vitalino, Antônio de Oliveira, Noemisa, Manuel Eudócio e outros. Vimos as obras "O caçador de onças" e "Retirantes", boizinhos, esculturas de profissões, mamulengos que representavam noivos, brincadeiras, o ciclo da vida, circos e carnaval.
Os guias fizeram uma peça que mostrava homens que cortaram a língua de um boi. Também dançamos como vaqueiros e índias, participando do teatro. No final, fizemos um lanche coletivo num jardim lindo.
Conhecemos muitas coisas no museu. Foi longe, mas valeu muito a pena!"
Texto coletivo da Turma do Camaleão e da Turma do Gelo

Visita Especial

Cintia, mãe da Dora (TDT), presenteou a Turma do Gelo com uma visita muito especial. Ela veio contar sobre sua viagem a Caruaru e trazer algumas obras legítimas de Vitalino e Manuel Eudócio. Inspiradas, as crianças criaram suas próprias esculturas de barro. Todas ficaram muito envolvidas e entusiasmadas com esse contato tão direto com as obras dos mestres que tanto as tem encantado!

Pequenos Construtores

Caixas de papelão, tecidos e espumas foram os materiais utilizados pelas Turmas do Camaleão e do Gelo na construção de uma casa no salão. Divididas em grupos, ao som da música "A casa", de Vinícius de Moraes, as crianças se divertiram construindo e interferindo nas construções. Em seguida, foram desafiadas a explorar as relações espaciais posicionando-se em diferentes locais. Uma farra!

De Todos

Exposição

Mariana Galvão (TCT) visitou e aprovou a exposição "Da Vincis do Povo", de Cai Guo-Qiang. No CCBB, até o dia 23/9, o artista expõe engenhocas e invenções desenvolvidas em colaboração com inventores amadores chineses, suas obras produzidas com pólvora e fogos de artifício.

Aniversários

De 9 a 15 de setembro

9 Rafael Sivieri Arruda Prado F5MB
9 Pedro Matos de Almeida Feijó Sampaio Berwanger F2M
9 Francisco Thomé de Melo Gois TCT
9 Joana Teixeira Brodt F8TA
10 Clarice Xavier Ferreira de Sa F4T
11 Lia Merhy Figueiroa TDM
12 Rafaela Bonorino Xexéo Castelo Branco TAM
14 Lia Buarque de Holanda Baltar F5T
14 Clara Moreno de Souza Melo AUX
14 Italo Luis Gaspar Moreira Silverio F7T
14 Julia Ribeiro Matta de Almeida F8TB
15 Lucas Lopes Epifanio F9MA
15 Matheus Correa Barbosa Brun Fausto F6M
15 Ravi Cotta Vidal Leite Ribeiro TDM