Notícias de 30 de agosto de 2013 - Ano XX

Para Todos

Gostariam de colaborar?

Flavia Renata, ex-professora e coordenadora da Sá Pereira, está organizando um espaço pedagógico com livros, jogos e brinquedos para crianças de uma comunidade próxima à Escola Municipal Prof. Dalva Borges da Cunha, Taquara, Santa Cruz da Serra. A inauguração está prevista para o Dia das Crianças. As famílias que tiverem interesse em colaborar podem entregar as doações na secretaria da sede da Capistrano de Abreu.

Ensino Fundamental I

Nossas Origens

Já descobrimos que o Rio de Janeiro era habitado por índios e que os portugueses foram os primeiros estrangeiros a viverem nessa terra. E as nossas famílias, de onde vieram? Como chegaram aqui? Essas discussões estão rendendo muitos debates e análises nas F1. Estamos vendo que o Brasil é mesmo muito diverso e colorido.
Lembramos às famílias que, neste semestre, vamos adotar dois livros: “Rio de Janeiro - a Cidade Maravilhosa”, de Márcia Noêmia Guimarães, Ed Cortez, e "Meus Rios", de Ângela Leite de Souza, Ed Formato.

Fábrica de Tintas nas F2

Fizemos uma verdadeira fábrica de tintas com várias fontes de pigmentos trazidas pelas crianças: açafrão, carvão, tijolo, beterraba, coloral, café, flores, folhas, troncos... Tudo isso foi cortado, triturado e misturado à água ou álcool para que se transformasse em tinta. Parecia mágica! Depois de prontas, foram experimentadas com muito entusiasmo!

A Pororoca

As F3 estão esquentando a cabeça para entender como funciona o fenômeno da pororoca, na foz do Rio Amazonas. Depois de muito pensar, ver vídeos e imagens, as crianças levantaram algumas hipóteses para explicá-lo:
Deve ser porque tem muitos sedimentos na água.
É porque Posseidon empurra a água.
Acho que é porque as placas tectônicas se batem e formam ondas enormes.
Isso acontece porque a água balança a areia e faz a onda.

Pelo visto temos muito o que pesquisar!

Fábulas na F2

Neste semestre, faremos um projeto de Literatura envolvendo as fábulas. Queremos conhecer melhor as características desse gênero textual através dos seus personagens, da estrutura do texto, da moral, entre outras. Além disso, cada criança irá eleger uma fábula para, em casa, preparar a leitura em voz alta, caprichada, que será ouvida por toda a turma.
Para isso, escolhemos adotar o livro "Fábulas de Esopo", de Russell Ash e Bernard Higton, da Cia das Letras.
A papelaria Papel aos Pedaços está preparada para atendê-los.

Revisitando Pilar

As crianças da F3M se reencontraram com o "Diário de Pilar na Amazônia", com o intuito de avaliar nossa "viagem" nessa leitura.
Opiniões dos leitores:
Foi o livro mais legal que eu li!
É tão bom, que ainda gosto de folhear, só para ver as imagens.
Esse eu vou guardar para sempre!

Também criaram sugestões para novos capítulos:
Pilar, ao voltar para casa, sentou novamente em sua rede mágica e partiu para outra aventura.
O namoro de Pilar e Breno.
Encontro com um marinheiro que levaria os personagens para uma aventura no fundo do Rio Amazonas.

Houve ainda novas contribuições para o dicionário da Língua "Pilarês":
Aventurno - aventura noturna.
Cacatapé - coceira no pé.
Chatarelhuda - uma pessoa muito chata.
Frodoíco - bárbaro.
Grandel - pessoa grande e leal.
Sapequem - serve para esquentar os pés.
Sim salabim - concordo, sim.

O Corpo

Nas aulas de Teatro, os alunos das F3 exploram a expressão do corpo através da manipulação de objetos reais e imaginários. Utilizando o jogo cabo de guerra, primeiramente observamos como seguramos a corda, que força fazemos para puxá-la etc; em seguida, tiramos a corda e repetimos o exercício com o objeto imaginário. O importante era reproduzir o movimento, os gestos e o tonus muscular, fazendo o público acreditar que o objeto realmente estava presente. Esse é um exemplo dos muitos exercícios que estamos fazendo com foco no corpo.

F4 no Jardim Botânico

Na próxima semana as F4 irão ao Jardim Botânico para uma aula especial. Os alunos serão recebidos pela Neusa Tamaio, mãe do Iuri (F4M), que muito tem nos ajudado em nossos estudos e pesquisas. Neusa é bióloga, doutora em botânica e trabalha no Instituto de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
A manhã e a tarde estarão recheadas de experimentos, observações e explicações sobre o reino vegetal.
Atenção aos dias!
F4T - quarta, dia 4/9
F4M - quinta, dia 5/9.
Pedimos que cada criança leve, numa pequena mochila, um lanche individual com embalagens descartáveis.

Desenho Coreográfico

Nas aulas de Dança, de F1 a F4, estudamos sobre desenho coreográfico. Para tanto, colocamos no quadro os desenhos que formaríamos no espaço e, em seguida, reproduzimos um a um, elaborando uma pequena coreografia.

Que Venham as Águas

Dando continuidade ao estudo das transformações de nossa Cidade, com o olhar voltado para as nossas águas, as F5 adentraram por outros caminhos, buscando dar um tratamento de cunho "mais científico" para o tema "Água". Estudar suas propriedades, fazer experiências, discutir sobre o abastecimento de nossa Cidade são alguns dos assuntos que trataremos.

Visita das F5 à ETA do Guandu

Finalmente conseguimos agendar a visita à maior estação de tratamento de água do mundo, a ETA do Guandu, em Nova Iguaçu. No dia do passeio vamos ter que fazer alteração no horário de saída da escola, para o turno da manhã, e de chegada, para o turno da tarde. Maiores informações serão enviadas nas agendas no início da semana. Atenção às datas:
Dia 9/9, segunda-feira, F5T
Dia 10/9, terça-feira, F5MA e F5MB.

Batalha da Multiplicação

"Batalha da Multiplicação" foi o jogo da vez na F5T!
A turma aprendeu as regras e, para jogar, precisou estar com a tabuada na ponta da língua, o que ainda é um desafio para algumas crianças. Em dupla, cada uma retirava duas cartas e fazia a multiplicação dos números sorteados. Levava o “bolo” quem conseguia o resultado de maior valor. O grupo se divertiu com a brincadeira e exercitou a danada da tabuada. O jogo ajudou, ainda, nas discussões sobre o conceito de Múltiplos e Divisores.

Abstraindo a Paisagem

Nas aulas de Artes Visuais, os alunos das F5 seguem observando as formas geométricas. Desta vez desconstruíram a paisagem do Rio de Janeiro, realizada por eles no semestre passado, e a transformaram em uma composição abstrata.

Futuras Leituras

Para as F4 - "A Reforma da Natureza", de Monteiro Lobato, Ed Globo.
Para as F5 - "Festa de Criança", de Luis Fernando Veríssimo e "Cara ou Coroa", de Fernando Sabino.
Esses livros são da coleção "Para gostar de ler - Junior", Ed Ática.
Nas F5 não será preciso comprar os dois livros. Na agenda foi comunicado qual é o livro que cada criança deverá trazer.

Ensino Fundamental II

Labirinto

As turmas de F6, nas aulas de Artes, iniciaram pela mitologia os estudos da arte grega. Dando continuidade ao trabalho do semestre passado, dos caminhos percorridos e marcas deixadas, conhecemos o mito do Minotauro. Inspirados no labirinto de Dédalo e no trabalho da artista Clara Benfatti, os alunos estão inventando seus próprios labirintos.
Na próxima quinta-feira, dia 5/9, a F6T terá o prazer da companhia de Maria Nepomuceno, mãe de Sofia, na visita à exposição "Tempo para respirar", de sua autoria.
Infelizmente, o horário de funcionamento do MAM não nos permite levar a turma da manhã, mas recomendamos a visita com as famílias fora do horário escolar.

Visita ao MAST

Na próxima terça-feira, dia 03/9, as F6 irão ao Museu de Astronomia, em São Cristóvão. A visita ao MAST faz parte dos estudos realizados nas aulas de Ciências sobre o sistema solar, corpos celestes e movimentos de rotação e translação da Terra. Os alunos devem levar lanche, em embalagem descartável, para o passeio.

Grécia

As F6 estão tendo aulas de Teatro Grego. Iniciamos nosso trabalho com o coro. Experimentamos nos movimentar e falar juntos, através de exercícios de observação coletiva, nos quais o grupo deve se olhar, se sentir, se perceber, para depois agir. Notamos que quando o grupo está disperso, desatento, o coro não funciona.

O Neoclássico de Hoje

Nas aulas de Artes Visuais, as F8 estão estudando a arte do final do século XVIII e início do século XIX e a relação dessa produção artística com o contexto da época. Assim, se depararam com o seguinte desafio: como se apropriar das obras desse período para tratar de temas atuais? Iniciamos, então, a produção, selecionando imagens e construindo algumas relações.

Teatro do Oprimido

Os alunos das F8 estão conhecendo Augusto Boal e o Teatro do Oprimido nas aulas de Teatro. Iniciamos o semestre fazendo vários exercícios descritos por Boal em seus livros. Conversamos sobre a ideia de que todos somos atores porque agimos e espectadores porque observamos. Somos “espect-atores”. Em cena, exploramos esse conceito, no qual a plateia não só assiste, mas participa, e o ator, além de agir, contempla.

Sobre o Teste nas F8

Como noticiamos, o teste de Português foi dividido em dois momentos. Na próxima semana teremos o segundo momento, com questões mais voltadas para o estudo de gramática.
Os estudantes levaram no caderno alguns fragmentos de textos de Jornal, com várias marcações. Conversamos em aula sobre a nossa intenção e a reforçamos aqui. A ideia é que, no processo de estudar, possam incluir o exercício de antecipação, ou seja, a partir dos textos disponibilizados e dos destaques feitos pensem, ou mesmo criem, as questões que poderão ser desdobradas. Propomos que pensem na produtividade de cada palavra destacada, de cada oração ou período etc, sempre atentos ao contexto e à gramática em uso.

Cineclube

Na próxima quarta-feira, dia 4/9, realizaremos mais uma sessão do cineclube. Desta vez o filme exibido será "A vida é Bela", do diretor Roberto Benigni.
O cineclube começa às 18h e termina às 20h30.
Os alunos que sairão depois da sessão sem os seus responsáveis precisam trazer autorização.

Migrações Internacionais

Concluído nosso estudo sobre o modelo de produção pós-fordista, começamos a abordar, nas F9, o tema das migrações internacionais. Realizamos um trabalho com o artigo “Sofremos racismo de espanhóis. E escravizamos bolivianos para compensar”, do jornalista da Folha de São Paulo, Leonardo Sakamoto e tratamos de temas como a xenofobia e as condições de trabalho dos imigrantes estrangeiros em países de maior prosperidade econômica.

Trabalho para F9

Na próxima aula de Educação Física, os alunos de F9 exercitarão a cabeça realizando, em duplas ou trios, um registro escrito sobre as atividades do trimestre. Está publicado no site, em "Para Turmas", um roteiro do trabalho que será realizado na segunda-feira dia 2/9.

Construindo a Argumentação

Nas aulas de Português das F9, a leitura da peça "O Santo Inquérito" provocou a reflexão sobre vários temas, tais como a liberdade de pensamento, a liberdade religiosa, os direitos humanos e o papel da mulher na sociedade. Tendo em vista essa reflexão, os alunos construirão textos do gênero dissertativo-argumentativo, que é bastante solicitado nos Ensinos Médio e Superior. Nesta primeira etapa do trabalho, as turmas estão estudando as características do gênero e buscando informações para o embasamento da argumentação.

Quem é Ele?

As F9 estão em busca de respostas para questões como: diante de tamanha pluralidade musical, o que é o rock? Como classificar o que é e o que não é? A guitarra? A batida? Que acentos e temperos marcam a diversidade do rock brasileiro? Desafiados a montar um espetáculo que possa contar as transformações que passou esse estilo musical, os alunos buscam fontes de informação.
E nada mais bacana que ter uma fonte viva como João Barone, baterista do Paralamas do Sucesso e pai do Vicente da F5T, para uma palestra.
Aprenderam muito nesse encontro, com direito a um som conjunto do baterista convidado e da colega Mariana no piano. Nosso agradecimento ao João Barone por ter compartilhado de forma tão carinhosa a sua experiência com a garotada.

Respeita Gonzagão!

Na última sexta-feira o Fundamental II recebeu Marcelo Caldi, Fernando e Bel Nicioli. Com uma aula sobre a sanfona e um pouco da história do rei do baião, o grupo tocou, cantou e encantou alunos e professores. Gratos, Marcelo e sua trupe!

De Todos

Costurando Histórias

Gostaria de indicar o espetáculo "Embarcando na arca: retalhos de Noé e os bichos", do grupo Costurando Histórias. Está em cartaz no Teatro do Jockey, sábados e domingos às 18:30, até 15 de setembro. (Mirna, professora de Português das F9 e mãe da Cecília, F1M)

Aniversários

De 2 a 8 de setembro

2 Israel Pacheco Gonçalves TCT
3 Henrique Correa Vidal Leite Ribeiro F5T
4 Pedro Monteiro Gluz TCT
4 Sofia Coelho Machado TCM
4 Clara Rosa Junqueira Schmidt Muller de Sá TCT
4 Constança D' Amorim Machado Gonçalves F6M
5 Gabriel Castro Fortunato F4M
5 Liora Souza Geiger F9MB
6 Beatriz Braga Goldenstein F8TB
6 Maria Luiza Souza Lobo F6T
6 Pedro Henrique Oliveira Gomes PRO
7 Mariana Bond Salles F1T
7 Francisco Atherton Weltman F6M
8 Joana Ferraz de Abreu PRO