Notícias de 23 de agosto de 2013 - Ano XX

Ensino Fundamental I

Um Rio de Histórias nas F1

Depois de mergulharmos em contos de fadas, contos do oriente e desvendar as transformações dos personagens, vamos conhecer a nossa Cidade. Estamos "ancorados em 1502" em uma praia, junto a índios, animais selvagens e muitas árvores, conhecendo o começo dessa história de muitos séculos e grandes transformações. Temos muito a estudar e as artes nos ajudarão a conhecer essa história através da música, das telas e dos monumentos.

Livros F1

Para nossos estudos sobre a Cidade, vamos adotar dois livros: “Rio de Janeiro - a Cidade Maravilhosa”, de Márcia Noêmia Guimarães, Ed Formato, e "Meus Rios", de Ângela Lago, Ed Formato.

No Caminho das Pedras

Fizemos a leitura do livro "A pedra no caminho", de Isabella Sá. Gostamos tanto do livro que escrevemos para a autora que, carinhosamente, já nos respondeu.

"Querida Isabella
Nós da F2M gostamos muito do seu livro exatamente porque estamos estudando as pedras. Sua escrita foi muito bem feita. Como você pensou em cada detalhe dessa história? Nós achamos essa história fascinante. Que tal você escrever 'No meio do caminho 2' para contar que monumento o Ônix e a Safira construíram?
Beijos, F2M"

"Querida Tati e sua turma,
fiquei muito emocionada com a carta de vocês!
Quando escrevi essa história estava pensando em explicar para as crianças como guardamos histórias nas pedras. Fico muito feliz e impressionada com a coincidência do livro com o projeto de vocês.
Adorei a foto!
Vocês parecem uma turma muito esperta e alegre, assim como a professora de vocês que é uma querida amiga.
Vou pensar nessa ideia de escrever A Pedra no caminho 2... hehehe boa ideia mesmo, afinal temos tantos monumentos para investigar, não é mesmo?
Se vocês quiserem receber autógrafo no livro de vocês, é só me avisar que vou até aí com o maior prazer!
Fica aqui um beijo em cada um.
Isabella"

Pigmento no Céu!

Estamos descobrindo que das rochas e minerais podemos extrair cores que são chamadas de pigmentos. Muitas crianças da F2T se lembraram de uma história bem conhecida, "Flicts" de Ziraldo, que foi lida na biblioteca. A turma comentou que as cores podem passar a ideia de sentimentos como alegria, tristeza, raiva, paz, amor... e sensações de frio, calor, dor... No livro, uma cor não tinha lugar em nenhuma bandeira nem em uma caixa de lápis de cor, mas só os astronautas sabiam que ela coloria um lugar muito especial.

Meandros

"Nós fizemos uma experiência para saber por que o rio faz curvas, mas não deu muito certo, pois precisamos adaptar melhor o material que usamos. Depois, conversando com a Mari e observando algumas imagens na internet, descobrimos que:
- Quando o caminho é mais largo, a água anda mais devagar.
- Quando a água vai fazer uma curva, ela bate na parte externa, cavando a terra e aumentando a curva.
- Como a velocidade da água diminui, os sedimentos são depositados na parte interna da curva.
- E também aprendemos que, com o passar dos anos, os meandros acabam se fechando, formando lagos e sendo abandonados pelo leito do rio.
Curiosidade:
A palavra meandro vem do rio Meandro, na Turquia, que tem o curso muito sinuoso. Esse termo é usado desde o século XVI."
Texto Coletivo da F3T

Galeria de Valores

"Nós, da F3T, fomos ao CCBB e, quando chegamos lá, vimos muitas notas e moedas organizadas cronologicamente. Também assistimos a um vídeo que contava a história do dinheiro, como ele surgiu. Vimos alguns ditados escritos nas paredes e no chão, todos relacionados com o tema "Dinheiro".
A Mari  nos mostrou as cédulas e moedas que existiram desde quando ela nasceu, em 1975. Também nos explicou o porquê do dinheiro ter mudado tantas vezes, disse que tem a ver com a inflação, com o aumento do preço das coisas."
Texto Coletivo

O Nosso Tempo

As F3 estão se apropriando das horas, minutos e segundos do nosso tempo. O relógio analógico tem sido observado e, aos poucos, cada um começa a compreender e a decifrar a matemática dessa máquina.
Quanto tempo falta para o nosso lanche?
Vamos controlar o tempo disponível, temos 30 minutos para realizar a atividade.
Que horas são?
E assim vamos otimizando e experimentando "quanto tempo o tempo tem!".

Caricaturas

Embalados pelas poesias e músicas de Vinícius, a F4M desenhou caricaturas do nosso querido "Poetinha". Pesquisaram na internet e em livros fotos e caricaturas que inspirararam suas produções.

Biografando Vinícius

“Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça...”
Quem é que nunca cantarolou a tão famosa “Garota de Ipanema”?
Quem nunca se emocionou ouvindo os belos versos de “Eu sei que vou te amar”?
Através do estudo sobre biografias, desenvolvido pelas F4, os alunos puderam conhecer melhor a vida e a obra de Vinícius de Moraes. Primeiramente conversamos sobre o que é uma biografia e fizemos um levantamento das informações que devemos saber para escrevê-la. A partir daí, escolhemos “o poetinha”, como era chamado pelos amigos, para além de homenageá-lo pelo seu centenário, também nos inspirar na organização do Sarau de Poesias, dentre muitos outros autores lidos e conhecidos por nós.
Entre as muitas curiosidades que descobrimos sobre o poeta, o que chamou mais atenção das crianças foi que “Garota de Ipanema" é considerada a segunda música mais tocada no mundo, perdendo apenas para “Yesterday” , dos Beatles.

Sarau de Poesia

No dia 2/9, segunda-feira, as F4 convidam os pais para um Sarau de Poesias. A ideia é um encontro simples, durante a Biblioteca das turmas. Os pais interessados que puderem participar, lendo ou declamando poemas de sua preferência, de variados autores, deverão avisar pela agenda.
O encontro com a turma da manhã será às 11h e com a turma da tarde às 16h20.

Se você Fosse um Botânico...

Se você fosse um botânico, o que gostaria de saber e pesquisar sobre as plantas? Essa pergunta, lançada após a leitura do capítulo 9 do livro “O menino do dedo verde”, deu o que falar! Os alunos das F4 fizeram uma série de perguntas interessantes sobre o tema e é a partir delas que vamos orientar nossas experiências e nossos estudos. Movidas pela curiosidade, as crianças terão maior prazer em pesquisar e, assim, participarão ativamente do seu processo de aprendizagem. E você, o que gostaria de saber sobre as plantas?
Leia, aqui e no site, algumas perguntas feitas pelos nossos pequenos botânicos!
Como surgiram as plantas?
Quais são os habitats delas? Quais são as partes das plantas? Como se desenvolvem? Como se reproduzem? Como se alimentam? Como nasceram?
Como a planta é por dentro?
Da pra saber a idade de uma planta?
Como elas se protegem do frio? Como são as plantas parasitas? Como elas “fazem” as frutas?
Como elas ficam verdes?
O que faz algumas plantas serem venenosas?
Quais plantas que dão flor? Como saber se a flor é “homem” ou “mulher”? Por que as flores são coloridas?
Como as plantas aquáticas vivem?
As algas crescem fora da água?
Em que época do ano crescem as plantas?
Como as árvores produzem oxigênio?
Qual a importância das plantas para a nossa alimentação?
Como usar as plantas como remédios?

Futuras Leituras

Para as F4 - "A Reforma da Natureza", de Monteiro Lobato, Ed Globo.
Para as F5 - "Festa de Criança", de Luis Fernando Veríssimo e "Cara ou Coroa", de Fernando Sabino. Esses livros são da coleção "Para gostar de ler - Junior", Ed Ática.
Nas F5 não será preciso comprar os dois livros. Na agenda foi comunicado qual é o livro que cada criança deverá comprar.
A Papel aos Pedaços está preparada para atendê-los.

Diário Literário nas F5

A colheita é comum, mas o capinar é sozinho.
João Guimarães Rosa
Demos início a uma série de propostas para o Diário Literário, pensando em oferecer às crianças, possibilidades de acesso a um diálogo mais intimista com a obra literária.

Múltiplos e Divisores

As F5 estão concluindo o estudo de múltiplos e divisores. Esses conteúdos têm a intenção de ampliar a multiplicação e a divisão, explorando o significado de "ser múltiplo de" e "ser divisor de". As regras de divisibilidade e a tabuada ajudaram na descoberta das regularidades, facilitando a compreensão desses conceitos.

Pelo Rio

Foi a vez da F5MB aproveitar o passeio delicioso pelas ruas do centro da Cidade. Com um roteiro nas mãos, seguiram o percurso dos personagens Joaquim, Maria e a estátua de Machado de Assis do livro que estão lendo na sala e conheceram de perto vários lugares importantes na história da Cidade como o Paço Imperial, o Arco do Teles, a rua do Ouvidor e terminaram com um lanche fantástico na Confeitaria Colombo! Foi um dia e tanto!
Aqui, e mais no site, registramos alguns comentários da turma:

O mais esperado do passeio era a Confeitaria Colombo, ver as estátuas, passar pelo Arco do Teles, e andar pela Rua do Ouvidor foi muito divertido. Eu também adorei olhar o mapa e identificar onde estávamos.

Eu achei muito interessante ver o contraste dos prédios: novos e antigos, altos e baixos.
Foi bem interessante saber que o chão entre o mar da Praça XV e o Chafariz foi todo aterrado.

Vimos muitas coisas que tinham a ver com a água na cidade:
1- O Chafariz do Mestre Valentin antigamente servia para os marinheiros pegarem água e voltarem para o mar.
2- Os Arcos da Lapa servia para transportar a água de um lugar para o outro. O seu nome antigo era Aqueduto da Carioca.

Ensino Fundamental II

Dança

Buscando uma relação com o tempo histórico das aulas de História, cada turma explora um momento diferente da história da dança.
As F6 apreciaram diferentes pinturas rupestres. Em seguida, criaram uma movimentação na tentativa de reproduzir as danças primitivas.
As F7 pesquisaram sobre o nascimento do balé clássico e aprenderam um pouco sobre sua técnica.
As F8 se aproximaram da Dança Moderna. Isadora Duncan e Martha Graham foram nossas escolhas para esse estudo.
As F9 refletiram sobre o conceito de Dança Contemporânea e foram desafiadas a responder, construindo uma coreografia, à seguinte questão: o que é Dança Contemporânea para você?

Feira Moderna

A Feira Moderna já está presente nas conversas das turmas de F6 a F9, mas ainda em forma de planejamento, troca de ideias e sugestões.
O dia será 28 de setembro. Para que todos possam se programar, o horário:
De 10h às 12h - para os alunos da tarde
De 13h às 15h - para os alunos da manhã

Novas Histórias na F6

Os alunos continuam envolvidos com as transformações de Luna Clara, imaginadas por Adriana Falcão, mas agora estão entrando também num mundo de outras histórias: as Histórias em Quadrinhos.
Divididas em grupos, as turmas têm nas mãos a tarefa de reproduzir, numa HQ, um trecho de Luna Clara selecionado pela professora.

Porcentagem nas F6

A partir do estudo de frações, as F6 logo perceberam que a porcentagem nada mais é que uma fração cujo inteiro foi dividido em cem partes iguais. A partir da ideia sugerida por exercícios do livro didático, tivemos uma longa discussão sobre cálculos feitos com o salário do trabalhador brasileiro e seus conceitos como o décimo terceiro salário, aposentadoria e previdência social, e salário bruto e líquido.

Revisão de Matemática

Estão publicadas no site as fichas de revisão de Matemática das F6 e F7 e seus respectivos gabaritos. Os alunos devem usá-las como mais um material de estudo para a avaliação. As F6 têm sua avaliação marcada para o dia 27/8 e as F7 para o dia 28. Todas as turmas devem trazer a ficha e as dúvidas na última aula antes da avaliação.

Potências e Raízes na F7

Potências, às vezes, podem ser contas muito grandes, já que se tratam de multiplicações sucessivas. Para isso, existem as propriedades, que muitas vezes ajudam a transformar uma potência grande em outra bem menor. Esse é o assunto que estamos tratando nas F7. Além disso, relembramos o cálculo de raízes quadradas, cúbicas etc, conteúdo visto na F6 e que será aprofundado em breve.

Literatura na F7

As turmas continuam envolvidas com os planos mirabolantes do protagonista João Grilo em companhia de seu amigo Chicó. Os dois trouxeram grandes transformações ao destino de todos os outros personagens em "Auto da Compadecida". Durante a leitura, estamos identificando também algumas expressões nordestinas, típicas de uma literatura oral muito bem construída por Ariano Suassuna.

Teste de Português na F8

O último teste do trimestre acontecerá em dois dias. A primeira parte será no dia 30/8 para as duas turmas: a segunda nos dias 2/9 para a F8TA e 3/9 para F8TB. Para realizá-lo, os estudantes deverão trazer o caderno de Português e o livro didático. Não se trata de trazer os materiais simplesmente para consulta, se sentirem necessidade. Desta vez será diferente: os materiais serão imprescindíveis para a realização do teste; dialogarão com as propostas: produção de texto argumentativo – terão acesso aos textos com antecedência para discutir com as famílias, recolher opiniões, posicionamentos – questões de compreensão e de gramática. A ideia é que possam fazer desse momento uma oportunidade de pesquisa.

Desafio para as F8

Para o próximo desafio de produção no caderno “Memórias em construção”, os estudantes deverão escrever “Se passando por...”. Trocando em miúdos: deverão escolher um autor que desperte interesse; buscar, pelo menos, três de seus textos, lê-los, tentando identificar traços que sejam uma marca do autor (observar estrutura, temas, formalidade ou informalidade na escrita, “alma” das personagens etc.). Depois, o desafio se completará ao escreverem um texto que poderá se confundir com a obra do autor escolhido. A ideia é que não contem ou identifiquem inicialmente a escolha. No momento da apresentação, tentaremos descobrir.

News

Nas F8 e F9, o segundo semestre começou com a chegada do novo professor de Inglês. Nas primeiras aulas, os alunos fizeram perguntas para conhecer um pouco mais sobre ele. Conseguimos, assim, uma importante aproximação, além de revisitarmos conteúdos gramaticais necessários para o sucesso da atividade.
Com músicas, vídeos, atividades lúdicas e sistematização dos novos conhecimentos, começamos o estudo do "Present Perfect" na F9 e o futuro com "going to" na F8.

Repertório Novo

A turma de canto das F9 segue aprendendo novas músicas para entrar no projeto sobre o Rock. Nas últimas aulas, preparamos uma vinheta da música "Biquíni de bolinha amarelinha", com direito a arranjo vocal elaborado com sugestões dos alunos.

Aniversários

De 26/8 a 1/9

26 Sophia Chediak Souza F1M
26 Joao Schliemann Rangel Carneiro TDT
27 Marcelo Nobre Verani F2T
27 Dora Lins E Silva Dayde F3T
27 Arthur Lima Storino Alves TDT
28 Manoela Guimarães Jorge EIM
28 Gabriel Brandão da Silva F8TA
29 Rosa Neves Saad F8TB
29 Felipe Stelet Fernandes Carlos F6T
1 Joaquim Zuccolotto Goncalves Linhares F1T