Notícias de 16 de agosto de 2013 - Ano XX

Ensino Fundamental I

A Hora do Lanche

Este momento nos obriga a cuidar de questões que vão além da qualidade do alimento oferecido por cada família. Além de ser um momento socialização é, também, de formação de uma postura adequada e da conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável. Sendo assim, precisamos da ajuda das pessoas que colaboram com a organização diária da mochila para recuperar uma prática: o paninho, por muitos esquecido. Ele é essencial para a higiene da comida e da mesa, além disso, serve para organizar, transformando o espaço de estudo em espaço de lanche. Aproveitamos para lembrar que as crianças podem trazer canecas com o objetivo de reduzir a produção de lixo.

De Olho na Mochila!

Após o estudo sobre medidas e as pesagens das mochilas dos alunos, as F5 compartilharam seus conhecimentos com as demais turmas da escola. Elaboraram um folheto com dicas em relação ao peso das mochilas e o entregaram nas turmas de F1 a F9. Agora, quem não quiser carregar peso excessivo e quiser poupar a coluna, basta ficar atento ao que diz o folheto!

Teia

Nas aulas de Dança, de F1 a F4, as crianças exploraram os planos baixo, médio e alto, improvisando em uma teia construída com barbantes. Na próxima semana, os alunos de F4 irão organizar essas improvisações em uma célula coreográfica.

Alongamento e Relaxamento

Retomamos as atividades do Pereirão apresentando, ao turno da tarde, além das propostas de jogos já conhecidos dos grupos, alguns exercícios de alongamento e relaxamento, buscando relacioná-los com a prática esportiva e o cotidiano.

Primeiras Cruzadinhas

As turmas de F1 iniciaram o livro de cruzadinhas. Exploraram esse novo material, conversaram sobre o seu nome e sua função. Para as crianças, os quadradinhos para cada letra podem ajudá-las na forma de escrever. Muito animadas, querem fazer cruzadinhas todos os dias.

Terra à Vista

Outra grande novidade da F1 é o tema do nosso projeto! A meninada recebeu, numa garrafa, uma carta de Pero Vaz de Caminha, contando sobre a chegada dos portugueses ao Brasil. Da ocupação gradativa do território à construção de nossa cidade foi um pulo. Assim, ouvindo muitas músicas que cantam o Rio de Janeiro, começaram a trilhar um novo caminho. Um Rio de Histórias – As transformações da Nossa Cidade, será nosso próximo tema.

Os Minerais e as Tintas

Começamos a nos aquecer para o próximo projeto! Descobrimos que muitos minerais fornecem pigmentos para fazer tintas. Misturamos arenito com água e experimentamos passar a mistura no papel. O que isso tem a ver com nosso próximo estudo? Aguardem as novidades de F2.

F2 News!

As crianças de F2 começaram o semestre ouvindo a música "Hello Goodbye", dos Beatles, que trouxe um grupo de palavras especiais: os antônimos (opposites). Depois, receberam a letra incompleta desta canção e foi preciso ouvir com muita atenção os quatro rapazes de Liverpool. Não foi fácil completar...mas até que foi divertido!

Espelho

Começamos o semestre observando o parceiro. Como o outro se comporta? Qual é a qualidade de seu movimento? Através do exercício de espelho, analisamos a expressão corporal e facial do colega. Reproduzir exatamente a movimentação do outro, a ponto de não sabermos quem está no comando, foi o desafio da aula de Teatro de F5.

Elemento Água

O Rio Amazonas continua sendo o foco do estudo das F3 e, pensando nisso, trabalharemos com a água nas aulas de Artes. Serão experimentações, observações, brincadeiras e muita mão na massa, ou melhor, na água, procurando explorar ao máximo o que este elemento tem para oferecer.

Observando Pedras

As crianças das F3 colocaram as mãos dentro de uma bacia cheia de areia, pedras e água coletadas pela Mariana no rio Macaé. Puderam observar e sentir as diferenças entre esses elementos. Aprenderam que as pedras são chamadas de seixos e são arredondadas, pois vem rolando rio abaixo gastando suas pontas e sofrendo com a ação da água.
Também puderam perceber a transformação das pedras, que vão se tornando tão pequenas, até virar areia.
Viram quanto mais se mexia na areia, mais a água ficava escura e, então, conversamos sobre a matéria orgânica que é depositada nos rios.
Depois de muitas observações, lavaram todo esse material e, com uma peneira, conseguiram separar a areia, as pedras bem pequenas e as grandes. Pretendemos usar esse material em outras experiências na sala de aula.

Galeria de Valores

As crianças da F3M se encantaram com as moedas e cédulas expostas no CCBB.
A variedade de imagens impressas nas notas foi motivo de muitos comentários admirados. Bichos, flores, personalidades, arquitetura, paisagens e muitas cores compõem esse universo de grande produção artística.
A percepção da passagem do tempo, diante da transformação do dinheiro, foi uma informação valiosa, para nos situarmos dentro dessa história que estamos pesquisando.
Curioso foi saber que no século XIX , um empréstimo de dinheiro feito em banco era oficializado num documento recortado ao meio, para comprovar o final dessa transação, as duas partes da folha eram encaixadas e um aperto de mão era dado pelos interessados.

CCBB

A F3T visitará a galeria de valores do CCBB na segunda-feira.

Botânica

Para iniciar nossas discussões sobre Botânica, partimos da releitura do capítulo 9 do "Menino do Dedo Verde", que fala sobre os botânicos que chegaram à Mirapólvora para tentar desvendar o mistério das flores na cadeia. Assim, as F4 retomaram os estudos do Projeto, pensando e pesquisando o significado de Botânica. Vamos despertar o nosso olhar "mais científico" para as plantas, suas estruturas, transformações e relações com ambiente.

Quantos Problemas!

Nas F4 estamos solucionando problemas, compartilhando maneiras diferentes de resolvê-los e revisitando os algoritmos. Relembrar a importância de marcar as pistas no texto dos problemas, assim como pensar nas respostas e fazer estimativas a partir das suas informações e perguntas foram procedimentos comuns nas últimas aulas. Dessa forma vamos nos preparando para as avaliações, afinal, nosso trimestre está chegando ao fim.

Futuras Leituras

Para as F4 - "A Reforma da Natureza", de Monteiro Lobato, da editora Globo.
Para as F5 - "Festa de Criança", de Luis Fernando Veríssimo e "Cara ou Coroa", de Fernando Sabino. Esses livros são da coleção "Para gostar de ler - Junior".
Nas F5 não será preciso comprar os dois livros. Na agenda, nesta semana, comunicamos qual é o livro que cada criança deverá comprar.
A livraria Papel aos Pedaços está preparada para atendê-los.

Jogo do Resto

A F5T iniciou as aulas de Matemática do segundo semestre brincando com o Jogo do Resto. As crianças, em dupla ou trio, precisavam saber se o resultado da divisão de um determinado número deixava resto ou não para poder "andar" pelas casas e chegar ao final do jogo. Foi pura diversão! Aproveitamos a brincadeira para pensar em critérios de divisão já conhecidos pelo grupo e sistematizar algumas regras de divisibilidade.

Pelo Rio

As turmas F5MA e F5T realizaram um passeio delicioso pelas ruas do centro da cidade. Com um roteiro nas mãos, seguiram o percurso dos personagens Joaquim, Maria e a estátua de Machado de Assis do livro que estão lendo na sala e conheceram de perto vários lugares importantes na história da cidade como: o Paço Imperial, o Arco do Teles, a rua do Ouvidor e terminaram com um lanche fantástico na Confeitaria Colombo! Foi um dia e tanto!
Para esse feito, as duas turmas foram acompanhadas por uma historiadora. Com a F5MA tivemos a presença de Carolina Mol, da UFRJ e para as F5T contamos com a participação da Beth, professora da F5MB.
Anna Thereza, professora de Artes Visuais, também acompanhou a turma de F5T.
O tempo impossibilitou o passeio da F5MB essa semana, mas na próxima terça será a sua vez de aproveitar!

London Town

Londres continua sendo o assunto de estudo das F5 nas aulas de Inglês. Começamos o semestre, comparando dois mapas da cidade, um de 1560 e outro de 1871, percebendo as mudanças e as similaridades entre esses dois momentos. Os estudos de gramática estão nos ajudando a escrever frases com os adjetivos na sua forma comparativa. Na próxima semana, vamos realizar uma pesquisa sobre a Tower of London, descobrindo curiosidades e histórias sobre esse antigo castelo.

Concluindo o Boi

As F5, nas aulas de Música, estão concluindo o estudo do Boi do Maranhão. Estão registrando e organizando em uma ficha as principais características de cada sotaque do Boi. Ao final desse processo, cada turma vai produzir também um texto coletivo sobre o assunto.
Nas próximas aulas, encerraremos o trimestre com uma avaliação de flauta baseada no arranjo de “O meu boi morreu”.

Ensino Fundamental II

Fechando o 2º trimestre

Estamos nos preparando para o fechamento do 2º trimestre. Por ser um período marcado por entrega de trabalhos, avaliações, revisões de conteúdo, entre outros compromissos e atividades, é importante o cuidado redobrado em relação à pontualidade, às faltas e à organização dos materiais.

Aula Show

Agosto é o mês do folclore, esse é o gancho para falar de Gonzagão, de seu centenário de nascimento, e também dos discípulos dele, como Sivuca e Dominguinhos - que nos deixou a pouco. Uma oportunidade de revisitarmos a música nordestina e sua influência na MPB. Para isso, as turmas do Fundamental II receberão Marcelo Caldi, na próxima sexta, para uma aula show. Os ingressos serão cobrados na próxima mensalidade.

Nas aulas de Geografia

As F6 fizeram um trabalho de revisão dos conteúdos relativos à cartografia, aos tipos e à produção de mapas.
Com base em vídeos e fotografias, as F7 discutiram e refletiram sobre o tamanho e a abrangência de uma região segundo diferentes critérios geográficos.
Com auxílio do atlas e de exercícios do livro, as F8 debateram sobre as principais características da economia latino-americana. Temas como a dependência financeira, o endividamento público e a privatização de empresas estatais foram pontos discutidos e compreendidos por todos.
Em todas as turmas, começamos a conversar sobre os temas que colocaremos em foco na Feira Moderna.

Prezi nas F6

Em Projeto, começamos o semestre explorando o Prezi, uma ferramenta mais dinâmica e interessante para apresentação de conteúdos. Na escola experimentamos coletivamente e em pequenos grupos. Agora cada aluno vai descobrir os recursos sozinho em casa e preparar uma apresentação para socializar com os amigos. http://prezi.com/

Renascimento

O que estava renascendo? A valorização do homem e a separação entre a fé e a razão foram temas que discutimos nas F7 sobre esse momento de grande transformação na forma de pensar o mundo e a relação do homem com a natureza. Entendemos como o desenvolvimento do comércio e das cidades foi importante para o surgimento do movimento e declínio do feudalismo.

Vontade Cênica

Os alunos das F7 estão aperfeiçoando o estudo sobre o objetivo do personagem. Nas aulas de Teatro, fizemos jogos cênicos que trabalham a ideia de objetivo e obstáculo. Percebemos que, muitas vezes, a vontade de um personagem é o obstáculo do outro.

Perspectiva Renascentista

Nas as aulas de Artes Visuais as turmas de F7 estão estudando o Renascimento e a perspectiva. Observamos imagens da época e realizamos alguns exercícios onde puderam perceber a relação do tamanho dos corpos com a distância, as linhas e o ponto de fuga.

Auto da Compadecida

A partir da compreensão da trajetória de vida e trabalhos desenvolvidos por Ariano Suassuna, começamos nas F7 a leitura de "Auto da Compadecida". Os alunos elaboraram, em grupos, pequenos textos dramáticos com base em três fragmentos de cordéis de escritores populares nordestinos citados pelo autor, no início da obra.

Refletindo com Mia Couto

Nas F8 iniciamos o semestre retomando as atividades que já estavam em processo. Realizamos o segundo desafio literário proposto, desta vez em torno da crônica Zôo Ilógico, de Mia Couto, texto publicado em Jornal Moçambicano. O desafio foi produzir uma carta do leitor. Antes da carta, discussões entre os estudantes, apresentação do texto a outros leitores e recolhimento de suas reações, alimentaram as turmas de boas reflexões. O desejo, agora, é tentar fazer com que as produções cheguem ao autor.

Seguem dois "aperitivos", mas não deixem de conferir algumas cartas no site.

"...Primeiramente, gostaria de começar esta carta com uma frase de sua autoria “A cidade e o zôo-ilógico: qual deles aprisiona o outro?” Os homens, assim como os animais na sociedade humana, vivem em selvas de pedras, aprisionados em cubículos engradados com a falsa ideia de proteção..." (Alice T, Julia e Stephanie)

"...Nós mesmos nos julgamos como racionais, só não nos tocamos que vivemos dentro dessa loucura organizada, nessa rotina ilógica, que nós julgamos ser lógica. Mas o que tudo isso quer dizer? Continuaremos procurando respostas..." (de Antonia e Rosa)

Liberdade, Igualdade e Fraternidade

Nas F8, o conteúdo que começamos a trabalhar é a Revolução Francesa. Discutimos os conceitos que se tornaram o lema da Revolução. Que liberdade era essa? Igualdade civil ou social? Quem lutava contra o governo? Analisamos o contexto da França pré-revolucionária e as demandas de cada classe social. Identificamos também os questionamentos em relação ao Absolutismo e aos privilégios do Primeiro e Segundo Estados.

História da Música

As F8 estão se aproximando da história da música. Buscando uma relação com o assunto estudado nas aulas de História, as discussões e apreciações têm circulado em torno da Revolução Francesa e da transição do período Clássico para o Romântico. Inicialmente estamos conhecendo um pouco desses períodos para depois discutir a música produzida durante a revolução, as transformações percebidas antes e depois dela e a relação entre música e política.

Uma experiência

Conhecer a realidade de outra escola é sempre enriquecedor para preparar nossos alunos para esse momento de crescimento e mudança. Os alunos da F9 fizeram uma convivência na Escola EDEM. Tiveram aulas de Filosofia, Sociologia, Física e Química com os professores do Ensino Médio. Conheceram todo o espaço: as salas de robótica, ilha de edição, laboratório, biblioteca, o espaço onde acontece o Sarau, uma enorme quadra e a sala de música, que chamou atenção da garotada. O recreio junto com todos os alunos da Escola e o lanche na cantina, além de divertido, foi uma prova da autonomia que conquistarão. Agradecemos o carinho da escola que nos recebeu muito bem.

Work in Progress

Nas aulas de Teatro, os alunos das F9 começaram o semestre estudando o conceito de obra aberta. A ideia de que a criação de uma obra artística não tem fim, faz com que possamos sempre nos debruçar sobre ela, pensar, criticar, alterar, de maneira que o trabalho esteja sempre em movimento. Estamos experimentando um processo de criação colaborativo, no qual um traz uma ideia e o outro a complementa, assim, novos elementos vão sendo absorvidos e a obra vai se transformando.

De Todos

Ordinarius no P. das Ruínas

A professora Maíra, de Música e Coral, convida para a nova temporada do grupo vocal Ordinarius. Os shows acontecem todos os domingos de agosto no teatro do Parque das Ruínas, sempre às 16h. No repertório, canções do primeiro CD do grupo se misturam a sucessos internacionais e choros. O Parque das Ruínas fica na Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa. Ingressos a 30 e 15 reais. Crianças de até 10 anos não pagam.

Aniversários

De 19 a 25 de agosto

18 Pedro Ribeiro Michelotti F7M
18 Helena Lazoski Gonçalves TAM
18 Nina Moras Segabinaze Moreira TDM
19 Jade Domingues de Moura AUX
19 Laura Ferreira Nunes Linares F6T
19 Leticia Siqueira da Costa Marques TCT
20 Violeta Campos Reveilleau F7T
20 Theodoro Bretas Cordenonsi F6T
22 Breno Padilha Borges dos Santos F4M
22 Antonio Lacombe Romano Vaz Moreira F2T
22 Clea Maria Guedes Albrecht PRO
22 Miguel Herzog F5T
23 Bruno Barros de Sá Gille AUX
24 Ana Laura Portes Pereira da Costa TCM
24 Raphael Ribeiro Moura de Moraes F6M
24 Sofia Jobim E Souza Borges da Silva F2M
24 Gabriel Obón Echavarren F4M
25 Tomas Ribeiro Santa Rosa F4M