Notícias de 16 de agosto 2013 - Ano XX

Educação Infantil

Crianças Curiosas

As crianças da Turma do Jabuti voltaram das férias muito crescidas. Mais familiarizadas com o cotidiano escolar, as rodinhas de planejamento têm acontecido com maior participação de todas. O contato com os cartões que identificam as salas do rodízio, e que são utilizados diariamente, tem fomentado perguntas que as aproximam de noções temporais:
"O que vamos fazer depois do pátio?" (Arthur U)
"Para onde vamos depois do lanche?" (Clara)
"Antes da rodinha a gente estava no pátio de trás." (Hugo)

Novidades

As crianças da Turma do Pintinho, a cada dia, vêm demonstrando maior envolvimento com o dia a dia escolar. Para estimular esse processo introduzimos em nossa rotina atividades que estimulam a autonomia e a aprendizagem de conteúdos importantes como planejar as atividades e rodízios das salas, acompanhar o calendário e brincar com as fichas dos nomes.

Quem Será?

"Quem será o bebê dessa foto?"
Fotografias apareceram misteriosamente na Turma da Borboleta que quebrou a cabeça tentando desvendá-las:
"Acho que é da Turma do Jabuti"
"É menina porque está de vestido"
"Bebê usa chupeta"
"Bebê dorme no carrinho e no berço"
Esse bebê foi se "transformando", ao longo da semana, através das fotos, o que gerou ainda mais conversas:
"O bebê cresceu!"
"Já come comida porque tem dente"
"Já sabe andar"
Depois de muitas hipóteses e outras transformações o mistério foi desvendado! Alguém arrisca? As crianças já têm a resposta!
Para a próxima semana, pedimos que cada criança traga três fotografias que mostrem transformações marcantes no desenvolvimento delas.

Bebê na Turma do Ovo

Surpreendidos com um elemento que apareceu em nossa caixa surpresa, a fotografia de um bebê, as crianças da Turma do Ovo foram convidadas a desvendar esse mistério.
"Acho que é um menino porque está de sunga na piscina. Deve ser da Turma do Pintinho" (Antônia)
"Esse bebê aqui não sou eu, porque eu tinha cabelo de banda de rock" (Cosmo)
"Quando um bebê nasce, ele não anda e não fala" (Gabriel)
Todos estão convidados a desvendar esse mistério, esse bebê já se transformou em um adulto. Quem será?

Visita no Papel

Paula, mãe do Pedro Henrique, veio ensinar a Turma do Papel a transformar massa em “Pão Bundinha”. Ela preparou cinco "vulcõezinhos" de farinha de trigo, colocou água e, depois de misturar um pouquinho, cobriu os buracos. As crianças ajudaram a colocar o sal e o fermento e a amassar bastante! A massa descansou e depois disso elas fizeram bolinhas para serem assadas no forno. Na cozinha, Paula aprontou uma surpresa: fez uma marquinha no centro do pão, que quando assou, adquiriu o formato de uma bundinha. No final, comemos com geleia, manteiga e requeijão. O pão estava uma delícia!

No Que Pode se Transformar o Barro?

As Turmas do Camaleão e do Gelo colocaram a mão na massa! Refletindo sobre o barro e suas transformações, as crianças brincaram de modelagem com argila percebendo sua umidade, textura e consistência. Também pintaram com barro dissolvido em água e fizeram potes decorados com sementes, além de outros objetos.
Pesquisando sobre o uso do material, as crianças da Turma do Camaleão leram "Mestre Vitalino”, de André Neves, e observaram e manusearam algumas de suas obras e fotos do artista. Vitalino está dando o que falar!
A Turma do Gelo assistiu a um vídeo sobre a construção de casas de pau a pique e planejou produzir uma maquete inspirada nesse tipo de casa. Iniciaram o processo amassando o barro com os pés numa grande animação!
O que mais será que podemos fazer a partir do barro?

Vamos Brincar Com as Palavras?

A Turma da Semente convidou a Turma do Papel para ouvi-la recitar a poesia "Borboletas", de Vinícius de Moraes. As crianças declamaram, ora em pequenos grupos, ora todas juntas e ainda ensinaram para quem não sabia. Transformaram o seu ritmo, o tom da voz e ainda se arriscaram a brincar com as palavras. No final do encontro, ainda aproveitou o poema "Convite", de José Paulo Paes, para chamar a turma espectadora para mergulhar no universo das poesias.

Retorno

Aos poucos nossas crianças foram retomando as aulas de Expressão Corporal e se sentindo à vontade para explorar as propostas.
Iniciamos o semestre utilizando alguns materiais do salão. Buscamos relacioná-los com o corpo e trabalhar com diferentes possibilidades de apoio, além de participar de atividades que desafiavam o equilíbrio.

De Todos

Ordinarius no Parque das Ruínas

A professora Maíra, de Música e Coral, convida para a nova temporada do grupo vocal Ordinarius. Os shows acontecem todos os domingos de agosto no teatro do Parque das Ruínas, sempre às 16h. No repertório, canções do primeiro CD do grupo se misturam a sucessos internacionais e choros. O Parque das Ruínas fica na Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa. Ingressos a 30 e 15 reais. Crianças de até 10 anos não pagam.

Aniversários

De 19 a 25 de agosto

18 Pedro Ribeiro Michelotti F7M
18 Helena Lazoski Gonçalves TAM
18 Nina Moras Segabinaze Moreira TDM
19 Jade Domingues de Moura AUX
19 Laura Ferreira Nunes Linares F6T
19 Leticia Siqueira da Costa Marques TCT
20 Violeta Campos Reveilleau F7T
20 Theodoro Bretas Cordenonsi F6T
22 Breno Padilha Borges dos Santos F4M
22 Antonio Lacombe Romano Vaz Moreira F2T
22 Clea Maria Guedes Albrecht PRO
22 Miguel Herzog F5T
23 Bruno Barros de Sá Gille AUX
24 Ana Laura Portes Pereira da Costa TCM
24 Raphael Ribeiro Moura de Moraes F6M
24 Sofia Jobim E Souza Borges da Silva F2M
24 Gabriel Obón Echavarren F4M
25 Tomas Ribeiro Santa Rosa F4M