Notícias de 12 de julho de 2013 - Educação Infantil - Ano XX

Para Todos

Festa Junina da Pereirinha

“Pra festa do arraiá, eu tenho que me arrumá
Já fiz uma roupa nova
Estou procurando um par...”

É amanhã o dia do nosso arraial, na sede da Capistrano de Abreu!
Nas últimas semanas as turmas se dedicaram às pesquisas sobre a transformação dos alimentos típicos, comemorando a fertilidade no campo de forma contextualizada com o Projeto Institucional “Transformações”.
Muito empenhadas, nossas crianças prepararam e provaram muitas receitas saborosas e produziram trabalhos de artes caprichados, inspirados nos alimentos típicos.
As danças foram ensaiadas com alegria e, felizes, nossos pequenos aguardam o dia da festa! Barraquinhas, danças e cantorias irão animar o nosso grande dia!
No andar de baixo a brincadeira vai ser pra lá de animada! Pescaria, bola na boca do palhaço, rabo no burro e muito mais, aguardam a meninada. Os quitutes – um prato de doces para os meninos e de salgado para as meninas – devem ser entregues à D. Maria e Janaína. E as bebidas estarão prontas e geladinhas para acompanhar a comilança!
Fiquem atentos aos horários das danças e aos chamados no microfone para a apresentação das turmas no Pereirão. Não se atrasem, pois a farra vai ser boa e ninguém pode perder!

Turno da Manhã: De 9h às 10h30
Turno da Tarde: De 11h às 12h30

HORÁRIO DAS DANÇAS:
9:10 - Turma do Papel
9:30 - Turma do Jabuti
9:50 - Turma da Borboleta
10:10 - Turma da Semente

11:10 - Turma do Gelo
11:30 - Turma do Pintinho
11:50 - Turma do Ovo
12:10 - Turma do Camaleão

Plantão de Professores

Na segunda-feira, 22/7, faremos o Plantão dos professores. As famílias que sentirem necessidade de esclarecer algo que tenha sido registrado no relatório individual, serão recebidas, individualmente, pelos professores, para conversar sobre seus filhos(as). O horário deve ser agendado na secretaria da escola.

Relatórios Individuais e de Grupo

Na próxima sexta-feira, enviaremos o relatório individual das crianças. Nesse documento procuramos registrar o que consideramos significativo na história do processo de aprendizagem das crianças, considerando as suas dimensões relacional, emocional e cognitiva.
Os relatórios de grupo estarão disponíveis no site da escola no início do próximo semestre. Nele registramos a história do processo vivido coletivamente.

Achados e Perdidos

Estão em exposição, na entrada da escola casacos, camisetas e outros pertences que foram esquecidos e que não estão marcados com os nomes das crianças. Não deixem de conferir. No final do semestre, o que não tiver sido encontrado será doado.

Educação Infantil

Bolo de Milho da Galinha Ruiva

Recebemos uma visita muito especial! A galinha Ruiva veio ensinar uma deliciosa receita de bolo de milho à Turma do Jabuti. Todas as crianças ajudaram no preparo e também na degustação da guloseima. Além disso, se divertiram com animadas brincadeiras, muito comuns nas festas juninas, como a bola na boca do palhaço, boliche, dança da laranja e corrida de colher. Sábado a farra continua!

Mais Mandioca e Brincadeiras Juninas

A Turma do Pintinho experimentou o aipim de outra forma, dessa vez cozido na água e sal com um pouquinho de manteiga! Uma delícia!
Nos ensaios para a festa, nas aulas de Música e Expressão Corporal, as crianças se divertiram com as danças e brincadeiras típicas juninas.
Estamos todos muito envolvidos e esperando o grande momento!

Oi Pisa o Milho!

Penerô Xerem, música de Luiz Gonzaga que fará parte da nossa Festa Junina, gerou uma conversa interessante na Turma da Borboleta. Jean contou às crianças que para pisar o milho não precisamos de pés, como imaginavam, mas sim de um pilão! Apresentamos ao grupo esse utensílio, que transforma grãos em farinha, e com ele pisamos outro alimento: o amendoim, que junto a outros ingredientes virou uma deliciosa paçoca!

Faz Doce Sinhá, Faz Doce Sinhá...

Tudo pronto para a Festa Junina da Turma do Ovo! Foi em clima de São João que as crianças embarcaram nas transformações das comidas típicas e prepararam um delicioso doce de abóbora. Todos puderam sentir o peso, a textura e observar a cor desse fruto, conhecido pelas crianças por sua presença no conto de fadas. Ao final, aproveitamos as sementes para preparar lindos trabalhos de arte.

Pé de Moleque

Clarissa, auxiliar de turno, ajudou a Turma do Papel a fazer um doce típico de Festa Junina feito com amendoim: o pé de moleque. Depois de descascar e soprar as casquinhas, as crianças elaboraram um texto da receita e se deliciaram com o doce pronto. Quem quiser aproveitar para fazer o doce em casa, poderá copiar a receita que estará exposta no dia da festa!

A Chita e os Festejos Juninos

No clima dos festejos juninos, a Turma do Camaleão se divertiu dançando as músicas que serão apresentadas na festa. Conversando sobre a data, conhecemos um pouco sobre a chita, tecido estampado em cores vivas originário da Índia, muito utilizada na decoração das festas juninas. Envolvidas, as crianças utilizaram partes recortadas dos florais para a produção de trabalhos de arte. Também aproveitamos a chegada do final do semestre para termos uma boa conversa sobre o que gostaríamos de estudar, depois das férias.

Bolo de Melado da Cana de Açúcar

A Turma da Semente pesquisou sobre a cana de açúcar, esse alimento tão saboroso e típico das festas juninas. Descobrimos que é utilizada em estado natural como pasto para o gado, ou na forma de ingrediente em alimentos como a rapadura, o açúcar e o melado. As crianças se admiraram com a quantidade de açúcar que a cana é capaz de produzir. Mas, o mais surpreendente, foi saber que a cana pode se transformar em um delicioso bolo, se misturada a outros ingredientes! O grupo colocou a mão na massa e preparou um bolo de melado da cana de açúcar! Foi uma manhã deliciosa!

Bolo de Batata Doce

Qual é o doce menos doce que o doce de batata doce?
É o bolo de batata doce!
Depois de experimentar um dos doces mais típicos da festa junina, a Turma do Gelo ficou com muita vontade de fazer uma receita que levasse menos açúcar. Então, se empenharam em preparar um delicioso bolo de batata doce. O passo a passo da receita estará exposto em nossa festa junina. Esse também foi um dia muito especial em que comemoramos a chegada da querida amiga Dora!

Aniversários

De 15 a 21 de julho

15 STEPHANY RAMOS DE SOUZA AUX
15 MARINA CRONEMBERGER BREDARIOL F6M
16 NINA REGAZZI LENT SANTOS TCM
16 ANTONIO PINKUSFELD BRITTO F6T
17 FELIPE MORAES FERREIRA F5MA
18 GABRIELA SOUTO MAIOR E OLIVEIRA AUX
18 JOÃO PEDRO NOUÉR NUCCI F4M
19 GABRIEL MONTEIRO SAMPAIO F6M
19 ANNA THEREZA DO VALLE BEZERRA DE MENEZES PRO
19 LUCAS MONTEIRO SAMPAIO F6M
19 FRANCISCO SOL DE OLIVEIRA NUNES F3T
19 BENTO BOCAYUVA CUNHA F7T
20 SALVADOR DELGADO DE MOURA TAT
20 DAHLIA LEONORA MESQUITA LAGERBLAD PIRES TAT
21 PEDRO DE ARAUJO QUENTAL PRO