Notícias de 5 de julho de 2013 - Educação Infantil - Ano XX

Para Todos

Festa Junina

Está chegando o dia da Festa Junina da Pereirinha! Preparem o traje caipira para uma manhã de muita dança, brincadeira e cantoria!
Será no dia 13/7, sábado, durante a manhã, em horários distintos para os dois turnos, na sede da Capistrano de Abreu, com a presença dos pais.
Nas últimas semanas nossos pequenos se empenharam e se divertiram muito durante os ensaios para a festa que vai comemorar, também, o que aprenderam na escola.
Para a o lanche típico, pedimos que as meninas tragam um prato de salgado e os meninos um prato de doce para compartilhar com os amigos. O suco será oferecido pela escola.
Turno da Manhã: de 9h às 10h30
Turno da Tarde: de 11h às 12h30

Educação Infantil

Milho para Jabuti

A Turma do Jabuti está em ritmo de festa. Músicas, danças e comidas típicas têm feito parte do dia a dia das crianças.
Aproveitamos o milho, principal alimento dessa festa, e trouxemos suas espigas, ainda com palha, para que as crianças as explorassem apreciando suas características, sentindo seu cheiro e debulhando-o para ser transformado numa deliciosa receita. Depois, sua palha foi utilizada numa atividade de artes.
As crianças também ouviram a história da Galinha Ruiva, dessa vez contada com fantoches, e ficaram com água na boca imaginando a receita que a Dona Galinha virá fazer, com o milho, na escola!

Aipim, Mandioca ou Macaxeira?!

As crianças da Turma do Pintinho estão contando os dias para o Arraial da Sá Pereira! Em nossas rodas de conversas relembramos algumas brincadeiras e também conhecemos comidas típicas. Para não deixar ninguém com água na boca, colocamos a mão na massa e preparamos um delicioso bolo de aipim! E com a casca da mandioca, as crianças produziram lindos trabalhos de artes.

Transformação do Milho

Com o mel, a Turma da Borboleta preparou um pão de mel; e com o milho, podemos fazer o quê? Com a visita da Cida, ex funcionária da escola e avó da Maria Vitória (TAM), acompanhada de sua caixa surpresa, descobrimos que milho pode até virar boneca!
Cida nos contou histórias de quando morava na roça com suas irmãs, ainda criança, e como transformavam o milho que plantavam em lindas bonecas com trancinhas de palha. Mais tarde as espigas da caixa surpresa foram cozidas e saboreadas pelas crianças. E os sabugos viraram bonecas, com vestidos de chita, que irão enfeitar a nossa festa Junina.

Recordando o Projeto

Foi em clima de finalização de projeto que a Turma do Ovo revisitou o seu percurso neste semestre. As crianças lembraram que, além da galinha, muitos outros animais nascem de ovos e que escolhem vários lugares para fazer seus ninhos, como em cima de uma folha, na terra ou na areia. Aproveitamos para fazer um registro em nosso blocão anotando o que elas mais gostaram:
"Gostei muito da cobra."
Cecília
"Gostei dos pintinhos da escola."
Lara H.
"Gostei da borboleta-monarca."(Miguel)
Agora é hora de seguir rumo ao nordeste e, assim como as borboletas-monarcas, que migram para outras regiões, conhecer as transformações que acontecem no período dos festejos juninos!

Preparativos Juninos

Em ritmo de Festa Junina, a Turma do Papel pesquisou sobre a origem do amendoim e listou os doces juninos que podem ser preparados com este delicioso ingrediente. Inspiradas em imagens de plantações desse alimento, as crianças pintaram flores, folhas e fizeram colagens utilizando suas cascas.
Estão todos muito animados para experimentar os quitutes juninos que vamos preparar com os amendoins e para dançar no arraial da Pereirinha!

Jardim da Clarinha e as Transformações do Coco

A Turma do Camaleão fez um passeio muito especial: fomos conhecer o jardim da nossa amiga Clara! Vimos lagartas, casulos, lagartos, miquinhos e tivemos um delicioso piquenique no gramado. Depois, através de boas conversas, avaliamos como foi o percurso do projeto e seus desdobramentos. Percebemos que aprendemos muito sobre o mundo animal e que também poderíamos descobrir mais, pois os assuntos e as pesquisas não se esgotam. Olhando com carinho para o que já vivenciaram, as crianças embarcaram no tema das festividades juninas a partir das transformações do coco. Experimentaram desfiar a fibra do coco verde e a utilizaram para colagem em bandeirinhas coloridas.

Festejo Junino

No ritmo da Ciranda de Tarituba, a Turma da Semente se envolveu com a Festa Junina. Conversamos sobre os motivos de comemoração nesta época do ano, as brincadeiras, comidas típicas, músicas e histórias. As crianças também conheceram Catarina e Pai Francisco, personagens da lenda do Bumba meu Boi, e aproveitaram para fazer trabalhos de artes inspirados nas estampas das chitas. O grupo ficou surpreso ao descobrir que, com cara de festa do interior e brincadeira de criança, a chita possui ancestrais ilustres: surgiu na Índia medieval, conquistou europeus, transpôs mares, povos e culturas para virar vestidinho de menina nas quadrilhas juninas, cortina e toalha de mesa em casas pelos cantos do Brasil.
Depois de tanto envolvimento, estavam todos prontos para os ensaios animados nas aulas de Música e Expressão Corporal!

Qual é o Doce Mais Doce...?!

Envolvidas com os festejos juninos, as crianças da Turma do Gelo listaram comidas típicas, identificando alguns ingredientes e sua transformação.
"O amendoim pode virar pé de moleque"
Daniel
"O milho se transforma em bolo"
Arthur

Aproveitamos para conhecer o trava-línguas do doce de batata doce e também para preparar a sua receita. Transformamos a batata em doce, mas a receita que preparamos ficou tão doce que não foi aprovada pela turma! Resolvemos, então, explorar a matemática e calcular a metade da quantidade de açúcar que usamos para refazer o doce e ver se dessa vez iremos aprovar o resultado!

Aniversários

De 8 a 14 de julho

7 CECILIA COSTA BERGAMINI F2M
8 CAROLINA CAMPELLO DO RÊGO VALENÇA F7M
8 CLARA FILGUEIRAS NERY ATEM F5T
8 GIOVANA PEREIRA DE MATOS FONTES F3M
9 ANTONIO MATTOS DE MOURA GONÇALVES TCM
9 BEATRIZ CASTANHEIRA DE FREITAS F5MA
10 PEDRO HOLANDA DAIBERT SOUZA LIMA F4T
10 SOFIA DANTAS ZYNGIER F1M
10 MANUELA PINHEIRO GUIMARÃES CORDEIRO F2T
10 ANTONIO SANTOS TREISTMAN F5T
11 LUÍSA MATTOS SARMENTO E SILVA TCT
11 JOÃO PEDRO CORDEIRO FERREIRA GOMES TDT
12 NIVIA CRISTINA DE OLIVEIRA EUGENIO AUX
12 TIAGO TEIXEIRA SALEM F7T
14 JULIA SANTOS NEFFA VIEIRA DE CASTRO F6M