Notícias de 28 de junho de 2013 - Ensino Fundamental - Ano XX

Para Todos

Apoio Pedagógico

A partir de hoje faremos a indicação dos alunos que deverão frequentar o apoio pedagógico, que será oferecido na semana de 15 a 19/7. Nesse encontros, esperamos favorecer as aprendizagens das crianças convidadas, organizadas em pequenos grupos. Aguardamos a confirmação das famílias. Qualquer dúvida, procurem a orientadora do turno do aluno.
Os alunos do Fundamental II já receberam a convocação. Nesse segmento, as aulas de apoio em Português, Matemática e Inglês são presenciais. Alunos que precisam de apoio em História, Geografia e Ciências receberão orientação de estudo para realizarem atividades em casa.

Férias e Reinício

Os alunos que não forem convocados para a atividade de apoio pedagógico, já poderão entrar de férias depois do dia 12/7, último dia de aula para o Fundamental. Os que frequentarem o apoio sairão no dia 19. O reinício das aulas, para todos, será no dia 5/8.

Festas Juninas

As aulas de artes das F7 e F6 viraram um grande barracão para os preparativos dos festejos juninos.
Na sexta-feira, dia 5/7, das 18h às 21h, teremos o baile junino somente dos alunos do Fundamental II, sob o comando das F7.
Dia 11/7 será a vez do Fundamental I, durante o horário de aulas, também sem a presença dos pais, mas com a participação das F6, que serão os responsáveis pelas brincadeiras e barraquinhas.
Os pais de F5 serão convidados, apenas, para a apresentação do Auto do Boi. As sugestões de fantasias serão encaminhadas pelas agendas. Seguem os horários das apresentações:
F5MA - 8h; F5MB - 9h; F5T - 16h30

Ensino Fundamental I

Novas Cestas

Chegaram novas cestas de basquete no Pereirão e as crianças de Fundamental I já começamram a usar, aprendendo algumas regras do esporte.
As crianças que já conhecem as regras, ajudam os demais a entender os locais das faltas, os dribles não permitidos etc. No turno da manhã, durante a atividade, muitas crianças perguntaram: “Vale enterrar?” E vibraram com a resposta positiva. Mas, ao final da aula, chegaram a conclusão de que não tinham altura suficiente.

Plantão

Para fechar o semestre, os professores de F1, F2 e F3 farão plantão, um breve encontro de 15 minutos com as famílias, na quinta-feria dia 11/06, de 18h às 21h. É preciso agendar um horário na secretaria.

Mais Uma Experiência!

Os cientistas das F1 estão realizando um novo estudo. Depois de ouvirem a história do "João e o pé de feijão", aproveitaram os grãos mágicos para realizar um plantio. Estão todos observando diferentes formas de plantar e vendo qual será a mais eficiente. Agora, é só registrar tudo no caderno de projetos. Será que vai dar para fazer um caldinho de feijão?

Extra, Extra! Festa Pedagógica da F2!

"A F2M está trabalhando as transformações da Terra. Na escola Sá Pereira, houve uma festa. As crianças mostraram seus trabalhos para a família. Além dos trabalhos, fizeram uma dança dos quatro elementos - fogo, água, terra e ar. Também cantaram a música Galáxia e, por último, contaram uma história chamada 'Um presente do mar'. Todos adoraram a nossa festa!"
Lara F2M
"Além das apresentações, nós fizemos vários trabalhos de artes como umas esculturas de bola de gelo e bolinha de gude que simbolizavam a Terra quando estava congelada. A gente também representou, com argila, o relevo da Terra sem água, fizemos a forma de ilhas vulcânicas e continentes. Junto com a turma da manhã, inventamos um jornal chamado "Curiosidades Geológicas" e criamos notícias sobre o que aprendemos da história do nosso planeta, através da observação das rochas. Com o elemento água, nós fizemos arte colorida, cada um fez uma pintura com aquarela com o tema mar. Na entrada da exposição tinha um painelzão com as 7 principais transformações da Terra."
Texto coletivo F2T

Impressões de Genesis

"O Sebastião Salgado deve ser muito corajoso, ele chega perto do perigo para fotografar".
"Na mesma fotografia tem água, montanha, neve, bicho, céu e mais outras coisas, É só olhar de novo para achar mais coisas".
"Tem umas fotos em que não dá para saber se ele foi nesse lugar agora ou em outro século".
Como fizemos o passeio numa segunda-feira, não pudemos visitar a exposição toda. Visitamos a parte que está no parque. Os textos de abertura e fechamento da exposição já suscitaram uma série de reflexões sobre o mundo que nos cerca e as consequências de nossas ações. As fotografias surpreenderam as crianças tanto em relação à temática quanto aos aspectos fotográficos. Pedimos que observassem as texturas, contrastes, enquadramentos etc. Depois, em duplas, as crianças fizeram fotografias com o olhar mais apurado.

Brincando de Banco

As crianças da F3T brincaram de banqueiras. Divididas em grupos, divertiram-se fazendo trocas com as notas e moedas do Real. Após jogar um dado, a criança deveria receber do banco, em dinheiro, o número que tirou. Todos os jogadores deveriam fazer a mesma coisa e ainda conferir suas trocas, pois o banqueiro estava autorizado a “errar” no troco de vez em quando. As jogadas continuavam e as trocas por notas mais altas eram obrigatórias, até que alguém conseguisse a nota de R$ 100,00.

Tábua de Pitágoras

Após os estudos de multiplicação com adições sucessivas e o algoritmo da multiplicação, os alunos das F4 estão fazendo suas próprias observações sobre a tabuada. Iniciaram conhecendo e preenchendo a famosa tábua de Pitágoras. Além das atividades propostas no livro e no caderno, jogos irão nos divertir e ajudar na memorização, tornando esse aprendizado mais prazeroso.

A Realidade por Sebastão Salgado

"Nós, da F4M, fomos ao Jardim Botânico, no museu do Meio Ambiente, ver a exposição "Gênesis", de Sebastião Salgado. Ele é um fotojornalista famoso que nasceu no dia 8 de fevereiro de 1944. Ele se aventurou pelo mundo para fotografar imagens da vida real, onde aparecem animais, pessoas e lugares que nós não conhecemos muito bem. A exposição está dividida por habitats, ecossistemas. Vale a pena visitar a exposição para conhecer mais as maravilhas do nosso planeta e aprender a respeitar a vida no meio ambiente. Sebastião Salgado diz que, ao sairmos dessa exposição, nos transformamos e nos tornamos pessoas diferentes. Experimente!"
Na próxima terça-feira, 2/7, será a vez da F4T visitar à exposição.

História do Rio, História do Brasil

Nas F5, a leitura do livro "A História do Rio de Janeiro através da Arte", de Luciana Sandroni, tem proporcionado às crianças uma grande oportunidade de conhecimento, análise e reflexão sobre a nossa história. Como nosso foco é também a água, ficamos sempre atentos às referências que são feitas a esse recurso natural e sua importância na vida da cidade.
Depois de ler cada capítulo, procuramos fazer registros das principais informações. Já registramos em tópicos, em forma de "você sabia?", em uma linha do tempo, em pequenos resumos e até em forma de notícias, nos colocando como jornalistas do passado. Dessa forma, vamos reconstruindo a história não só da nossa cidade, como também do Brasil.
Em tempos de manifestações populares que estamos vivendo, a reflexão histórica é ferramenta fundamental.

Boi Moleque Garboso

Como as F5 estão preparando o Auto do Boi nas aulas de Música e Teatro, achamos que seria inspirador, para as crianças, assistirem a apresentação do Boi Moleque Garboso, no CEAT, neste sábado, dia 29, às 17hs. Júlia, professora da F1T, participa desse Boi e estará lá para receber os alunos que forem.

Ensino Fundamental II

Luna Clara & Apolo Onze

As F6 iniciaram a leitura de “Luna Clara & Apolo Onze”, de Adriana Falcão. Neste primeiro momento, para uma boa compreensão do texto em relação à complexidade dos inúmeros personagens da história, os alunos estão construindo a árvore genealógica dos protagonistas da narrativa.

Auto da Compadecida

As F7 estão estudando as principais características que constituem o gênero dramático. Com a intenção de aprofundarmos esse aprendizado, iremos iniciar, em breve, a leitura do “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, Ed Agir. O livro deve ser providenciado o quanto antes. Já assistimos à parte do filme de Guel Arraes para mergulharmos no imaginário dessa literatura dramática.

Pais de F6T

Esperamos os pais da turma, na próxima terça-feira, dia 2, às 18h, para compartilhar as conquistas e os desafios com o grupo. A presença de todos é muito importante.

Produtos Realmente Notáveis

Nas F8, um tópico muito importante foi apresentado de maneira pouco tradicional: Produtos Notáveis.
A apresentação foi feita a partir da geometria, o que possibilita uma visão mais associada desse conteúdo com o restante da Matemática. Em grupos, os alunos puderam vivenciar, revisitando o cálculo de áreas, maneiras alternativas de calculá-las e entendendo o porquê, nesse tópico, nem sempre o que parece é o certo.

Teorema de Tales nas F9

Através de uma experiência com retas paralelas cortadas por transversais, cada aluno construiu e mediu segmentos, podendo comprovar o que Tales de Mileto percebeu no ano 7 a.C.:
é preciso passar por entraves, enxergar alternativas, para vivenciar um conhecimento, de fato, construído.

De Todos

Achados e Perdidos

Foi perdido na segunda-feira um Iphone 5 branco.
Ele pertence a Maria Luiza (da F9MA) que agradece imensamente a quem o encontrar.

Aniversários

De 1 a 7 de julho

1 TOMÁS MEDEIROS DE SOUZA F2M
1 MATIAS TEIXEIRA VAISMAN F7T
1 LUCAS CARDOSO ADAMCZYK F9MB
1 JOÃO BAETA SABACK F4M
2 ALICE COELHO MACHADO F3M
3 MARIA GIACOMINI SIMÕES TDM
3 JOANA PERES T. DOS SANTOS F9MA
3 ALICE DANTAS ZYNGIER TDM
3 THIAGO ELIAS SOUZA MATTAR F2T
4 ALEXANDRE A. DE MORAIS F8TA
4 FLORA MORAES BUZZATTI F4T
5 JULIA GONCALVES FRANCISCO F7M
5 MARIANA GALVÃO MAIA TCT
5 IARA KEMPER LIMA F1M
6 JOÃO JABOR ARRAES TDT
6 RACHEL GORBERG CATALANO F9MA
7 RAFAELA M. C. MOREIRA F5MA
7 CECILIA COSTA BERGAMINI F2M