Notícias de 21 de junho de 2013 - Educação Infantil - Ano XX

Para Todos

Festa Junina

Entre balancês, garranchês e outros passos iniciamos os preparativos para a nossa Festa de São João. As crianças ouviram e dançaram algumas das músicas que farão parte do nosso repertório.

Educação Infantil

Pintinhos para Jabuti!

Depois de observar, pesquisar e fazer descobertas sobre a metamorfose da borboleta, perguntamos às crianças da Turma do Jabuti que outros animais nascem de ovos. As respostas foram: jacaré, jabuti, pato, pintinho e codorna. Animados com os pintinhos que temos na escola, nossos pequenos os escolheram para serem o nosso tema de pesquisa da próxima semana.

Vamos à Feira?

As crianças da Turma do Pintinho, ainda envolvidas com as transformações das histórias, colocaram a mão na massa e produziram abóboras de argila. Depois de secas e pintadas, chegou a hora da brincadeira de feira! Felizes, nossos pequenos compraram e venderam abóboras exercitando o raciocínio matemático.

De Flor em Flor

Após a conversa sobre polinização, a Turma da Borboleta conheceu a artista botânica Margaret Mee, que retratou algumas espécies de flores da Floresta Amazônica. Conversamos sobre seu engajamento na preservação da floresta, do seu amor pelas flores e sua coragem, já que para realizar seu trabalho era preciso passar muito tempo dentro da mata, com toda sua riqueza, mas também perigos. As crianças ficaram impressionadas com o desenho que fez da rara Flor da Lua, que só floresce uma vez por ano e vive apenas uma noite.
Na sala de artes, fizeram pinturas inspiradas nas suas obras e em desenhos da Turma da Semente, que também conheceu e apreciou o trabalho da artista.

Lagartas Comilonas!

As crianças da Turma do Ovo perceberam que as lagartas que estão no aquário da escola têm muito apetite! E que depois de terem mastigado muitas folhas, algumas já fizeram o seu casulo.
E vocês, o que comem?
"Folhas, feijão e batatas. Raquel, eu como de tudo!" Gabriel
"Risole, brócolis, arroz e cachorro-quente" Miguel
"Batatinha frita, macarrão e feijão" Julia
Ao final dessa conversa, nos transformamos em lagartas e experimentamos algumas hortaliças, ao som da música "A borboleta e a lagarta", do Palavra Cantada.

Campanha do Papel

Envolvida com as questões ambientais, a Turma do Papel decidiu encampar a proposta de separar o lixo do Recicla Light. As crianças concluíram que a maior quantidade de lixo produzido na escola é de papel. Para isso elaboraram um cartaz e irão passar pelas turmas da Pereirinha para convidar e conscientizar a todos sobre a importância de ficarmos atentos a essa questão.

Moqueca para Camaleão!

Qual é a forma mais gostosa de conhecer os animais marinhos? A Turma do Camaleão provou e aprovou: com o tempero baiano mais do que especial da moqueca da Ludmila, mãe da Cecília. Em uma visita para lá de animada e carinhosa, ela nos ensinou a preparar a moqueca com os ingredientes fresquinhos que compramos na Cobal e também nos contou que o prato tem origem indígena. Além de sentirem os aromas, as crianças ajudaram a misturar tudo com as mãos e perceberam as texturas dos alimentos. Como acompanhamento, tiveram uma farofa deliciosa e a moqueca foi saboreada com muito entusiasmo.
“Gostei de mexer no peixe cru” Luiza Mathias
“O cheiro do alho é forte” Caio
“Gostei do peixe congro rosa” José
“A moqueca é muito boa, eu comi duas vezes” Isadora
“Eu amo a minha mamãe e adorei ser assistente dela!” Cecília

Natureza Morta

Com as frutas e flores trazidas de casa pelas crianças da Turma da Semente, preparamos diversas atividades e exploramos nossos sentidos percebendo a textura, o cheiro e o paladar. Depois de arrumá-las numa mesa com toalha e outros objetos, inspirados em naturezas mortas de Paul Cézanne e Frida Kahlo, nossos pequenos artistas fizeram uma pintura de observação. Para finalizar, preparamos uma salada de frutas que foi saboreada por muitos!

Jogos e Brincadeiras

A Turma do Gelo adora jogos e brincadeiras! Com o jogo de boliche que preparamos, nos divertimos e exploramos a matemática, fazendo contagens e pequenas operações. Outra brincadeira que anda despertando o interesse do grupo é a "Rouba Bandeira", que tem ajudado as crianças a aprender a lidar com as regras, perdas e ganhos. Quanta coisa se aprende brincando!

Encontro de Borboletas e Sementes

As Turmas da Borboleta e da Semente se encontraram para uma conversa sobre abelhas. As crianças mostraram as fotos do passeio que fizeram à Fazendinha, contaram sobre o processo da metamorfose do inseto e a produção de mel. A Turma da Semente acrescentou informações sobre a polinização, esse trabalho fundamental que as abelhas fazem e que resulta em sementes, frutas muito saborosas e na manutenção das espécies. Foi um encontro muito legal e produtivo.

Aniversários

De 24 a 30/6

24 MARIA EDUARDA DE SOUZA LAGE NOGUEIRA F7M
24 SOFIA RODRIGUES DA COSTA CARNEIRO F9MB
24 PAULO RAITZIK ZONENSCHEIN F5T
25 DESIREE ROCHA LIMA AUX
25 CAROLINA PORTO FONTAINHA F7M
25 LUIZA POPPE TABORDA TDM
26 BENTO SETTE GUARABYRA F5MA
27 TIAGO POGGI DE ALMEIDA RIBEIRO TAM
27 THEO SARTIÉ QUEIROZ TDT
27 RAFAEL CALDEIRA EULER BRAGA F4M
28 PEDRO FIALA DE SIQUEIRA CARVALHO MOTA F1M
28 PEDRO SILVA AUX
28 GLORIA SABACK SAINT-CLAIR F7T
28 RAFAELA BARRETO SERRA TBM
29 PEDRO RANGEL CASA NOVA DA C. RODRIGUES TBT
29 BRUNO ARMONY DO NASCIMENTO F6T