Notícias de 21 de junho de 2013 - Ensino Fundamental - Ano XX

Para Todos

Desculpem os transtornos

Pedimos desculpas pelos transtornos causados ontem. Primeiro fomos surpreendidos com um decreto que redefinia o feriado do dia 20, que até então era para todas as escolas, fazendo-o valer apenas para as escolas dos bairros próximos ao Maracanã. Confirmamos, então, o dia letivo. Mas, na véspera, as notícias sobre a manifestação e o aconselhamento de alguns pais nos levaram a antecipar o horário de término das aulas para garantir a segurança de nossos alunos. Não é fácil decidir na urgência e na incerteza. Pena é não poder contar com a compreensão de todos quando nossa intenção é de proteção e esforço de melhor atendimento.

Fotos da Mostra

Estamos publicando no site uma seleção de fotos da última Mostra de Artes.
Aproveitamos para pedir aos pais que fizeram bons registros que compartilhem conosco. Tivemos problemas especialmente com as filmagens.

Festas Juninas

Este ano vamos realizar as comemorações na escola.
Iniciaremos na sexta-feira, dia 5/7, das 18h às 21h, com o baile junino somente dos alunos do Fundamental II.
Dia 11/7 será a vez do Fundamental I, durante o horário de aulas, também sem a presença dos pais, mas com a participação das F6, que serão responsáveis pelas brincadeiras e barraquinhas.
Os pais de F5 serão convidados, apenas, para a apresentação do Auto do Boi. Os horários serão divulgados no próximo informe e as sugestões de fantasias serão encaminhadas pelas agendas.
A Festa da Educação Infantil será no dia 13/7, sábado, durante a manhã, na sede da Capistrano de Abreu, com a presença dos pais.

Informes Literários

É nossso desejo, sempre que possível, compartilhar com todos os escritos de nossos alunos. A cada novo projeto, descobertas; a cada nova leitura, ideias, muitas ideias... As propostas surgem e se desdobram a partir da criatividade e da vontade de cada um em contar uma história... Esperamos que essa ferramenta, além de encantar, divertir, emocionar, apresente cada menino e menina como autores de suas produções. E, a cada ano, mostre o quanto estão adquirindo, ao longo de sua escolaridade, familiaridade com a língua, apropriando-se dos mais variados estilos. Esta é uma semana farta em Informes Literários! Não deixem de ler no site!

F3T - Por que o mar é salgado?
F4M e F4T - Natureza em Versos
F5MA, F5MB e F5T - Um olhar sobre a Cidade: O Rio que encanta
F8 - Famigerado

Ensino Fundamental I

Petecas

Aproveitando as petecas confeccionadas pelos alunos de F9, as crianças do Fundamental I da tarde experimentaram o material jogando em pequenos grupos e colocando a prova sua agilidade, coordenação motora, força, mira e noção de espaço.

Câmbio

Voltamos à rotina das competições com os jogos no Pereirão. As crianças de F2M a F5M experimentaram o câmbio, jogo em que habilidades como força, precisão, noção de tempo e espaço ganham destaque.

Festejamos!

Chegou o grande dia das F1 apresentarem parte do trabalho realizado durante o semestre com o projeto "Era mais uma vez: as transformações nas histórias". Sapos, princesas e príncipes invadiram a escola e trouxeram alegria e magia! As crianças estavam ansiosas, mas se empenharam para mostrar as cantorias, a dança e os trabalhos. Aplaudidas de pé, brindaram esse momento de muito aprendizado.

Mutantes e a Festa

"Na quarta-feira a nossa turma fez a primeira festa pedagógica na Pereirona. Gostamos e achamos muito bonita. Teve uma dança com sapos e princesas, cantamos duas músicas - sobre Heróis e um sapo distraído- e também contamos a história do nosso projeto. Para acabar, assistimos a vitória do Brasil! Adoramos nosso dia!!"
Texto coletivo

Par ou Ímpar?

As F2 refletiram sobre os números procurando entender os conceitos de par e ímpar e fizeram muitas descobertas ao observar esses intervalos numéricos. Ficaram felizes e combinaram que não vale mais recitar na brincadeira "ímpar, par, ímpar, par" para a sequência dos dedinhos. Agora, não será preciso contar para saber quem ganhou.

Vendo a Vista

Enfim, F3M na Vista Chinesa. Foi uma aula em campo muito produtiva. Lá de cima reconhecemos importantes locais da Cidade e apreciamos o relevo com as encostas responsáveis pelos desenhos dos cursos dos rios. Na volta, paramos numa bucólica cachoeira do Horto para, novamente, conversarmos sobre as águas do rio.

A Vida dos Ribeirinhos

“Assistimos a uma reportagem do ''Globo Repórter'' e aprendemos muitas coisas sobre a vida dos ribeirinhos do Rio Amazonas. Falava sobre várias pessoas que conviviam com as mudanças do rio (cheia e seca). Na seca é quando tem mais fartura de comida. E na cheia a vida fica mais difícil. Na Amazônia é difícil ter água limpa para beber e tinha uma mulher que guardava mais de cento e dez garrafas de água da chuva para sua família matar a sede. Também tinha uma mulher grávida que demorou quatro horas de canoa para chegar ao hospital. No vídeo, falaram que é tão importante aprender a nadar, quanto a andar. Contaram uma história de que, quando um ser morre afogado no rio, mandam uma vela acesa dentro de uma cuia, quando a cuia para, quer dizer que o corpo da pessoa está ali.”
Elena, Dora, Luana, Nino, Pedro (F3T)

Meio Ambiente e Cadeias Alimentares

A preocupação com o meio ambiente é assunto constante nas turmas de F4! Inspirados na leitura de "Gente, Bicho Planta: O mundo me encanta", nos vídeos mostrados em sala e nos estudos realizados, os alunos pesquisaram em casa e produziram cartazes sobre cadeias alimentares de diversos ambientes naturais, apresentando os seres que nelas se relacionam. Puderam, assim, descobrir e refletir sobre os problemas causados pela intervenção inadequada do homem na natureza. Os trabalhos ficaram muito interessantes! Como é bom perceber, na fala das crianças, o quanto estão envolvidas e se apropriam dos assuntos estudados. Agradecemos às famílias pela parceria e contribuição!
Para complementar nossos estudos, faremos uma visita à exposição "Gênesis", de Sebastião Salgado, no Jardim Botânico. A F4M irá no dia 27/6 e a F4T, no dia 3/7.

O Menino do Dedo Verde

As F4 iniciaram a leitura do livro "O menino do dedo verde", de Maurice Druon. Um clássico, escrito em 1957, que continua encantando nos nossos dias. Um livro para ser lido e relido ao longo dos anos... Nossa leitura acontece em sala, compartilhada e em capítulos. Todos estão envolvidos e muito curiosos. Ler em voz alta para os demais amigos da turma é muito prazeroso, além de proporcionar o exercício da fluência e ritmo da leitura. Por puro deleite, estamos embarcando nessa aventura literária, junto com o Tistu, na missão de despoluir e humanizar o mundo. Afinal, quem de nós não queria ter um polegar verde?

Vem Cantar

Depois de cantarmos o repertório deste ano na Mostra de Artes, nos apresentamos também para todos os alunos da Pereirinha e também os mais novos da Pereirona.
O vocalize "Para de falar, fecha essa matraca e vem cantar" está sendo cantarolado por aí pelos menores e serve para lembrar os nossos cantores de que o momento do Coral é de concentração para que possamos fazer nosso melhor em todos os sentidos, como fizemos na Mostra!
Seguimos agora nossa construção de repertório aprendendo um arranjo elaborado coletivamente pelas F9 para a música "Metamorfose Ambulante", de Raul Seixas.

Adivinha Quem É?

Depois das muitas leituras das obras de diversos autores brasileiros, as F5 escolheram um, em especial, para ser estudado com mais atenção. Adivinha quem é?
Escritor do século XIX... negro... escreveu "O alienista", "Conto de Escola"... Sim! Machado de Assis!
E para começar a conversa, iniciamos a leitura de mais um livro da Luciana Sandroni: "Joaquim e Maria e a estátua de Machado de Assis". Como sempre, já foi um sucesso, logo nas primeiras páginas. Este livro combina com a História do Rio e nos apresenta esse importante escritor brasileiro.

Mochilas Pesadas II

Depois da pesagem de si próprias e de suas mochilas, as F5 estenderam o projeto para as F3 e F4, a fim de saber como anda o peso das mochilas nessas turmas e orientar a meninada. Aproveitaram para aplicar os conhecimentos referentes às medidas de massa e ao cálculo de porcentagem estudados. Após o circuito de pesagem, cada criança recebeu uma etiqueta indicando a situação de sua mochila e o peso que ela não deve ultrapassar. Ainda conversaram sobre os objetos em excesso que devem ser retirados. A coluna agradece!

Ensino Fundamental II

Produção das Tribos

Além das questões do dia a dia da escola, dos cuidados com as relações e com os compromissos, as Tribos do Fundamental II têm sido aproveitadas para alguns empreendimentos.
As F6 já resolveram o formato da Festa que estão organizando para o Fundamental I, definiram as atividades, os grupos que se responsabilizarão por cada uma e, agora, listam os materiais e as providências para continuar o projeto.
As F7 estão vivendo um processo parecido, mas se dedicam ao Fundamental II. A turma da manhã vai trabalhar de 18h às 19h30 e a da tarde, de 19h30 às 21h. Assim, todo mundo, além de trabalhar, poderá também se divertir.
As F8 investem na produção do Sarau que se realizará na próxima sexta-feira, dia 28/6. De início estavam bastante enrolados e atrasados nos preparativos, mas agora deram uma arrancada. Precisavam de mais autonomia e cooperação para colocar o projeto em ação.
As F9 dirigem toda a energia para os preparativos da formatura e despedidas. Vamos precisar de um encontro com as famílias, no retorno, em agosto, para discutir os encaminhamentos já feitos.

Casa Daros

Na próxima quarta-feira, dia 26, as F8 farão uma visita à Casa Daros para ver a exposição Cantos, Cuentos Colombianos. A visita faz parte de um trabalho conjunto entre as disciplinas de Artes e Geografia.

A Revolução Francesa

Nas próximas semanas, as F8 vão começar a trabalhar, nas aulas de História, com o livro A Revolução Francesa Explicada à Minha Neta, de Michel Vovelle, Editora Unesp. Os alunos que ainda não possuem o livro podem consegui-lo na Papel aos Pedaços.

Doação Literária

A F6M está organizando a festa junina do Fundamental I e o grupo que realizará o Bingo Literário precisa de doações de livros infanto-juvenis de qualquer estilo e em bom estado. Se puderem doar, favor entregar à Quedienne até o dia 4/7, quinta-feira.
Comissão de Alunos da F6M

Badminton na F9

Para conhecer um pouco mais sobre esse esporte, iniciamos as atividades confeccionando nossas petecas, que foram usadas também pelos alunos do turno da tarde do Fundamental I. Experimentamos outros tipos de peteca e diferentes raquetes percebendo facilidades e dificuldades em seu manuseio, para finalmente chegar à peteca e raquete de badminton. Em duplas, os alunos foram desafiados a sacar de um lado a outro da quadra como se faz nos jogos, colocando a prova coordenação motora, força, mira e noção de espaço.

Cineclube

Com expressiva presença dos alunos, muita pipoca e uma ótima roda de conversa ao final da sessão realizamos, na última segunda-feira, a primeira sessão do cineclube da Sá Pereira com o filme "A Guerra dos Botões".

De Todos

O Livro de Artista

Valeria Campos, mãe da Violeta (F7T), psicanalista e artista plástica, divulga o Atelier de Arte para jovens de 11 a 15 anos.
A proposta é um trabalho de arte em forma de livro, utilizando diferentes técnicas de impressão, desenho, pintura, entre outras.
Informações: 8788-2389 ou valeriademouracampos@gmail.com

Aniversários

De 24 a 30/6

24 MARIA EDUARDA DE S. L. NOGUEIRA F7M
24 SOFIA RODRIGUES DA C. CARNEIRO F9MB
24 PAULO RAITZIK ZONENSCHEIN F5T
25 DESIREE ROCHA LIMA AUX
25 CAROLINA PORTO FONTAINHA F7M
25 LUIZA POPPE TABORDA TDM
26 BENTO SETTE GUARABYRA F5MA
27 TIAGO POGGI DE ALMEIDA RIBEIRO TAM
27 THEO SARTIÉ QUEIROZ TDT
27 RAFAEL CALDEIRA EULER BRAGA F4M
28 PEDRO FIALA DE S. CARVALHO MOTA F1M
28 PEDRO SILVA AUX
28 GLORIA SABACK SAINT-CLAIR F7T
28 RAFAELA BARRETO SERRA TBM
29 PEDRO RANGEL C. N. DA COSTA RODRIGUES TBT
29 BRUNO ARMONY DO NASCIMENTO F6T