Notícias de 14 de junho de 2013 - Ensino Fundamental - Ano XX

Para Todos

Feriados Atrapalhados

Está difícil planejar o calendário com a comunicação confusa e de última hora das autoridades. Ontem chegou a informação que o feriado do dia 20, da Copa das Confederações, seria restrito às escolas dos bairros próximos ao Maracanã. Portanto, teremos aula normalmente na próxima quinta-feira. Dia 19, algumas escolas também ameaçavam fechar à tarde por conta do jogo do Brasil, no Ceará, mas nós funcionaremos, inclusive realizando as festas pedagógicas das F1 que já foram adiadas uma vez.
Os feriados de julho, 23, à tarde, 25 e 26, relacionados à Jornada da Juventude, afetarão apenas o trabalho interno de planejamento dos professores, pois os alunos já estarão de férias. Mas fiquem atentos. Tudo ainda pode ser alterado!

Mostra de Artes

Realizamos nossa Mostra de Artes com a apresentação de trabalhos de Artes Visuais, Música, Dança e Teatro, das turmas de F3 a F9.
Nossos alunos trabalharam duro e deram o melhor de si, mostrando-se compromissados e envolvidos. Foi uma linda festa.
Alunos e professores estão gratificados pela reação do público que nos prestigiou de forma calorosa.
Infelizmente, o espaço de nossa escola é pequeno para comportar tanta gente. A solicitação de que cada aluno troxesse dois convidados, muitas vezes não foi observada, gerando a necessidade de controle que priorizasse a presença dos pais da turma que se apresentava. Alguns conflitos surgiram prejudicando a alegria da festa.
Mesmo a projeção, ao vivo, do que acontecia no salão, na sala ao lado, não foi suficiente para resolver a questão de forma tranquila. Precisamos pensar sobre isso e buscar, juntos, alguma solução. Lidar com nossos limites, sem que isso gere impossibilidades de criação e produção, é necessário e importante.
Gostaríamos que todos soubessem que os momentos de ensaio que precederam a Mostra foram aproveitados para a integração das turmas num grande troca troca, no qual todos puderam apreciar e comentar os trabalhos das outras turmas, dando sugestões e opiniões, e desenvolvendo a capacidade de juízo, mas de forma crítica e respeitosa.

Sobre Atrasos

Acreditamos ser unânime a ideia de que atrasos prejudicam as crianças. Não existe um atraso melhor ou pior que o outro. Qualquer atraso significa perda. Trata-se de não participar de um cotidiano no qual tudo é importante e significativo para todas as crianças, desde o sino tocando, até o movimento das crianças pelo pátio se dirigindo a suas salas. Em sala, a busca por seus lugares, a organização dos materiais, o bate papo sobre as novidades, o planejamento e o início das atividades. Chegar depois desse movimento priva os alunos desses momentos coletivos do começo das aulas. Por isso não tem sentido estipularmos um tempo de tolerância para os atrasos. Esperamos contar com o empenho de todas as famílias cuidando do horário, entendendo que esse esforço vem da compreensão do quanto chegar atrasado pode prejudicar individual e coletivamente.
Aproveitamos para anunciar que a partir do dia 24/06, as crianças de F4 e F5 irão por em prática um novo sistema de presença, eletrônica. Nas próximas Tribos daremos as orientações às crianças. Nossa intenção é que, em breve, funcione para todos.

Intercâmbio Cultural

As turmas da Educação Infantil apreciaram os trabalhos de dança, canto e teatro produzidos pelas turmas do Ensino Fundamental para a Mostra de Artes.
Coral das F4 e F5, Sapo que vira príncipe, Iara que canta e Boto que encanta e muitos outros elementos da natureza representados corporalmente numa linda apresentação inspirada no Botânica, do grupo Momix.
Ao final das apresentações, nossos pequenos foram convidados a experimentar os passos das danças numa rica interação com as crianças maiores.

Ensino Fundamental I

Visita Diferente

Vejam o relato das crianças sobre a apresentação interativa que Gabriela Geluda, mãe de Flora (F5MA), fez para as F1M, F1T, F3T e F5MA:
"Segunda-feira, recebemos uma visita muito diferente. Tinha uma moça com dedo de língua de sogra que um moço assoprava e o ar fazia com que a língua desenrolasse e o dedo dela ficava grande, e em cada dedo a moça fazia um som diferente. Depois, as crianças participavam e, no final, o cientista maluco (ele se apresenta assim) mostrou como funcionava essa máquina! Foi muito divertido."
F1T e F3T

Nossa Festa Está Chegando!

Príncipes e princesas sempre ficam empolgados com a chegada de um grande baile. E as crianças das F1 parecem verdadeiros personagens dos contos. Nossa sala está repleta de coroas, espadas, jardins encantados e sapos, muitos sapos! Tudo para a tão esperada Festa Pedagógica. Estamos nos últimos preparativos e a meninada está contando os dias! Esperamos por todos no dia 19, às 8h para o turno da manhã e às 16h para o turno da tarde. As crianças da manhã devem vir vestidas de casa; já as da tarde trazem o figurino na mochila.

Preparem-se: Surpresa!

Aa F2 estão em ritmo total para a Festa Pedagógica na próxima sexta-feira, às 8h para turno da manhã e às 16h para o turno da tarde. As pesquisas feitas estão sendo organizadas em grupos e as crianças estão trabalhando muito, fazendo registros, desenhos, pinturas e produzindo materiais que representam nossos estudos até o momento. Muitos ensaios, também, estão acontecendo e as crianças estão contentes por ver o resultado de tanto trabalho. Já informamos os figurinos pelas agendas. Qualquer dúvida falem com as professoras.

Do Tamanho do Mundo!

"Nosso planeta é um grande quebra cabeças. Suas peças são as placas tectônicas." Esta foi a conclusão que as crianças das F2 chegaram ao observar o mapa da tectônica de placas no atlas. Também viram uma imagem do relevo da Terra sem a água e ficaram surpresas com a quantidade de ilhas vulcânicas submersas nos oceanos. Depois imaginaram e moldaram em argila a forma dos continentes e das ilhas.
"Embaixo das placas tem magma e quando elas se chocam e se levantam, podem se formar as montanhas, ilhas e vulcões ou uma placa pode ir por baixo da outra, ir derretendo e virando magma de novo".
Marcelo F2T
"Quando as placas se encostam no meio do oceano podem fazer maremotos e tsunamis. Quando é na terra, faz terremoto!"
Lucca F2T

Noticias F3

As crianças das F3 estão retomando a rotina muito satisfeitas e com o sentimento de "espetáculo cumprido". As críticas à Mostra de Artes foram positivas e animadoras.
Com todo esse "pique", recolocam os sentidos novamente na rotina, relembrando os procedimentos dos algorítimos da adição e conhecendo o recurso para a subtração. Mais uma estratégia aritmética para dinamizar o desafio de calcular.

Hummmmm

A F3T teve uma surpresa com gostinho de Pirarucu. Pedro, pai da Luiza Lezan, nos presenteou com bolinhos desse famoso peixe amazonense. Teve muita gente querendo repetir. Alguém mais tem uma receita da região?

Ciclo da Água

Ao pesquisar sobre algumas fontes de pesquisa para responder curiosidades em relação à água, as crianças da F3T encontraram alguns vídeos e textos que falavam sobre o Ciclo da Água. Como surgiu a primeira gota de água, como as chuvas se formam e para onde vão suas águas, eram algumas das perguntas.
Entendendo esse ciclo, conseguimos perceber que ela está presente em nossa vida em três estados físicos, que ela se transforma na natureza e, principalmente, que ela é sempre a mesma. Por isso precisamos cuidar bem dela.
Para ilustrar nossas descobertas, fizemos uma experiência que demonstra como se forma a chuva, usando um prato de vidro e água quente!

Cadeia Alimentar

Com a conclusão da leitura do livro "Gente, bicho, planta: O mundo me encanta!" as F4 ficaram muito curiosas para saber mais sobre cadeia alimentar. Então, assistimos a alguns vídeos, trazidos pelo Felipe (F4M), da "National Geographic - Vida Selvagem" sobre alguns ambientes naturais, seus ecossistemas e a relação entre os seres. Através desses vídeos ficou muito clara para todos a importância da ação do homem sobre o planeta e como realmente todos os elementos da natureza dependem uns dos outros.

Mochilas Pesadas

Nas aulas de Matemática, as F5 tiveram acesso a uma pesquisa realizada em São Paulo, em 2001, sobre o cuidado que se deve ter com o peso das mochilas. A pesquisa indica que o peso ideal deve ser de 10% do peso do seu corpo. Assim, as crianças resolveram pesar as suas e avaliar... ao final das pesagens, algumas crianças se surpreenderam com o resultado: muitas mochilas estavam com um peso bem acima do recomendado.
Agora, nas próximas semanas, terão o desafio de descobrir como anda o peso das mochilas de outras crianças da escola e informar a cada uma sobre a importância do cuidado que precisam ter com o seu corpo. Com esse trabalho, vão descobrindo algumas situações do nosso cotidiano que envolvem porcentagem e aprendendo alguns jeitos para calcular.

São Sebastião do RJ

Nesta semana as F5 realizaram uma caminhada pelo Morro da Urca. Subindo pela mata, vivenciaram os percursos dos primeiros portugueses para fundar a nossa Cidade.
O passeio foi guiado pelos Moleques Mateiros, que nos ajudaram a perceber muitas das transformações que a cidade sofreu durante todos esses anos. Lá de cima, comparamos imagens da mesma vista desde 1820.
Além da parte histórica, para as nossas crianças tão urbanas é sempre muito importante esse contato com a natureza, observando a vegetação, as nascentes, os animais, a Baía de Guanabara, respirando o ar puro e ouvindo os sons da natureza.

Internet e Redes Sociais

"A F5T recebeu, na Tribo, a visita do Henrique, marido da Cecília e membro do CGI, para contar um pouco mais sobre segurança na Internet. Nós nos divertimos muito com a conversa, fizemos muitas perguntas e também descobrimos várias coisas sobre as Redes Sociais.
A partir de agora, iremos tomar mais cuidado com os riscos da Internet. Henrique nos disse que a Internet é como a rua, divertida, porém perigosa. Se não prestarmos atenção, algo muito ruim pode acontecer. Recentemente, na nossa turma, teve muita gente fazendo besteiras na Internet. Depois dessa conversa, esperamos que isso não se repita novamente e a gente possa ter uma convivência bacana com os amigos nas redes sociais e também na escola."
Júlia, Maria Luiza e Henrique Corrêa

Bolo de Laranja

Na escola, Nívia é conhecida como uma quituteira de mão cheia e seu bolo de laranja é apreciado por todos. Assim, pedimos sua participação na aula de Matemática das F5MA e MB.
Com a receita na mão, as crianças calcularam as proporções necessárias para um bolo maior e dobraram a receita!
O resultado foi uma manhã de Matemática muito gostosa!

Ensino Fundamental II

Sarau

As F8 estão organizando o segundo Sarau da Sá Pereira. Será no dia 28/6. As inscrições devem ser feitas no site, no Fórum de Alunos, no post que existe para esse fim.
As informações necessárias são as seguintes:
1 - Nome dos participantes.
2 - Música e autor.
3 - Nome da banda, caso exista.
4 - Instrumentos que precisarão de amplificação
Participem!

Qual é a sua?

Na Semana do Meio Ambiente as F6 assistiram, na aula de Projeto, a uma animação que foi lançada, há algum tempo, como vídeoclipe de uma banda francesa chamada Mickey 3D.
O material gerou uma importante discussão sobre a relação que ainda conseguimos ter com a natureza.
http://smellycat.com.br/2008/10/17/respire-enquanto-pode/
E se o tema ecologia não desperta muito seu interesse, qual é a sua, então?
Na última aula os alunos fizeram um teste, bem humorado e despretensioso como os testes de revistas devem ser, para que cada um tentasse descobrir que tema é mais atraente para merecer uma pesquisa.
A gostosa brincadeira serviu para mostrar que todos temos interesses muito diversos e que vão ter uma tarefa dura quando tiverem que escolher um tema apenas para desenvolver uma pesquisa!

Cineclube

As F9 convidam as turmas de Fundamental II para participarem da primeira sessão do Cineclube da Sá Pereira. Organizado pelos próprios alunos, com apoio dos professores de Geografia, a proposta é ser um espaço de integração e formação dos alunos, sempre com um debate após o filme. A primeira exibição será segunda-feira, dia 17, às 18h, com o filme "A Guerra dos Botões".

Encontros

Na segunda feira, a F7M e as F9 apresentaram os trabalhos da Mostra para a bailarina Dominique Duszynski que participou da companhia de Pina Bausch de 1983 até 1992. Dominique dançou a "Sagração da Primavera" e "Kontakthof" e compartilhou com as turmas sua experiência. Guido foi uma atração à parte como tradutor e intérprete. Agradecemos a Christiana, mãe de Guido e Gabriel, que nos proporcionou essa rica oportunidade.
Na sexta passada, as turmas da manhã também receberam Bia Lessa que, depois de assistir aos dois espetáculos, trouxe uma energia muito positiva e novas informações sobre a coreógrafa. Nosso obrigado por sua presença carinhosa.

Divide ou não divide?

As F6 estão relembrando os critérios de divisibilidade: regras práticas que ajudam a descobrir se um número é divisível por outro sem fazer a conta de divisão. Para treinar, jogamos Stop. Nesse jogo, após sorteado um número, os alunos deviam marcar, em uma tabela, por quais valores ele era divisível. Em seguida, descobrimos que, além do 1, existem dois tipos de números: os primos e os compostos e que esses últimos podem ser escritos em sua forma decomposta (ou fatorada).

Frankenweenie

As F6 estão se emocionando bastante com a animação de Tim Burton em que um cãozinho é trazido de volta à vida por seu dono. E para checar os conhecimentos do filme e da língua inglesa o Quiz deixou as crianças ainda mais espertas.

No Jardim Botânico

As F7 saíram para um trabalho de campo integrado de Ciências e Geografia. Visitaram o herbário e puderam conhecer um pouco do trabalho de catalogação da flora brasileira realizado pelo Instituto Jardim Botânico. Em seguida fizeram uma trilha de orientação, utilizando uma bússola e os conhecimentos de cartografia, para interpretar as pistas e descobrir o caminho para as estações de pesquisa. Nas estações, cada grupo precisou realizar uma série de tarefas que envolviam classificação taxonômica, desenho científico e pesquisas sobre as características das plantas estudadas. Ao realizarem essas tarefas os grupos recebiam um mapa com o marco do ponto de encontro, onde fizemos nosso lanche antes de regressarmos à escola.

Jekyll and Hyde

Já conhecendo o tema, os personagens e os lugares do clássico de Robert Louis Stevenson e dominando as estruturas de Simple Past, as F7 começam a leitura de Dr Jekyll and Mr Hyde, na próxima semana. O livro pode ser adquirido na Papel aos Pedaços.

Lucro ou Prejuízo?

Continuando o trabalho de números com sinais, nas F7, começamos a avaliar quatro situações: ganhar valores positivos, ganhar valores negativos, perder valores positivos e perder valores negativos. Em cada uma dessas situações, temos lucro ou prejuízo? Para analisar melhor, jogamos "Perdas e Ganhos" com a turma separada em grupos. Cada jogador começava com a mesma quantidade de fichas positivas e negativas, totalizando zero ponto. No meio da mesa havia cartões com comandos do tipo "Perde 4 negativas" ou "Ganha 3 negativas". Assim, os alunos deviam anotar a conta equivalente à sua situação e analisar o resultado.

Desafio Literário nas F8

As turmas receberam um roteiro para o "Desafio Literário", atividade que ocorrerá ao longo da segunda quinzena de junho, paralelamente à leitura de Fahrenheit 451. Parte do desafio será cumprido individualmente, parte em duplas. Importante destacar que as atividades individuais alimentarão a produção das duplas na escola. Para esse desafio, três textos estarão em jogo: Zoo-ilógico, de Mia Couto, A Maior Flor do Mundo, de José Saramago e o próprio Fahrenheit 451.
É preciso atentar para as atividades que ocorrem simultaneamente, como as produções e leituras das memórias em construção.

Nas Aulas de Português

Nas F8 organizamos no caderno uma listagem de textos, tarefas, exercícios, já realizados no segundo trimestre e que observaremos na avaliação. O teste, desta vez, será sem consulta e em dois momentos. No primeiro dia, receberão as questões e farão apenas aquelas que se sentirem seguros. Anotarão os conteúdos das questões "difíceis", que não conseguiram resolver, devolverão o teste, levarão as anotações para casa, estudarão os conteúdos de dúvida e, na próxima aula, resolverão as questões deixadas em branco. A ideia fundamental é fazer dessa atividade "teste" também um momento de estudo, de reflexão.

Nova Leitura para as F9

Nas próximas semanas, iniciaremos a leitura da peça teatral "O santo Inquérito", de Dias Gomes. O livro está esgotado, mas há versões disponíveis na internet e exemplares em sebos. Faremos a leitura, coletivamente, na biblioteca, e quem puder trazer seu livro ou um meio eletrônico para fazer a leitura contribuirá bastante para a dinâmica da aula. Essa leitura foi escolhida tendo em vista a questão da tolerância, em particular a religiosa, que será abordada também em História neste trimestre.

Do Liberalismo ao Keynesianismo nas F9

Nas aulas de Geografia, identificamos que a Crise de 29, com a quebra da Bolsa de Nova Iorque, foi um importante marco na transição da doutrina econômica do liberalismo para o keynesianismo. Nesse estudo, identificamos também porque o keynesianismo foi fundamental para o sucesso do modelo produtivo fordista no Pós-Segunda Guerra Mundial. Como forma de auxiliar nosso estudo, assistimos ao documentário da BBC "A grande Crise de 29" e estabelecemos algumas aproximações com as aulas de História.

De Todos

Achados e Perdidos

Antônio Nery Abrantes, aluno da F4T, na semana passada, perdeu seus óculos de grau. Ele é um Ray Ban, de armação de massa preta. Caso você o tenha encontrado, entregue ao Antônio ou a Vivi, auxiliar de turno. Antônio agradece.

Shakeaspeare nas Praças

Sabrina Faerstein, atriz e mãe da Clara (TAM), convida a todos para assistir à peça "Sonho de uma noite de verão", da qual faz parte do elenco. Atores da Farsacena Cia. Teatral, estarão próximos ao público. No sábado 22/6, no Largo do Machado às 10h, no domingo 23/6 no Arpoador, às 16h. As apresentações são gratuitas.

Aniversários

De 17 a 23 /6

17 TEREZA DUTRA REIS DE MOURA NEVES F5T
18 SOFIA MATOS DE A F S BERWANGER F5MB
18 DORA DE AZEVEDO A L BARBOSA F8TA
18 ANTONIO CONDE JANEQUINE F5MB
19 LUCAS LYRIO FRAZATTO F6T
20 CLARA DE ASSIS AZEVEDO TANG F6M
20 MATHEUS MARTINS G MARIANO F7M
20 RAONI DE OLIVEIRA CANEDO DA SILVA AUX
21 DORA SIMÕES PIRES FRAGALE TDT
23 BEATRIZ TEIXEIRA M INNOCENZI TBT
23 GUILHERME COUTINHO HERSZAGE F5T