Notícias de 7 de junho de 2013 - Ensino Fundamental - Ano XX

Para Todos

Mostra de Artes de F3 a F9

Estamos nos preparando para a Mostra de Artes.
Todos estão ansiosos para compartilhar o processo vivido com seus familiares. Na escola, todos são aprendizes; todos participam desenvolvendo seu potencial criativo e sua capacidade expressiva. O objetivo maior é desenvolver a sensibilidade e a capacidade crítica para uma fruição prazerosa e cada vez mais enriquecedora.
Teremos apresentações de F3 a F9. Este ano começaremos na sexta-feira à noite para conseguir apresentar os trabalhos, de diferentes linguagens, de todas as turmas.
Como nosso espaço é pequeno, pedimos que cada aluno tente trazer apenas dois convidados. Tentaremos colocar um telão na sala de F4 para projetar as atividades do salão quando a lotação estiver esgotada.
Os trabalhos de Artes Visuais estarão nos pátios e no primeiro piso da casa da Capistrano de Abreu.
Pedimos que todos sejam pontuais. Atrasos prejudicam não apenas a turma de seu filho, gerando ansiedade e agitação, mas o evento como um todo, atrasando a programação, aumentando a circulação do público, tornando o espaço desconfortável.
A colaboração de todos fazendo silêncio próximo às janelas do salão é imprescindível para escutarmos as apresentações. As conversas e encontros calorosos podem ser feitos no andar de cima e no pátio da Conde de Irajá.
Pedimos que os alunos já cheguem vestidos para a apresentação pois não haverá um lugar adequado para troca de roupas.

Sábado, Manhã

F3T - Chegada às 8h10.
F3M - Chegada às 8h40.
F5MB - Chegada às 9h10.
F5MA - Chegada às 9h30.
F4M - Chegada às 9h50.
F4T - Chegada às 11h20.
F5T - Chegada às 11h30.
12h30 - Todos devem se retirar para reorganizarmos os espaços para as demais turmas e garantirmos intervalo de almoço para os funcionários.

Sábado, Tarde

F6M - Chegada às 13h20.
F6T - Chegada às 13h40.
F7M - Chegada às 14h20.
F7T - Chegada às 14h40.
F9MB - Chegada às 15h20.
F9MA - Chegada às 15h40.
17h Término da Mostra de Artes.

Sexta-feira, 7 de junho

F8TA e F8TB - Os alunos já estarão na escola, e aguardaremos os pais às 18h.
Apresentações: F8TA às 18h, F8TB às 18h30

Alerta sobre a Internet

A Internet já faz parte de nosso cotidiano há algum tempo e todos nós, assim como nossos alunos, temos acesso, curiosidade e desejo de utilizá-la. Porém, nossas crianças, tão grandes para algumas coisas, são bastante pequenas para outras. E precisam ser orientadas sobre o uso responsável, respeitoso e adequado dessa poderosa ferramenta.
É natural que desejem participar, que queiram estar antenadas, fazendo uso desse instrumento de comunicação, pesquisa e entretenimento. Assim se engajam. Mas nem sempre de forma construtiva. Ao contrário disso, temos vivenciado, alguns casos de violência através de mensagens, principalmente nas redes sociais. Acreditamos ser de fundamental importância esse acompanhamento por parte das famílias, pois o uso indevido, e às vezes perigoso, tem sido motivo de conflitos, controle, pressão e desentendimentos entre muitos de nossos alunos. Assim, nos sentimos na obrigação de alertá-los quanto à necessidade de acompanharem essa atividade das crianças orientando-as e valorizando seu uso produtivo, buscando informações que possam ser compartilhadas sem risco e, ainda, que apresentem possibilidades de aprendizagem.
Sugerimos que visitem a
Cartilha de Segurança para Internet, do CGI e, para quem quiser se aprofundar no assunto, recomendamos a leitura da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2012, do CGI.br, que foi realizada entre adolescentes de 9 a 16 anos, que procura medir as oportunidades e os riscos relacionados ao uso da Internet. As entrevistas são realizadas com as próprias crianças e os adolescentes e também com seus pais e responsáveis.
Vejam, ainda, o estudo completo, com textos de especialistas em http://cetic.br/publicacoes/2012/tic-kids-online-2012.pdf.

Ensino Fundamental I

Rochas Extraordinárias

As F2 estudaram os tipos de rochas, observando vários exemplares e depois lendo sobre o assunto. Viram que existem três tipos: magmáticas, sedimentares e metamórficas. Apreciaram, também, um site com várias formações rochosas extraordinárias, ficando muito impressionados com a variedade de formas e cores. As montanhas coloridas da China foram um verdadeiro sucesso! Caso queiram conferir em casa, segue o link: http://aidobonsai.com/2010/04/26/100-formacoes-rochosas-extraordinarias/.

F2T e a Geodiversidade

Para complementar os estudos sobre as transformações da Terra, na semana passada, a turma foi conhecer o Museu da Geodiversidade, na UFRJ. As crianças ficaram entusiasmadas ao ver cristais e rochas, fósseis de insetos, esqueletos de dinossauros e de conhecer a história da Luzia, a "mulher das cavernas" brasileira.
"Eu adorei o quadro falante do Monteiro Lobato na entrada do museu, ele falava de um livro que ele escreveu e ele achava que tinha petróleo no Brasil" Sofia M.
"Eu achei muito legal tocar em um estromatólito, ele foi muito importante porque deu oxigênio pra Terra, se ele não existisse, a gente também não ia existir, porque não íamos conseguir respirar ar puro" Sofia N.
"Eu gostei de ver os esqueletos de dinossauros e imaginar que eles ficavam andando naquela areia com pedras que a gente ficou tocando" Rodrigo

Encontro das Águas

"Nós, da F3M, fomos conhecer o encontro e desencontro das águas dos rios Pai Ricardo e Macacos. Nos embrenhamos nos caminhos da Floresta da Tijuca para sentirmos o ambiente de uma verdadeira mata.
Felipe, Raisa e Paula, do Moleque Mateiro, nos guiaram e contaram muitas histórias sobre a floresta e as águas de nossa Cidade.
Depois, seguimos para a Lagoa e assistimos à chegada do rio nesse local. Partimos para o Jardim de Alah e, finalmente, presenciamos a mistura das águas doces com as águas salgadas do mar.
Sexta-feira, iremos à Vista Chinesa para completarmos nossas observações sobre relevo e bacia hidrográfica.
Texto coletivo

Conhecendo
os Ambientes Naturais

A F4T fez seu primeiro passeio! Um passeio de dia inteiro!
Junto com os Moleques Mateiros, os alunos puderam conhecer diferentes tipos de ambientes naturais (manguezal, restinga e floresta), suas características e os seres vivos que neles vivem. Foi um passeio muito divertido! Confira o texto coletivo no Das Turmas.

Construíndo Muros

A F4M construiu diferentes muros, com blocos, com o objetivo de pensar o conceito da multiplicação. Desenharam esses muros no caderno, arrumando-os em linhas e colunas, fazendo registros das somas sucessivas e das multiplicações que cada muro representava. Dessa forma, as crianças entendem melhor o processo multiplicativo, auxiliando no algoritmo e no uso da tabuada. Registramos dois comentários:
“Eu achei que foi muito legal porque a gente aprendeu muito sobre a multiplicação brincando de construir muros. A gente aprendeu que a conta vezes dá sempre o mesmo resultado se mudar a posição dos números.”
Gabriel Óbon
“Eu achei que foi bem legal. Na minha outra escola não tinha isso de construir coisa. Eu aprendi que são as linhas que são multiplicadas pelas colunas.”
Amodini

Passeio para as F5

Na próxima semana, as turmas de F5 vão refazer com os Moleques Mateiros, o percurso de Estácio de Sá para a fundação da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em 1565.
Vamos observar e discutir as alterações realizadas desde então nos espaços naturais para viabilizar a ocupação humana na Cidade.
O lanche será individual. Cada um ficará responsável por carregar seu lanche e suco. Os alunos deverão estar de tênis.
F5MA e F5T - 12/06
F5MB - 13/06

Como Bolinhos de Tia Nastácia

A F5T terminou a leitura do livro "Minhas Memórias de Lobato - contadas por Emília, a Marquesa de Rabicó e pelo Visconde de Sabugosa". Escrita por Luciana Sandroni, essa história que (re)aproximou Monteiro Lobato das crianças foi saboreada por todos do início ao fim. Foi com ela que entramos no universo lobatiano, conhecemos a sua biografia, seus sonhos e paixões e descobrimos as outras tantas facetas desse escritor tão querido. Tudo permeado pelo olhar crítico e criativo de Emília e pelas pesquisas do Visconde. Essa foi uma leitura que deixou todos com um gostinho de "quero mais", como os bolinhos de Tia Nastácia!

João e o Pé de Feijão

Uma nova história está nos levando às alturas. Que tal se aventurar num gigantesco pé de feijão? João é o novo personagem que nos ensinará a plantar e observar o desenvolvimento das plantas. Será que nosso feijão crescerá tanto assim? O que precisa para que uma planta se desenvolva? Estamos cheios de perguntas e voltaremos a usar nosso crachá de cientista para respondê-las e registrá-las no nosso relatório de observações. Aguardem!

Ensino Fundamental II

Biblioteca, livros
e memórias nas F8

O desafio para a produção do próximo texto no caderno "Memórias em construção" necessitará de uma aproximação do acervo da biblioteca. A ideia é que passem o mês de junho conhecendo os livros de interesse, experimentando leituras. E, depois, a partir de um deles, escrevam "uma memória intertextual", ou seja, uma tentativa de relacionar o enredo do livro escolhido com outros textos - escritos, imagéticos etc - e com a própria experiência.
Ainda sobre livros, é muito importante que o livro adotado, Fahrenheit 451, esteja sempre na mochila em dias de aula de Língua Portuguesa. De início leremos juntos, até quando cada um, inteirado e seguro, possa seguir sozinho.

Nova Leitura para as F6

O livro escolhido conta uma história que se passa nas cidades imaginárias de Desatino do Norte e do Sul.
A autora, Adriana Falcão, conta, paralelamente, as histórias de Luna Clara e de Apolo Onze.
Luna Clara é uma menina muito distraída, sem muitos amigos e como ela mesma diz, vive com a cabeça no mundo da Lua.
Enquanto isso, Apolo Onze nunca saiu de sua própria festa de nascimento.
Quer saber mais? Providencie logo o livro "Luna Clara & Apolo Onze", de Adriana Falcão, da Editora Salamandra.

Pandeiros da Escola

Pedimos que os alunos da F6 e seus responsáveis confiram se por acaso levaram algum pandeiro da escola para casa por engano.
Nossas aulas estão prejudicadas já que seis pandeiros sumiram.

De Todos

Brincadeiras Musicais

Bebel Nicioli, ex aluna da escola, oferece aulas de música para os pequenos de 1 a 6 anos no Espaço Rampa, Lugar de Criação, propondo uma vivência que os aproxime da expressão musical e de suas múltiplas possibilidades, por meio de atividades lúdicas e criativas. Às quartas-feiras, de 10h15 às 11h, e de 11h às 11h45 e às sextas-feiras, de 16h às 16h45.
Contato para informações: bebelnicioli@gmail.com ou 3796-7307

Sherazade

Maria José (mãe de Mateus da F6T) indica o espetáculo em cartaz no Teatro Maria Clara Machado, no Planetário, sábados às 17h e domingos às 16h, até o dia 30 de junho.

Aniversários

De 10 a 16/6

10 POLYANNA ALVES DE SOUZA AUX
11 ROBERTA PORTO DA SILVA PRO
14 ISABEL D ÁVILA BARON F2M
14 NATALIA RE CARDOSO GUERRA AUX
14 CECILIA NUNES CERTO F9MA
14 MARINA DOS SANTOS RAMALHO F5MB
14 MARIANA DÁVILA BARON F2M
14 JOSE PEDRO DOS S RAMALHO F5MA
14 DANIEL BASTOS PALATNIK TAT
14 CRISTIAN S DE OLIVEIRA ANDA F1T
15 BERNARDO AROUCA M MARINHO F5MB
16 CARLA ELIANE S JARLICHT PRO
16 LUISA MIRANDA DA SILVA TDM