Notícias de 7 de junho de 2013 - Educação Infantil - Ano XX

Para Todos

Sons Molhados

Munidos de bacia, panela, peneira, funil, esponja, canudos e colheres de pau, fizemos uma aula de música, com todas as turmas, explorando a sonoridade da água. Manipulamos esse elemento e descobrimos que sua característica de assumir diversas formas também transforma sua sonoridade.
Observamos que a intensidade do som aumenta à medida que despejamos a água do alto; que passando pela peneira ela deixa seu som mais espalhado, parecido com a chuva. Com um funil, a deixamos mais caudalosa de novo, lembrando o som da torneira. Emborcamos uma panela na água e percutimos gerando uma sonoridade inusitada e um efeito glissando. E, finalmente, percutimos a superfície da água e afundamos a mão em concha gerando sons incríveis. Foi muito divertida toda essa "molhadeira"!

Arte para Apreciar

Nas últimas semanas pudemos apreciar os trabalhos das turmas da Semente, do Gelo, do Papel, do Camaleão, da Borboleta e do Ovo que deixaram a entrada da escola com cara de galeria de arte. O rodízio de exposições com trabalhos das outras turmas continua. Quem puder, não deixe de prestigiar.
De 11/06 a 14/06: Turmas do Jabuti e do Pintinho

Educação Infantil

Crescemos!!

Quando perguntamos às crianças da Turma do Jabuti quem eram os bebês das fotos que trouxemos para o centro de nossa rodinha e o que havia mudado, a resposta foi uma só: "Crescemos!". Observamos as imagens e percebemos que a maioria dos bebês estavam deitados, apenas três sentados e dois engatinhando. Conversamos sobre essas fases do desenvolvimento e as crianças perceberam que são muitas as mudanças corporais que acontecem. Puderam perceber, também, que depois que aprenderam a ficar em pé, realizaram outras conquistas como andar, correr, pular e dançar!

Abóbora Para Pintinho

Rato que vira cavalo, abóbora que vira carruagem... As transformações que ocorrem na história da Cinderela vêm chamando a atenção das crianças da Turma do Pintinho. Curiosas, observaram diferentes fotos de abóbora e descobriram que ela nasce na terra. Depois, foi a hora de cantarolar a música, “De abóbora faz melão, de melão faz melancia...” E para enriquecer nossas pesquisas decidimos fazer uma visita à Cobal para comprar esse alimento.

Mais Uma Vez!

Bruno, tio da Jess, e Inês, sua namorada, ambos biólogos, vieram novamente à escola conversar com a Turma da Borboleta e com a Turma do Ovo. Mas dessa vez o assunto era outro... Sapos!
A partir das perguntas feitas pelas crianças, trouxeram materiais que ajudaram a respondê-las.
Pudemos sentir a textura da pele de sapos, rãs e pererecas e olhar, bem de pertinho, os detalhes de suas patas, características que marcam a diferença entre eles. Conversamos sobre o veneno e descobrimos que só os mais coloridos são muito venenosos e perigosos e que sua cor forte avisa aos outros animais que é melhor não comê-los. E, falando em comida, engana-se quem pensa que sapo só come mosca... Eles podem comer tudo o que for menor do que eles e que esteja em movimento, inclusive outro sapo! Depois de tantas descobertas, nossos pequenos saíram desse encontro ainda mais sabidos e envolvidos com as pesquisas.

Histórias e Parlendas

Diferentes tipos de histórias e parlendas têm feito parte de nossas tardes na Turma do Ovo.
Com boas risadas, depois de ouvirem a parlenda "O Sapo dentro do saco...", nossos meninos e meninas conheceram as belezas sutis da nossa língua, aproximando-se dessa leitura lúdica.
Terça-feira, 11/6, faremos um passeio ao Parque Lage. O lanche será coletivo.

Artes no Papel

Leonardo e sua família distribuíram presentes super interessantes para a Turma do Papel, na volta de uma viagem: um livro chamado "Dessiner avec...", de Ana Salvador, que inspirou e ensinou o passo a passo da obra: "Visage sur fond jeune", de Matisse e, também, um conjunto de papéis para dobradura com estampas de animais.
Escolhemos a dobradura do gato e cada criança imaginou como completar a sua cena. Elas também se empenharam muito na transformação de uma caixa de papelão em fogão, discutindo e decidindo cada detalhe do projeto. Esses materiais enriqueceram o repertório de artes visuais da turma e contribuíram para sensibilizar, contextualizar e aprimorar o senso estético das crianças.

Experiências com Gelo

A Turma do Camaleão, imersa no mundo dos animais marinhos que se camuflam, deparou-se com um pote cheio de gelo que deu muito o que falar. Primeiro, conversamos sobre o que poderia acontecer:
“O gelo vai se transformar!” (Luisa Mathias)
“O gelo vai se misturar com essa parte que já derreteu e vai virar água” (Carolina)
“Se a gente colocar no fogo vira água” (Luca).
Depois, observamos o seu derretimento e compartilhamos a experiência com a Turma do Gelo que, em uma boa conversa, nos explicou que o gelo é a água congelada. Em seguida, registramos os estados físicos da água com desenhos e escrita.
E tinta vira gelo? Para comprovar, fizemos cubos de gelo de tinta guache que foram usados para uma pintura muito divertida!

Do Jardim do Tito ao de Monet

"Visitamos a casa do nosso amigo, Tito, e conhecemos o seu jardim com muitas árvores. Cada um escolheu uma para observar e desenhar. Tinha mangueira, limoeiro, goiabeira, bananeira e mamoeiro.
Fizemos um lanche saboroso, oferecido por Maria, sua mãe. Antes da hora de irmos embora, brincamos bastante.
Foi uma manhã muito diferente e bacana!"
Depois de conhecermos o jardim, visitamos, por meio de imagens e histórias, os jardins de Monet. Além da casa do pintor, contemplamos suas obras. A Turma se encantou com a pequena ponte japonesa e com o lago de ninfeias. Aproveitamos a aula de artes para improvisar cavaletes para que as crianças pintassem suas impressões dos jardins do mestre do impressionismo.
Segunda-feira faremos um passeio à Floresta da Tijuca. As crianças devem vir calçadas com tênis e vir de casa com o repelente passado no corpo. O lanche será coletivo. Sairemos às 8h. Evitem atrasos.

A Lagarta Virou Borboleta!

Alice, da Turma do Gelo, trouxe uma lagarta que encontrou no seu pé de maracujá. Na volta do feriado, quando as crianças foram observá-la, perceberam que ela tinha feito um pequeno casulo. Alguns dias se passaram e nossos pequenos foram surpreendidos com a beleza de uma linda borboleta! Com alegria e muita expectativa a soltaram e observaram o seu primeiro voo, depois de ter pousado em suas mãozinhas. Quanta emoção!!
Segunda-feira, 10/6, faremos um passeio ao Parque Lage. As crianças devem vir de tênis e com repelente passado no corpo. O lanche será coletivo.

De Todos

Brincadeiras Musicais

Bebel Nicioli, ex-aluna da escola, oferece aulas de música para os pequenos de 1 a 6 anos no Espaço Rampa, Lugar de Criação, propondo uma vivência que os aproxime da expressão musical e de suas múltiplas possibilidades por meio de atividades lúdicas e criativas. Às quartas-feiras, de 10h15 às 11h, e de 11h às 11h45 e às sextas-feiras, de 16h às 16h45.
Informações: bebelnicioli@gmail.com ou 3796-7307

Aniversários

De 10 a 16/6

10 POLYANNA ALVES DE SOUZA AUX
11 ROBERTA PORTO DA SILVA PRO
11 EDUARDA MARQUES ACCIOLI DE VASCONCELLOS F8TB
14 ISABEL D ÁVILA BARON F2M
14 NATALIA RE CARDOSO GUERRA AUX
14 CECILIA NUNES CERTO F9MA
14 MARINA DOS SANTOS RAMALHO F5MB
14 MARIANA DÁVILA BARON F2M
14 JOSE PEDRO DOS SANTOS RAMALHO F5MA
14 DANIEL BASTOS PALATNIK TAT
14 CRISTIAN STAPPAZZOLI DE OLIVEIRA ANDA F1T
15 BERNARDO AROUCA MANZI MARINHO F5MB
16 CARLA ELIANE SZAJDENFISZ JARLICHT PRO
16 LUISA MIRANDA DA SILVA TDM