Notícias de 24 de maio de 2013 - Ensino Fundamental - Ano XX

Para Todos

Feriados e Mostra de Artes

Estamos mobilizadíssimos com os trabalhos para a Mostra de Artes. Tentando montar o horário da programação, percebemos que um único dia não comportará as apresentações dos trabalhos e das turmas. Por isso, vamos precisar antecipar para a noite de sexta, 7/6, as apresentações das F8.
As F3, F4 e F5 se apresentarão no sábado, 8/6, no turno da manhã. E as outras turmas do Fundamental II à tarde.
Na próxima semana não publicaremos o Informe por causa do feriado de quinta-feira e o enforcamento de sexta. Publicaremos na terça-feira, após o feriado, um Informe Especial com o detalhamento da programação e horários da Mostra.
Quem ainda não providenciou o figurino sugerido nas agendas, ou tem dúvidas sobre o assunto, pode procurar as coordenações.

Boletins

Quarta feira, os alunos de F4, F5 e Fundamental II receberam seus boletins. Eles retratam as aprendizagens e o percurso das turmas no primeiro trimestre do ano. Se hover qualquer dúvida ou necessidade de esclarecimento não deixem de entrar em contato com as orientações.

Ensino Fundamental I

Na Trilha da Matemática

A Turma dos Detetives está a todo vapor na produção de trilhas. Construíram um jogo com a história da "Princesa e o sapo" e outra com o "Aladim". Agora é só jogar e se divertir em percursos cheios de armadilhas e desafios!

Banquete Real

Não tinha chuva que desanimasse nossos mutantes de sonharem um pouco com castelos, príncipes, princesas e guerreiros! Não fizemos o passeio, mas aproveitamos o dia. Vestidos como nos contos de fadas, brincamos de salvar princesas na torre, fizemos uma oficina de coroas, finalizamos a leitura do livro e encerramos a diversão com um delicioso banquete medieval. Mas, como guerreio não desiste, vamos fazer nosso passeio no Parque Lage no dia 4/6, terça-feira.

Festas

As festas de F1 e F2 estão confirmadas. F1 no dia 19 e F2 no dia 21 de junho. Às 8h para o turno da manhã e às 16h para o turno da tarde.

Museu da Geodiversidade

A F2M foi ver, de perto, vários tipos de rochas, minerais e fósseis para aprender mais sobre a história e as transformações de nosso planeta. Agradecemos a companhia de Rebeca, geógrafa e mãe da Sofia Costa.
“Quando chegamos ao museu, encontramos o quadro do Monteiro Lobato e fomos ver a Terra recém-nascida. Depois fomos ver as rochas e então fomos ver alguns esqueletos de dinossauros pequenos e depois de outros grandes. Aí nós fomos ver, por último, algumas coisas quebradas de tecnologia, tipo computadores, celulares e fomos para o ônibus.” Ana
“Quando chegamos ao museu encontramos o quadro falante do Monteiro Lobato e escutamos. Entramos na sala de fósseis e fomos ver uns fósseis de dinossauro. Vimos uma boca de jacaré e descobrimos que o pterossauro era um réptil e não um dinossauro. Vimos um fóssil da Luzia, tiramos uma foto e fomos para o ônibus.” Arthur

Visitas especiais

A F2T recebeu duas visitas especiais para contribuir com os estudos sobre as transformações da Terra. Primeiro o Henrique, professor de Ciências, veio falar sobre o surgimento da vida no nosso planeta e as crianças ficaram surpresas ao saber que nossos parentes mais antigos, de milhares de anos, são pequenos ratinhos! Depois, veio a Ana Tereza, professora de Artes, que nos falou sobre técnicas de gravura, como a litogravura e a gravura em metal. Ela trouxe algumas matrizes em metal e impressões. No fim, as crianças fizeram uma oficina de monotipia para gravar seus desenhos. Adoramos e agradecemos aos nossos futuros professores!

Cultura Marajoara

As crianças da F3M receberam a visita de Isa (amiga de Tamara). Ela é engenheira e está envolvida num projeto de desenvolvimento sustentável na Ilha de Marajó. Seus depoimentos foram preciosos. Nos contou sobre a vida dos marajoaras e a rotina das crianças. O que mais encantou foram as fotos e as histórias das crianças da ilha, na escola que fica na beira do rio. Ouvindo seus relatos percebemos a importância das águas do rio para toda aquela gente.

Diferente

A F3T fez uma ilustração diferente. Aproveitando alguns desenhos preparados para a capa do caderno, as crianças imaginaram e montaram uma cena em um papel branco. Tinha a Iara, o Pirarucu, alguns índios, o boto e muito mais. Em seguida, escanearam, salvaram na rede da escola e abriram no "Paint Brush" na sala dos computadores. A partir daí, foi só terminar a cena e construir o fundo. O resultado final foi para o caderno de língua e inspirou a produção de um diálogo entre esses personagens já tão conhecidos das crianças.

Rio dos Macacos

A F3T conseguiu realizar sua pesquisa de campo. Foi tanto trabalho que o registro ficou enorme e só coube no Das Turmas. A F3M não pôde ir por causa da chuva, um exercício de paciência para esses jovens pesquisadores, a nova data seguirá pelas agendas.

Jack and the Beanstalk

As F4 se preparam para escrever textos nas aulas de Inglês. Começaram, como aquecimento, preparando uma pequena história em quadrinhos recontando "João e o pé de feijão". Para ajudar na escolha do vocabulário, assistimos a um vídeo da história com legenda em inglês. A tarefa será em duplas e trios e todos estão animados e cheios de ideias.

Do Mangue à Mata

A F4M fez um passeio grande, de dia inteiro com os Moleques Mateiros. As crianças passaram por diferentes plantas, animais, ambientes, foi um passeio rechaeado de diversão, com direito a lama, areia e transformação. O texto coletivo está no Das Turmas.

Bumba Meu Boi

De Norte a Sul do Brasil os festejos do Boi alegram a todos com suas músicas, danças e encenações, que enriquecem nossa cultura popular. Nas aulas de Teatro, as F5 estão descobrindo personagens folclóricos, como a Mãe Catirina e o Pai Francisco.

Tudo é Água

Luísa, mãe da Lia, veio falar com a F5T sobre o nascimento da Filosofia. Foi um encontro e tanto! Luiza situou as crianças num outro tempo e lugar, apresentando dois grandes pensadores: Tales de Mileto e Heráclito de Éfeso.
Na tentativa de responder a muitos questionamentos sobre a nossa existência e a essência das coisas, Tales de Mileto afirmou que "Tudo é água". Desse modo, nos fez pensar o quanto que tudo vem da água, que tudo é feito de água...
Algum tempo depois, foi a vez de Heráclito e, através de alguns de seus fragmentos, novamente nos deparamos com a imagem da água, seja na correnteza do rio, no seu leito, na experiência de atravessá-lo, de entrarmos ou não entramos, de ser ou não ser... Nossa! Como pensamos!
Luísa destaca, ainda, que esses fragmentos nos trazem reflexões sobre transformação e ao mesmo tempo sobre identidade.
Puxa, quanta Filosofia!

Reunião de Pais das F5

Transferimos a reunião de apresentação do projeto pedagógico do Fundamental II para os pais das F5 para o dia 27/6 por causa da suspensão das aulas dia 20, quando haverá um jogo da Copa das Confederações no Rio de Janeiro. Coloquem nas agendas.

Regras para todo Lado

A conversa sobre as regras da escola foi bastante proveitosa e possibilitou vários desdobramentos em nossas Tribos.
Além desse nosso espaço de convivência, onde mais encontramos regras? Para que servem? Quem deve cumprí-las? As turmas F2, F3 e F5 tarde, com a ajuda dos pais, fizeram uma lista das regras acordadas em suas casas e compartilharam com os colegas. Uns perceberam que já participam bastante, ajudando nas tarefas doméstica e se responsabilizando por muitas coisas porque estão crescidos, mas outros... nem tanto. Quem sabe, agora, animados pelos próprios amigos, possam se sentir mais comprometidos e responsáveis? Esta semana a F4T leva a tarefa para ser feita e deve trazê-la para nosso próximo encontro.

No Mar

A F5T e a F5MB foram visitar o Mar. E, como disse a Júlia da F5T, "(...)Todos saíram de lá ainda mais curiosos pela história da nossa cidade, querendo saber mais e mais...", vejam mais no Das Turmas.

Ensino Fundamental II

Sarau do Fundamental II

Nós, alunos das F8, estamos convidando todo o segundo segmento para um Sarau no dia 28/06.
Abriremos inscrições para os alunos que quiserem tocar e quem não quiser está convidado a assistir.
Contamos com a presença de todos!

História no Jornal

Na F6, para debatermos sobre a Mesopotâmia, diversificamos a fonte: utilizamos a matéria de jornal “Os segredos de Uruk, o centro do mundo de 5 mil anos atrás” (O Globo, 11 de maio de 2013). Cada aluno formulou cinco questões sobre a notícia e repassou para o colega responder. Foi importante para trabalharmos a diversidade de olhares sobre o mesmo tema.

Mapas Mentais

As F6 conheceram diferentes formas de localização e orientação pelo espaço geográfico. Discutimos a construção de mapas mentais, sua importância e seus pontos de referência; e trabalhamos com os pontos cardeais e colaterais. O movimento aparente do Sol, a bússola e as rosas-dos-ventos foram nossos instrumentos de orientação. Vídeos, mapas e imagens nos ajudaram a compreender melhor os conteúdos e atividades que foram realizadas para por em ação nossos conhecimentos.

As Tranformações da Língua

As F6 apresentaram trabalhos muito interessantes sobre a diversidade cultural e as variações linguísticas das regiões do Brasil. A partir desse estudo, percebemos o valor das transformações da Língua Portuguesa e compreendemos sua relação com as questões sociais, culturais e regionais.

Novidades Matemáticas

As F6 começaram o segundo trimestre trabalhando as sequências de múltiplos e de divisores, o MMC e o MDC.
Já as F7 estão conhecendo os números negativos e ganhando mais intimidade com expressões e palavras como saldo, receita, lucro, prejuízo e operações como emitir um cheque, fazer um depósito ou um saque etc.

Preparativos para o Trabalho no Jardim Botânico

As F7 tiveram uma aula intensiva sobre orientação pelo espaço terrestre, visando os desafios do trabalho de campo no Jardim Botânico. As turmas puderam perceber a importância de selecionar pontos de referência e de compreender o movimento aparente do Sol para estabelecer as direções cardeais. Ao final da aula, tivemos uma atividade prática de reconhecimento e trabalho com bússolas.

Reading is Cool

Como paradidático de Inglês para o trimestre, as F7 escolheram o clássico Dr Jekyll and Mr Hyde, de Robert Louis Stevenson, conhecido em português como O Médico e o Monstro. A versão que utilizaremos em sala é da Penguin Readers - level 3.

Gênero Épico

As F7 refletiram sobre os gêneros literários. Iniciamos o aprendizado do gênero épico através de uma pesquisa acerca de duas das mais famosas epopeias da Antiguidade, as obras “Ilíada” e “Odisseia”, atribuídas a Homero.

Paisagens Naturais Latino-Americanas

Com base em vídeos, animações e imagens, as F8 puderam compreender a dinâmica dos elementos naturais na formação das paisagens da América Latina. Tectonismo, correntes marítimas, chuvas convectivas e orográficas foram alguns dos fenômenos discutidos em sala. Por fim, realizamos um estudo dirigido coletivo para construir e compartilhar os saberes trabalhados.

Revolução Francesa

Neste segundo trimestre, trataremos de outra transformação que espalhou seus ideais por boa parte do mundo. Estudaremos a Revolução Francesa. E, para aprofundar o assunto, adotaremos o livro: “A Revolução Francesa explicada à minha neta.” Michel Vovelle – UNESP, 2007. Terminando a discussão sobre as ideias iluministas, vamos perceber como essas propostas foram colocadas em prática.

Doutrinas Econômicas

Nas F9, iniciamos o segundo trimestre definindo os principais pressupostos das doutrinas econômicas, do liberalismo e do keynesianismo, bem como o contexto histórico em que esses conjuntos de ideias surgiram.
Posteriormente, realizarmos uma pesquisa sobre o significado de palavras como monopólio, oligopólio, cartel e conglomerado e iniciamos uma análise da reportagem de jornal "O domínio silencioso das marcas", notícia que tratava da grande concentração econômica do mercado de bens de consumo no Brasil.

Revolução Russa nas F9

Nas F9, assistimos a um documentário da BBC sobre o início da Revolução Russa. Depois, com ajuda de uma apresentação em computador, elaboramos as ideias que fundamentaram esse fato, no contexto da 1ª Guerra Mundial. Os alunos, divididos em grupo, analisaram o mesmo tema em outros livros didáticos, organizando as ideias que consolidaram a Revolução de 1917.

Crenças, Valores e Atitudes

Temos dedicado muita atenção a essas questões, especialmente nas Tribos de F6, F7 e F8. O que podemos publicar nas redes sociais, os riscos de exposição, o desrespeito aos colegas e à privacidade de cada um que convive aqui na escola são assuntos recorrentes e polêmicos que têm gerado muitos conflitos.
Mas os problemas não se restringem ao mundo virtual. O respeito aos pertences dos amigos, o pegar sem pedir emprestado, o usar e não colocar no lugar, as brincadeiras que invadem a propriedade dos amigos também estão em foco.
Mas não basta que apenas a escola trabalhe essas questões. Precisamos do apoio das famílias, orientando, dando exemplo, reforçando nossas crenças. Estando de olho no que aparece em casa que não pertence a seus filhos, perguntando, questionando, fazendo que reflitam sobre atitudes equivocadas, reconheçam seu erros e saibam se corrigir, voltar atrás, se desculpar.
Além das discussões sobre as relações, a convivência e os compromissos escolares, as Tribos foram tomadas por um trabalho árduo de planejamento.
As F6 já pesquisaram os interesses dos alunos do Fundamental I e se preparam para organizar e se responsabilizar pelas atividades recreativas e musicais da festa junina desse segmento. As F7 desenvolvem um trabalho parecido para o Fundamental II. As F8 se dedicam ao Sarau 2013 e as F9 aos preparativos da formatura. É muito trabalho!

De Todos

Programa Imperdível

Nossas alunas Fernanda, Ana Beatriz e Luana (F6) e Rebecca (F4M), que integram o Coro de Crianças da OSB, convidam para o espetáculo Sonhos de Uma Noite de Verão, no Parque Lage, dias 23 e 25 às 20h e 26 às 17h.

Óculos Perdidos

Victor Pontes (F7M) perdeu seus óculos de grau, que têm as seguintes características: é azul marinho metalizado, com aro aberto. Quem encontrar, por favor, entregue na secretaria.

Aniversários

De 27/5 a 9/6

27 RAFAELA MOROSINI MENEZES F5T
28 LUISA DAHMER PEREIRA DE ARAUJO F3M
28 PABLO LAMEGO DIAS GOMES F5MA
28 NINA SIMÕES PIRES FRAGALE F5T
29 IARA VASQUES F3M
29 ISABELA MAGALHÃES MOURA DUARTE TDT
29 MANUELA ZYNGIER TENÓRIO TDM
30 PEDRO COUTO RODRIGUES DE SOUZA F7T
30 LUCA HORTA MEDINA PEREIRA TAT
31 ANA REGAZZI LENT SANTOS TAM

1 ANITA PIRES NAIDIN TAT
1 ROSA PIRES NAIDIN TAT
1 MARIA EDUARDA BOCLIN JACKSON F8TA
1 TERESA BUARQUE DE HOLANDA BALTAR TDT
1 BRUNA ALVES RANGEL AUX
1 PEDRO DA COSTA PONTES F4T
2 FRANCISCO MARTINS AMADO F1M
3 LETICIA NERY TOMEI F8TA
3 MARIA BEATRIZ FERNANDES CARLOS TDT
3 CLARA ARAUJO FAERSTEIN TAM
5 TOMAZ LEAO TEIXEIRA WANDERLEY F7T
6 FELIPE DE ALMEIDA S RABELLO F3M
6 SAULO FLEISCHMAN REIFMAN TBM
6 JOÃO HENRIQUE N M PRADO LIMA F1T
7 JOÃO LUIZ MARITAN DE ABOIM COSTA F7M
7 TITO MACDOWELL BOULTING TDM
7 BENTO FRANCISCO F P B CABRAL TCM
7 THEO CARVANA JOELS F1M
8 ALICE PLATENIK GRINBERG TAT
8 MOEMA MOURA SANTOS PRO
9 GABRIEL LEÃO FLAKSMAN TDM