Notícias de 24 de maio de 2013 - Educação Infantil - Ano XX

Para Todos

Feriado

Na próxima semana não publicaremos o Informe. Quinta-feira é o feriado de Corpus Christi, na quinta-feira e sexta-feira não teremos aula.

Arte para Apreciar

Esta semana pudemos apreciar os trabalhos das turmas da Semente e do Gelo, que deixaram a entrada da escola com cara de galeria de arte. O rodízio de exposições com trabalhos das outras turmas continua. Quem puder, não deixe de prestigiar.
De 27/05 a 29/05: Turmas do Papel e do Camaleão
De 03/06 a 06/06: Turmas da Borboleta e do Ovo
De 10/06 a 13/06: Turmas do Jabuti e do Pintinho

Educação Infantil

Purês Saborosos

Nesta semana a Turma do Jabuti saboreou a abóbora, a cenoura, a batata doce, a batata baroa e o inhame em forma de purês. As crianças participaram do processo de transformação dos alimentos ajudando a amassá-los com garfos, depois que já estavam cozidos. Os que fizeram mais sucesso entre a criançada foram os de abóbora e inhame. A turminha está se revelando boa de garfo!!!

Cinderela e a Fada Madrinha

A Turma do Pintinho recebeu uma visita muito especial: a Fada Madrinha! Ela veio nos contar a história da Cinderela. Com sua varinha de condão, encantou as crianças brincando de transformá-las em sapos, princesas e muitos outros personagens, a pedido de cada uma delas.
Ao final da visita convidou todos para uma oficina de confecção de varinhas de condão e para participar de um grande baile! Foi uma tarde muito animada!

E Viveram Felizes Para Sempre...

Sapo que vira príncipe, príncipe que vira sapo... O conto de fadas tomou conta da semana e encantou a Turma da Borboleta! Atentas, as crianças viram as histórias "A princesa e o sapo", em vídeo, com o grupo Contadores de Histórias, do Castelo Rá-Tim-Bum, e "O sapo que virou príncipe-continuação", de Jon Scieszka, e se surpreenderam com seus desfechos. Os pátios também ganharam novos enredos. Muitos beijinhos e transformações, em brincadeiras inspiradas nessas histórias e em um conto presente no filme "Príncipes e princesas", de Michel Ocelot.
Ouvindo histórias e entrando em contato com diferentes tipos de textos, nossos pequenos presenciam atos de leitura e escrita e se aproximam da riqueza e beleza da nossa língua.
No dia 6 de junho, quinta-feira, a Turma da Borboleta fará um passeio à Escola Nacional de Horticultura. O lanche será coletivo.

Ovos de Sapo

A Turma do Ovo já conheceu ovos de galinha, de codorna, de pato, de cobra e, agora, ovos de sapo! As transformações ocorridas com os girinos da escola têm rendido boas conversas. Atentas, as crianças ouviram a história "A Promessa do Girino", de Jeanne Willis, que conta sobre o amor de um girino por uma lagarta. Ao final da história, as crianças foram levadas a pensar: por que será que o girino e a lagarta não conseguiram manter a promessa de que nunca iriam mudar?

"Porque os dois se transformaram em sapo e borboleta" (Cecília)
"Porque o girino ganhou duas pernas" (Beatriz)
"Os dois quebraram a promessa, ele virou sapo e a lagarta virou borboleta. Aí, ele comeu ela" (Gabriel)
"O sapo adora inseto" (Antonia)

Composteira

Com o objetivo de levar as crianças a refletir sobre a produção do lixo na escola e como reduzi-lo, as Turmas do Papel e da Semente aproveitaram o dia da reciclagem e convidaram a Érika, que trabalha na Recicloteca, para nos ajudar a construir uma composteira.
Antes da visita, as crianças passaram a observar o tipo e a quantidade de lixo que produziam durante o lanche. Depois, fizeram uma seleção separando o orgânico do não orgânico. Nossos pesquisadores demonstraram interesse pela conversa sobre o destino que é dado às cascas, talos e sementes das frutas que consomem. Depois dessa troca, combinamos que reservaríamos um dia da semana para separarmos o lixo próprio para a composteira da escola.
Depois vamos aproveitar a decomposição desses materiais, que se transformarão em adubo, para o plantio de sementes. Mas, antes, pretendemos explorar a capacidade criativa e investigativa dos pequenos por meio da observação e do registro. Foi uma manhã cheia de descobertas!

Encontros Especiais

A Turma do Camaleão viveu momentos de aprendizagem e alegria com visitas muito especiais. Carol, irmã da Mariana (TCT), e sua amiga Sol, ambas da F4, compartilharam as pesquisas que fizeram, no ano passado, sobre o bicho-da-seda. Apresentaram informações sobre o ciclo de vida do animal e organizaram um jogo da memória, feito por elas, com animais estudados pelas crianças.
E Batman, pai do Luca (TCT), presenteou a turma com um incrível vídeo produzido por ele, ilustrando a camuflagem e o mimetismo. Contou um pouco mais sobre seu trabalho, apresentou reproduções de obras de Vik Muniz, fez uma brincadeira com projeções de diferentes estampas em partes do corpo das crianças e respondeu a diversas perguntas curiosas.
A turma ficou radiante com essas visitas que, além de enriquecerem nossas pesquisas, proporcionaram muito orgulho e admiração!
Na quinta-feira, 6/6, faremos um passeio à Praia da Urca para apreciar alguns animais marinhos que serão mostrados por biólogos mergulhadores do Projeto Espaço e Vida. O lanche será coletivo.

Água e a Cidade

Inauguramos um outro olhar sobre o tema água, Nosso foco, agora, está na presença da água na Cidade. Para dar início a essa fase, a Turma do Gelo realizou uma inspeção pela escola para identificar o que está relacionado à água. Empolgadas, as crianças marcaram, com giz, ralos, canos, torneiras, chuveiros, descargas; nada escapou ao olhar atento dos pequenos. Conheceram o hidrômetro e se surpreenderam com a marcação do consumo de água quando abrimos a torneira do chuveirão do pátio.

Passeio para a Turma da Semente

Na próxima terça-feira, faremos um passeio à casa do Tito para apreciar o seu jardim e identificar algumas árvores que estamos pesquisando. Sairemos pontualmente às 8h. Evitem atrasos.

Aniversários

De 27/5 a 9/6

27 RAFAELA MOROSINI MENEZES F5T
28 LUISA DAHMER PEREIRA DE ARAUJO F3M
28 PABLO LAMEGO DIAS GOMES F5MA
28 NINA SIMÕES PIRES FRAGALE F5T
29 IARA VASQUES F3M
29 ISABELA MAGALHÃES MOURA DUARTE TDT
29 MANUELA ZYNGIER TENÓRIO TDM
30 PEDRO COUTO RODRIGUES DE SOUZA F7T
30 LUCA HORTA MEDINA PEREIRA TAT
31 ANA REGAZZI LENT SANTOS TAM

1 ANITA PIRES NAIDIN TAT
1 ROSA PIRES NAIDIN TAT
1 MARIA EDUARDA BOCLIN JACKSON F8TA
1 TERESA BUARQUE DE HOLANDA BALTAR TDT
1 BRUNA ALVES RANGEL AUX
1 PEDRO DA COSTA PONTES F4T
2 FRANCISCO MARTINS AMADO F1M
3 LETICIA NERY TOMEI F8TA
3 MARIA BEATRIZ FERNANDES CARLOS TDT
3 CLARA ARAUJO FAERSTEIN TAM
5 TOMAZ LEAO TEIXEIRA WANDERLEY F7T
6 FELIPE DE ALMEIDA SALGUEIRINHO RABELLO F3M
6 SAULO FLEISCHMAN REIFMAN TBM
6 JOÃO HENRIQUE NOGUEIRA MARTINS PRADO LIMA F1T
7 JOÃO LUIZ MARITAN DE ABOIM COSTA F7M
7 TITO MACDOWELL BOULTING TDM
7 BENTO FRANCISCO F. PEREIRA BHERING CABRAL TCM
7 THEO CARVANA JOELS F1M
8 ALICE PLATENIK GRINBERG TAT
8 MOEMA MOURA SANTOS PRO
9 GABRIEL LEÃO FLAKSMAN TDM