Notícias de 17 de maio de 2013 - Ensino Fundamental - Ano XX

Para Todos

DVD da Festa de Encerramento

As Turmas de F2 a F6 levam hoje para casa o DVD da festa de encerramento de 2012. A filmagem não é uma produção profissional, mas é um registro de um trabalho que exigiu muita dedicação dos alunos e de seus professores. Esperamos que possam apreciá-lo novamente, na companhia dos alunos, prolongando a experiência vivida.

Plantão

Chegamos ao final trimestre. Tempo de avaliações, boletins, reflexões e transformações.
Assim, convidamos os pais de F4, F5 e do Fundamental II para o plantão que acontecerá na próxima quinta-feira, das 18h às 21h.
Para quem está chegando na escola e ainda não sabe, o plantão é um breve encontro (15 min), entre pais e professores.
Para os pais de F4 e F5 é importante lembrar a necessidade do agendamento prévio na secretaria da escola.
Os atendimento aos pais do Fundamental II (de F6 a F9) é feito por ordem de chegada.

Ensino Fundamental I

Estojos e Lápis

Pedimos aos pais um cuidado especial com os estojos de seus filhos. É importante conferir, toda semana, se está completo. Seguem também duas dicas que vão ajudar muito na produção de texto. Escolha um lápis (2B) macio e escuro e use uma borracha também macia. Experimente! E não esqueça de manter os lápis apontados.

Na Trilha dos Mutantes

A turma dos Mutantes iniciou um trabalho de matemática que é pura diversão: a produção de um jogo de trilha. Em grupos, as crianças escolheram um tema do projeto - heróis, lendas, piratas e planeta Terra - e começaram a fazer obstáculos e ajudas para o percurso do jogo. A animação é tanta que a turma não vê a hora de poder jogar!

Gingerbread House

Hansel and Gretel estão movimentando a galera das F1! Para colorir mais as aulas de Inglês, construímos com biscoitos, brigadeiro, jujubas e marshmallow uma casinha de doces! As crianças se divertiram e aprenderam bastante nomeando as partes da casa.

O Banquete Real

Nossa manhã de terça-feira saiu dos contos de fadas! Príncipes e princesas da Turma dos Detetives entraram numa "carruagem" e partiram para o Parque Lage para um banquete real. O dia estava lindo e as crianças empolgadíssimas! No alto da torre, terminamos de ler a história do "Príncipe que virou sapo" e todos, abraçados aos seus livros, brindaram aquele momento de magia. Depois, um banquete os aguardava com taças de suco de uva, coxinhas de galinha, pães com azeite, uvas, biscoitos amanteigados... hum!!! "Foi o melhor dia de nossas vidas!" Ouviu-se em coro no retorno.

Eras Geológicas

A F2M recebeu a visita de Henrique, professor de Ciências do Fundamental II, que veio conversar conosco sobre as eras geológicas. Antônio Fajardo, com suas hipóteses, diante de tantas novidades, fez o seu registro.
"Nossa turma teve uma aula com o professor de Ciências da F6M. Ele disse que o Sol tem algumas possibilidades, e se a nossa estrela apagar, não vai ter mais vida na Terra. Ele também disse que para passar de uma era para outra demora milhões, bilhões de anos; e que nós estamos na Cenozóica. E também tem que acontecer uma grande transformação. Ele disse que as primeiras formas de vida foram os micróbios, e todo mundo acha que os dinossauros foram os primeiros, mas estão enganados. Os micróbios acabaram quando surgiu o oxigênio porque para eles era um veneno mortal. Ele disse, por último, que a montanha mais velha do mundo fica no Brasil, nas Amazonas, e a mais alta do mundo não é o Everest, é uma montanha no Havaí."
Não, Antônio não se enganou não, é verdade, os pesquisadores acreditam que micróbios desse período foram extintos em massa por causa do oxigênio. Como essa Terra se transforma, não é? E se você não está acreditando que a maior montanha está no Havaí, as crianças da F2M podem explicar.

A Evolução das Cores da Terra

Através de muita pesquisa, as F2 estão entendendo a primeira grande transformação do nosso planeta, resultado da baixa de sua temperatura:
"Primeiro tinha um mar de lava na Terra, Depois um mar de água! Teve água extra terrestre, que veio dos meteoros, e a água que veio depois que saiu muita fumaça e vapor dos vulcões. Aí surgiram as nuvens e choveu durante bilhões de anos, até a Terra se transformar num planeta aquático!".
Texto coletivo da F2M
"No início da água na Terra, vimos que o planeta era verde. A água ficava dessa cor pois tinha muito ferro no mar. Depois a luz e a energia do Sol deram alimento para um tipo de alga fazer oxigênio para a Terra. Então a água do mar começou a se transformar em azul e o céu, ou seja, a atmosfera, que antes era cinza de fumaça, foi clareando e também ficou azul".
Texto coletivo da F2T
As crianças trouxeram imagens do mar, observaram como existem diferentes cores na água e produziram trabalhos com aquarela.

Contadores de História

As crianças da F3M estão dinamizando nossas aulas na Biblioteca pesquisando novas maneiras de contar histórias para os amigos.
Toda semana tem um contador inscrito, para transmitir o texto de uma maneira diferente.
Na ultima semana Sebastião "tomou as rédeas", e nos contou a lenda "A onça e o veado". Ele narrou, interpretou e sonorizou ao mesmo tempo. Foi muito divertido e inspirador.
A meninada está se animando e se organizando para a criação de novas maneiras de apresentar as histórias.

Passeio F3

Iremos à Vista Chinesa observar a paisagem e a influência do relevo na formação dos rios. Depois, faremos uma trilha na mata para chegar no encontro das águas dos rios Pai Ricardo e Macacos. Em seguida, vamos conhecer seus desagues na Lagoa Rodrigo de Freitas e, por fim, o desague na praia de Ipanema, pelo Jardim de Alah. Assim, pretendemos aproximar as crianças das discussões de sala de aula. Para isso, faremos um horário especial:
F3T, segunda-feira. Chegada na escola às 11h45, a saída, no horário normal; as crianças devem almoçar em casa.
F3M, sexta-feira. Sairemos às 7h40 para o passeio; a saída da escola será às 13h.
A roupa e o calçado devem ser adequados para a mata. Passem repelente e protetor solar. Cada criança deve levar uma pequena mochila com água e lanche em embalagens descartáveis.

Cerâmica Marajoara

As turmas de F3 receberam uma visita muito querida e sabida! Isabela, mãe da Iara, da F3M, contou ao grupo a trajetória da cerâmica marajoara, ressaltando suas características tão particulares. Através de fotos e um bom papo, mostrou e explicou como os índios da Ilha de Marajó trabalhavam suas peças de barro. Em seguida, as crianças receberam uma bolinha de argila e produziram um pequeno pote. Obrigada Isabela, adoramos colocar a mão na massa.

Quantos Problemas!

Nossas atividades com o livro "Problemas Boborildos", de Eva Furnari, chegaram ao fim. As F4 se divertiram bastante com essa leitura recheada de problemas e com as trapalhadas das personagens. A cada situação vivenciada pelos Boborildos, tínhamos a oportunidade de refletir sobre o que era um problema matemático e o que não era. Pensar nas resoluções ora em grupo, ora individuais, em duplas ou em trios foi uma experiência rica, que possibilitou o conhecimento de vários modos de pensar e de resolver um mesmo problema. Compartilhar e registrar no quadro as diferentes estratégias foi um procedimento importante em todas as aulas. Perceberam que para resolver um problema, precisam botar a cabeça pra funcionar, pensar, e não apenas escolher uma conta para usar.

Do Mangue à Mata

As F4 vão passear!
Nas próximas terças-feiras, as turmas irão visitar três unidades de conservação: a Reserva Biológica de Guaratiba, o Parque Nacional de Grumari e o Parque Nacional da Prainha, observando dinâmicas e adaptações de diferentes ecossistemas.
Conforme explicado na circular, nos dias do passeio o horário de chegada à escola será 7h15 e o de saída, às 17h. É importante lembrar que vamos almoçar por lá, mas mesmo assim, cada criança precisa trazer dois lanches individuais: um para manhã e outro para tarde.
F4M - dia 21/5;    F4T - dia 28/5

Ainda Escher

As F4 estão terminando o último trabalho relacionado ao estudo de Escher, que mobilizou as aulas de artes neste primeiro trimestre. Inspirados na obra “Metamorfosis”, preparam, em grupo, com muito empenho e criatividade, pranchas com desenhos de algumas transformações encontradas na natureza.

Bem-vinda, Sandra!

A F4T recebeu, com muito carinho, a nova professora, Sandra, que irá fazer parte da turma e acompanhar esse querido grupo. Foi um encontro repleto de histórias. Que venham muitas outras!

Como Tudo Começou?

As F5 começaram a leitura da "História da cidade através da arte". Nesse livro, a história é contada através de pinturas, desenhos, gravuras e fotografias de grandes artistas, mas quem faz a narração é o Pão de Açúcar, e ele começa pela evolução geológica da cidade. Como, no nosso caso, é a água quem vai contar, fomos para a formação do planeta em busca da resposta de como toda essa água chegou aqui. Para início de conversa, preparamos duas fichas informativas explicando "como tudo começou". Muito curiosas, as turmas estão envolvidas em leituras, pesquisa em livros, sites, vídeos e com o Atlas.

English Test

Uma pequena avaliação de Inglês mobilizou as crianças das F5 durante as últimas semanas. O assunto era um só: there + to Be! Para se prepararem, levaram o caderno e a ficha correspondente a esse conteúdo gramatical para casa e estudaram bastante! Os resultados foram muito bons. Parabéns F5!

Ensino Fundamental II

Vamos Desvendar o Atlas!

As F6 iniciaram os estudos sobre os fundamentos da cartografia. Discutimos sua importância na Geografia e na vida das pessoas. Em seguida, fizemos uma dinâmica fazendo uso do atlas. Os alunos aprimoraram a competência para o seu manuseio e foram desafiados a encontrar mapas e outras informações geográficas.

Avaliando o trimestre

Passadas as avaliações individuais e o fechamento dos conceitos de Inglês, as F6 terminam o trimestre discutindo acertos e dificuldades encontradas nessa nova prática de leitura e compreensão de textos. Identificamos como as palavras já conhecidas podem nos ajudar a inferir o significado das novas e como podemos deduzir o significado tão transparente daquelas que têm a mesma origem na língua portuguesa, sempre entendendo o contexto em que elas estão e não a palavra separadamente.
Foi positivo, também, identificar como os pontos gramaticais estudados em sala estavam inseridos nos textos e como foram importantes para a compreensão leitora.
No mesmo processo, as F7 reforçaram a utilização das estratégias de leitura que já vêm adotando com bastante habilidade e identificaram a necessidade de retomar e intensificar o estudo de algumas estruturas gramaticais.

F7 no Jardim Botânico

Na próxima quinta-feira, dia 23, as F7 irão realizar um trabalho de campo no Jardim Botânico em uma atividade conjunta entre Ciências e Geografia. Os alunos terão a oportunidade de aplicar conhecimentos relacionados à orientação no espaço geográfico, aos pontos cardeais e ao uso de bússola, bem como exploração do desenho científico e da descrição e classificação de plantas. Além disso, irão conhecer um pouco do trabalho de pesquisa que é desenvolvido na instituição.
Os alunos devem trazer filtro solar, chapéu, repelente, água e lanche. Aconselha-se vir com calçado confortável para caminhada. O passeio será no horário normal de aula.

O Que é a América Latina?

As F8 iniciaram os estudos sobre a América Latina e sua identidade. Debateram sobre a ideia de latinidade e a questão da diversidade étnica existente. Organizaram-se em grupos e tiveram como fonte de pesquisa o acesso a web via celulares e tablets. O recurso foi muito bem utilizado, por isso pretendemos continuar a utilizá-lo em outras oportunidades.

Próximos Passos nas F8

Há algumas semanas noticiamos a nossa próxima adoção de Literatura: Fahrenheit 451, de Ray Bradbury. Para iniciar a leitura, aguardamos a chegada do livro.
Sobre o caderno “Memórias em Construção”, esclarecemos que o início da proposta de produção de textos sempre se deu a partir de uma sugestão temática. Agora, organizaremos os procedimentos de modo mais sistemático, mesclando temas propostos com outros de livre escolha.
A nossa última aula de cada mês na biblioteca será dedicada à apresentação de uma memória escolhida.

De Todos

Pequena Coleção de Todas as Coisas

Oficina para Crianças - Poética Cotidiana do Corpo, da Cia Dani Lima (mãe da Mia - F2M), no Teatro Sesc Copacabana.
Turma A - quintas de 10h30 às 12h.
Turma B - sextas das 14h às 16h.
Grátis, inscrições na bilheteria do Teatro, de terça a domingo, de 15h às 21h.
A apresentação do espetáculo dança/teatro para crianças continua sábados às 17h e domingos às 16h. Andrea Travassos recomenda para todas as idades!
Sesc Copacabana, Domingos Ferreira, 160. Tel 2547-0156

Aniversários

De 20 a 26 de maio

20 JULIA WEINMAN F6T
20 HELENA RODRIGUES OLIVEIRA F9MA
20 FLAVIA LOPES LOBAO PRO
21 PEDRO LUIS RODRIGUES DE AZEVEDO F4T
21 ALICE FIGUEIREDO PEREIRA F7T
23 CLARICE SÁ DE OLIVEIRA F1M
23 FERNANDO HOSKEN PEREIRA F1T
23 LEONARDO POPPE TABORDA F3M
24 GABRIELA VINHAES SANTOS NEVES F5MA
25 HELENA LESSA MACEDO F8TA
25 SOFIA MATTOS DE MOURA GONÇALVES F3M
26 THEO BACAL BONET TCT
26 FLAVIO TEIXEIRA VAIRO AUX