Notícias de 17 de maio de 2013 - Educação Infantil - Ano XX

Para Todos

Reunião de Pais

A presença de todos, nas reuniões de pais, é muito importante. É um momento especial em que os professores compartilham com as famílias as notícias da turma e o que as crianças aprenderam na escola, com informações que podem incrementar a parceria casa-escola.

Dia 22/05, quarta-feira:
Turmas do Camaleão e do Gelo, na Rua Marques, às 18h

Arte Para Apreciar

Durante o semestre foram selecionados alguns trabalhos de artes das crianças, mais significativos, relacionados ao Projeto. A cada semana, a partir da próxima, duas turmas ocuparão o mural de entrada para que todos possam apreciar suas produções. Fiquem atentos e aproveitem para compartilhar esse momento na companhia de seus filhos, nos horários de entrada ou de saída.
De 20/05 a 23/05: Turmas da Semente e do Gelo
De 27/05 a 29/05: Turmas do Papel e do Camaleão
De 03/06 a 06/06:Turmas da Borboleta e do Ovo
De 10/06 a 13/06: Turmas do Jabuti e do Pintinho

Educação Infantil

O que é que tem na sopa?

O passeio à Cobal foi o ponto de partida para as crianças da Turma do Jabuti aprofundarem seus conhecimentos sobre os alimentos. Brincamos com as texturas e as cores dos legumes e experimentamos uma sopa feita pela pela D. Maria.
“Tinha batata baroa e batata doce” (Ana)
“Era uma sopa de comida vermelha” (Miguel)
“Tinha gosto de chuchu que eu adoro comer” (Nina)
“É muito importante tomar a sopa. Eu comi toda sopa e pedi mais” (José)
Em outro momento ouvimos a música “Sopa”, do grupo Palavra Cantada, e transformamos o salão em uma grande cozinha. A brincadeira foi animada e os cozinheiros de mão cheia dançaram batucando em tampas e panelas!

Pintinho na Fazendinha

Para ilustrar as pesquisas sobre o ciclo de vida de plantas e animais, a Turma do Pintinho conheceu a Escola Nacional de Horticultura. Chegando lá, Paulo, o simpático guia do local, nos levou para lanchar num lugar arborizado, ao lado de uma grande horta. Atentas, as crianças ouviram as explicações sobre a plantação e a colheita dos vegetais. Depois, caminharam até o lugar mais esperado: o galinheiro! Todos se encantaram ao ver tantas galinhas diferentes, além de um galo, muito grande, todo branquinho e com a crista bem vermelha. Na volta todos estavam exaustos e felizes!

Fazendo Renda

Nossas pesquisas sobre a metamorfose dos girinos vêm sendo embaladas por muitas músicas do cancioneiro popular. Aproveitando o enredo da música "Sapo cururu", combinamos um encontro com a Turma do Papel para aprender a fazer rendinha, como a mulher do sapo. Cada criança da Turma da Borboleta sentou próximo a um amigo mais velho e, juntos, dobraram, cortaram e criaram lindas rendinhas de papel. É claro que esse encontro gostoso terminou com muita cantoria!

Quanto Mede?

Questões relacionadas às medidas fizeram parte das nossas tardes na Turma do Ovo. Quanto será que mede uma cobra-coral? A cobra-coral é maior do que nós? Aproveitamos para perguntar às crianças como poderíamos medir o tamanho das coisas.
"Tem uma coisa que a gente puxa e dá para medir" (Pedro R.)
"Com as mãos e com os pés" (Cecília)
"Com o metro" (Miguel)
Depois, usamos barbante para medir as crianças e papel pardo cortado, no tamanho aproximado da cobra, para fazer comparações entre as medidas das crianças e da cobra coral.

Papiro e Light Recicla

Orgulhosa, Ana Laura mostrou sua pesquisa à Turma do Papel: trouxe livros sobre a escrita dos egípcios em argila e madeira e contou que eles inventaram o papiro. E, para surpresa das crianças, trouxe papiros de verdade! Estamos tentando aproveitá-los para fazer uma folha de papel. Daremos notícias em breve.
Visitamos a "Light Recicla", que fica pertinho da escola, e aprendemos como separar os materiais secos. O caminhão de lixo leva esses materiais para um galpão grande da Light e as empresas interessadas recolhem o lixo que precisam para ser transformado. Aproveitamos para nos engajar na proposta de troca do material reciclável por desconto na conta de luz da Creche Anchieta, do morro Santa Marta, instituição cadastrada no projeto.
Na volta para a escola fizemos uma lista do lixo que vimos jogado na rua. As crianças aprenderam muitas novidades!

Afunda ou Flutua?

Imersas nas pesquisas sobre o polvo e o dragão-marinho-folhado, as crianças da Turma do Camaleão quiseram realizar a experiência com água feita pela Turma do Ovo. Diante de diferentes objetos, classificaram em dois grupos: os que afundariam e os que flutuariam. Em seguida, foram colocando os objetos em uma bacia cheia de água e assim comprovando ou refutando suas hipóteses. Numa rica conversa, as crianças demonstraram como estão atentas e sabidas percebendo que diferentes fatores influenciavam o fenômeno.
“Acertei, flutuou!” (Israel, diante de um cubo de plástico)
“Quase tudo afundou, até o papelzinho que é leve.” (Lara)
“A colher de metal é muito pesada e afunda!” (Francisco)
“O algodão afundou porque misturou com a água!” (Maria Pia)

Verde Que Te Quero Ver

"Passeamos pelo quarteirão da escola para observar as árvores nas ruas. Vimos um coqueiro cheio de cocos, mas ainda estavam verdes. Também vimos mangueiras sem mangas, figueiras, patas de vaca e palmeiras. Descobrimos que a árvore mais alta da praça do Largo dos Leões é a Palmeira Imperial. Algumas árvores têm flores e outras frutos. Elas têm os troncos e as folhas diferentes umas das outras."
Turma da Semente

Peixe Olho de Cão

Os materiais vindos de casa estão enriquecendo muito o nosso Projeto. Instigada com as novidades trazidas pelos amigos, a Turma do Gelo tem se encantado com a anatomia e o modo de vida da fauna marinha.
Animados, fomos à Cobal comprar um peixe e alguns ingredientes. Aproveitamos para ver outros animais, que estavam à venda na peixaria, como o camarão, a lula, o namorado e a sardinha, além de outros peixes, e comprar o peixe Olho-de-cão. Enquanto o peixeiro o limpava, aproveitamos para escolher os temperos para o seu preparo no forno. Sentimos o aroma de várias ervas e optamos por levar coentro, alecrim, alho e limão. As crianças vibraram ao fazer essas compras com os amigos. Na escola, temperamos o peixe, exploramos seu cheiro, textura e o observamos por dentro, experimentando um misto de curiosidade e aflição. Depois, escrevemos a lista de compras, vimos quanto dinheiro havíamos gastado e, é claro, nos deliciamos comendo o peixe que ficou muito gostoso!

Aniversários

De 20 a 26 de maio

20 JULIA WEINMAN F6T
20 HELENA RODRIGUES OLIVEIRA F9MA
20 FLAVIA LOPES LOBAO PRO
21 PEDRO LUIS RODRIGUES DE AZEVEDO F4T
21 ALICE FIGUEIREDO PEREIRA F7T
23 CLARICE SÁ DE OLIVEIRA F1M
23 FERNANDO HOSKEN PEREIRA F1T
23 LEONARDO POPPE TABORDA F3M
24 GABRIELA VINHAES SANTOS NEVES F5MA
25 HELENA LESSA MACEDO F8TA
25 SOFIA MATTOS DE MOURA GONÇALVES F3M
26 THEO BACAL BONET TCT
26 FLAVIO TEIXEIRA VAIRO AUX