Notícias de 10 de maio de 2013 - Educação Infantil - Ano XX

Para Todos

Reuniões de Pais

A presença de todos nas reuniões de pais é muito importante. Esse é um momento especial em que os professores compartilham com as famílias as notícias da turma e o que as crianças aprenderam na escola, com informações que podem incrementar a parceria casa-escola.

Dia 15/05, quarta-feira:
Turma da Semente, na Rua Marques, às 8h;
Turmas do Pintinho, do Ovo e da Borboleta, na Capistrano de Abreu, às 18h.

Dia 22/05, quarta-feira:
Turmas do Camaleão e do Gelo, na Rua Marques, às 18h

Educação Infantil

Feijão Maravilha

A música Feijão Maravilha, do Gonzaguinha, anda animando tardes dançantes na Turma do Pintinho, que continua muito interessada por feijões! Com cuidado e atenção, as crianças plantaram feijão, na terra e em algodão, e estão acompanhando, de pertinho, o seu desenvolvimento. Não foi surpresa o quanto curtiram mais uma história que envolve esse alimento tão apreciado por todos: D.Baratinha. Mas cuidado... Nada de espiar a panela para não cair no feijão como o Dr. João Ratão!
Na terça-feira, 14/05, faremos nosso primeiro passeio. Iremos visitar a fazendinha da Escola Nacional de Horticultura. O lanche será coletivo.

Jabuti na Cobal

A Turma do Jabuti foi à Cobal conhecer, manusear, cheirar e comprar alguns alimentos, comuns à alimentação das crianças, para serem transformados em pratos que serão saboreados na escola. As crianças ficaram muito atentas a cada um dos legumes mostrados e suas mãozinhas estiveram ávidas para tocar e sentir a textura de cada um deles. Nos próximos dias, teremos diferentes atividades e experiências para ampliar o contato e os conhecimentos sobre os alimentos.

Metamorfose dos Girinos

Um outro bicho vem chamando a atenção da Turma da Borboleta: os girinos! Curiosas com a novidade, as crianças acompanham cada mudança com atenção e escolheram o desenho como forma de registrar cada etapa dessa transformação.

Cobra-Coral

"A cobra não tem pé
A cobra não tem mão
Como é que a cobra sobe no pezinho de limão?"
Cantiga do repertório popular

"Levando um limão na cabeça" Lara H.
"Se enrolando" Nina V.
"Ela vai se rastejando" Lara R.

Para conhecer um pouco mais sobre o universo da cobra-coral, a Turma do Ovo enviou uma carta à Turma da Camaleão, que já havia pesquisado sobre esse animal. Entusiasmadas, as crianças aprenderam que essas cobras gostam de se esconder entre as folhas, que existe cobra coral falsa e só a verdadeira é venenosa. E ainda, que seus ninhos ficam no chão, entre folhagens, e que seus ovos são pequenos.

Novidades na Turma do Papel

A Turma do Papel foi surpreendida com uma novidade muito legal trazida pelo amigo Bento. Sua mãe o ajudou a selecionar diversos materiais para serem compartilhados com o grupo, todos eles relacionados aos 3 R's. Orgulhoso, ele mostrou, na roda, para o grupo, bolsas feitas com canudos de plástico, uma luminária que funciona com a luz solar, além de alguns livros de literatura e arte.
Outra surpresa que tem despertado o interesse da turma é um catálogo que está sendo construído com os tipos de papel que estamos conhecendo. Ele será aproveitado como banco de palavras estáveis do projeto para auxiliar as crianças em suas pesquisas relacionadas à construção de novas palavras.

Contagens e Medidas

No decorrer das pesquisas sobre camuflagem e mimetismo, questões relacionadas à contagem e medidas têm instigado a Turma do Camaleão para atividades de Matemática. Quantos anéis tem a cobra coral? O polvo tem quantos "braços"? Qual é o seu tamanho? Como podemos medir? Depois de realizarem a contagem dos anéis da cobra coral, as crianças foram desafiadas a medir o comprimento médio do polvo e do cavalo marinho. Munidas de fita métrica, perceberam as diferenças de tamanho entre os dois animais e experimentaram outras unidades de medida utilizando os braços, pés, dedos, mãos e o próprio corpo deitado. Depois, elaboraram hipóteses sobre a quantidade de cavalos marinhos que caberia no aquário da escola.

Um Pé De Quê?

As fotos de árvores, trazidas de casa pela Turma da Semente, foram exploradas com muito entusiasmo. Essa pesquisa possibilitou que as crianças se expressassem na roda, organizando ideias e compartilhando conhecimentos que vêm sendo construídos à medida em que desenvolvem atitudes de curiosidade e crítica relacionadas ao meio ambiente.
Também aproveitamos para aprender um pouco mais sobre a mangueira da escola e assistir aos vídeos "Um pé de quê?", sobre o cajueiro e a figueira. Pretendemos, na semana que vem, fazer um passeio, a pé, pelo quarteirão, para apreciar algumas árvores.

Fauna Marinha

A Turma do Gelo vem acompanhando a previsão do tempo diariamente. A expectativa de uma tarde de sol para o dia do nosso passeio foi confirmada com um lindo céu de outono! Na praia da Urca, fomos recebidos por biólogos que recolheram do mar alguns animais para nossa apreciação. Tivemos a oportunidade de conhecer, de perto, a fauna da Baía de Guanabara e enriquecer nossas pesquisas com as informações e curiosidades trazidas por eles. O mergulhador coletou baiacus, pepinos do mar, ouriços, siris, anêmonas, ofiúros, lesmas do mar e conchas. As crianças puderam tocar em alguns animais e aprender sobre suas características. Foi um passeio muito especial!

Aniversários

De 13 a 19 de maio

13 VALENTINA FABIÃO LEPECKI F2M
13 MARIA LUIZA ALBUQUERQUE DE ANDRADE F7T
13 GABRIEL DE SOUZA BRAKARZ F1T
13 PALOMA TABORDA GUARANYS DE OLIVEIRA F9MA
15 IARA LUCAS MARTINS DE CASTRO F6M
15 VICTORIA TAVARES CARVALHAL F5MA
15 BRUNO DE ASSIS TRAMUJAS F7M
16 ANA ATEM DIAMANTE F6T
17 BRANCA GRINBERG-WELLER F6T
17 ROSILEA RANGEL SANTOS PEREIRA AUX
18 LUIS HADDOCK LOBO DE ALMEIDA MAGALHÃES F6T
19 ANTONIA PITANGA DO AMARAL PEIXOTO TDT