Notícias de 3 de maio de 2013 - Educação Infantil - Ano XX

Para Todos

Reuniões de Pais

A presença de todos nas reuniões de pais é muito importante. É um momento especial no qual os professores compartilham com as famílias as notícias da turma e o que as crianças aprenderam na escola, com informações que podem incrementar a parceria casa-escola.

Dia 08/05, quarta-feira: Turma do Papel, na Rua Marques, às 8h;
Turmas do Jabuti e do Pintinho, na Capistrano de Abreu, às 18h.
Dia 15/05, quarta-feira: Turma da Semente, na Rua Marques, às 8h;
Turmas do Ovo e da Borboleta, na Capistrano de Abreu, às 18h.
Dia 22/05, quarta-feira: Turmas do Camaleão e do Gelo, na Rua Marques, às 18h.

Festa no Jardim Botânico

Foi um sábado lindo, cheio de sol, crianças observando a natureza, brincando de roda, ouvindo histórias, pais interagindo com seu filhos, com os professores de seus filhos e entre si. Nesse clima gostoso, o conhecimento adquirido pelas crianças transforma-se em agente de troca, crescimento pessoal e coletivo. Agradecemos a participação de todos.

Educação Infantil

O Que Comem os Jabutis e as Crianças?

Com essas perguntas, a Turma do Jabuti iniciou uma pesquisa sobre a alimentação das tartarugas, jabutis e sobre seus próprios hábitos alimentares. Cores, sabores, texturas e cheiros serão investigados por meio da experimentação de alimentos.
Para ampliar nossas descobertas, na quinta-feira, 09/05, iremos, a pé, ao Hortomercado Cobal, observar, de pertinho, frutas e hortaliças e escolher algumas para preparar receitas saborosas e saudáveis.
Estamos enviando, nas agendas, etiquetas que solicitam uma pesquisa de imagens para ser feita em casa e enviada para a escola na próxima segunda-feira.

Degustação na Turma do Pintinho

A Turma do Pintinho conheceu mais uma história da literatura infantil: João e o Pé de Feijão. As crianças assistiram a um teatro em que o personagem as presenteou com feijões de cores e tamanhos diferentes. Depois de os observar, cheirar e tocar, foi a hora de pesquisar como faríamos para comê-los. Quem já comeu feijão? Quem lembra da cor do feijão que come em casa? Ele é duro ou mole? Colocamos o feijão para cozinhar e nos deliciamos com os sabores de cada um dos que escolhemos:o preto, o branco e o mulatinho. Agora vamos plantar as sementinhas e observar sua transformação.

Borboleta no Parque Lage

A Turma da Borboleta teve uma experiência diferente ao realizar uma aula de Expressão Corporal no Parque Lage. Depois do alongamento, experimentaram bater asinhas como as borboletas, usando diversos materiais e qualidades de movimento. Terminamos nosso passeio fazendo uma caminhada para visitar o lago em busca de girinos. Aproveitamos o caminho e vimos os peixes no aquário e ainda fomos presenteados com o voo de lindas borboletas durante o percurso.

Papel na Recicloteca

A Turma do Papel foi à Recicloteca e viu um filminho chamado "Tá limpo". Conversamos sobre a sujeira que não pode ser jogada na rua e sobre os 3 Rs. Depois fizemos papel reciclado e também aprendemos como se faz uma composteira.
O passeio foi maneiro!
Texto Coletivo

Conhecendo as relações que existem entre nós e a natureza e as formas de transformação que desenvolvemos nesta interação, descobrimos, em nossas pesquisas, que antes do papel outros suportes eram utilizados para a escrita, entre eles o barro, as pedras, as folhas de árvores, o papiro, a madeira etc.
Para ilustrar o nosso estudo, pedimos às crianças para trazerem imagens desses suportes ou os próprios elementos, na segunda-feira, 06/05, para que possamos compartilhar com a turma.

Surpresa!

Com histórias para contar sobre a Festa Pedagógica, a Turma do Ovo começou a semana com muita energia. Recebemos, em nossa caixa surpresa, uma charada para ser desvendada. Para descobrirmos a resposta, tivemos que enfrentar o desafio de montar um quebra-cabeças, de onde vimos surgir uma cobra-coral!

Novo Mergulho

A partir de materiais de pesquisa que continham muitas informações e curiosidades sobre a camuflagem e o mimetismo no fundo do mar, trazidos por Clara, Matias e Joaquim, a Turma do Camaleão fez um novo "mergulho”.
Admiradas, as crianças conheceram o dragão-marinho-folhado, que mimetiza as algas marinhas, e polvos que mudam de cor. Nesse clima de descobertas, aproveitamos para resgatar fotos e questões, que havíamos levantado no início do projeto, sobre o grupo de animais que se camuflam dentro da água, especialmente o polvo, o baiacu e o linguado.
A turma tem aproveitado os estudos que fizemos para relacioná-los aos novos animais que estão conhecendo. E com entusiasmo perceberam que por essas “águas” está surgindo uma “maré” de novidades!

Amor às Árvores

A Turma da Semente conheceu a história "Rubens, o Semeador", de Ruth Rocha. Muito atentas, as crianças acompanharam a leitura da biografia do estudioso e artista plástico Rubens Matuck que, ainda na infância, iniciou seu trabalho como plantador de árvores.Todos apreciaram a leitura da declaração de amor do artista às árvores e também suas ilustrações que incluem aquarelas de árvores brasileiras.
Para aproximar nossos pequenos da intenção de cuidado e observação das áreas verdes ao nosso redor, pedimos que tragam, de casa, fotos de árvores da rua onde moram e, se possível, o nome das espécies, para que as crianças possam compartilhar com a turma.

Tubarões e a Matemática

Para favorecer a elaboração de conhecimentos matemáticos, aproveitamos as informações trazidas pelo José Carlos, pai do João Pedro, na semana passada, e o quanto elas haviam instigado as crianças da Turma do Gelo, e propusemos uma atividade que incluiu o trabalho com as medidas. Para medir os 6 metros do tubarão-branco e os 15 metros do tubarão-baleia, decidimos usar o corpo das crianças como unidade de medida, levando-as a expor ideias, formular e comunicar procedimentos para a resolução do problema. No final, deixamos expostos, no corredor da escola, uma foto desses peixes com seu comprimento em barbante.

Aniversários

De 6 a 12 de maio

6 SANTIAGO PACHECO HEUER F7M
7 BRENO GENTILE MUGLIA OLIVEIRA PINTO F9MB
8 NATÁLIA OLIVEIRA COUTINHO PENNA TCM
8 VICENTE BIANCHI FERRAN F3T
9 ULRICH CORRÊA RAMOS DUARTE DA MOTA F1M
9 VICTOR STEPHANY PONTES F7M
9 LEILA MENDES CALDAS F6M
9 VIVIANE DO COUTO SILVA GOULART AUX
10 MARIA MOLETTA MENDES MORAES F1T
10 MIGUEL MARTINS MEXAS BITTENCOURT TDT
11 MARIA PIA CAPOBIANCO VILLA NOVA DINIZ TCT
11 ALICE REPETTO YAZBECK MONTEIRO NUNES F3T
12 IAN AMORIM CORDEIRO DE MELLO F7M
12 PEDRO DA SILVA FERREIRA F4M