Notícias de 19 de abril de 2013 - Ensino Fundamental - Ano XX

Para Todos

Feriado de São Jorge

Com o feriado da próxima terça-feira, não teremos aula na segunda-feira. Nessa semana o informe não circulará, sendo a próxima edição em 3 de maio.

Reuniões de Pais

Dia 29, segunda-feira, às 19h, F4.
Dia 30, terça-feira, às 19h, F7.
Dia 7/5, terça-feira, F5: F5T e F5MB às 18h; F5MA às 19h30.

Bateria da Sá Pereira

Começamos, terça-feira, os ensaios da bateria. Na próxima, será feriado. Nessa semana curtinha, os que ainda não se inscreveram terão tempo para tomar a iniciativa e vir nos encontrar no próximo ensaio. O grupo está grande com alunos e alguns professores. É só pegar a ficha na secretaria. Vamos nos preparar para estarmos afiados não só para o carnaval de 2014, mas para os festejos juninos e para as outras oportunidades de participação.

Menos Piolhos

O retorno que tivemos da campanha contra a pediculose foi significativo. Ouvimos muitos "causos" no retorno do dever de casa, crianças de Fundamental II mais atentas às coceiras na cabeça e procurando nossa orientação e, o mais importante, um grande número de famílias aderindo ao hábito de catar a cabeça e passar pente fino regularmente. Agradecemos a parceria e esperamos conseguir rever a forma de lidar com a questão. Continuem de olho e com pente fino nas mãos.

Invasão Literária

Já está virando tradição na escola, a comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil com uma “Invasão Literária”. Como esse dia foi criado em homenagem a Monteiro Lobato, por ser o dia do seu aniversário, as F5 se dividiram em pequenos grupos e visitaram todas as turmas levando seus livros, histórias e personagens, compartilhando o trabalho desse autor fundamental.

Ensino Fundamental I

Nos Jardins do Rui Barbosa

O passeio à Casa de Rui Barbosa trouxe muito colorido para a sala da Turma dos Detetives. Depois da visita, cada um desenhou as flores vistas por lá e imaginou como seriam as flores vistas pelas crianças da História Misteriosa. Pintaram com nanquim e construíram belos vasos floridos. No final, a alegria e o encantamento brindaram a obra:
"Nossa, mas foi a coisa mais linda que eu já fiz!" Aurora
"Eu acho que ficou incrível!" Julia
"Vou chamar minha mãe para ver! Ficou bonito demais!" Sofia Z."

Começamos o livro!

Nas F1, iniciamos a leitura de "O Sapo que virou príncipe, - continuação". Exploramos o livro e conversamos sobre a época em que se passa a história. Já vimos diferentes versões da "Princesa e o Sapo" em releituras, filmes e contos tradicionais. Agora, estamos explorando esse divertido enredo e acompanhando muitas transformações do tempo, das versões e dos personagens.

A F2 Responde!

Geologia? Conjunto espeleológico? Rochas metamórficas? As F2 realizaram seu primeiro trabalho de campo! O ônibus percorreu o Maciço da Tijuca rumo à floresta. Nossos pequenos observadores puderam conhecer uma das grutas do conjunto espeleológico Major Archer, a Gruta dos Morcegos. Uma trilha na mata atlântica nos encaminhou a uma pequena fenda, na qual entramos para explorar o ambiente e investigar uma importante página da história da formação geológica da nossa cidade. As rochas nos contaram algumas histórias, trouxeram novas palavras e nos prepararam para as próximas aventuras, tudo devidamente registrado no caderno de Projeto!

“Quando chegamos, paramos para lanchar. Conversamos com os Moleques Mateiros, depois fizemos a trilha. Paramos para ver as rochas e vimos que as duas rochas tinham dado pressão na rocha do meio e a rocha do meio tinha mudado de cor. Caminhamos de novo e paramos em um lugar que tinha várias rochas. Fizemos um circuito, depois fomos para a Gruta dos Morcegos. Exploramos a gruta e nos dividimos em grupos. O Felipe ensinou que o Brasil e a África eram juntos, houve um grande terremoto e o Brasil e a África se separaram. A gente explorou a gruta e depois fomos para o ônibus.” Pedro e Rafael F2M

De F3 para F2

As F3 se prepararam para presentear as F2 com desenhos e letras móveis que tanto lhes ajudaram, no ano passado, a pensar como se escreve em inglês. De manhã, quem apresentou foi Eduardo e Luisa e a tarde Luiza Lezan, Rafael e Antônio. Os mais novos usarão as letras durante todo o ano, em jogos e brincadeiras que desafiam suas hipóteses de escrita.

Ciranda na Biblioteca

As crianças da F3T farão uma ciranda de livros nas próximas semanas.
Para esse trabalho de leitura, selecionamos livros de duas autoras com que a turma já tem bastante familiaridade: Ruth Rocha e Ana Maria Machado. Para a escolha dos títulos, consideramos a autonomia de leitura e a quantidade de exemplares disponíveis para trabalharmos em trios e duplas. Para preparar a leitura, as crianças devem, primeiro, fazer uma leitura silenciosa prestando atenção à pontuação; em seguida podem treinar contando para alguém de casa. Assim poderão cuidar melhor da entonação. O livro não pode sair da mochila pois, a cada dia, uma criança será responsável pelo momento de história da tarde.

Aventura para as F3

Já que não temos como ir ao Rio Amazonas, conheceremos a bacia hidrográfica da Lagoa Rodrigo de Freitas. Iremos à Vista Chinesa, observar a paisagem e a influência do relevo na formação dos rios. Depois, faremos uma trilha na mata para chegar no encontro das águas dos rios Pai Ricardo e Macacos. Em seguida, vamos conhecer o desague desses rios na Lagoa Rodrigo de Freitas e, por fim, o desague na paria de Ipanema, pelo Jardim de Alah. Assim, pretendemos aproximar as crianças das discussões de sala de aula. Para isso, faremos um horário especial. A F3T irá no dia 06/05, segunda-feira. A chegada na escola será às 11h45, a saída, no horário normal, as crianças devem almoçar em casa. A F3M irá no dia 07/05, terça-feira. Sairemos para o passeio às 7h40, mas a saída da escola será às 13h.
A roupa e o calçado devem ser adequados para a mata. Passem repelente e protetor solar. Cada criança deve levar uma pequena mochila com água e lanche em embalagem descartável.

A Correnteza do Rio

A F3M debruçou-se sobre a lenda "A culpada foi a onça", do livro Contos e Lendas da Amazônia. A danada da onça não gostava de banho e por isso provocou um grande reboliço nas águas fazendo surgir a correnteza do Rio Amazonas que corre em direção ao mar.
As páginas da lenda, no livro, foram perfumadas com a cheirosa essência de pau-rosa que a onça usou para conquistar o seu amor e que é extraída de uma linda árvore da floresta. Os próximos passos serão a criação de um material ilustrado e apresentação da lenda para outras turmas.

Cadernos de Projeto

Envolvidos com o estudo sobre a natureza, as crianças da F4T apreciaram diferentes árvores retratadas por vários artistas e assim, inspiradas, ilustraram a capa do caderno de projeto. A atividade divertiu todo o grupo que muito se dedicou nesse processo de criação. Agora, estão levando o caderno para ser plastificado em casa.

Jogo do Caracol na F4M

O jogo do Caracol, na F4M, foi um sucesso! Depois de jogarmos, escrevemos coletivamente as regras no caderno. O jogo favoreceu o cálculo mental e o pensamento multiplicativo, trabalhando com operações com números exatos. Quem ainda não jogou, pegue o caderno de matemática do seu filho e divirta-se!
Alguns relatos das crianças:
"Eu gostei de jogar com os meus amigos. Um ajudou o outro a somar." Breno
"Foi muito legal e eu fiquei melhor em matemática." João Nucci
"A gente melhorou nas contas de vezes." Rafael

O Mundo me Encanta: Gente, Bicho, Planta!

As F4 pensaram em vários títulos para o nosso projeto. Depois de tantas ideias, selecionamos um título em cada turma e fizemos uma votação. O título escolhido foi "A natureza me encanta: Gente, bicho, planta!". Agora, estamos pensando o que já sabemos sobre esse assunto e o que desejamos saber. Quem ainda não trouxe os livros pedidos para este semestre precisa se apressar! Vamos iniciar a leitura após o feriado.

As F5 Vão Passear!

Na próxima semana, as F5 vão ao Mirante Dona Marta para ter o privilégio de ver o Rio de Janeiro de cima. Nesse passeio, queremos colocar em prática o uso da bússola, descobrindo a origem dos termos tão corriqueiros em nosso cotidiano: Zona Sul, Zona Oeste, Zona Norte. Vamos observar a paisagem da cidade e pensar nas transformações por que passou. E tantas coisas mais!
Dia 24/4, quarta-feira, F5T
Dia 25/4, quinta-feira, F5MA
Dia 26/4, sexta-feira, F5MB

Menino Maluquinho

Se você pudesse transformar o mundo com um clic de um controle remoto, o que você mudaria? Essa foi a pergunta feita às crianças nas últimas Tribos, depois de terem feito a leitura de uma tirinha do Menino Maluquinho. Aos poucos, o mural da entrada da escola vai ganhando cor e vida. Todas as turmas, depois de uma boa conversa e muita imaginação, deixam registradas diferentes opiniões sobre essa possibilidade. Tem muito adulto que não imagina o que passa pela cabeça dessa garotada!

Ensino Fundamental II

Variedades Linguísticas

As F6 trabalharam, através de algumas propostas no livro didático, as variedades e os preconceitos linguísticos, trazendo a reflexão de que a língua está sempre em mudança e palavras novas surgem a todo instante.

Potências e Raízes

Após entender o conceito de potenciação, as F6 fizeram um bingo onde os números eram sorteados na forma de expressão. Os alunos deviam resolvê-las e verificar se tinham o número resultante em sua tabela. Depois da potenciação, passamos a estudar a sua operação inversa: a radiciação. Começamos pela raiz quadrada, fazendo uma atividade em grupo usando tampinhas de garrafa. Cada grupo devia montar todas as possibilidades de quadrado usando até 30 tampinhas. Assim, conhecemos os números quadrados perfeitos.

Diálogos entre Literatura e Cinema

As F7 refletiram, a partir da leitura do último discurso de Charles Chaplin, no filme “O grande ditador”, e a “A revolução dos bichos”, sobre interessantes questões como o valor dos sentimentos de humanidade e justiça social e os conflitos das relações de poder.

Nice to meet you

Como é o dia a dia dos alunos das F7? O que estudam? O que fazem em seu tempo livre? Como se divertem? Para conhecer um pouco dessa rotina, serão publicados, no site da escola, em Das Turmas, trabalhos que resultaram das entrevistas feitas com os amigos e que descrevem um pouco de suas atividades.

Baralho de Decimais

Para treinar a comparação de números decimais, as F7 usaram um jogo de baralho onde as cartas eram compostas por números com vírgula. A brincadeira foi feita com grupos de quatro ou cinco alunos. Em cada rodada, aquele que jogasse a carta mais alta levava todas as cartas colocadas na mesa. Depois do jogo, cada um guardou cinco cartas para fazer uma atividade individual treinando outros assuntos que envolvem os números decimais.

Compromissos na F8

Nas aulas de Português, temos realizado uma série de atividades com a intenção de fazer o fechamento da avaliação trimestral - algumas são individuais outras em pequenos grupos, mas sempre inseridas em um processo que demanda desdobramentos. Faltas, atrasos, material incompleto, tarefa de casa não realizada comprometem a realização do trabalho.
Todos os cadernos de Língua foram observados e comentados. A ideia é que os estudantes possam rever sua produção e, quando for o caso, colocar o caderno em dia. Todas as datas importantes, com as respectivas tarefas, estão marcadas na agenda.
Nossa próxima adoção para o trabalho com Literatura é "Fahrenheit 451", de Ray Bradbury.

Arranjo Coletivo do Nono Ano

Maíra Martins
Os alunos de F9MA e F9MB, divididos na aula de música em canto e percussão, prepararam um arranjo coletivo para a música "Metamorfose ambulante", de Raul Seixas. Depois de ensaiarmos separadamente nos dois grupos, juntamos todos os alunos nos últimos ensaios para que pudéssemos ouvir o resultado completo, que está ficando muito divertido e original!

Convênio com São Vicente

Confirmamos o convênio com o Ensino Médio do Colégio São Vicente. Publicaremos em breve as condições do convênio.

De Todos

Teatro no Fim de Semana

Carlos Thiré, pai dos irmãos Francisco e Bernardo (F3T), avisa que está dirigindo dois novos espetáculos: "Um, Dois, Feijão com Arroz", no Teatro Vannucci, às 18h30min, e "No Fundo Do Mar", no Teatro Das Artes, às 17h.

Ordinarius no Parque das Ruínas

Maíra Martins
A professora Maíra lembra que a temporada do grupo vocal Ordinarius continua até o final do mês no Parque das Ruínas, em Santa Teresa. Os shows são sempre aos domingos, às 16h, com ingressos a 10 e 20 reais. Crianças de até 10 anos não pagam. Para conhecer o trabalho do grupo, visite www.ordinarius.com.br.

Aniversários

De 22 de abril a 5 de maio

22 LARA DE GÓES HERMETO - TBT
22 JULIA DE GÓES HERMETO - TBT
22 LETÍCIA ELIAS MENEZES -F3M
23 MARINA NASCIMENTO DAS CHAGAS - F7M
23 ANDRE SABACK SAINT-CLAIR - F8TB
23 FRANCISCO GARCIA THIRÉ - F3T
23 BERNARDO GARCIA THIRÉ - F3T
23 LUISA MALIN MELO - F6T
26 VINÍCIUS COSTA ALVES - F2T
26 CECILIA STOCKLER CARVALHOSA - F3T
26 SOFIA JUNQUEIRA NAZARETH - F2T
26 GABRIEL RIANI DICKSTEIN - F5MA
27 LUANA CONTINENTINO DE BARROS LIMA - F3T
28 MIGUEL MARTINS DE ANDRADE - F2T
28 PEDRO VALENCA REIS - F9MA
30 MIGUEL LEITE GUIMARÃES RÊGO - TCM
1 FERNANDA PATRICIO DA CÂMARA E SOUZA - TBM
2 NINA FREITAS DE SOUZA SALVESTRONI - EIM
3 THÉO IVO DE ARAÚJO LIMA BARRETTO LOPES - F1T
3 LUCCA NOGUEIRA CZAMARKA - F2T
4 MARIA MONICA DE PAULA RIBEIRO - AUX
4 VERA AIMÉE NOMURA-PRETYMAN - F8TB
4 JULIANA DIAS DA COSTA - F6M
4 PEDRO PORTO SILVA ALBERGARIA - TBM
4 AMANDA AZEREDO TUPINAMBÁ - F9MA
5 ALVARO LUIZ MARITAN DE ABOIM COSTA - F9MB