Notícias de 19 de abril de 2013 - Educação Infantil - Ano XX

Para Todos

Feriado de São Jorge

Com o feriado da próxima terça-feira, não teremos aula na segunda-feira.

Educação Infantil

Festa Pedagógica

Nossa Festa Pedagógica será no Jardim Botânico, dia 27/04, sábado, em horários distintos para os turnos da manhã e da tarde.
Pretendemos passar uma manhã agradável com as famílias, confraternizando e passeando, atentos à beleza da flora e fauna que esse belíssimo lugar nos oferece.
Aproveitaremos para observar o que temos aprendido sobre transformação na escola. Para isso, organizamos um roteiro: nos encontraremos no Lago Frei Leandro, o das vitórias-régias, caminharemos em direção a lugares previamente estabelecidos e finalizaremos o rodízio no Chafariz Central. Para cada um desses locais estão planejadas atividades que se relacionam com o projeto das turmas.
Venham com roupas confortáveis e, se desejarem, levem uma canga para sentar no chão.
O roteiro e horários do rodízio estabelecido para cada turma serão divulgados no próximo informe. Se a previsão do tempo, no dia anterior, for de chuva, o passeio será adiado para o sábado seguinte, nos mesmos horários.
O valor do ingresso para adultos é de R$ 6,00. Crianças até 7 anos e maiores de 60 anos têm isenção de pagamento.
Não deixem de solicitar o guia de visitação do local na portaria para que todos possam se localizar dentro do Jardim Botânico. Ao chegar ao ponto de encontro (Lago das vitórias-régias), dirija-se à professora de seu filho(a). Para o caso de irmãos que estudam no mesmo turno, em turmas diferentes, pedimos que cada criança seja acompanhada por um responsável.
Para maiores informações sobre o funcionamento do Jardim Botânico, acessem o site http//www.jbrj.gov.br/arboreto/
Evitem o carro como transporte. A fila do estacionamento no final de semana costuma ser grande e provavelmente provocará atrasos que vão impedir que a gente possa caminhar juntos sem perder nenhuma atividade!
Contamos com a presença de todos.
Turno da manhã, de 9h30 às 11h; tarde. de 11h30 às 13h.

Reuniões de Pais

Ainda falta um tempinho, mas vale a pena lembrar o que já está nas agendas.
A presença de todos é muito importante. Esse é um momento especial em que os professores compartilham com as famílias as notícias da turma e o que as crianças aprenderam na escola. Nas turmas do Pintinho, Jabuti, Ovo e da Borboleta, contaremos com as presenças do Jean e da Renata, professores de Música e Expressão Corporal.
Dia 08/05, quarta-feira, 8h, Turma do Papel; 18h, Turmas do Jabuti e do Pintinho.
Dia 15/05, quarta-feira, 8h, Turma da Semente; 18h, Turmas da Borboleta e do Ovo.
Dia 22/05, quarta-feira, 18h, Turmas do Camaleão e do Gelo.

Corpo de Gente e Corpo de Jabuti

As crianças da Turma do Jabuti observaram, mais uma vez, bem de pertinho, o Jabuti da escola. Viram que partes compõem o seu corpo e descobriram semelhanças e diferenças com o próprio corpo, além de tentar nomear e movimentar as suas diversas partes. Esse trabalho foi complementado na aula de Expressão Corporal, na qual Renata sugeriu brincadeiras de esconder ou de usar somente uma parte do corpo para se locomover carregando um balão de ar. Iniciamos, também, uma conversa sobre como e para que usamos cada uma dessas partes.

Visita na Turma do Pintinho

A Turma do Pintinho recebeu a visita de Bruno e Yvaga, biólogos e pais do Antônio. As crianças ficaram curiosas e atentas ao observar a anatomia dos pintinhos, que passarão a morar por um tempo na escola, para que as crianças possam acompanhar de perto a sua transformação. Com cuidado, Bruno esticou suas asinhas e mostrou seus pés e bico. Felizes com a companhia dos novos moradores da escola, nossos pequenos resolveram escolher um nome para eles: Bete e Betinho! Sejam bem-vindos!

Visita para Borboleta

Muito envolvida com as pesquisas e curiosa com as transformações observadas em nossa lagarta, a Turma da Borboleta convidou o Bruno, tio da Jess e biólogo, para esclarecer algumas dúvidas que foram surgindo:
"Borboleta só faz casulo pendurado no galho?"
"A lagarta preta vai virar uma borboleta colorida como um arco- íris?"
"Quando está no casulo, a borboleta come?"
Muito atencioso, Bruno ajudou a responder a essas e muitas outras perguntas feitas pelo grupo e ainda levou caixas com alguns insetos, entre eles diferentes espécies de borboletas, que proporcionaram uma conversa muito instigante sobre camuflagem e mimetismo, esses super disfarces que protegem alguns animais. Foi um encontro rico e muito especial!

Flutua ou Afunda?

O que aconteceria se alguns objetos fossem jogados em uma bacia com água? Qual deles flutuaria como os cisnes? Qual afundaria? Por que um objeto flutua? Foi assim que a Turma do Ovo saiu pela escola procurando objetos que possibilitassem essa observação. E, bem atentos, viram folhas que afundaram e outras não. Muitas crianças chegaram a conclusões curiosas:
"A folha do Cosmo afundou porque era leve demais!" (Lara R.)
"A minha folha não afundou" (Bernardo)
"O meu brinquedinho era leve e não afundou" (Pedro R.)

Os Três Rs

As Turmas do Papel e da Semente se encontraram para uma conversa sobre o meio ambiente que envolveu os temas: redução, reutilização e reciclagem. Desafiados, os pequenos refletiram sobre a responsabilidade e importância de cuidar e adotar práticas de preservação da natureza. As crianças assistiram ao filme “Um plano para salvar o planeta”, da Turma da Mônica, e combinaram fazer uma composteira caseira para acompanhar a decomposição de sobras de alguns alimentos.

Cobra Coral Falsa ou Verdadeira?

A Turma do Camaleão percebeu que para identificar o mimetismo é preciso muita atenção. O ditado “Vermelho com amarelo perto, fique esperto. Vermelho com preto ligado, pode ficar sossegado!”, foi um dos desafios que mobilizaram as crianças durante alguns dias. Fotos e vídeos sobre a cobra coral tornaram-se pistas valiosas. As crianças fizeram comparações entre as disposições dos anéis da cobra coral falsa e da verdadeira e levantaram diversas hipóteses sobre qual delas seria a venenosa. Diante da falsa, o enigma foi desvendado: “Já sei! Pode ficar sossegado porque essa não tem veneno!” (Joaquim)
Envolvidas nas pesquisas sobre o réptil, as crianças também cantaram, brincaram de rastejar como cobras e de pegar objetos sem utilizar as mãos. E confeccionaram uma cobra utilizando jornal, cola e nanquim.

Oceanos

Aproveitamos o grande interesse da Turma do Gelo por nossas pesquisas sobre a água para convidar José Carlos, oceanógrafo e pai do João Pedro, para uma visita. Ele veio nos falar sobre animais marinhos, dentre eles o tubarão baleia, um dos que mais instigou as crianças, e também sobre os oceanos e sua localização no mapa mundi, além de fazer uma demonstração utilizando um ventilador e um tabuleiro com água para mostrar como as ondas se formam. E para a alegria de todos, a turma foi presenteada com um livro que complementará nossos estudos com informações interessantes.Tivemos um início de tarde muito especial!

Aniversários

De 22 de abril a 5 de maio

22 LARA DE GÓES HERMETO - TBT
22 JULIA DE GÓES HERMETO - TBT
22 LETÍCIA ELIAS MENEZES -F3M
23 MARINA NASCIMENTO DAS CHAGAS - F7M
23 ANDRE SABACK SAINT-CLAIR - F8TB
23 FRANCISCO GARCIA THIRÉ - F3T
23 BERNARDO GARCIA THIRÉ - F3T
23 LUISA MALIN MELO - F6T
26 VINÍCIUS COSTA ALVES - F2T
26 CECILIA STOCKLER CARVALHOSA - F3T
26 SOFIA JUNQUEIRA NAZARETH - F2T
26 GABRIEL RIANI DICKSTEIN - F5MA
27 LUANA CONTINENTINO DE BARROS LIMA - F3T
28 MIGUEL MARTINS DE ANDRADE - F2T
28 PEDRO VALENCA REIS - F9MA
30 MIGUEL LEITE GUIMARÃES RÊGO - TCM
1 FERNANDA PATRICIO DA CÂMARA E SOUZA - TBM
2 NINA FREITAS DE SOUZA SALVESTRONI - EIM
3 THÉO IVO DE ARAÚJO LIMA BARRETTO LOPES - F1T
3 LUCCA NOGUEIRA CZAMARKA - F2T
4 MARIA MONICA DE PAULA RIBEIRO - AUX
4 VERA AIMÉE NOMURA-PRETYMAN - F8TB
4 JULIANA DIAS DA COSTA - F6M
4 PEDRO PORTO SILVA ALBERGARIA - TBM
4 AMANDA AZEREDO TUPINAMBÁ - F9MA
5 ALVARO LUIZ MARITAN DE ABOIM COSTA - F9MB