Notícias de 12 de abril de 2013 - Educação Infantil - Ano XX

Para Todos

Coloquem na Agenda

Lembramos que dia 23, terça-feira, é feriado e que não teremos aula na segunda-feira, dia 22. No sábado, dia 27, teremos Festa Pedagógica. A programação seguirá no próximo Informe.

Educação Infantil

Febre na Escola

Por motivo de febre, algumas crianças das Turmas do Pintinho e do Jabuti estão faltando à escola. Na maioria das vezes, a febre pode significar resposta a processo infeccioso, o que acaba expondo o grupo ao risco de contágio.
De acordo com as recomendações que constam em nossa proposta pedagógica, pedimos que as crianças que tiverem apresentado febre na noite anterior ou durante a manhã, não frequentem as aulas e que a evolução da febre seja observada em casa por um período mínimo de 24h para que, então, sejam liberadas para o convívio com outras crianças.

Como Nascem os Jabutis?

Conversando com a Turma do Jabuti sobre o nascimento desse e de outros animais, chegamos ao das próprias crianças. Vejam o que disseram:

"O jabuti sai de dentro do ovo, quebra o ovo com a cabecinha e sai." (Hugo)
"Eu estava dentro da barriga da mamãe." (Clara)
"Eu era bebezinho e cresci." (Arthur R.)

Para continuarmos nossas pesquisas e descobertas, pedimos às famílias que enviem fotos de quando eram bebês. Quanto mais novinhas, melhor.

Galo ou Galinha?

A Turma do Pintinho foi presenteada com dois pintos pelo amigo Antônio. As crianças ficaram muito animadas e instigadas ao vê-los chegar e ao tocá-los! Também fizeram várias perguntas que deram mais vida ao nosso projeto: por que esses pintinhos são pretos? Será que eles vão crescer e virar galo ou galinha? Para responder a essa e outras perguntas, decidimos cuidar desses novos “amigos” que ficarão por mais tempo em nossa escola para que possamos acompanhar de perto o seu crescimento.

Quanto Mede?

Qual será o tamanho da maior borboleta brasileira? Depois de ouvir essa pergunta, as crianças da Turma da Borboleta levantaram algumas hipóteses esticando os bracinhos para mostrar o tamanho que imaginaram. Ficaram um tanto surpresas quando descobriram que era possível medir a borboleta coruja com a ajuda de uma régua. Depois utilizaram essa unidade de medida para medir as crianças e outras coisas pelo pátio da escola.

Lá vem o Pato

A Turma do Ovo encontrou, dentro da caixa surpresa, o livro do Patinho Feio. Ao final da história, as crianças foram contempladas com um ovo grande e amarelado. Que ovo seria aquele? Era de pato! Curiosas, ouviram a Polyana contar como havia chegado à escola. Era do sítio de sua avó! Mas será que dentro dele era igual ao ovo de galinha? Para observar melhor o seu interior, fizemos a experiência de congelá-lo.

“A Raquel descascou o ovo com a colher e a mão” (Cecilia)
“O ovo está muito duro” (Cosmo)
“O ovo está igual a uma pedra de gelo” (Manuela)
“A gema é maior do que a do ovo da galinha” (Eduardo)

Encantados, terminamos o nosso dia, animados, dançando e cantando a música do Vinícius e Toquinho: “Lá vem o pato, pata aqui pata acolá...”.

Papel Machê

"Preparamos a receita do papel machê colocando, numa bacia, um copo de cola e seis de água. Rasgamos o papel e cobrimos todo o chocalho. Precisamos esperar que fiquem bem sequinhos para pintar e colocar as missangas. Nós, da Turma do Papel, adoramos essa atividade. A nossa mão foi ficando melequenta e os chocalhos, todos, cobertos com papel molhado de cola."
Texto Coletivo

Camaleão no Jardim Zoológico

"Fizemos um passeio ao Jardim Zoológico para ver os animais que estamos estudando. Vimos duas iguanas, primas do camaleão, cobras, dormindo e acordadas, escondidas em folhas e pedras. Os jacarés e os sapos também se escondiam nas folhas e imitavam pedras, igual a tartarugas e jabutis. Adoramos a girafa, a zebra, os hipopótamos, os elefantes e os tamanduás. Os macacos eram brincalhões e engraçados e tinha um urso-pardo que tentava entrar na casa de outro urso! Gostamos muito do passeio!"
Texto Coletivo

Universo das Plantas

Depois de reconhecer que as plantas nascem não só de sementes, mas também de estacas, a Turma da Semente manuseou e provou pedacinhos de cana de açúcar. E numa roda de conversa, comentaram sobre a importância das árvores para o planeta e conheceram a história da "Sumaúma, mãe das árvores", de Lynne Crerry.
Na sala de artes conheceram "A árvore da vida", do artista Gustav Klimt, e pintaram florestas.

"É bom brincar na sombra das árvores" (Lia)
"As árvores dão frutos" (Nico)
"As árvores alimentam os bichos" (Bettina)
"Eu tenho uma casa na árvore do meu sítio" (Luiza T.)

Terrário

Mergulhadas nas pesquisas sobre a água, as crianças da Turma do Gelo foram instigadas a responder questões sobre o ciclo da água. Em nossas rodas de conversa, fizemos o registro de seus conhecimentos prévios e estabelecemos algumas relações com o nosso dia a dia. As crianças concluíram que a chuva e o orvalho nas plantas eram possíveis de ser observados! Instigados com o assunto, convidamos Marcos, pai da Julia, para construir conosco um terrário para que pudéssemos acompanhar o ciclo da água, o desenvolvimento das plantas e sementes e também das minhocas que ele trouxe de seu minhocário! Os pequenos estão curiosos para observar as transformações! E vocês, ficaram curiosos também? Então venham conhecer o nosso experimento!

Dançando com Papel

Depois de apreciarem o vídeo Summer Stock, com Gene Kelly, as crianças da Turma do Papel foram desafiadas a reproduzir alguns movimentos observados que, em seguida, se transformaram numa pequena sequência coreográfica. Atentos e concentrados, os pequenos realizaram giros e mudanças de direção.

Mudando de Cor

Na aula de Expressão Corporal, projetamos diferentes cores nas crianças relacionando-as com partes do corpo e qualidades de movimento. Como camaleões, a cada mudança de cor, os pequenos brincaram movimentando a parte correspondente, reforçando seus conhecimentos sobre o esquema corporal.

Aniversários

De 15 a 21 de abril

15 RAFAEL EYER PROTASIO DE OLIVEIRA - F3T
15 SOFIA PECLY MONTEIRO - F4T
15 CAETANO VARGAS FRAGA LOPES PINTO - TDM
15 PEDRO HENRIQUE PAIVA CHAVES TRILLES - TCM
16 ANNA BARRETO PINA CHIARINI - F7M
16 SOFIA ARRUDA NEPOMUCENO - F6T
17 FABIOLA CORREA LIMA - AUX
17 PEDRO PUPO MEDEIROS - TBM
18 CECILIA DUTRA REIS DE MOURA NEVES - F1T
19 ELENILDE VIEGAS - PRO
19 LILY EXENE MESQUITA LAGERBLAD GRAHAM - F6M
20 PEDRO FRANÇA IZIDORIO AIRES - F4M
20 HELENA FERRANTE DE OLIVEIRA - F9MA
20 ANDRÉ AMARAL DE ALMEIDA - F2M
21 ARTHUR MOREIRA RIBEIRO - TAM
21 MIGUEL AMORIM LAMOGLIA - F4T
21 JOAO ALMEIDA WERNECK - F7T