Notícias de 12 de abril de 2013 - Ensino Fundamental - Ano XX

Para Todos

Sobre Inclusão

Na semana passada, em nossa reunião semanal com toda a equipe de professores do Fundamental 1 e 2, tivemos a presença da Ana Helena Schreiber, psicopedagoga e terapeuta ocupacional, Giselle Zlot, pedagoga, e Daniel Flaksman, pai do Pedro Flaksman (F4M), que trouxeram vivências e reflexões importantes sobre a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. Agradecemos a disponibilidade dos três por participarem dessa discussão, ajudando-nos a construir um espaço de inclusão mais amplo e eficiente.

Piolhos em casa

Está na hora de tratar do assunto de forma séria e dedicada, em casa. Aqui na escola já conversamos bastante e sabemos que somente uma ação conjunta pode melhorar a situação.
Todos os alunos do Fundamental I levaram uma tarefa de casa sobre o assunto. A estratégia é ajudar os pais a abordar a questão e entrar em ação.
Esperamos que todos possam fazer uma boa observação e, se encontrarem lêndeas ou piolhos, iniciar um tratamento eficaz.

Feriado de São Jorge

Lembramos que dia 23/4, terça-feira, é feriado e que não teremos aula na segunda, dia 22. Nessa semana o informe não circulará.

Ensino Fundamental I

Passeio à Casa Rui Barbosa

Quanta diversão! A Turma dos Detetives fez um passeio à casa Rui Barbosa e aproveitou a linda manhã da última quinta-feira. Uma caça ao tesouro, com dicas de personagens que se transformam, animou, ainda mais, a turma. No final, as crianças encontraram o tesouro dentro da biblioteca: a coroa do Príncipe Sapo e uma carta. E aproveitaram para ver vários livros, brincar e ouvir a história da Cinderela, numa versão bem antiga e requintada.

Família Gorgonzola

O livro "Os Problemas da Família Gorgonzola" foi finalmente inaugurado nas F2, com direito a degustação de queijo gorgonzola e tudo! As crianças curtiram muito as histórias apresentadas na leitura e, em outro momento, foram convidadas a resolver o primeiro problema, registrando tudo no caderno.

Camilão Comilão

A Turma dos Mutantes conheceu um personagem novo esta semana: Camilão. Um porquinho muito comilão e muito querido que pedia comida para todos e comia tudo sozinho. Mas, depois de um tempo, começou a mudar suas atitudes.
Depois de ler a história, as crianças receberam uma apostila com alguns problemas para resolver. O que será que mudou no porquinho? O que ele vai fazer com todas as comidas? Aguardem as respostas da turma.

Região Amazônica no J.B.

A sumaúma, a correnteza do rio, o pau mulato, tucano, jacú e muitos outros pássaros em algazarra, a vitória-régia e sua lenda. Todos esses elementos estavam no Jardim Botânico, para observarmos e admirarmos. A criançada da F3M pôde sentir, em alguns trechos do Jardim, a umidade e a pouca luz que entra pelas copas das grande árvores, simulando o ambiente da floresta tropical. Depois de uma longa caminhada, paramos para lanchar e brincar livremente pelo parque. Foi uma manhã muito divertida!

Floresta Amazônica

Nas aulas de Dança, as crianças de F3 assistiram ao balé "Floresta Amazônica", de Dalal Achcar, com trilha de Villa Lobos. Em seguida, dividimos a turma em grupos e cada grupo ganhou um elemento presente na história desse balé. Criaram uma célula coreográfica dando movimentos ao boto, ao uirapuru, às ninfas e ao fogo.

Encontro com os pais

A F3T tem recebido muitas propostas de visitas dos pais para falar e mostrar materiais sobre viagens na Amazônia e seu grande rio. Pensamos que seria bem interessante se juntássemos essas famílias em um ou dois grandes encontros. Pedimos que mandem nas agendas os melhores dias da semana para tentarmos organizar as visitas! As crianças vão adorar!

Reunião de Pais de F4

Precisamos adiar a reunião da próxima segunda para o dia 29/4, segunda, às 19h. Agradecemos a compreensão das famílias.

Números nas F4

As crianças das F4 se aventuram no "mundo dos números" e vivenciam atividades que as fazem pensar sobre o nosso sistema de numeração. Sequenciar, escrever por extenso, decompor, identificar ordens e classes, descobrir antecessores e sucessores, classificar em pares e ímpares, organizá-los no quadro valor de lugar, são alguns dos desafios que experimentamos neste momento. Assim, pouco a pouco, vão aumentando o conhecimento sobre as regularidades matemáticas e ampliando o campo numérico dos números trabalhados. Sedimentar esses conceitos é fundamental para a realização das operações e resolução de problemas.

Jogo do Caracol

As crianças de F4T se divertiram bastante com o Jogo do Caracol durante a aula de Matemática. O jogo envolve a prática de multiplicação, o trabalho com diferentes ordens de grandeza e ajuda no cálculo mental. Suas regras foram registradas no caderno e as crianças têm como tarefa de casa ensinar e jogar com seus pais. Divirtam-se!

Rio em Letra e Música

São tantas! É isso que as F5 estão descobrindo: como os músicos e os poetas cantam e contam sobre o Rio. A maioria das vezes usam um tom de encantamento, mas muitas vezes o tom é de crítica, que nos leva a pensar e levantar questões.
Uma das que usamos para refletir foi “Cariocas”. As crianças analisaram aqueles versos, se colocaram neles e depois criaram mais uma estrofe complementando as definições da gaúcha-carioca Adriana Calcanhotto.

Quanto Cabe?

Tenho 1 litro de água. Quantos recipientes de 300 mililitros posso encher com esse conteúdo? E se as garrafas forem de 500 mililitros? Como leio 1,5 l? O que representa "o vírgula cinco"?
Através de experiências e de questionamentos as F5 iniciaram, nas aulas de Matemática, um trabalho um pouco mais aprofundado com medidas e grandezas. Começaram pelas medidas de capacidade e logo seguirão para as de massa, comprimento, tempo... Mensurar, interpretar e expressar informações relativas a essas medidas, bem como manipular diferentes instrumentos de medidas convencionais, são habilidades importantes que pretendemos que as crianças desenvolvam.

Informe Literário

Publicamos o primeiro informe literário de 2013, trazendo textos da F5T. As crianças da turma receberão um exemplar impresso, mas vale a pena todos conferirem a publicação no site. Esperamos que gostem!

água, cor, luz

Munidos de uma travessa com água, tinta e um retroprojetor, os alunos tornaram-se narradores de uma história cujo tema era a transformação da água. A imagem era criada juntamente com a história e à água na travessa, projetada na parede, iam se juntando cores e elementos.

A correnteza do rio

As crianças da F3M estão debruçadas na lenda de uma onça, que não gostava de banho e fez surgir a correnteza do Rio Amazonas, viajando em direção ao mar.
Conheceram e perfumaram as páginas da lenda com o cheiro do pau rosa, essência cheirosa, que a onça usou para conquistar seu amor.
Agora estamos criando um material para contar essa história para outras turmas.

Ensino Fundamental II

Bateria da Sá Pereira

Começamos na próxima terça os ensaios da bateria. Quem ainda não se inscreveu, ainda está em tempo. É só pegar a ficha na secretaria. Vamos nos preparar para estarmos afiados não só para o carnaval de 2014, mas para os festejos juninos e para as outras oportunidades de participação que tivermos ao longo no ano.

Saber tudo na F6

"Não sou mais tão criança a ponto de saber tudo". Com essa frase, de autoria de Renato Russo, Luis colaborou com a discussão sobre conceitos complexos e polêmicos como inteligência, conhecimento, informação.
Ver o acervo da Biblioteca Nacional nos ajudou na construção da ideia de que há muita informação espalhada pelo mundo, e reunida em alguns lugares, a ser transformada em conhecimento.
Saber tudo sobre todos os assuntos é praticamente impossível, concluíram, especialmente porque "tudo muda o tempo todo no mundo", já dizia Lulu Santos.

Recontando o conto

Nas aulas de Teatro, os alunos das F6 estão explorando as diversas maneiras de contar a mesma história. “Cinderela”, um conto de fadas conhecido por todos, é a nossa matéria prima. Vamos recontar essa história pensando em novas possibilidades e aguçando nossa criatividade. Transformar um conto de fadas, num poema, numa propaganda, ou até numa matéria de jornal é o desafio das duas turmas.

Livro "O Céu"

Nas próximas semanas as F6 iniciam o trabalho com o livro "O Céu - Guia de Campo", da editora Escala Educacional. Alguns alunos ainda estão sem seus exemplares para o início dos estudos.

F6 na Baía

As F6 realizaram um passeio pela Baía de Guanabara, promovido pelo Espaço Cultural da Marinha. A experiência proporcionou a integração das turmas (manhã e tarde), a observação de alguns conceitos trabalhados em sala de aula, a construção de novos conhecimentos a partir das histórias da guia do passeio e a quebra da rotina de sala de aula. Com a observação da paisagem geográfica, pudemos diferenciar os aspectos naturais e humanizados, verificar os impactos dos diferentes tempos históricos e avaliar a situação sócio-ambiental da Baía. Como tarefa, produziram um breve relato do passeio.

Crônicas do Verissimo

É a adolescência uma fase da vida na qual podemos passar por muitas transformações. Nas aulas de Teatro, os alunos das F8 estão trabalhando com crônicas de Luis Fernando Verissimo que falam da vida cotidiana, das famílias, das descobertas, e principalmente, da adolescência. Esse trabalho será apresentado na Mostra de Artes. Está aberta a temporada de ensaios!

Campanha das F8

Nas Tribos, complementando o trabalho que realizaram no ano passado nas aulas de Artes relacionado à proposta "Design for Change", as F8 visitaram as turmas de F6 e F7 colocando em prática as campanhas sobre o trânsito e o material. Mostraram os vídeos e cartazes que produziram e criaram novas situações para chamar a atenção dos colegas para os problemas que precisam da cooperação de todos para serem solucionados.

Kontakthof

Depois de assistirmos ao documentário que narra a remontagem do espetáculo 'Kontakthof", de Pina Bausch, com um grupo amador de adolescentes, as F9 escolheram as cenas e personagens que gostariam de dançar. Iniciamos, então, nosso estudo para a montagem que será apreciada na Mostra de Artes.

F8 com Saramago

Finalizamos a leitura de "O conto da Ilha Desconhecida" e as turmas estão envolvidas em mais um desafio. A ideia é escolher um momento para fazer algum desdobramento, "se metendo" no texto, e contar, com Saramago, a história do homem que foi pedir um barco ao rei para ir à ilha desconhecida. Além da escolha acertada de um momento para desdobrar, é preciso manter a cadência, o tom, a unidade, a coerência do conto.

Inglês para maiores

Alguns alunos do Fundamental 2 ainda não possuem todos os materiais solicitados para as aulas de Inglês. Pedimos para que eles venham munidos de dicionário (que pode ser deixado em sala) e pasta exclusiva da matéria para fins de armazenamento e consulta constante. As fichas só poderão ser arquivadas ao final do trimestre.

Alongamento para a Capoeira

Os alunos de F9, divididos em pequenos grupos, criaram algumas sequências de exercícios de alongamento que atendessem às necessidades dos colegas que realizam a capoeira. Atentos às correções posturais, cada grupo apresentou sua proposta.

De Todos

Ceiuci

Maria Inês do Espírito Santo, avó da Antônia F1T, convida a todos para o lançamento de seu livro "Ceiuci, Uma Velha Gulosa", amanhã, às 16h, na Livraria Cultura, no Fashion Mall.

Aniversários

De 15 a 21 de abril

15 RAFAEL EYER PROTASIO DE OLIVEIRA - F3T
15 SOFIA PECLY MONTEIRO - F4T
15 CAETANO VARGAS FRAGA LOPES PINTO - TDM
15 PEDRO HENRIQUE P C TRILLES - TCM
16 ANNA BARRETO PINA CHIARINI - F7M
16 SOFIA ARRUDA NEPOMUCENO - F6T
17 FABIOLA CORREA LIMA - AUX
17 PEDRO PUPO MEDEIROS - TBM
18 CECILIA DUTRA REIS DE MOURA NEVES - F1T
19 ELENILDE VIEGAS - PRO
19 LILY EXENE MESQUITA L GRAHAM - F6M
20 PEDRO FRANÇA IZIDORIO AIRES - F4M
20 ANDRÉ AMARAL DE ALMEIDA - F2M
21 ARTHUR MOREIRA RIBEIRO - TAM
21 MIGUEL AMORIM LAMOGLIA - F4T
21 JOAO ALMEIDA WERNECK - F7T