Notícias de 5 de abril de 2013 - Ensino Fundamental - Ano XX

Para Todos

Reuniões de Pais

Fiquem atentos às datas das próximas reuniões, sempre às 19h.
F2, dia 8/04, segunda-feira;
F9, dia 9/04, terça-feira;
F4, dia 15/04, segunda-feira.

Saúde na Escola

Cuidar do bem estar de todos é função da escola, mas cuidar da saúde individual das crianças é obrigação das famílias. Não podemos assumir o tratamento da pediculose na escola e, hoje em dia, se questiona as intervenções diretas de vigilância, tratamento e controle que podem expor as crianças. Dessa forma, dependemos muito de vocês para sanar o problema. Já investimos muitos esforços em campanhas, conscientização dos alunos, esclarecimentos, produção de material, entre outras ações educativas. Estamos nos preparando para uma nova abordagem na próxima semana, mas já queremos sensibilizá-los para a questão, que está bastante grave na escola. Procurem a orientação dos pediatras das crianças e se preparem para uma ação conjunta.

Ensino Fundamental I

Livros Adotados

Estes são os livros que acompanharão nosso trabalho neste semestre. Algumas turmas já iniciaram as leituras.
F1 - "O Sapo que Virou Príncipe - Continuação", de Jon Scieszka, Ed. Cia. das Letrinhas.
F2 - "Planeta Terra", de Sylvie Baussier, Coleção Criança Curiosa, Ed. Salamandra; "Chapeuzinho Vermelho, uma Aventura Borbulhante", recontada por Lynn Roberts, Ed. Zastras.
F3 - "Contos e Lendas da Amazônia", de Reginaldo Prandi, Cia. das Letras; "Amazonas: Águas, Pássaros, Seres e Milagres", de Thiago de Mello, Ed. Salamandra; "Diário de Pilar na Amazônia", de Flávia Lins e Silva, Ed. Zahar.
F4 - "Gente. Bicho, Planta: O Mundo me Encanta", de Ana Maria Machado, Ed. Global; "O Mundo das Plantas", de Rosicler Martins Rodrigues, Ed. Moderna; "O Menino do Dedo Verde", de Maurice Druon, Ed. José Olympio.
F5 - "História do Rio de Janeiro Através da Arte", de Luciana Sandroni, Ed. Pinakotheke; "Joaquim e Maria e a Estátua de Machado de Assis", de Luciana Sandroni, Ed. Cia. das Letras; "Água", de Sônia Salem, da "Coleção De Olho na Ciência", Ed. Ática.

Sem bola?!

As turmas da manhã esqueceram os jogos com bola do Pereirão e aproveitaram o momento para outras brincadeiras. Piques, Trem Cego, Fotógrafo e Modelo, Ônibus e Detetive foram algumas que provocaram muitos risos. Acostumadas com os jogos competitivos, ao final da aula as crianças se mostraram curiosas em relação às novas experiências lúdicas.

Aladim

Esse conto cheio de magia e emoção está encantando a Turma dos Detetives e transformando sonhos em realidade. As crianças escolheram para onde iriam viajar com o tapete mágico e fizeram também uma entrevista com os pais. Para completar, vários pedidos foram feitos à lâmpada maravilhosa. Tudo foi registrado em desenhos, pintura e escrita. Ouvimos a história em cordel, um texto rebuscado, cheio de rimas e repleto de suspense que foi oferecido pela Olívia. Provocadas pelas leituras de diferentes versões, as crianças decidiram fazer um teatro e capricharam na performance. Agora, vamos assistir ao filme e nos preparar para outra história!
Nosso passeio à Casa de Rui Barbosa foi remarcado para quinta-feira.

Os Mutantes Vão à Biblioteca

Como na "História Misteriosa" que as F1 estão lendo, as crianças da Turma dos Mutantes também foram conhecer uma casa antiga com uma biblioteca. Depois de passar um tempo entre estantes de livros, fizeram um lanche embaixo de uma linda árvore e participaram de uma caça ao tesouro. As pistas eram perguntas sobre a transformação de diferentes personagens. No final, encontraram o tesouro - a história do Príncipe Sapo. Escutaram com muita atenção e ficaram curiosas para saber se a história acabava por ali.

O que é Crosta Terrestre?

As F2 fizeram a primeira experiência do ano para entender como surgiu a crosta terrestre. Conversaram sobre o que é crosta, consultaram o dicionário e descobriram que se trata de uma camada. Em seguida, viram o leite ferver e depois esperaram até que esfriasse, formando uma camada de nata na superfície. Tudo foi registrado no caderno como os cientistas fazem!
"A Terra era uma bola de fogo. Conforme a temperatura da Terra foi esfriando, formou uma camada assim como a nata surgiu por cima do leite quando o leite esfriou." Texto Coletivo
Outra grande novidade da semana foi a mudança do Francisco, que era da F2M e agora está na F2T.

Trabalho de Campo

Nada melhor do que uma aventura, um trabalho de campo, para observar e pensar no tanto de história que as rochas podem nos contar. É com essa postura investigativa que as F2 irão percorrer o Circuito das Grutas, na Floresta da Tijuca. F2T na quinta e F2M na sexta. Não cheguem atrasados, vamos sair no horário de entrada de cada turno.
Não esqueçam de tênis e calça apropriados, repelente e disposição. Uma pequena mochila (cada criança carregará a sua) com lanche - comida e bebida - em embalagem descartável. Vale um cantil para matar a sede durante a caminhada.

Ábaco nas F3

Contar com os dedos nunca mais? Que nada! O ábaco, esse instrumento milenar, foi inspirado exatamente no ato da contagem com os dedos. Essa máquina, que tem aproximadamente 5000 anos, está entusiasmando a criançada das F3 que começou a representar os números, demonstrando muito conhecimento sobre o sistema decimal e, em breve, vão operar nessa calculadora diferente. Mais uma ferramenta que chega para ajudar nossos pequenos a calcular com mais agilidade.
Na próxima terça-feira, a F3M vai passear no Jardim Botânico. Cada criança deve levar uma pequena mochila com lanche - comida e bebida - em embalagem descartável.

Natureza

Nossas discussões a respeito do tema do Projeto nas F4 estão esquentando. As últimas reflexões surgiram a partir da leitura do livro "A História de Tudo", de Neil Layton. As crianças ficaram muito curiosas para saber sobre o surgimento da vida na Terra e as transformações que ela sofreu com o passar do tempo. Se encantaram com as variadas mudanças e questionaram: "Mas como aconteceu o Big Bang? O que causou essa explosão? O que fez a Terra aquecer tanto num momento e num outro momento congelar? Foram os fenômenos da natureza?" Natureza? Mas o que é natureza? Estamos pesquisando e refletindo sobre o assunto sob pontos de vista variados. Você já pensou nisso antes? Será que o conceito de natureza é o mesmo para todo tipo de pessoa e em qualquer lugar do planeta?
"É o mundo composto pelos elementos da vida." Antonio Bento (F4T)
"É o que nos dá a rota especial de viver. É a nossa forma de se relacionar com o mundo." Antonio Nery (F4T)
"É o supermercado das pessoas, tem tudo para viver." Tomé (F4T)
"A natureza somos nós." Bruno (F4T)

Gramática nas F5

Nas F5, os conteúdos da gramática formal vêm em embalagem nobre: "Emília no País da Gramática", de Monteiro Lobato. Pela boca da boneca e dos outros personagens do Sítio, Lobato questiona e encontra soluções incríveis para as nomenclaturas e regras da Língua. As turmas já embarcaram nessa aventura que ainda vai dar muito o que falar ao longo do ano.

Ensino Fundamental II

História

As turmas de F6 conheceram um pouco sobre as teorias Criacionista e Evolucionista, duas das muitas teorias sobre o surgimento do Homem na Terra.
Estudaram a respeito do período da pedra lascada, procurando entender o que significa "nomadismo".

F6 na Biblioteca Nacional

Na próxima quarta-feira as F6 irão, cada turma no seu horário, à Biblioteca Nacional.
A visita tem como objetivo aproximar os alunos da instituição, das formas de organização do acervo e do trabalho do bibliotecário.

Little Reminders

Shake a Tower? Peed your Fed? Tick up your Poys?
As F6 se divertiram decifrando pequenos lembretes que nos ajudam a ficar mais organizados e responsáveis em nosso dia a dia. Assim estamos estudando como escrever orientações, comandos, dicas e convites. Have a Wice Neekend!

Língua Portuguesa nas F6

Após a leitura do conto "Mistério em São Cristóvão", de Clarice Lispector, os alunos refletiram sobre os textos da escritora trabalhados em sala de aula e desenvolveram uma pesquisa sobre sua vida e obra.
Continuamos envolvidos com a leitura de "Memórias de um Cabo de Vassoura" e com nosso estudo sobre a língua.

Vincent

Nas aulas de Inglês, as F7, que estão estudando a função dos marcadores de discurso, conheceram "Vincent", de Tim Burton. Com a prática de exercícios auditivos e de compreensão leitora, os alunos conheceram as transformações que o personagem acredita viver.

Literatura e Cinema

Com o intuito de criar novos diálogos e enriquecer alguns debates em sala de aula sobre o livro "A Revolução dos Bichos", de George Orwell, sugerimos que as F7 assistam em casa ao filme "O Grande Ditador", de Charles Chaplin.

Português na F8

Nossos próximos encontros serão dedicados à revisão dos conteúdos gramaticais. Em breve, as turmas estarão envolvidas em um desafio gramatical, uma atividade que demandará muito estudo, pesquisa, troca, análise e sistematização. Não deixem de visitar o "Das Turmas", novas crônicas foram postadas. Segue um "aperitivo":
"O que seria uma "transformação", afinal?
Seria uma lagarta virando borboleta?
Ou então quando Dom Pedro I gritou:
– Independência ou Morte!
E com isso um país inteiro se transformou completamente.
Percebo que tanto biologicamente como historicamente as transformações caminham juntas, a todo dia, a toda hora, a todo segundo."
Vera (F8TB)
O caderno "Memórias em Construção" ganhou dois novos textos: uma memória musical e uma memória de gentileza. Ambos os temas foram sinalizados, de diferentes maneiras, em algumas crônicas produzidas. Estamos em momento de leitura para os amigos e, em breve, parte desta produção também será publicada no site da escola.

Dissecação de Peixe

As F8 realizaram uma atividade de dissecação para estudar a anatomia de um peixe. Identificaram seus órgãos internos e os relacionaram às estruturas que encontramos em nós, seres humanos. Essa atividade é evidência clara da evolução, chamada por Darwin de árvore da vida, e serviu para aprenderem sobre a evolução dos órgãos nos vertebrados.

No Morro da Conceição

Em História, como parte dos estudos sobre as Reformas Urbanas, as F9 visitaram a Zona Portuária do Rio e puderam conhecer de perto um pouco da história e da geografia desse pedaço de nossa cidade.
Primeira parada: Largo de São Francisco da Prainha. Os alunos descobriram que, no passado, o mar chegava a bater nos muros da Igreja de São Francisco da Prainha. Andando por ladeiras, ruelas e becos do Morro da Conceição, chegaram à Pedra do Sal. Da ladeira do Valongo avistaram o Morro da Providência. Ao final, visitaram os Jardins Suspensos, a Paris tropical de Pereira Passos.
As turmas ficaram impressionadas com as pedras pisadas do cais, escondidas para a visita da Imperatriz no século XIX e redescobertas em 2010 com as obras de revitalização da Zona Portuária do Rio.
Conheceram também a Pequena África - um dos principais portos de chegada de escravos africanos na América ao longo do período colonial - e a Praça da Harmonia - palco de resistência da população durante a Revolta da Vacina, no início do século XX.

Na Linha de Montagem

Dando continuidade ao estudo sobre as revoluções tecnológicas, as F9 trabalharam os temas do Taylorismo e do Fordismo. A racionalização dos métodos de trabalho nas fábricas em busca de maior eficiência e produtividade, a extrema fragmentação do processo produtivo e a linha de montagem inventada por Ford em 1913 nos EUA, foram alguns dos assuntos abordados. Um dos recursos utilizados para realizar esse estudo foi a análise de trechos dos filmes "On The Line" (documentário da People´s Century) e o clássico "Tempos Modernos", de Charles Chaplin.

De Todos

Grupo Vocal Ordinarius

A professora Maíra convida todos para a temporada de shows do grupo vocal Ordinarius. Os shows acontecerão em todos os domingos do mês, sempre às 16h, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa. No repertório, clássicos da MPB se misturam a sucessos do pop nacional e internacional. Os ingressos custam 20 reais (inteira) e 10 reais (meia-entrada).

Mateiros

O Moleque Mateiro completa 8 anos e vai comemorar num grande encontro com lanche coletivo, no domingo, às 10h, na Floresta da Tijuca (Meu Recanto), em frente ao Centro de Visitantes. Informações: 9923-0325.

Chegança do Almirante Negro

Recomendamos a todos os alunos o espetáculo "Chegança do Almirante Negro no MAR da Pequena África", da Grande Cia de Mystérios e Novidades. Domingo, dia 7/4, às 14h, no Museu de Arte do Rio, Praça Mauá, 5. Uma oportunidade imperdível, especialmente para as F9 que estudam sobre a Revolta da Chibata. Os atores e músicos trabalham sobre pernas de pau, fazendo um belo resgate de um fato histórico importante no contexto das transformações que ocorreram no início do séc. XX em nossa Cidade.

Sonho de uma Noite de Verão

Rebeca (F4M), Luana (F6T), Ana Beatriz e Fernanda (F6M), que participam do coro da OSB, convidam para o espetáculo "Sonho de uma Noite de Verão", no Theatro Municipal, hoje, dia 5/4, às 20h.

Aniversários

De 8 a 14 de abril

8 RAFAEL STEFFEN BASTOS - F7T
8 DANIEL HOLCK VENANCIO FILHO - TCT
8 GABRIEL GONÇALVES ROSAS - F2M
9 CAROLINA FEINGOLD GUTTMANN - TBM
9 CECILIA SIQUEIRA DA COSTA MARQUES - TAT
10 SANDRA A. DE SOUSA COIMBRA - AUX
10 ANTÔNIA R. F. RONDELLI DE PAULA - TBT
10 MARIA UMBURANA FERREIRA - AUX
11 DANIEL MATTA MACHADO MOURA - TDT
11 TOMAZ WELLER LOPES - F2M
11 LUCAS BOND SALLES - TDT
11 MARIA EDUARDA ARRUDA PRADO - F7T
12 ELISABETH VON KRUGER R. DE FREITAS - PRO
12 MARIANA GONÇALVES NEHAB - TAM
12 ROSA MARINA FERRAZ P. HORTA - F9MB
13 MILA MACDOWELL BOULTING - TAM
13 BENTO GONZALEZ ROCHA RAMOS - F7T
14 MAIRA HORTA DE SA MARTINS - PRO
14 MARINA TERRY WETTREICH - F5T
14 FLORA TEIXEIRA SALEM - F6M
14 LUANA STAUFFER BALDACCI - F6T