Notícias de 28 de março de 2013 - Ensino Fundamental - Ano XX

Para Todos

O Que Festejamos na Escola?

A proximidade da Páscoa nos traz a vontade de esclarecer os motivos que nos levam a não festejar datas religiosas entre outras do calendário oficial. Em primeiro lugar, é preciso reafirmar nossa crença na escola laica que respeita a diversidade de crenças e a liberdade de expressão. Priorizamos, assim, festejar o que aprendemos e produzimos na escola. É importante que a criança perceba que todo o conhecimento produzido e adquirido na escola deve ser um agente de troca e de crescimento pessoal e coletivo. A preparação de uma festa e sua realização são momentos diferentes de aprendizagem, avaliação e retorno do trabalho realizado.
Há dois momentos festivos que envolvem toda a comunidade: a Festa Junina e a de Encerramento. O tradicional desfile do bloco de carnaval fica sujeito ao calendário de início do ano letivo, só sendo realizado quando possível. Da Educação Infantil ao Segundo Ano, realizamos um encontro festivo a cada semestre. Do Terceiro ao Nono Ano são organizadas a Mostra de Artes, no primeiro semestre, e a Feira Moderna, no segundo. Porém, não são incomuns convites extraordinários para outros eventos que tenham como objetivo compartilhar as produções das crianças com suas famílias.
Mas não podemos deixar de agradecer as manifestações de carinho de algumas famílias e de desejar a todos uma feliz Páscoa, pensando no seu significado ecumênico de renovação da vida e de liberdade.

Próximas Reuniões de Pais

No dia 2/4 (ter), às 19h, reunião de pais de F3.
No dia 8/4 (seg), às 19h, reunião de pais de F2
No dia 9/4 (ter), às 19h, reunião de pais de F9.

Ensino Fundamental I

Livros Adotados

Livros adotados que acompanharão as turmas neste semestre:
F1 - "O Sapo que Virou Príncipe - Continuação", de Jon Scieszka, Ed. Cia. das Letrinhas.
F2 - "Planeta Terra", de Sylvie Baussier, Coleção Criança Curiosa, Ed. Salamandra; "Chapeuzinho Vermelho, uma Aventura Borbulhante", recontada por Lynn Roberts, Ed. Zastras.
F3 - "Contos e Lendas da Amazônia", de Reginaldo Prandi, Cia. das Letras; "Amazonas: Águas, Pássaros, Seres e Milagres", de Thiago de Mello, Ed. Salamandra; "Diário de Pilar na Amazônia", de Flávia Lins e Silva, Ed. Zahar.
F4 - "Gente. Bicho, Planta: O Mundo me Encanta", de Ana Maria Machado, Ed. Global; "O Mundo das Plantas", de Rosicler Martins Rodrigues, Ed. Moderna; "O Menino do Dedo Verde", de Maurice Druon, Ed. José Olympio.
F5 - "História do Rio de Janeiro Através da Arte", de Luciana Sandroni, Ed. Pinakotheke; "Joaquim e Maria e a Estátua de Machado de Assis", de Luciana Sandroni, Ed. Cia. das Letras; "Água", de Sônia Salem, da "Coleção De Olho na Ciência", Ed. Ática.

Turma Dos Mutantes

A F1T parecia a Liga da Justiça! A meninada passou uma semana pensando, pesquisando e analisando um bom nome para nossa turma. As crianças perceberam todas as transformações pelas quais os personagens passam e, por isso, estão tão encantadas com as histórias. Com a ajuda dos pais, finalmente decidimos o nome - Turma dos Mutantes! Estamos às voltas com histórias de heróis e, como eles, resolvendo alguns problemas. Aguardem nossas soluções!

Pequenos Equilibristas

Nas aulas de Dança, as F1 testaram suas habilidades motoras. Em cima de pranchas de equilíbrio, buscaram diferentes posturas, desafiando o próprio eixo.

O Pré-Passo

Nas aulas de Música, as F1 estão começando a realizar os exercícios preparatórios do método "O Passo". Esses exercícios ajudam as crianças a se aproximar de alguns conceitos centrais do trabalho de música, como a necessidade de se conectar com o outro durante as práticas musicais e a noção de regularidade rítmica. Conhecidos pelas crianças como "Pré-Passo", esses exercícios são realizados em duplas, podem ser estudados em casa e estarão presentes nas aulas durante um bom tempo.

Turma dos Detetives

Depois de conhecer a história que conduzirá o nosso projeto, a F1M ficou envolvida por muitos mistérios. Estão todos muito curiosos com a história que ouviram semana passada, querendo desvendar o segredo da biblioteca, conhecer as novas histórias e pesquisar os personagens que se transformam. Então, nada mais oportuno do que dar à turma o nome de Turma dos Detetives! Isso mesmo! Esse foi o nome escolhido, depois das sugestões dos pais e de uma calorosa votação. Preparem os óculos, coletes e lupas porque a investigação das transformações já começaram! A turma está do outro lado do mundo pedindo ajuda ao Aladim e sua lâmpada maravilhosa mas, em breve, retornará em nosso tapete mágico!

F1 no Pereirão

Aos poucos, os pequenos das F1 vão se familiarizando com as atividades realizadas no Pereirão. Nosso planejamento compartilhado tem permitido reflexões sobre a importância da escuta, da atenção e da organização para um deslocamento mais seguro, além de fazê-los entender e cumprir as regras dos jogos e brincadeiras.

Conto de Fadas

Nas aulas de Teatro, as crianças de F2 ouviram a história "Sapatinhos Vermelhos", de Hans Christian Andersen. Dividimos a história em três momentos (início, meio e fim) e escolhemos as imagens que mais representavam esses momentos. Foi interessante perceber como os alunos representaram os personagens de Andersen, criando quadros vivos (imagens congeladas) que destacavam as principais cenas dessa história.

Descobertas Sobre a Terra

Dando continuidade aos estudos sobre a Terra, as F2 fizeram uma nova pesquisa, dessa vez assistindo ao vídeo "A Origem do Planeta Terra" (natgeotv.com) para responder a algumas perguntas. Todos ficaram fascinados com as imagens e informações apresentadas e até discutiram se alguém tinha filmado tudo aquilo. Saber que nosso planeta já foi uma "bola de lava" e descobrir que a água chegou aqui através dos meteoritos foram apenas algumas entre muitas novidades. Se quiserem conferir em casa, aqui vai o link: http://www.youtube.com/watch?v=6ky6vC7IgjI

Desenho em Movimento

Nas aulas de dança, pedimos às crianças de F2 e F3 que desenhassem uma pessoa. Em seguida, assistimos à animação "Thought of You", de Ryan Woodward. No vídeo, desenhos se transformam em bailarinos. Com os desenhos em mãos, perguntamos às crianças: se você transformasse o seu desenho em um bailarino, como ele dançaria? Compenetrados, criaram a movimentação dos seus desenhos.

Computer Games

Jogos no computador causam sempre um grande interesse nas crianças! Nesta semana, as F2 e as F4 foram à Biblioteca e brincaram um pouco com os conteúdos trabalhados em sala.
As F2, que estão aprendendo a escrever as primeiras palavras em Inglês, começaram por "colors" e "numbers" (1-10). Cantamos "Brown Bear, Brown Bear What Do You See?" e "I Like to Count my Fingers". Fizeram também um colorido registro no caderno e brincaram de "hangman" (Forca).
Para quem quiser jogar, acesse:
http://www.manythings.org/vocabulary/games/k/words.php
As F4 estão aprendendo a colocar os substantivos no plural. As regras são fáceis de entender, mas precisam de reforço e exercícios. Para facilitar o aprendizado, propusemos um desafio para a turma que, dividida em grupos, jogou "Tic Tac Toe Plural Game" (Jogo da Velha). It was fun!
Para quem quiser jogar, acesse:
http://http://www.harcourtschool.com/activity/plural/

Lendas do Rio Amazonas

Navegando pelo Amazonas durante as aulas de teatro, as F3 conheceram a história do índio Jaguarari, que se apaixona pela bela sereia Iara e se deixa levar por seus encantos. Ainda nas águas do rio, vimos o boto rosa. Assistimos ao episódio da série "Juro que Vi", que conta a história do boto através de belas imagens, músicas e uma breve narração. Numa divertida experiência de transformar imagens em palavras, as crianças criaram os diálogos dessa conhecida história.

F3 com Pilar na Amazônia

Assim que iniciamos essa leitura, descobrimos que a partir de Manaus é que o nosso Grande Rio passa a se chamar Amazonas. As ilustrações e o espírito aventureiro de Pilar estão trazendo boas discussões e muita vontade de mergulhar profundamente nas histórias do Rio Mar. Foi curioso observar que o desenho do livro retratando o encontro dos rios Solimões e Negro era muito parecido com a imagem mostrada nas fotos de José Antônio, pai de Sebastião (F3M).

Bons Jeitos de Escrever

As crianças das F3 vêm refletindo sobre o que já sabem sobre como escrever bem. Num primeiro momento, muitos se preocuparam com a ortografia, o uso da letra maiúscula, a separação de sílabas e a pontuação. Depois, pensando mais um pouco, descobriram outras coisas importantes para ser um bom escritor: ter boas ideias, saber organizá-las dentro de um texto, ter uma letra legível... Assim, nossos meninos vão aprimorando a escrita e conseguindo, cada vez mais, traduzir suas ideias em palavras.

Ostinatos e Variações

As F4 e F5 trabalharam nas aulas de Música com pequenos ostinatos - frases musicais curtas e que se repetem. Depois de criá-los, tocá-los e experimentar juntar alguns deles, as crianças começaram a fazer pequenas modificações, criando assim algumas variações. Começamos a registrar numa partitura esses pequenos trechos musicais.

Figuras em Movimento

Nas aulas de Dança, as crianças de F4 receberam cinco figuras: triângulo, quadrado, círculo, o símbolo do infinito e um caracol. Em seguida, foram desafiadas a construir uma célula coreográfica, onde estas figuras fossem representadas corporalmente. O desafio foi realizado com empenho e sucesso!

Bibidibobidibu!

Agora que já aprendemos o arranjo de "O Vira", canção que inaugurou nosso ano no Coral, chegou a hora de seguirmos em frente. Nosso próximo arranjo é de "The Magic Song", também conhecida como "Bibidibobidibu", composição de Al Hoffman, Mack David e Jerry Livingston, presente no filme "Cinderela", da Disney. No filme, a música é trilha sonora para uma importante transformação e, em nosso arranjo, ela sofreu uma transformação musical importante, sendo cantada em ritmo de samba!
Pedimos aos responsáveis que lembrem as crianças de levar a pasta para o Coral, pois muitas têm esquecido e ficam sem poder receber e arquivar as novas partituras. Os ensaios são às terças, para o turno da manhã, e às quintas, para o turno da tarde.

Literatura e Matemática

A leitura do livro "Problemas Boborildos", de Eva Furnari, vem divertindo as aulas de Matemática das F4 por causa das confusões criadas pelas personagens da história. O livro sugere divertidas situações problema que nos motivam a pensar em diferentes formas de resolvê-las. Compartilhar as variadas estratégias usadas pelos alunos provoca transformações em nossa maneira de pensar e amplia nossas possibilidades de resolução. No meio de tantas situações engraçadas contadas no livro, aproveitamos também para listar procedimentos importantes na hora de resolver um problema. E diante de tantos desafios, não deixamos de perguntar: afinal, o que é um problema?
"Um problema é quando você está com uma coisa que pode ser fácil ou difícil de resolver, mas o importante é resolver." Gabriel Obón (F4M)
"É quando alguma coisa acontece e a gente tem que arrumar um jeito de resolver." Sol (F4T)
"É quando alguma coisa não dá certo e a gente tem que solucionar, mas nem sempre conseguimos." Clara (F4T)
"É um desafio, algo que deve ser solucionado." Rafael (F4M)
"É uma situação que exige raciocínio e conhecimento para encontrar a solução." Nicolas (F4M)
"Para minha mãe, problema é alguma coisa que causa preocupação e precisa de uma solução." Eduardo (F4M)
"Para minha mãe, problema é uma situação da vida que todos passam e também pode ser matemático." Rebeca (F4M)

Mapeando a Cidade

As F5 iniciarão, nas próximas semanas, um trabalho com mapas com o objetivo de estudar alguns conceitos como localização, orientação e representação. A ideia é aplicar estes conceitos no estudo de nossa cidade relacionando-os, mais adiante, com as questões sociais e pensando sobre como se deu e como se dá a ocupação desse espaço.

Ganhar e Perder

Os jogos e brincadeiras realizados no Pereirão nos permitem trabalhar as regras de convivência, aprendendo a respeitar o outro e suas diferenças, e a vivenciar sentimentos que surgem com as vitórias e derrotas.
Vibrar, torcer, ficar alegres ou tristes, ajudar, brigar, questionar, organizar, reivindicar são algumas da muitas situações vivenciadas durante os jogos e que reforçam a importância da Educação Física na vida das crianças, contribuindo para a aquisição e construção de valores na nossa vida fora do universo esportivo.

Clicando Para o Mundo

Uma tirinha do Menino Maluquinho nos deu uma boa ideia. Ele está na frente da TV clicando o controle remoto sem parar, na busca de um programa legal. Sua mãe chega e dá a ideia dele mudar o mundo em vez de ficar mudando de canal. Surgiu então a pergunta na Tribo: se você pudesse mudar o mundo com um "clic", o que mudaria? Muito envolvidas, as crianças estão pensando e trazendo inúmeras sugestões para o mundo ficar cada vez melhor. Veja algumas boas ideias no site.

F5MB

"Eu faria uma campanha para pararem de poluir e agredir o mundo e para plantarem mais árvores.
Eu preservaria mais a natureza.
Mudaria a ganância e trocaria por generosidade.
Mudaria o prefeito."


F5MA

"Eu clicava o botão para desaparecer todo o lixo da cidade.
Eu mudaria o excesso de lixo.
Eu mudaria a poluição do planeta.
Eu mudaria a desigualdade."


F4M

"Eu faria as pessoas pararem de jogar lixo na rua.
Eu mudaria o trânsito.
Menos poluição, menos assalto, mais hospitais, menos carros, mais árvores, menos desmatamento e mais bicicleta."


F3M

"Trocaria guerras e brigas por generosidade e paz.
Pararia de jogar esgoto no mar.
Trocaria carros por bicicletas.
Trocaria o mal pelo bem."


F2M

"Pararia de cortar árvores por causa do oxigênio.
Não ter mais cocô de cachorro nas ruas.
Faria as pessoas fumarem menos.
Faria as coisas serem mais simples."

Ensino Fundamental II

Passeio de F6 Cancelado

O passeio marítimo das F6, que aconteceria hoje, foi cancelado em função da chuva. Aguardem informações sobre a nova data.

O Espaço Geográfico

Com base em imagens, as F6 analisaram a forma urbana de diferentes cidades – das cidades-Estado gregas até as cidades industriais – para compreender como a sociedade compõe e constrói o espaço geográfico. Os alunos participaram bastante e trouxeram experiências de viagem que enriqueceram a aula, na qual concluíram que o espaço geográfico é uma construção humana.

Revisando Nossos Saberes

As F7 revisaram os conteúdos relativos à posição geográfica do Brasil e a questão do fuso horário. Com base no livro didático, praticamos com exercícios e resolvemos dúvidas.

Cinema em Casa

Nas F7, dando continuidade ao trabalho sobre o mundo medieval, solicitamos que os alunos assistam ao filme: "O Incrível Exército de Brancaleone", do diretor Mário Monicelli. O filme retrata os costumes da cavalaria medieval de uma forma bem humorada. Será uma ótima oportunidade para os alunos entrarem em contato com temas como a peste, ataques de povos bárbaros e os conceitos de honra e coragem. Discutiremos o filme nas aulas dos dias 3 e 4/4.

Saramago em Tweets

As F8 tiveram um desafio na aula de Português: produzir um "tweet", respeitando o limite de 140 caracteres, sobre o Conto da Ilha Desconhecida. Os alunos, divididos em duplas e trios, precisaram discutir a escolha das palavras e planejar substituições, sem descuidar do conteúdo.

Subdesenvolvimento

Com base em fotografias de paisagens geográficas brasileiras e de outras partes do mundo, as F8 analisaram as características e as origens do subdesenvolvimento. Fome, moradias precárias e mendicância foram problemas sociais discutidos em sala e sobre os quais os alunos buscaram apontar possíveis soluções.

Just the Two Of Us

As últimas aulas das F8 e F9 foram embaladas pelo som de Will Smith, "Just The Two of Us", música dedicada ao seu primeiro filho. Trata-se de um rap criado pelo cantor e com o uso de trechos do clássico homônimo de Bill Withers. Os alunos praticaram habilidades de leitura e escuta através de exercícios de localização de informações, inferência de significados e o efeito das rimas.

Aniversários

De 1 a 7 de abril

1 JOÃO ANTONIO SILVA SANTOS - F3M
2 MIGUEL ARAGÃO DE ALBUQUERQUE - TAT
3 DORIS BRAGATTO MARAJO - F5MB
6 MARIA LUIZA DE M. AMARAL PEIXOTO - F9MA
6 EDUARDO MORSCH GADELHA - TBT
7 HELENA GOFMAN BARRETO - TAT
7 TIAGO SENDIN MARTINS - F4M
7 NINA TEPEDINO DAHMER - TAM
7 WENDELL DE ALMEIDA RIBEIRO - AUX
7 ALICE GOFMAN BARRETO - TAT